fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Terça, 09 Março 2021

 

O sistema drive thru funciona das 9h às 14h e será liberado para os profissionais da saúde nesta quinta e sexta-feira

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde comunica que nesta quinta-feira (11) e na sexta (12) a segunda dose da vacina contra a COVID-19 para os profissionais de saúde também estará sendo aplicada, das 9h às 14h, nos postos volantes com sistema drive thru, localizados na Fundação Educacional São Carlos (FESC), na Vila Nery e no Estádio do Luisão, na Vila Prado.
Já a partir das 14h até às 17h a vacinação dos profissionais da saúde continua sendo realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Azulville, Botafogo, Santa Paula, Fagá e na USF Aracy - Equipe I. Todos precisam levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto e CPF.

Idosos - Até sexta-feira (12/03) também continua a imunização dos idosos de 77 a 79 anos e com 80 anos ou mais que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19. A vacinação permanece das 9h às 13h em todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s) - para os idosos cadastrados nestes postos - e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Azulville, Botafogo, Santa Paula, Fagá e na USF Aracy - Equipe I, além dos postos volantes da FESC e do Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira “Luisão”.
Para ser imunizado, é importante que o idoso realize o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br, como forma de agilizar o atendimento. No momento da imunização, também é necessário apresentar um documento oficial com foto e CPF.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quarta-feira (10/03) mais três mortes por COVID-19 no município, totalizando neste momento 156 óbitos.

Na terça-feira (09/03) morreram dois pacientes em hospitais públicos: uma mulher de 68 anos, internada desde 05/03 e um homem de 65 anos, internado desde 04/03. Já nesta quarta-feira (10/03) morreu um homem de 74 anos, internado em hospital público desde 06/03.

São Carlos contabiliza neste momento 11.191 casos positivos para COVID-19 (206 resultados positivos foram divulgados hoje), com 156 óbitos confirmados e 121 descartados.

Os óbitos descartados são de uma mulher de 33 anos que procurou atendimento na UPA do Santa Felícia na última terça-feira (09/03) e que evoluiu a óbito no mesmo dia e de um de 79 anos, internado em hospital privado na segunda-feira (08/03) e que também morreu no mesmo dia.

Dos 11.191 casos positivos, 10.520 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 12 óbitos sem internação, 659 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 446 receberam alta hospitalar e 144 positivos internados foram a óbito. 10.503 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 28.485 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (156 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 100 pessoas, sendo 44 adultos na enfermaria (42 positivos e 2 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 53 pessoas (53 positivos). Neste momento 2 crianças estão internadas na enfermaria com suspeita da doença. Uma criança está internada na UTI também com suspeita da COVID-19. 23 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 14 em UTI/SUS e 3 em UTI de hospital particular. 3 estão internados em enfermaria do SUS e 3 em enfermaria de hospital particular.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS está hoje (contabilizando os 4 leitos de pediatria SUS e os 40 de adultos) em 93,2% (41 pessoas estão internadas em leitos de UTI/SUS, 40 adultos e 1 criança). Se contabilizarmos somente leitos de UTI/SUS adulto (40 leitos no total) o índice fica em 100%. Na enfermaria/SUS estão internadas 25 pessoas. Na rede particular 21 pessoas estão internadas na enfermaria e 13 na UTI.

Neste momento 8 pacientes com resultado positivo para COVID-19 estão em leitos de estabilização, 4 na UPA da Vila Prado e 4 no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho, aguardando transferência para hospitais públicos.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 48.051 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 45.141 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.910 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 29.548 pessoas já realizaram coleta de exames, 22.448 tiveram resultado negativo para COVID-19, 6.935 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 165 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - A coluna de hoje traz a tona um assunto que impactou de forma direta trabalhadores e consumidores em todo país.

A Ford anunciou o fechamento de suas três fábricas, ou seja, a de Taubaté  no estado de São Paulo, Camaçari no estado da Bahia e a de Horizonte no estado do Ceará.

É fato público e notório que a fabricante de veículos vem encerrando suas atividades também em outros países, mas trataremos em específico a situação ocorrida em nosso país.

Desde o anúncio de fechamento das unidades, o consumidor passou a ter inúmeras dúvidas sobre a compra, venda,  reposição de peças entre outras situações que podem ocorrer com os veículos.

É evidente que a montadora quando decidiu deixar o país, já tinha ciência da desvalorização dos veículos e da queda de vendas.

Em relação as peças de reposição, não tenho qualquer dúvida quanto a responsabilidade da montadora, uma vez que o estabelecido no artigo 32 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), pelo qual tanto fabricantes quanto importadores têm o mesmo dever:  assegurar a oferta de componentes e peças de reposição enquanto não cessar a fabricação ou importação do produto.

Com o fechamento e saída das fábricas, as concessionárias que conseguirem se manter no mercado passarão a figurar como importadoras.  Saliento que mesmo que posteriormente as concessionárias (importadoras) fechem a “portas”, o dever de fornecer peças de reposição nos termos do parágrafo único do citado artigo acima continuam vigentes.

Resumindo, de qualquer maneira o consumidor não poderá  ficar sem peças de reposição, tendo em vista a Lei que o protege. Saliento que embora exista a Lei protecionista, a dificuldade na reposição poderá vir a existir, trazendo transtornos aos consumidores que terão que se socorrer até mesmo de auxílio jurídico.

Já em relação a eventuais vícios e defeitos que vierem a ocorrer em período com garantia de fábrica, a responsabilidade é da concessionária e o consumidor não pode arcar com quaisquer valores. A cobertura também se estende para vícios ocultos que deverão ser cobertos pelas concessionárias, sem custos aos consumidores. Da mesma forma se dará com vícios ocultos.

Deixo claro que a responsabilidade civil das concessionárias será conforme o caso solidária ou subsidiária, uma vez que a responsabilidade pelo vício é solidária ao passo que a decorrente do fato do produto (ou acidente de consumo) poderá ser ou solidária (caso configurada a presença da concessionária como importadora) ou subsidiária ao comerciante quando não encontrado fabricante ou importador.

Agora vamos analisar um assunto polêmico, o chamamento ao Recall que deve ser realizado não apenas pelos fabricantes, mas também pelos  fornecedores (concessionárias) que deverão se encarregar do controle de qualidade dos veículos no momento em que for constatado risco de segurança, seja qual for (inteligência da lei 8.078/90).

Infelizmente no Brasil, fabricantes e fornecedores relutam em realizar o chamamento ao Recall temendo prejuízo e queda nas vendas, sendo necessário por vezes a interferência dos órgãos de proteção ao consumidor e do judiciário.

Uma situação que é discutível, é a possível indenização que poderá ser requerida judicialmente pelo consumidor por conta da depreciação dos veículos adquiridos recentemente e daqueles que estão saindo de linha (Ká, Eco Sport, e Troller).  O pedido indenizatório dos veículos que estão saindo de linha surge exclusivamente pelo fechamento das fábricas.

Já em relação ao fechamento repentino das fábricas sem aviso prévio aos consumidores que já haviam encomendado os veículos, possuem o direito de desistir da compra e solicitar a restituição do valor eventualmente pago devidamente atualizado.

Por fim, lembro que somente se for verificada a alteração do preço, com depreciação decorrente especificamente da saída da fábrica e descontinuidade da fabricação desses automóveis, que poderá ser solicitada a indenização correspondente, sendo que a prova dependerá de análise de mercado.

Por hoje é só, previna-se, use máscara, siga as recomendações médicas e sanitárias.

Publicado em Comércio

 

Serão colocados em operação 20 leitos de cuidados intermediários. O custeio dos leitos ficará por conta da Prefeitura de São Carlos em parceria com o Governo do Estado

 

SÃO CARLOS/SP - O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior; o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim; o presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Lucão Fernandes; o Secretário Municipal de Saúde, Marcos Palermo; e a diretora técnica de Serviço de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, responsável pelo Departamento Regional de Saúde (DRS III), Sônia Regina Souza Silva, estiveram em reunião no Auditório da Santa Casa nesta segunda-feira (8/3). Na ocasião, foram definidas estratégias para o enfrentamento da COVID-19 em São Carlos.

 

UNIDADE DE CUIDADOS INTERMEDIÁRIOS - No dia 15/3, entra em operação a Unidade de Cuidados Intermediários da Santa Casa. Serão 20 leitos para atender pacientes em situação clínica estável, mas que necessitem de reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes da COVID-19.

“Além de oferecer um tratamento mais humanizado, o nosso objetivo é aumentar a rotatividade dos leitos. A média de permanência de um paciente na UTI COVID, por exemplo, tem sido de 18 dias. Ao criar essa nova unidade, poderemos encaminhar o paciente que já completou o tempo necessário de isolamento por COVID-19 e que apresenta um quadro estável, mas que precisa de reabilitação. Dessa forma, liberaremos os leitos de UTI mais rapidamente e poderemos atender mais pessoas”, explica o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

Para se ter uma ideia da necessidade urgente de rotatividade dos leitos de UTI COVID, no dia 8/3, havia, em todo o Estado de São Paulo, 1.100 pacientes aguardando por leitos de UTI COVID. No Departamento Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), foram feitas 44 solicitações.

Para montar esses 20 novos leitos, vão ser necessários 2 aparelhos de Raio-X (custeados pela Câmara de Vereadores), além de respiradores já disponíveis. Além disso, para dar assistência aos pacientes, será necessário compor uma nova equipe com a contratação de médicos, 7 enfermeiros, 22 técnicos de enfermagem, 6 fisioterapeutas e 1 fonoaudiólogo. Para colocar essa estrutura em funcionamento, o custeio será dividido entre os governos municipal e estadual.

O Estado entrará com o valor oficial de R$ 849.600,00 e a Prefeitura de São Carlos, com recursos próprios, complementará o valor com R$ 950.400,00 para o custeio durante 3 meses dos 20 leitos intermediários.

“Os leitos intermediários vão ajudar na liberação das vagas na UTI mais rapidamente e, no momento é isso que precisamos. Nos novos leitos, vão ficar pacientes que já saíram do estado grave, mas que ainda necessitam de um suporte maior e que ainda não podem ir diretamente para a enfermaria. Estamos trabalhando juntamente com os hospitais e com os prefeitos dos municípios da região chamada de “coração” para ofertar e melhorar o atendimento aos pacientes com COVID-19”, garantiu o vice-prefeito de São Carlos, Edson Ferraz.

 “A nossa principal missão é salvar vidas e, para isso, precisamos aumentar a oferta de leitos neste momento. Estamos trabalhando para que ninguém fique sem atendimento, mas também precisamos da colaboração de toda a população. O ideal é que as pessoas se cuidem, cumpram os protocolos sanitários como uso de máscaras, higienização das mãos, uso de álcool em gel e, principalmente, se puder fique em casa e não promova aglomerações. Quem já tem direito deve tomar a vacina. Somente desta forma vamos vencer os vírus”, avalia o prefeito Airton Garcia.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, esses leitos não vêm para substituir os cuidados de terapia intensiva. “Pelo contrário, eles vão estabilizar o paciente. Eles vêm de uma maneira complementar e não substitutiva. É uma oferta a mais, além dos leitos de UTI habilitados”.

 

CIRURGIAS ELETIVAS SUSPENSAS - Com o agravamento da pandemia e, consequentemente, com o aumento expressivo de casos e internações, para evitar o desabastecimento de materiais e medicamentos anestésicos, o agendamento de novas cirurgias eletivas foi suspenso nesta segunda-feira (8/3).

As cirurgias já agendadas foram mantidas. Também vão continuar sendo realizadas as cirurgias oncológicas, cardíacas e as de urgência e emergência. As consultas dos ambulatórios não essenciais também vão deixar de ser realizadas. E os profissionais de saúde serão remanejados para a nova Unidade de Cuidados Intermediários.

“Estamos trabalhando para não deixar nenhum paciente sem assistência. Sabemos que, em muitos casos, as cirurgias eletivas não podem esperar. O nosso comitê interno vai analisar caso a caso. Mas neste momento, precisamos suspender as cirurgias que podem aguardar mais um pouco, para que os casos urgentes sejam atendidos”, explica o Provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior.

 

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Mesmo suspenso para visitação e das restrições impostas pela COVID-19, o Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, por meio do Departamento de Defesa Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, se empenha todos os dias para oferecer uma alimentação balanceada para a refeição de 400 animais silvestres de mais de 100 espécies da fauna da América Sul, além, dos animais resgatados para o canil, gatil e posto zootécnico municipal.

Com alimentos preparados em uma cozinha no Parque Ecológico, todos os meses são mais de 4 toneladas de ração e suplementos, além de duas toneladas e meia de frutas, legumes e verduras e 15 quilos de carne bovina, frango e peixe são adquiridos pela própria Prefeitura.

“Na verdade, até ampliamos o trabalho na atenção da alimentação para oferecemos maior conforto e bem-estar para esses animais. Hoje, a Prefeitura oferece alimentos de qualidade nutricional e adequada para cada espécie de forma correta, onde tudo é acompanhado por uma zootecnista”, explicou o diretor do Departamento de Defesa Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani.

Além da alimentação balanceada para cada espécie animal, o Parque Ecológico de São Carlos também redobra a atenção aos animais durante as estações do ano, oferecendo blocos de sorvete durante o verão, preparados de acordo com a alimentação de cada espécie animal e aquecimento nos recintos durante o inverno. 

Em sua atividade normal, mais de 4 mil pessoas passam por fim de semana no Parque de São Carlos, inclusive de outros municípios e estados, se tornado referência para a região.

Publicado em Outras Notícias


 

Na próxima segunda-feira (15) começa a vacinação da população com 75 e 76 anos. Previsão é imunizar 420 mil idosos neste grupo

 

SÃO PAULO/SP - O Governo do Estado de São Paulo anunciou que a vacinação dos idosos com 72, 73 e 74 anos começa no dia 22 de março. A previsão é vacinar 730 mil pessoas nesta faixa etária. Na próxima segunda-feira (15) também está prevista a vacinação de idosos com 75 e 76 anos. Esse grupo é formado por 420 mil pessoas.

Até o momento, foram vacinados os grupos etários de 90 anos ou mais, de 85 anos a 89 anos, 80 a 84 anos e 77 a 79 anos. "Reforçamos a importância do pré-cadastro e pedimos que temos tenham calma. Temos vacinas suficientes para todos", afirmou o governador João Doria (PSDB).

Ainda segundo o governo, mais de 3,5 milhões de pessoas foram vacinadas em todo o estado, sendo que 2.586.890 receberam a 1º dose. As outras 946.426 já podem se considerar imunizadas pois completaram o esquema vacinal.

 Pré-cadastro no Vacina Já

Para agilizar a vacinação, os interessados podem realizar um pré-cadastro no site Vacina Já (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). O acesso pode ser feito pelos familiares dos idosos ou qualquer pessoa que integra os públicos previstos na campanha de imunização.

A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. De acordo com a secretaria estadual de Saúde, o cadastro não é um agendamento e o uso não é obrigatório, mas utilizá-la contribui para melhorar a dinâmica dos serviços de saúde e o atendimento à população.

Situação crítica

O estado de São Paulo vive uma situação crítica com a pandemia de Covid-19 e está em alerta máximo, disse Doria. Ele afirmou que hospitais estão ficando lotados de pacientes com o coronavírus.

"Em São Paulo estamos com vários hospitais lotados e com números crescentes de infecção, internação e óbitos", disse Doria.

O estado registrou recorde de mortes em 24 horas por causa da Covid-19 na véspera, com 517 óbitos. Adversário político do presidente Jair Bolsonaro, Doria cobrou uma coordenação nacional no combate à Covid-19 e voltou a criticar a gestão da pandemia pelo governo federal.

Por R7

 

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Uma internauta entrou em contato com a Rádio Sanca pelo WhatsApp para relatar o descaso da empresa de ônibus do transporte coletivo em conjunto com a prefeitura municipal de São Carlos, principalmente em relação as aglomerações.

A internauta mora no bairro Monte Carlo, e segundo ela, a linha 32 Monte Carlo x Paulistano, foi retirada, e agora os munícipes se aglomeram em outra linha.

“Dizem para não se aglomerar, mas como? Pois temos que ir trabalhar e agora tem somente uma linha que vem do bairro Cidade Aracy. Tem uma linha que está escrito “Expresso”, que vem do bairro Cidade Aracy, mas esse ônibus não fica parando em todos os pontos de bairros diferentes de sua partida. Exemplo: Saí do Cidade Aracy e quando chega no Monte Carlo e Cruzeiro do Sul, o motorista não para e o mesmo só vai parar em pontos específicos, no Jesuíno de Arruda, Banco Itaú, Mercado Municipal...” relatou a internauta.

Passageiros de outros bairros também reclamam. “Principalmente em horários de pico a empresa deveria colocar mais ônibus para evitar aglomerações e a prefeitura deveria cobrar isso, mas nossos políticos ficam brigando pra colocar nome em rua. Pego ônibus aqui no Santa Felícia as 07h da manhã e como diz a gíria ‘saí gente pelo ladrão’ (sic)” disse outro popular.

Perguntar não ofende: Cadê o Ministério Público para cobrar a empresa do transporte coletivo e a prefeitura de São Carlos?

Nas fotos enviadas pela internauta é nítido a aglomeração e ninguém faz nada. Na coletiva de imprensa de hoje, 10, o governador João Dória (PSDB), disse: “Aglomeração contamina e leva o vírus pra casa”. Se aglomeração leva o vírus pra casa, o transporte coletivo (ônibus, metro e trens), fazem o transporte do vírus até as residências?

Depois o comércio é o culpado?

O passageiro pode baixar o aplicativo Cittamobi em seu celular e acompanhar os ônibus em tempo real.

Publicado em Trânsito
Quarta, 10 Março 2021 13:23

Menor é detido com drogas no Jockei Club

SÃO CARLOS/SP - Um jovem de 13 anos foi detido pela Polícia Militar pelo tráfico de drogas, no bairro Jockei Club, em São Carlos. O ocorrido foi na noite desta última 3ª Feira (09).

Segundo consta, uma equipe de Supervisor Delegada em patrulhamento ao passar pela Rua Rio Tietê, com a Rua Rio São Francisco, foi abordado o menor, e após abordagem e busca pessoal foi localizado drogas e dinheiro.

A ocorrência foi apresentada no Plantão Policial.

 

 

Publicado em Policial

IBATÉ/SP - Um sujeito foi preso pela Polícia Militar no dia de ontem, 09, na cidade de Ibaté.

Segundo consta, o Copom recebeu uma denúncia de que um indivíduo de cavanhaque, camisa cinza, bermuda vermelha e chinelo, estava na Avenida Bahia, com cruzamento com a Rua Elidio Teixeira, vendendo entorpecentes.

Os PMs Cabo Ezequiel e o Soldado PFerreira, foram ao local e encontraram o indivíduo citado na denúncia, já conhecido nos meios policiais. J.B.S, foi abordado e próximo a ele havia um caminhão, no pneu foi encontrado uma sacola com 30 Eppendorfs de cocaína, 15 invólucros de Crack, 36 invólucros de maconha e R$ 76,00 reais em dinheiro.

 Questionado sobre as drogas o indivíduo confessou a prática de vendas no local, e os entorpecentes encontrado era de sua propriedade para a prática de tráfico.

Diante dos fatos, foi dado voz de prisão em flagrante delito e o indiciado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Ibaté onde a Delegada Dra. Denise, ratificou a voz de flagrante delito por tráfico de entorpecentes.

Publicado em Ibaté

SÃO PAULO/SP - Concessionários da Ford notificaram a montadora extraoficialmente na semana passada, cobrando o pagamento imediato de R$ 200 milhões, segundo informações divulgadas pelo Uol.

O valor é referente ao FAV, Programa de Aquisição de Veículos Ford. O fundo tem como função bancar a compra de veículos da companhia pelos distribuidores, sem a necessidade de se recorrer a uma linha de crédito.

Ainda de acordo com a reportagem, o programa é administrado pela Ford e os recursos são provenientes da venda de automóveis da montadora pelos seus concessionários. A cada carro comercializado, 1% do valor recebido é direcionado ao FAV. Ou seja, o valor de R$ 200 milhões seria de propriedade dos concessionários.

A Ford, por sua vez, informou ao Uol que “continua em processo de negociação individual com os distribuidores da marca e essas negociações têm progredido”.

 

 

*Por: ISTOÉ DINHEIRO

Publicado em Economia

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.