SÃO PAULO/SP - A briga de audiência dos canais de notícia da TV por assinatura arrefeceu nos últimos meses. Por conta de mudanças realizadas em 2023 pela GloboNews, o canal de notícias da Globo estancou problemas que tinha e aumentou sua vantagem sobre os concorrentes.
Na média dos meses de janeiro e fevereiro de 2024, segundo dados do Kantar Ibope obtidos pela reportagem referentes ao PNT da TV por assinatura, a GloboNews fechou com 0,47 ponto de segunda a domingo. Cada ponto equivale a 131 mil indivíduos.
Além da liderança no seu segmento, o canal é o segundo mais visto de forma geral entre todos da TV por assinatura, atrás apenas do canal Viva, que reprisa antigas novelas e atrações da TV Globo.
Hoje, a faixa da tarde é a mais assistida do canal, com programas comandados por Andréia Sadi, Julia Duailibi e César Tralli.
No ano passado, a GloboNews contratou Daniela Lima, ex-CNN, e deixou de perder para a Jovem Pan no horário. Mesmo assim, mais mudanças estão previstas. Ainda neste mês, Nilson Klava assume o Em Ponto juntamente com Monica Waldvogel.
A Jovem Pan fechou o período em segundo lugar com 0,15 ponto. O canal de Antônio Augusto do Amaral Carvalho Filho, o Tutinha, já conseguiu números melhores, mas tem um segundo lugar tranquilo atualmente. A maioria dos programas diários só perde para a GloboNews.
O terceiro lugar está com a CNN Brasil. Mesmo com altos investimentos, a TV que tem Rubens Menin como dono alcançou 0,10 ponto no período. A diferença para a Jovem Pan parece baixa, mas hoje, o canal perde com frequência para o seu principal concorrente, especialmente na faixa da manhã e da tarde.
Já o caso do BandNews é curioso. Atualmente, ele é o lanterna no segmento, com 0,07 ponto. Mas tem a única atração que incomoda de forma consistente a GloboNews.
O É da Coisa, apresentado por Reinaldo Azevedo, tem médias de 0,3 e 0,4 ponto na audiência da TV paga. Não raramente, consegue empatar ou até ultrapassar o Edição das 18h, comandado por César Tralli, e um dos campões de público.
POR FOLHAPRESS