fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 23 Mai 2024

SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar teve que usar arma de choque para conter um homem em uma boate que estava alterado e não queria pagar a consumação feita no local.

Segundo informações, o homem estava na boate localizada no Jardim São Paulo, em São Carlos, onde bebeu e fez a festa na boate, porém quando chegou a hora de pagar a conta, ele espanou de uma forma que queria brigar com as funcionárias da boate e arrumar rolo com todo mundo.

A Polícia Militar foi acionada e quando chegou o homem não queria papo e começou a xingar e ameaçar todo mundo. Apesar da tentativa dos PMs e não houve outra alternativa a não ser a arma de choque na barriga do indivíduo que só aí acalmou.

O homem foi levado a unidade de saúde de São Carlos e depois do atendimento médico foi conduzido para o Plantão Policial para falar com delegado plantonista. As partes foram liberadas.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Na quinta-feira, 23 de maio, houve mais uma assembleia dos professores e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Foi apresentada a proposta do governo federal que ofereceu aos técnicos-administrativos um reajuste de 9% para janeiro de 2025 e 5% em maio de 2026, e neste ano de 2024, 0%.

Após apresentação da proposta, os servidores rejeitaram por unanimidade. Diante da recusa, os servidores técnicos-administrativos continuam em greve, onde iniciaram a paralisação em 11 de março deste ano.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de São Carlos (SINFSCar), os trabalhadores técnico-administrativos têm a pior remuneração do serviço público federal, além de ter recebido a pior proposta salarial do executivo nacional.

Já a classe dos professores da UFSCar, o governo federal não mudou a proposta e manteve o reajuste somente no próximo ano, foi feita apenas uma pequena alteração na diferença salarial recebida na progressão da carreira, o que não animou os docentes, ou seja, também continuam em greve.

Continua depois da publicidade

REVINDICAÇÕES

 

Os professores reivindicam reajuste salarial de 22% dividido pelos próximos três anos — 7,06% em cada, começando em 2024. Já os técnicos-administrativos pedem aumento de 34%, também dividido no mesmo tempo.

As categorias também pedem reestruturação da carreira e um "revogaço" de leis dos últimos governos. Segundo o presidente do Andes, o governo não deu atenção à reorganização de carreira e deixou "escanteados os aposentados e aposentadas, que não vão ter qualquer espécie de acrescimento na sua renda nesse ano".

Os servidores também querem a recomposição do orçamento de investimento na rede federal de ensino. No primeiro ano do governo Lula, as instituições tiveram um aumento no orçamento comparado a 2022, mas este ano a verba minguou — as instituições afirmam que precisam de R$ 2,5 bilhões a mais nas contas para fecharem o ano.

 

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - Um homem acabou detido por policiais do 3º Batalhão (BPMi) de São Carlos, ao ser flagrado com alguns objetos de origem duvidosa.

Segundo informações, os Policiais Militares estavam realizando o trabalho de rotina que é patrulhar as ruas da cidade, quando no bairro Vila Pureza, avistaram um homem com atitude no mínimo suspeita. Desta forma, a abordagem foi realizada.

Continua depois da publicidade

Durante a revista corporal, nada de ilícito foi encontrado, mas os PMs perguntaram sobre os objetos que carregava. O sujeito, não tendo alternativas, acabou confessando que havia subtraído os fios de cobre e uma escada de uma casa que está em obras no bairro Jardim Santa Paula.

Os PMs colocaram o indivíduo na viatura e foram até o local dos fatos, onde conseguiram falar com o proprietário do imóvel que, ao chegar, reconheceu os objetos.

O bandido foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos, onde ficou à disposição da justiça.

 

 

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um acidente de balão foi flagrado na manhã desta sexta-feira, 24 de maio, durante o 13º Campeonato de Balonismo que está acontecendo em São Carlos.

Com imagens do Instagram do Blog do Balonismo, mostra exatamente a queda do balão e de um dos tripulantes.

Continua depois da publicidade

O homem que caiu do cesto passa bem. Já o balão que caiu e voltou a subir, porém nele havia outro homem que conseguiu seguir voo e depois pousar com segurança.

 

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Rádio Sanca publicou uma matéria sobre o registro de um boletim de ocorrência (B.O), feito pelos servidores do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), onde relataram que o Hospital Universitário (HU) estaria demorando para liberar as macas das ambulâncias.

Diante de tal atitude, a prefeitura municipal de São Carlos resolveu solicitar uma auditoria sobre a ocupação dos leitos no referido hospital.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, após o resultado, uma reunião será marcada para diagnosticar o problema da demora da liberação das macas do SAMU.

Continua depois da publicidade

Já o Hospital Universitário informou que não recebeu oficialmente nenhum pedido de auditoria e disse ainda que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manda toda segunda-feira auditores para acompanhar as ocupações na unidade hospitalar.

Como já falamos em outra oportunidade, existe uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), que proíbe a retenção de macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiro por hospitais públicos e privados.

O projeto que deu origem à Lei 17.620/23 é de autoria dos deputados Coronel Telhada (PP) e Márcio Nakashima (PDT) e foi aprovado pelo Plenário da Alesp em dezembro de 2022.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - Na última quarta-feira (22), o auditório da Embrapa Instrumentação foi palco do evento de lançamento do livro "Pegadas", de autoria de Celso Casale. Este evento foi marcado por um gesto nobre: todos os recursos obtidos com a venda da obra serão destinados à nova UTI Neonatal da Santa Casa de São Carlos.

O evento foi aberto por Silvio Crestana, chefe-geral da Embrapa Instrumentação e um dos fundadores da instituição. Na sequência, Celso Casale, presidente da empresa Casale e autor do livro, teve a palavra, seguido pelo provedor Antonio Valerio Morillas Junior e pela diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Dra. Carolina Toniolo Zenatti.

A construção da nova UTI Neonatal “Airton Salvador Leopoldino” contou com o apoio do Grupo Bandeirantes e, para que a unidade possa iniciar suas operações, é necessária a aquisição de novos equipamentos clínicos e de suporte. O investimento necessário para equipar a UTI é de R$ 2.916.371,47.

Durante o evento, o provedor da Santa Casa, Antonio Valerio Morillas Junior, destacou a importância da unidade. “Com a nova unidade pronta, a UTI passará a ter 22 leitos, sendo 10 de UTI Neonatal e mais 12 de cuidados intermediários, o que permitirá um aumento de cerca de 50% no número de atendimentos. Bebês que nascem prematuros, abaixo do peso ou que desenvolvem alguma patologia durante a gestação ou ao nascer precisam desse tipo de leito. Nos últimos anos, a unidade manteve sua taxa de ocupação acima de 100% durante todo o ano e essa nova instalação vai ajudar muito nos atendimentos”, afirmou Morillas Junior.

Continua depois da publicidade

Por sua vez, a diretora do hospital, Dra. Carolina, ressaltou a importância de iniciativas como a de Celso Casale na captação de recursos. Ela enfatizou que ações com essa são fundamentais para a manutenção e ampliação dos serviços oferecidos pela Santa Casa. “O lançamento do livro e a doação dos recursos arrecadados representam um importante passo para a melhoria das condições de atendimento neonatal na Santa Casa, garantindo que mais bebês tenham acesso aos cuidados necessários desde os primeiros momentos de vida”, disse a médica. 

Após a cerimônia de abertura do evento, foi realizada uma sessão de autógrafos, e o público presente pôde adquirir os exemplares. Em seguida, Celso Casale foi convidado a integrar a Irmandade da Santa Casa, fortalecendo ainda mais seu vínculo com a instituição e seu compromisso com a causa. “Gostaria de agradecer à direção da Santa Casa, ao Dr. Antonio Valerio Morillas Junior, por todo o trabalho que realizam e por me darem a honra de integrar a Irmandade da Santa Casa. O livro é muito especial para mim e espero que cada página de 'Pegadas' inspire não apenas reflexão, mas também ação e solidariedade. Juntos, podemos fazer a diferença”, destacou Casale.

Pontos de venda do livro:
- Santa Casa (entrada da provedoria)
Endereço: Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 573 - Jardim Pureza.
- Santa Casa Clínicas
Endereço:  Rua 15 de Novembro, 921 - Parque Santa Mônica, São Carlos.
- Casale
Endereço: Rodovia Washington Luís, km 237, São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Paraná Filho (PP) teve aprovada pelo plenário da Câmara Municipal uma moção de repúdio às falas do presidente Luís Inácio Lula da Silva, que considerou “machistas, misóginas e discriminatórias contra mulheres brasileiras”. Na moção de número 163, ele lista matérias veiculadas pela imprensa com menções do presidente às mulheres e indica os órgãos em que foram publicadas.

Foram apontadas no documento as seguintes matérias:  “Lula afirma que, com salário, mulher pode comprar batom e calcinha” (Jornal O Antagonista, 12 de março de 2024), “Lula diz que, máquina de lavar roupas é importante para as mulheres” (Jornal Poder 360, 9 de maio de 2024), “Lula diz que, feministas do PT são mulheres de grelo duro... Cadê as mulheres do grelo duro do nosso partido?” (Jornal Opção, 17 de março de 2016),“Lula humilhou publicamente Ministra da Saúde que caiu no choro” (Jornal Terra Brasil Notícias, 18 de março de 2024), “Simone Tebet critica fala machista de Lula: Chega de violência contra a mulher” (Revista Veja, 22 de agosto de 2022), “Lula constrange mães de 5 filhos e Ministro cai na gargalhada” (Jornal CNN Brasil, 10 de maio de 2024), “Feminismo – Eu acho que é coisa de quem não tem o que fazer, diz Lula” (Jornal Lampião da Esquina).

O parlamentar afirma no documento que “a postura do Chefe de uma nação, de um Presidente da República deve ser coerente, ilibada e irrepreensível” e que “as falas do atual Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva - PT - tem revelado desrespeito às mulheres, as colocando em situação vexatória e notadamente inferior aos homens”.

Continua depois da publicidade

Paraná condena  “a prática do Presidente Lula – PT  de atrelar a imagem das mulheres a serviços domésticos, mencionar suas partes íntimas (grelo duro) para exemplificar situações e mencionar a utilização do dinheiro das mulheres com vulgaridade (comprar batom e calcinha)”, observando que  são algumas das muitas falas machistas, misóginas e discriminatórias contra as mulheres brasileiras”.

Na moção, após citar as matérias de imprensa, o parlamentar detalha as circunstâncias em que foram feitas as declarações de Lula: “Em evento realizado para anunciar a abertura de 100 novos Institutos Federais de Educação o Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva – PT disse: com salário mulheres não precisam pedir para o pai dinheiro para comprar batom e calcinha”.

“Ao  comentar a perda de eletrodomésticos pelas vítimas da tragédia recente ocorrida no Rio Grande do Sul, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva – PT disse: as máquinas de lavar roupas são uma coisa muito importante para as mulheres”, ressaltou.

“Ao cobrar uma postura mais contundente de mulheres petistas contra o Procurador de Justiça à época, o Presidente Luís Inácio Lula da Silva – PT disse: feministas do PT são mulheres de grelo duro... Cadê as mulheres do grelo duro do nosso partido?”.

Paraná Filho considera que tais citações de Lula “são alguns dos inúmeros casos de machismo, misoginia e discriminação praticados diariamente pelo atual Presidente da República contra mulheres brasileiras, o que não pode mais ser aceito ou tolerado”.A moção de repúdio foi aprovada na sessão ordinária da Câmara realizada no último dia 14.

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - No final da década de 90 e início deste século, a Associação de Vôlei São-carlense (AVS) se caracterizava pelas escolinhas sociais e a formação de equipes nas categorias pré-mirim, mirim, infantil, infanto e juvenil. Era uma das forças do interior paulista e todos os anos conquistava pelo menos um título estadual no Campeonato da Associação Pró-Voleibol (APV).

Porém, por problemas além-quadra (os mais diversos possíveis), os diretores da AVS viram o trabalho de base, que dava oportunidade para jovens de famílias carentes deixar de existir e por mais de dez anos, a associação deixou de montar equipes.

Mas, com uma nova diretoria, com sangue novo e desejo de dar a oportunidade para garotas, a escolinha social retornou há três anos e 2024 ficará marcado pelo retorno às origens pela qual a AVS/Smec foi criada: oportunizar o sonho de jovens são-carlenses praticar o vôlei.

O sonho começa a se tornar realidade a partir das 10h deste sábado, 25, quando 14 são-carlenses que integram a AVS/Smec iniciam a jornada na temporada 2024 no Campeonato da APV na categoria infantil. No ginásio de esportes da Associação Atlética Banco do Brasil, encaram a AABB/Ribeirão Preto.

As atletas, com até 15 anos, não escondem: estão ansiosas e nervosas. O curioso é que até o técnico Zé Sérgio não esconde a ansiedade e um certo nervosismo. Afinal, são mais de 10 anos longe das quadras dirigindo atletas da categoria.

Continua depois da publicidade

“Estamos reiniciando um trabalho. Sem cobranças por resultado. Queremos dar bagagem para essas meninas, pegar experiência e em 2025 ter um time formado, que possa ser competitivo”, observou o experiente formador de atletas. “Este ano, por falta de local, treinamos por mais de um mês na quadra do Colégio Objetivo e na semana passada o ginásio de esportes do Santa Felícia (Municipal José Eduardo Gregoracci) foi reaberto e realizamos algumas atividades. Não estamos preparados como gostaríamos, mas a promessa é dar o que temos de melhor”, garantiu.

De acordo com Zé Sérgio, o primeiro obstáculo, porém, promete ser complicado. “A AABB disputa desde 2023. Tem uma equipe formada e que contrata. É um time forte e favorito à vitória. Mas vamos com a dedicação e determinação de fazer uma partida competitiva”, finalizou o treinador.

A equipe

Levantadoras
Clara Fernandes 
Isadora Fernandes 

Centrais
Gabriela Eugênio 
Lara Pelicheck
Mariana Zambon

Ponteiras
Giovana Garbuio 
Emily Chabaribely
Livia Aranda
Bianca Pereira
Letícia Medeiros

Opostas
Karina Mello
Emanoeli Almeida

Líberos
Rayssa Frigo
Letícia Frasson

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A atleta Giovanna Karine, foi convocada para integrar a Seleção Brasileira de Futsal Feminina Sub-20. Natural de Varginha/MG, começou sua carreira aos 8 anos de idade e hoje com 20 anos, é atleta da equipe da Associação São-Carlense de Futsal. Com destaque para a força física, chutes potentes e habilidade, na categoria Sub-20, ela atua também no profissional.

Giovana viaja para a cidade de Magé/RJ, onde fica treinando com a Seleção Brasileira, do dia 9 a 15 de junho, e espera a convocação oficial para o Sul Americano no final do ano. 

Para a atleta foi a realização de um sonho. “Foi uma sensação incrível, só sabia chorar e agradecer muito a Deus e agora é focar ainda mais nos treinos para chegar melhor ainda. Recebi a notícia na segunda por volta do meio dia e isso me fortaleceu para continuar e acreditar que esse sonho é real.”

Continua depois da publicidade

Ana Claudia Bianconi técnica da categoria Sub-20 e do Profissional destaca que a convocação da Giovana é o reconhecimento do trabalho desenvolvido no time. “Eu busco a evolução delas, mas essa convocação foi surpreendente, me ligaram na quinta-feira da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal), mas eu não podia falar nada pra ninguém porque era uma pré-lista, mas como tinham pedido todos os dados dela eu acreditava que viria a convocação e fiquei extremamente feliz, por ela, pelo clube, pelo trabalho, nos já tivemos outras atletas que saíram do projeto para o futebol de campo e foram bem sucedidas, então quando a gente vê as meninas alcançando projetos maiores, a gente fica feliz também, é o reconhecimento do trabalho.

O Vice-Prefeito Edson Ferraz ressaltou o papel da Prefeitura no incentivo ao esporte. “É uma notícia para parar a cidade, é uma convocação para seleção brasileira e quem ganha é a Associação de Futsal, é o trabalho desenvolvido no esporte como um todo e cada vez mais, vamos procurar incentivar o esporte, como uma ferramenta de inclusão, de oportunidade e formação de cidadão,” finaliza Ferraz.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - O céu de São Carlos ficou colorido na quinta-feira (23), com os primeiros voos dos pilotos que disputam o 13 campeonato paulista de balonismo na cidade. Logo às seis horas da manhã pilotos e comissão organizadora se reuniram para o briefing – reunião em que são definidos alvos e objetivos – no hotel Anacã, e em seguida partiram para os locais de decolagem. 

Continua depois da publicidade

No fim da tarde os balões decolaram novamente, desta vez para os chamados voos “fiesta”, em que pilotos sobrevoam pontos da cidade para reconhecimento e observação. “É uma maneira de conhecermos a cidade ainda mais, e avaliar outras questões com maior tranquilidade do que em voo de competição”, explica o presidente da Federação Paulista de Balonismo, Launer Bendito. O público pode acompanhar de perto a movimentação das equipes para decolagem dos voos fiesta, que também serão realizados nesta sexta e sábado, no estádio Luisão, onde as equipes estão centralizadas para os trabalhos.

Nesta sexta e sábado pela manhã também continuam os voos de competição. E nos dois dias, a partir das sete e meia da noite uma das principais atrações do Campeonato, O “night glow”, a noite das luzes, em que balões ficam no gramado do estádio Luisão e oferecem um espetáculo de luzes e som. Para o “night glow” é necessário trocar ingressos por um quilo de alimento não perecível nas bilheterias do estádio Luisão, das nove da manhã até às cinco da tarde. “Toda a arrecadação vai ser destinada ao Fundo Social de Solidariedade, que realiza um trabalho fundamental de amparo à entidades e aos que mais precisam, é uma oportunidade para que nossa comunidade participe deste evento ainda mais de perto, e auxilie os que mais precisam”, destacou o secretário adjunto de Comunicação, Luís Antônio Garmendia.
 

Publicado em Esportes

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Maio 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.