fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 28 Janeiro 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta sexta-feira (29/01/21) 3 óbitos por COVID-19 no município, totalizando 95 mortes neste momento pela doença.

Trata-se de um homem de 94 anos, internado em 18/01 em hospital privado e óbito registrado nesta sexta-feira (29/01). Também morreram nesta sexta-feira duas mulheres: uma de 81 anos, internada em 18/01 em hospital público e outra de 74 anos, internada em 15/01 em hospital público. Os óbitos de hoje não estão relacionados a instituições de longa permanência de idosos.

São Carlos contabiliza neste momento 8.549 casos positivos para COVID-19 (152 resultados positivos foram divulgados hoje), com 95 óbitos confirmados e 109 descartados.

Dos 8.549 casos positivos, 8.060 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 5 óbitos sem internação, 484 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 343 receberam alta hospitalar e 90 positivos internados foram a óbito. 8.069 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 24.023 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (138 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 67 pessoas, sendo 30 adultos na enfermaria (28 positivos e 2 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 33 pessoas (32 positivos e 1 negativo). Neste momento 4 crianças estão internadas na enfermaria, 3 com suspeita da doença e 1 com resultado positivo para COVID-19. Nenhuma criança está internada neste momento na UTI. TREZE pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos (Ibaté, Dourado, Descalvado e Araraquara). A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje em 72% (23 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS. Na enfermaria/SUS estão internadas 20 pessoas. Na rede particular 14 pessoas estão internadas na enfermaria e 10 na UTI.

O município conta desde o dia 22 de janeiro com 32 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 22 na Santa Casa (18 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 38.958 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 34.427 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 4.531 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 23.522 pessoas já realizaram coleta de exames, 17.975 tiveram resultado negativo para COVID-19, 5.254 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 293 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

 


SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, alerta para o cumprimento das medidas do primeiro final de semana da fase vermelha do Plano São Paulo contra a COVID-19. A cidade de São Carlos, assim como as demais cidades da região, foi reclassificada para a fase laranja, mas com restrições da fase vermelha em dias úteis após as 20h, e integralmente aos finais de semana e feriados.
As novas medidas entraram em vigor desde a última segunda-feira (25/01) e seguem até o dia 7 de fevereiro, até novos pronunciamentos. A determinação do Governo do Estado de São Paulo se deu pela preocupação do aumento de casos de infectados somado a grande ocupação de leitos de UTI em todo o estado.
A fase vermelha, mais rígida, só permite o funcionamento de setores essenciais como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Demais comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive thru e entregas por telefone ou aplicativos.
Já na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.
“Pedimos a conscientização de todos no que determina o Plano São Paulo, pois a fase de orientação já passou. Devido ao preocupante momento que o município se encontra diante a pandemia, vamos agir com mais rigor. A força tarefa vai fiscalizar o comércio, aglomerações e todo tipo de comportamento que coloque vidas em risco”, afirmou o secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Samir Gardini.

FINAL DA LIBERTADORES - O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus também alerta, que em virtude do jogo do próximo sábado (30/1), às 17h, entre Palmeiras e Santos pela final da Copa Libertadores da América de 2020, não será permitida qualquer tipo de aglomeração em áreas e praças públicas.
“Por determinação judicial está proibida a realização de passeatas, carreatas, manifestações ou qualquer outro tipo de comportamento indevido, que implique aglomerações de pessoas em virtude da pandemia do novo coronavírus”, lembrou o coordenador do Comitê, Mateus de Aquino.
“Quem desrespeitar os decretos e as diretrizes referentes ao que determina o Plano SP poderá ser multado. Para organizadores de passeatas, carreatas ou manifestações a multa pode ultrapassar R$ 5 mil”, finaliza o secretário de Segurança Pública.

Publicado em Coronavírus

 

O expediente interno será de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Os serviços essenciais permanecem com atendimento integral

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos publica no Diário Oficial do município deste sábado (30/01/2021), o decreto municipal nº 42/2021 que dispõe sobre a redução do horário de expediente nas unidades da administração direta e indireta. A partir da próxima segunda-feira (01/02/2021) o expediente interno no Paço Municipal, nas secretarias municipais, SAAE, Fundação Pró-Memória, Fundação Educacional São Carlos (FESC) e Prohab, será de 5 horas diárias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, porém os servidores poderão ser convocados a qualquer momento para retornar a sua jornada contratual de trabalho.
Não foram incluídas no decreto as secretarias e unidades consideradas prioritárias e de atenção especial, como Secretaria Municipal de Saúde, o que inclui Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades de Saúde da Família (USF’s) que continuarão atendendo das 7h às 17h. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) também permanecem com atendimento 24 horas.
As unidades nas quais a jornada de trabalho dos servidores ocorre em escala 12x36 (Guarda Municipal), em escala de revezamento 5x2 (cemitérios, canil e parque ecológico) e em escala fixa 6x1 (agentes de trânsito) também não sofrem nenhuma alteração no horário de expediente.
A decisão foi tomada após o anúncio do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus, realizado na tarde da última quinta-feira (28/01/2021), no paço municipal, quando integrantes da área da saúde expuseram para representantes de diversos segmentos da sociedade a atual gravidade do cenário da pandemia em São Carlos, com taxa de ocupação de leitos de aproximadamente 80% e aumento significativo no número de infectados.
De acordo com a secretária de Gestão de Pessoal, Helena Antunes, a medida foi tomada em virtude da situação difícil que o município enfrenta em relação a COVID-19. “Novamente foram necessárias medidas mais drásticas. Com a redução do expediente o nosso objetivo é evitarmos 4 movimentações diárias da maioria dos servidores que utilizam o transporte público. É preciso compreensão coletiva neste momento”, avalia a secretária, lembrando que o atendimento ao público continuará sendo realizado por agendamento.
Já os servidores municipais idosos (idade igual ou superior a 60 anos), gestantes; em tratamento de quimioterapia ou radioterapia; portadores de doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão, ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico e acometidos ou suspeitos de COVID-19, deverão continuar exercendo suas atividades de forma remota.
O agendamento para atendimento presencial, inclusive para o SIM (Serviços Integrados do Município) que também atenderá das 8h às 13h, deve ser feito no site da Prefeitura de São Carlos pelo link http://agendamento.saocarlos.sp.gov.br/.

Sonora com a secretária de Gestão de Pessoas - Helena Antunes:

{https://soundcloud.com/radio-sanca/sonora-com-a-secretaria-de-gestao-de-pessoas-helena-antunes}

Publicado em Coronavírus

 

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, divulga o cronograma dos trabalhos de limpeza e roçagem, tapa-buracos, manutenção da iluminação pública, drenagem e limpeza de bueiros para a próxima semana. Além dos serviços citados, a Prefeitura também já realiza um trabalho pontual de terraplanagem no Jardim São Paulo.
 De 01 a 05 de fevereiro os trabalhos de limpeza e roçagem estarão concentrados nas áreas públicas do Jardim de Cresci, Jardim Embaré, área de lazer do Jardim Munique, praça do Jardim Acapulco, praça Geraldo Eugênio Toledo Piza, praça Espaço Vida, rua Rogério Mastrofrancisco, praças do Parque Delta, praças do Jardim Paulistano, Jardim Itamaraty e avenida Getúlio Vargas.
Já as equipes de manutenção viária realizarão os serviços de tapa-buraco na Estrada Municipal Guilherme Scatena e nas ruas João Alberto Caruso, Alberto Baldan e 84 (Cidade Aracy), Dino Guelf, João Francisco e na rua Bento Carlos.
 Uma outra frente de trabalho de serviços urbanos, concentrará esforços na manutenção elétrica e iluminação na praça do Jardim Tangará, Praça Padre Faustino, Praça Paul Harrys Perci, Praça Engenheiro Miguel Carlos Stamato e no parque linear do Tijuco Preto.
Os trabalhos de drenagem seguem concentrados no Córrego do Mineirinho (Rotatória do Cristo) e na avenida Comendador Alfredo Maffei, sentido centro/rotatória da Educativa, além, da limpeza de bueiros na rua Bento Carlos.

Publicado em Outras Notícias

 

SÃO CARLOS/SP - Em virtude de surtos que vem ocorrendo em instituições de longa permanência de idosos, com muitos institucionalizados infectados e morrendo pela doença, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, decidiu incluir tantos os profissionais que trabalham nesses abrigos como também os idosos que moram nesses locais na vacinação contra a COVID-19.
De acordo com o levantamento realizado pela Secretaria de Saúde serão necessárias a utilização 700 doses da vacina AstraZeneca/Oxford, imunizante que está sendo desenvolvido com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). A previsão é que essa primeira dose seja aplicada na primeira semana de fevereiro. O intervalo da vacina da OXFORD entre a primeira e segunda doses é de 3 meses (12 semanas).
Ano passado foi registrado o primeiro surto em uma clínica particular, quando 13 idosos de 26 institucionalizados, foram infectados pelo novo coronavírus e 9 morreram em virtude da COVID-19. Neste momento outro surto foi notificado também em clínica particular que atende idosos. Dos 45 idosos atendidos, 30 foram contaminados, 2 já foram óbito e 2 funcionários estão afastados em isolamento domiciliar devido a doença.
“Não podemos mais esperar para vacinar esses idosos, precisamos parar essa transmissão, e a vacina neste momento é a solução. Como as doses da CORONAV já vacinamos os profissionais da saúde da linha de frente e inclusive como muitos trabalham em mais de um município, tivemos um remanescente de 356 doses, número de profissionais que já tinham sido imunizados em outros municípios no qual prestam serviço. No total recebemos 3.960 doses da vacina do Butantan, já aplicamos 2.328, portanto ainda temos 1.632 que continuam sendo aplicadas na área da saúde”, explica Crislaine Mestre, diretora de Vigilância em Saúde.
Já da vacina AstraZeneca/Oxford o município recebeu 3.050 doses, 700 vão ser utilizadas na imunização de idosos de instituições de longa permanência, as demais, 2.350 doses, serão aplicadas também em profissionais da saúde. “Continuamos com a vacinação dos profissionais da saúde. Nesta segunda etapa da saúde vamos imunizar os profissionais de áreas de apoio e que realizam atividades de assistência à saúde. Vamos aplicar as doses remanescentes da CORONAVAC e somente depois iniciamos com a OXFORD”, explica Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica.
Também serão imunizados dentistas, auxiliares de odontologia, agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, fiscais sanitários, profissionais do Banco de Sangue, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico, da Hemodinâmica, Hemodiálise, Endoscopia, quimio e radioterapia, das unidades de internação da Maternidade, além de funcionários de farmácias, que realizam coleta de swab para a realização do exame RT-PCR e dos setores administrativos.
Portanto neste momento das 7.010 doses recebidas, sendo 3.960 da CORONOVAC e 3.050 da OXFORD, 6.310 doses estão sendo destinadas exclusivamente para profissionais da saúde (considerando somente a 1ª dose) e 700 doses para idosos e profissionais de instituições de longa permanência de idosos. 
São Carlos tem registrado neste momento mais de 9.500 profissionais na ativa na área da saúde.

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - O Governador João Doria anunciou nesta sexta (29) que as regiões de Presidente Prudente e Sorocaba passam da fase vermelha para a laranja do Plano São Paulo a partir da próxima segunda (1). A reclassificação também determinou o recuo da região de Ribeirão Preto para a etapa vermelha, com restrição total a comércios e serviços não essenciais.

“Houve um decréscimo nos indicadores de casos, internações e óbitos nas últimas duas semanas, mas a pandemia ainda está em um patamar muito elevado no estado”, afirmou o Governador. “Nesta nova reclassificação do Plano São Paulo, 82% da população do estado está concentrada em regiões da fase laranja. Outros 18% estão na etapa vermelha”, acrescentou Doria.

Com as regras anunciadas há uma semana, todos as 645 cidades de São Paulo ficam na fase vermelha em dias úteis, das 20h às 6h, e em período integral aos finais de semana e feriados estaduais ou nacionais. Todas as regras do Plano SP estão detalhadas no site saopaulo.sp.gov.br/planosp/

Nos municípios abrangidos pelos DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Barretos, Bauru, Franca, Marília, Ribeirão Preto e Taubaté, as restrições da fase vermelha valem durante todos os dias. Todas as seis regiões estão com ocupação hospitalar de pacientes graves com COVID-19 acima de 75%

As medidas vão vigorar até o dia 7 de fevereiro. Até lá, nenhuma região poderá avançar às fases amarela e verde, as mais flexíveis em relação ao atendimento presencial.

A fase vermelha só permite funcionamento normal de serviços como farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias e hotelaria. Já comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e entregas por telefone ou aplicativos.

Na etapa laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está totalmente proibido.

A venda de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h. Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que essa comercialização poderá voltar a ser feita sem restrições.

Todos os protocolos sanitários e de segurança para os setores econômicos estão disponíveis no site saopaulo.sp.gov.br/planosp e devem ser cumpridos com rigor. Prefeituras que se recusarem a seguir as normas estabelecidas pelo Governo do Estado ficam sujeitas a sanções judiciais.

 

Dados da pandemia

Com os dados epidemiológicos semanais divulgados nesta sexta, a média estadual passou de 348,6 para 347,8 novos casos por 100 mil habitantes. A taxa de novas internações foi de 54,1 para 51,9 a cada 100 mil habitantes, e as mortes ficaram praticamente estáveis, em 7,2 por 100 mil habitantes.

A pressão sobre o sistema hospitalar teve ligeiro recuo, mas ainda é preocupante. A média estadual de ocupação de leitos de UTI por pacientes graves de COVID-19 caiu de 71,1% para 69,9%, com 19,5 vagas a cada 100 mil habitantes.

Neste mês, o Governo do Estado endureceu o parâmetro de ocupação de UTI COVID-19 de 80% para 75% para a fase vermelha, além de cancelar a realização de cirurgias eletivas. A Secretaria da Saúde também coordena a abertura de 750 novos leitos de UTI em todas as regiões do estado.

O resumo com as informações sobre a reclassificação do Plano São Paulo e os indicadores epidemiológicos e de capacidade hospitalar de cada região estão disponíveis no link http://bit.ly/3jad0S5.

 

SÃO CARLOS

São Carlos faz parte da DRSs (Departamentos Regionais de Saúde) de Araraquara, onde o Plano SP, mantém nossa região na fase laranja, porém de segunda a sexta-feira com as regras anunciadas há uma semana, todas as regiões de São Paulo ficam na fase vermelha em dias úteis, das 20h às 6h, e em período integral aos finais de semana e feriados.

Publicado em Coronavírus

 

A compra da viatura foi feita com  emenda parlamentar do ex-deputado federal Lobbe Neto, no ano de 2018

 

SÃO CARLOS/SP - O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo irá receber no dia 3 de fevereiro, uma viatura operacional para combate a incêndio e salvamento, para integrar a frota da corporação que atua em São Carlos e Região.

Essa nova viatura é proveniente de emenda parlamentar do então Deputado Lobbe Neto, que destinou em 2018 a verba e só foi possível a aquisição e entrega da viatura neste ano de 2021.

Essa é mais uma ótima noticia para São Carlos, pois com mais esse reforço, o Corpo de Bombeiros pode atuar de maneiras mais eficiente, podendo dar conta de diversos incêndios simultaneamente, fora que é um reforço indispensável.

A entrega da nova viatura será no 1º Pelotão de Bombeiros de São Carlos sito à Rua Equador, S/Nº, Vila Brasília, às 15h, a entrega será feita juntamente com a Prefeitura municipal de São Carlos.

 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A equipe do SAMU de São Carlos, mais especificamente a obstetra Luciane Volpato, a enfermeira chefe Siuméria Silva e o motorista João Paranhos realizaram na manha desta sexta-feira (29) um parto em um apartamento que fica localizado no Condomínio Monte Azul, na Av. Heitor José Reali, no Distrito Industrial de São Carlos.

De acordo com o apurado pela nossa equipe, o SAMU foi acionado para atender uma ocorrência neste endereço, pois a mãe teria entrado em trabalho de parto, prontamente a Unidade de Suporte Avançado (USA) com a Dra. Luciane e equipe foram até o local e realizaram o parto do pequeno Miguel.

A mãe e o pequeno Miguel foram encaminhados para a maternidade da Santa Casa de São Carlos para ficarem em observação, mas segundo informações o parto foi um sucesso e o bebe está cheio de saúde!

Uma bela notícia, em meio a tantas notícias ruins que nos rondam, principalmente com o aumento dos casos do COVID-19.

A Rádio Sanca parabeniza esses profissionais que mais uma vez prestaram um lindo serviço para a população, e também deseja muita saúde ao Miguel.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Após alerta do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos, em reunião de ontem (28), na qual participei representando o comércio da cidade e o qual parabenizo pela atuação, volto a me posicionar em relação à situação alarmante que estamos vivendo em decorrência da pandemia de Covid-19. Nossas UTIs chegam a quase 80% de ocupação e a prefeitura e o próprio estado pode, nos próximos dias, colocar a região definitivamente na fase Vermelha do Plano SP, na qual o COMÉRCIO NÃO ESSENCIAL FECHARIA TOTALMENTE AS PORTAS PARA ATENDIMENTO PRESENCIAL.

O momento é crítico. ESTAMOS PERTO DE UM COLAPSO NO SISTEMA DE SAÚDE. Sempre buscamos um equilíbrio entre a saúde e a manutenção da economia de nossas empresas e, agora, concordamos que realmente É NECESSÁRIO AUMENTAR AS RESTRIÇÕES PARA A DIMINUIÇÃO DA DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS. Precisamos que cada um faça a sua parte, que tenha consciência, se proteja e proteja o outro, usando máscara e NÃO fazendo festas clandestinas e aglomerando por aí. Saia só para o essencial nos próximos dias. Aproveite este fim de semana para ficar em casa e cuidar da sua família. Redobre os cuidados se precisar sair. SE CADA UM FIZER O QUE DEVE SER FEITO, CONSEGUIREMOS REVERTER A SITUAÇÃO SEM PRECISAR FECHAR TUDO DE NOVO.

O comércio já ficou mais de 90 dias de portas fechadas em 2020. Nos adaptamos às restrições e às medidas sanitárias impostas, investimos em EPIs e estrutura, preparamos equipes e aprendemos a atender o cliente com segurança. NÃO ESTÁ SENDO FÁCIL, MAS O EMPRESÁRIO DO COMÉRCIO ESTÁ E CONTINUARÁ FAZENDO A SUA PARTE ATÉ SUPERARMOS TUDO ISSO. FAÇA VOCÊ TAMBÉM A SUA...

Força e que Deus nos abençoe.

Publicado em Comércio

IBATÉ/SP - Na cidade vizinha de Ibaté, mais precisamente na Rua Armando Prado, um indivíduo foi preso pela Polícia Militar por tráfico de entorpecentes.

Segundo consta, o 190 da PM foi acionado, pois havia uma briga na referida rua. Uma viatura se deslocou e ao chegar à rua informada os Policiais se depararam com C.L.A.F (idade não informada), sentado em uma cadeira, o mesmo sendo conhecido dos meios Policiais pela pratica de tráfico de entorpecentes. Ao perceber que seria abordado, o sujeito se levantou e começou a caminhar, porém foi abordado e revistado. Nas vestes nada de ilícito foi encontrado, mas ao verificar o local onde ele estava sentado, foi localizado uma sacola plástica embaixo da cadeira na emenda dos tapumes contendo vários entorpecentes como cocaína, maconha e crack.

Desta forma, o homem foi conduzido ao Plantão Policial de São Carlos, onde o delegado Dr. Miguel, registrou a ocorrência e ratificou a prisão do sujeito.

Publicado em Ibaté

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.