RIO DE JANEIRO/RJ - A Globo estaria planejando uma mudança significativa no formato de votação da 24ª temporada do “Big Brother Brasil”. A próxima edição deve bloquear os mutirões dos fãs, permitindo que os espectadores só possam votar uma vez por paredão. O critério do voto seria a inscrição no CPF. Nesse modelo, cada CPF só poderia contabilizar um voto no site do Gshow.
O plano foi apresentado numa reunião de lideranças da Globo na quinta-feira (24/8) e teria o objetivo de evitar o uso de robôs e sistemas computadorizados que possam influenciar o resultado das votações.
O caso Arthur Aguiar
A intenção seria limitar a influência de fãs fanáticos que podem usar métodos tecnológicos para votar incansavelmente em seus participantes favoritos. A tática também desmobilizaria investimentos em centrais de votação por parte de concorrentes mais abastados. Pedida há tempos pela imprensa, essa mudança teria potencial para impedir polêmicas recentes, como a acusação de que Arthur Aguiar foi beneficiado por um sistema de robôs na final do reality show em 2022.
Durante uma coletiva de imprensa, Arthur Aguiar falou sobre a questão: “Não tive oportunidade de ver nada ainda, muito pouco. Mas, de fato, eu devo ter feito algum barulho, porque até o ex-presidente falar sobre mim, sobre uma possibilidade. Não é o primeiro ano que falam que quem está na frente teve algum robô, as pessoas sempre tentam criar uma teoria para desmerecer quem está na frente”. Ele concluiu afirmando que essa questão deveria ser respondida pela Globo, já que ela possui sistemas de defesa e segurança.
Fim das megavotações
O sistema anterior permitiu votações massivas, como a do paredão entre Manu Gavassi e Felipe Prior em 2020, que contabilizou mais de 1 bilhão de votos, a maior votação da história do formato em todo o mundo.
A emissora, porém, ainda não oficializou a mudança, apesar de ela já ser debatida como se fosse definitiva na imprensa e nas redes sociais.
A próxima edição do “Big Brother Brasil” estreia em janeiro, mas a data oficial ainda não foi anunciada pela Globo.
por Pedro Prado / PIPOCA MODERNA