IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu do Governo Federal a relação de famílias que estão em descumprimentos das condicionalidades do Programa Auxílio Brasil, na área de educação e saúde.
Neste sentido, na última quarta-feira (26), o Centro de Referência da Assistência Social de Ibaté - CRAS, convocou essas famílias para receberem orientações sobre o auxílio Brasil, nas dependências Escola Municipal Brasilina Teixeira Ianoni.
As famílias foram atendidas e orientadas sobre a importância de frequentar a escola e a adesão aos atendimentos em saúde, deveres necessários para continuar recebendo o auxílio Brasil. "As condicionalidades são compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias quanto pelo poder público para reforçar o acesso das famílias a direitos sociais básicos. Para receber o Auxílio Brasil, é preciso cumprir requisitos de saúde, como vacinação e acompanhamento nutricional de crianças menores de sete anos e pré-natal de gestantes, e de educação, como taxas mínimas de frequência escolar", explicou Vilma dos Santos Souza, coordenadora do CRAS.
Vilma Coordenadora do Cras conta que foi realizado orientações sobre a situação de cada família. Além, de reforçar sobre a importância de frequentar a escola e a adesão aos atendimentos em saúde.
Amanda Affonso, coordenadora da Secretaria de Promoção e Bem Estar Social destaca que as famílias beneficiárias que descumprirem as condicionalidades, ficam sujeitas aos efeitos impostos, de forma gradativa, pelo Governo Federal. "Primeiro recebem uma advertência de registro de descumprimento, na sequência o bloqueio do benefício, posteriormente a suspensão. Sendo assim, oriento as famílias procurarem o Cras para as orientações. O CRAS Cruzado está localizado na rua João Fabiano, 10, no Jardim Encanto do Planalto, em Ibaté, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h", conclui Amanda.