SÃO CARLOS/SP - A Policia Militar, juntamente com o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Guarda Municipal e Secretaria de Transporte e Trânsito, realizou na noite desta quinta-feira (17/05), mais uma operação para coibir ruídos excessivos de escapamentos de motocicletas.
Os policiais militares abordaram os motociclistas. Foram verificados a documentação dos veículos e dos condutores, além da checagem do barulho dos escapamentos. Os guardas municipais também checaram exigências previstas no Código Nacional de Trânsito.
A operação, planejada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), fez dois bloqueios, sendo um na avenida São Carlos próximo à Praça Itália e outro na avenida Trabalhador São-carlense na região da USP.
Na operação foram abordadas 108 motocicletas, 35 Autos de Infração de Trânsito (AIT) foram lavrados e 11 motos recolhidas.
O secretário de Segurança Pública, Samir Gardini, informou que a operação é necessária para coibir a alteração e modificação dos escapamentos originais, bem como para manter a ordem e segurança pública.
Já o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, disse que a operação também visa coibir a perturbação de sossego. “As operações também atendem determinação do Promotor de Justiça, Sérgio Domingos de Oliveira.
SÃO CARLOS/SP - Parlamentares de oposição na Câmara Municipal se posicionaram a respeito da rejeição, pelos vereadores da base do governo, de todos os pedidos de informação protocolados nas últimas três sessões pelas vereadoras Raquel Auxiliadora (PT) e Eliana Casanova (União Brasil), pelo vereador Djalma Nery (Psol), além de um requerimento do vereador Dmitri Sean (PDT).
“Essa é uma forma de silenciar a minoria na Câmara Municipal, pois o papel da oposição na democracia é fundamental e deve ser respeitado”, afirmou Raquel.
“São informações que a Prefeitura é obrigada a fornecer e que é um dever do parlamentar solicitar para exercer seu papel fiscalizador”, disse Djalma Nery. “A impressão que transmite é que querem esconder algo”, comentou Eliana Casanova.
Segundo Raquel, o que chama mais a atenção é que boa parte dos requerimentos são pedidos cotidianos, como informações sobre falta de água no bairro Planalto Verde, transporte público de São Carlos, cronograma de instalação de iluminação de LED, vazamento de esgoto próximo ao campus da USP e coleta seletiva.
Já o vereador Djalma Nery pediu informações sobre funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto, contas institucionais da Prefeitura nas redes sociais, serviços da empresa Terra Plana, pagamento de precatórios, reforma da UPA do Santa Felícia, falta de médicos e iluminação pública.
MATÃO/SP - A Polícia Civil (PC) da cidade de Matão, iniciou na quinta-feira (16), uma investigação para apurar um possível caso de estupro de uma menina de 11 anos de idade.
O fato chegou ao conhecimento das autoridades e do Conselho Tutelar depois que a Polícia Militar foi acionada em uma escola.
Segundo as informações, houve uma aula sobre o “maio laranja”, (referente ao combate ao abuso e exploração sexual e comercial de crianças e adolescentes) e, ao término da aula, uma das alunas disse que precisa conversar com a professora.
A criança de 11 anos então contou que há cerca de três anos sofre abusos sexuais, que são praticados por um tio. Posteriormente, a aluna conversou com outra funcionária da escola e contou mais detalhes do que estaria ocorrendo.
Os fatos então chegaram ao conhecimento da diretora que acionou o Conselho Tutelar.
O Pai da menina e a Polícia Militar foram até a escola e o caso, que foi encaminhado para a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), deve ser investigado.
Ed Junior / PORTAL MORADA
SÃO PAULO/SP - O cantor Ney Matogrosso, 82, não tem medo de falar sobre drogas e critica a hipocrisia da sociedade atual em relação ao uso de substâncias. Segundo ele, em entrevista à revista Breeza, quando estiver morrendo, deseja ser drogado.
"Eu já conversei com um médico amigo meu [e disse]: 'olha, se eu estiver morrendo, bota o ácido da melhor qualidade na minha boca e me deixe morrer. Não tente me manter vivo artificialmente e me dê um bom ácido e pronto, deixa eu ir'. Eu convivo com muita tranquilidade com essa ideia", afirma.
Figura icônica que influenciou a psicodelia dos Secos e Molhados, Matogrosso defende o uso de substâncias para autoconhecimento. De acordo com ele, suas experiências espirituais com ayahuasca e LSD, por exemplo, o ajudaram a compreender melhor a vida e as relações pessoais.
"Já usei muitas coisas, mas nunca usei para festa. Eu uso para o meu entendimento próprio. Foi assim com o ácido. Eu tomei mais de 20 ácidos, mas tudo com foco no autoconhecimento. E a maconha também é para aumentar a minha percepção. Mas não faço uso regularmente. Uso a maconha quando tenho algum problema que eu não estou entendendo qual é a solução", afirma.
Ele revela que as "20 viagens" foram também espirituais e não apenas psicodélicas. "Tomei ayahuasca por um ano e meio, mas só buscando o dentro, nada do lado de fora, sabe? Eu não estava a fim de ter miração, eu queria entender quem eu era, e entendi muita coisa", conta.
Amigo de Cazuza (1958-1990), Matogrosso relembra a vez em que o músico notou que ele tinha um aspecto diferente. Foi quando Ney o levou para o meio de uma floresta e ofereceu a ele o chá de Santo Daime.
"Ele [Cazuza] andava com uma garrafinha que não deixava ninguém se aproximar, porque ele viajava com aquela garrafinha de daime, e só ele tomava. A reta final do Cazuza, pelo que eu saiba, ele tomou o daime. Mas ele tomava dois goles, não um copo", lembra. "Sabe o que eu gosto de tomar hoje em dia? Uma colher. Não quero ficar desvairado, eu quero uma colher só para ficar na sintonia", emenda.
Ney afirma à publicação que nunca se considerou abusivo no uso das drogas e que chegou a parar com a maconha quando percebeu que não entendia mais tudo o que as pessoas falavam a ele numa conversa.
"Eu comecei a achar que eu estava ficando paranoico, então passei muitos anos sem fumar. Nunca fiquei viciado, dependente, porque na hora que via que não estava batendo certo, eu parava. Não podia conviver com aquela sensação de que você falava uma coisa e eu entendia outra coisa."
A entrevista completa com Ney Matogrosso está na 11ª edição da Breeza. Ela também está disponível em versão podcast.
POR FOLHAPRESS
SÃO PAULO/SP - Após cerca de 15 anos na emissora de Silvio Santos, o SBT, a apresentadora Eliana está vivendo os seus últimos dias no canal. E para se despedir da emissora, a loira está gravado uma matéria especial com o apresentador Celso Portiolli pela primeira vez em seu programa.
Algumas pessoas, inclusive, estão vendo a matéria especial como uma espécie de passagem de bastão, já que o apresentador ao que tudo indica, ocupará uma parte do horário que será deixado por Eliana na programação do SBT.
Não se sabe ao certo em qual edição do programa, a matéria com Celso Portiolli irá ao ar, o que se sabe é que o programa chegará ao fim no SBT em junho, e a última gravação da atração na emissora se dará em 12 de junho.
Na tarde de quinta-feira (16), a apresentadora esteve junto com Celso Portiolli em sua produtora, onde ele faz o seu podcast.
O que também se sabe sobre a despedida de Eliana da emissora, é que o último programa da artista no canal contará com a exibição de uma viagem internacional, feita por ela e pelo humorista Tiago Barnabé, a Narcisa.
De acordo com informações do jornalista Alessandro Lo-Bianco, a viagem acontecerá na Europa, mais precisamente em Portugal.
? BASTIDORES: Eliana e Celso Portiolli estão gravando hoje uma externa para o programa #Eliana, uma das últimas da apresentadora no SBT. Seria isso uma passagem de bastão? pic.twitter.com/Mydh7ZWgd5
— Silvinho (@silvinhotv) May 16, 2024
ELIANA NO TELETON 2024
Apesar da saída da apresentadora do SBT, o nome da mesma foi confirmada na edição do Teleton deste ano, que será exibido nos dias 8 e 9 de novembro.
Ela que é madrinha do evento, teve a sua presença confirmada pela emissora, juntamente com outros nomes como Maísa Silva, Daniel, Celso Portiolli e Virginia Fonseca.
CAIRO - As forças israelenses lutavam nesta sexta-feira contra combatentes do grupo palestino Hamas nas ruas estreitas de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, em combates ferozes após retornarem à região há uma semana, ao mesmo tempo em que no sul militantes atacavam tanques que se aglomeravam em torno de Rafah.
Moradores disseram que os blindados israelenses avançaram até o mercado no centro de Jabalia, o maior dos oito campos de refugiados históricos de Gaza, e que escavadeiras estavam demolindo casas e lojas no caminho do avanço.
Enquanto os combates aconteciam no norte e no sul do enclave, os militares norte-americanos disseram que caminhões transportando assistência humanitária começaram a desembarcar de um píer temporário em Gaza nesta sexta-feira.
"O foco de Israel agora é Jabalia, tanques e aviões estão destruindo bairros residenciais e mercados, lojas, restaurantes, tudo. Tudo isso está acontecendo diante do mundo", disse Ayman Rajab, um morador do oeste de Jabalia.
"Que vergonha para o mundo. Enquanto isso, os norte-americanos vão nos dar um pouco de comida", disse Rajab, pai de quatro filhos, à Reuters por meio de um aplicativo de mensagens. "Não queremos comida, queremos que essa guerra acabe e então poderemos cuidar das nossas vidas por conta própria."
Israel havia dito que suas forças se retiraram de Jabilia meses antes em meio à guerra desencadeada pelos ataques mortais liderados pelo Hamas no sul israelense em 7 de outubro, mas afirmou na semana passada que retornaria para evitar que o grupo islâmico se restabelecesse lá.
Na Corte Mundial em Haia, Israel pediu aos juízes que rejeitem uma exigência da África do Sul para uma ordem de emergência a fim de interromper o ataque a Rafah e retirar as tropas israelenses de toda a Faixa de Gaza.
Apesar de sete meses de combates quase contínuos, as alas armadas do Hamas e de sua aliada Jihad Islâmica têm conseguido lutar em toda a Faixa de Gaza, usando túneis fortificados para realizar ataques, destacando a dificuldade de alcançar o objetivo declarado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu de erradicar o grupo militante.
Pelo menos 35.303 palestinos já foram mortos na guerra, de acordo com números das autoridades de saúde do enclave, enquanto as agências de ajuda alertam repetidamente sobre a fome generalizada e a ameaça de doenças.
Israel diz que precisa concluir seu objetivo de destruir o Hamas para sua própria segurança, após a morte de 1.200 pessoas em 7 de outubro, e libertar os 128 reféns ainda mantidos, de um total de 253 sequestrados pelos militantes, de acordo com seus registros.
Para isso, diz que precisa capturar Rafah, a cidade mais ao sul de Gaza, que faz fronteira com o Egito, onde cerca de metade dos 2,3 milhões de habitantes do território buscou abrigo dos combates ao norte.
A operação israelense em Rafah, que começou no início de maio, mas ainda não se transformou em um ataque total, provocou uma das maiores divisões entre Israel e seu principal aliado, os Estados Unidos. Washington reteve um carregamento de armas por temer vítimas civis.
Tanques e aviões de guerra israelenses bombardearam partes de Rafah nesta sexta-feira, enquanto as alas armadas do Hamas e da Jihad Islâmica disseram que estavam disparando mísseis e morteiros contra as forças que se concentravam a leste, sudeste e dentro da passagem de fronteira de Rafah com o Egito.
A UNRWA, principal agência de ajuda da Organização das Nações Unidas para os palestinos, disse que desde o início da ofensiva militar em Rafah, em 6 de maio, mais de 630.000 pessoas foram forçadas a fugir do local.
Por Nidal al-Mughrabi / REUTERS
PEQUIM - Em comunicado conjunto divulgado no início da noite em Pequim, os líderes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, se comprometeram a garantir a segurança econômica e energética mútua. O anúncio veio após reunião fechada de duas horas e meia. Putin chegou à capital chinesa na quinta (16) para uma visita de dois dias, a primeira após ser reeleito, em março.
No documento, segundo a rede CCTV, eles também se comprometeram a cooperar em "projetos energéticos de grande escala", uma provável referência ao gasoduto Power of Siberia 2, ainda não firmado. E apontaram a necessidade de parar com ações, sem especificar quais, que prolonguem a Guerra de Ucrânia.
O relato chinês do encontro sublinhou como "central para a parceria estratégica ampla" sino-russa o "apoio mútuo e firme em questões ligadas às grandes preocupações e aos interesses fundamentais de cada um".
Em declarações públicas, Xi afirmou que buscará "consolidar a amizade entre os dois povos por gerações", como "bons vizinhos, amigos e parceiros". Segundo ele, a relação bilateral foi "duramente conquistada", resistindo às "mudanças nas circunstâncias internacionais". O dirigente chinês disse que Moscou e Pequim devem atuar em conjunto para "defender a equidade e a justiça no mundo".
Putin afirmou que a própria conversa mostra a importância da relação bilateral, que descreveu como um dos principais fatores de "estabilização" no mundo, hoje, não se voltando "contra ninguém". Declarou que as prioridades no diálogo com Xi, além de energia, foram comércio e investimento e energia.
Sobre segurança regional, o presidente russo questionou a criação de "blocos militares fechados" na Ásia, em referência àqueles que vêm sendo montados pelos Estados Unidos. Também em menção indireta a Washington, Xi falou contra a "mentalidade de Guerra Fria" baseada na busca de "hegemonia unilateral e confronto de blocos".
Os líderes e outras autoridades chinesas e russas assinaram documentos diante da imprensa no Grande Salão do Povo, em Pequim. A cerimônia foi encerrada com um aperto de mãos de Xi e Putin. Os dois já se reuniram mais de 40 vezes desde o primeiro encontro, em 2010, quando Xi ainda era vice-presidente (ele chegou ao poder em 2013).
Comentando o encontro em mídia social chinesa, o jornalista e influenciador Hu Xijin, marcadamente pró-governo, escreveu que a China é hoje "a única potência mundial que pode receber os líderes ocidentais e da Rússia", referência aos encontros de Xi com dirigentes europeus nas últimas semanas. E que "a guerra [da Ucrânia] trouxe problemas para a China" nas relações com o Ocidente, "mas é algo que o país pode controlar".
POR FOLHAPRESS
SÃO CARLOS/SP - Seguindo o seu compromisso em sempre promover iniciativas de incentivo ao bem-estar e cuidado com a saúde, o Iguatemi São Carlos anuncia a chegada do ‘Cross Training Night Edition’, um evento exclusivo da Track&Field Experience, que receberá atletas de toda a região neste sábado, 18 de maio, no estacionamento do shopping.
SÃO CARLOS/SP - Nesta sexta-feira, 17 de maio, Policiais do 38º Batalhão deteve dois adolescentes acusados de furto no bairro São Carlos VIII.
Segundo informações, o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) foi acionado e, segundo o denunciante, teria ouvido disparos de arma de fogo no bairro citado e estava com medo.
Os Militares foram até o São Carlos VIII para ver a veracidade da denúncia. Quando chegaram à Rua Aurora Godoy Carrera, avistaram três pessoas e um carro estacionado com o motor ligado e os faróis acessos. Um dos sujeitos, ao ver a aproximação da viatura policial, correu mais que o Papa-Léguas corre do coiote nos desenhos animados, e fugiu. Já os outros dois elementos tentaram correr, mas como não possuem um porte atlético, foram abordados.
Em uma breve busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado, mas ao realizar uma breve busca sobre as placas do carro, constou como sendo produto de furto.
Diante da informação, os dois menores, um de 14 e outro de 16 anos, foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária de São Carlos (CPJ), onde tiveram que dar explicações ao delegado de plantão.
O carro foi apreendido e levado ao pátio municipal de São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Cultura, e apoio da Fundação Educacional São Carlos (FESC), realiza no próximo dia 9 de junho, a partir das 9h, com saída do Parque dos Lilases, ao lado do SESC São Carlos, o 2º São Carlos Bike Fest.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas acessando o site do Portal do Cidadão no link https://cidadao.saocarlos.sp.gov.br/ e clicar no ícone Bike Fest.
O Bike Fest vai oferecer 1.000 vagas para Passeio Urbano e outras 500 vagas para Passeio de Longa distância (50 km).
O sistema aceitará apenas uma inscrição por CPF e o inscrito no 2º São Carlos Bike Fest deverá entregar 1kg de ração para cães ou gatos durante a retirada de seu KIT, no dia (08/06), das 10h às 18h na FESC, campus da Vila Nery, localizada na Rua Rui Barbosa, 2828. Na ocasião o participante receberá uma “sacochila” e uma camiseta alusiva ao Evento.
A programação das largadas do evento, no domingo, dia 9 de junho, é a seguinte:
7h30 - Largada do Passeio de Longa Distância
9h - Largada do Passeio Urbano
8h às 12h - ciclo faixa
O percurso será definido conforme mapas que serão disponibilizados pela organização.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.