SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar com apoio da Guarda Municipal, da Vigilância Sanitária (VISAM) e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação de Desenvolvimento Urbano, realizou nesta segunda-feira (13/05), uma operação para coibir ilícitos penais e administrativos em comércios de depósito de sucatas em várias regiões da cidade. Os fiscais também eliminaram possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya, Zika, entre outras arboviroses.
As equipes realizaram vistorias em quatro estabelecimentos com denúncias de receptação de produtos e fiação furtados. Os militares também verificam a ficha criminal dos proprietários e possíveis ilícitos penais no local. Todos os produtos tiveram a procedência penal verificada.
O Departamento de Fiscalização verificou a documentação e regularidade dos referidos comércios. Em dois estabelecimentos foram encontrados indícios de irregularidades sanitárias e os responsáveis foram notificados pela Vigilância Sanitária a realizar as adequações.
A supervisora da Vigilância Sanitária, Maria Fernanda Cereda, disse que além das fiscalizações, ocorreu uma ampla orientação sobre a gestão adequada de resíduos.
Para o diretor do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodolfo Penela, a junção de forças entre a Polícia Militar e os órgãos do município foi importante para o sucesso da fiscalização. “A operação tem como objetivo coibir a utilização inadequada desses estabelecimentos e coibir focos de dengue nesse período de emergência na saúde pública. O trabalho integrado com a PM e GM é fundamental”, finalizou Penela.
Segundo o secretário municipal de Segurança Pública, Samir Gardini, estas ações serão intensificadas para coibir furtos de fiação e cabos na cidade.
Durante a operação, 3 estabelecimentos foram notificados por irregularidade administrativas e 2 notificados por irregularidades sanitárias.
SÃO CARLOS/SP - Uma empresária perdeu cerca de R$ 10 mil ao tentar vender uma máquina de bronzeamento artificial pelas redes sociais.
De acordo com a vítima, ela anunciou a venda da máquina em uma rede social e de imediato recebeu uma mensagem de um homem querendo comprar o produto. Após a negociação, a mulher e o “comprador” entraram num acordo.
O “comprador” combinou que um homem com caminhão passaria no endereço dela para pegar a máquina e levar para São Paulo e já faria o pagamento. O caminhoneiro passou e pegou a máquina, porém até o momento o PIX não caiu na conta dela.
A empresária tentou contato com o golpista, mas até o momento não conseguiu, onde ele inclusive a bloqueou nas redes sociais.
O caso foi registrado e será investigado pela polícia civil.
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Civil de São Carlos realiza diligências pela cidade após ter conhecimento de furtos de fios de cobre em diversos pontos de São Carlos, mais em especial no bairro São Carlos VIII.
Vários ferros-velhos foram fiscalizados para saber sobre uma possível receptação por parte destes comerciantes. Um deles foi localizado cerca de 25kg de cobre queimado de origem suspeita.
O material foi apreendido e levado para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG), onde na última quinta-feira, 09 de maio, um representante da empresa Telefônica Brasil S/A (Vivo) foi à Delegacia e reconheceu a maioria do cobre como sendo os furtados da empresa.
O representante afirmou que esse material é de uso exclusivo da empresa, por isso o reconhecimento. Além dos fios, uma máquina de triturar os fios também foi apreendida e levada ao pátio da Ciretran.
RECEPTAÇÃO É CRIME.
A DIG informa que diuturnamente está combatendo o crime de receptação em São Carlos, portanto os policiais orientam os comerciantes para não adquirir nenhum produto sem nota, pois caso sejam surpreendidos pela fiscalização em poder de produtos sem a nota fiscal, o comerciante e funcionários responsáveis pelo estabelecimento serão autuados em flagrante por receptação qualificada, cuja pena varia de 3 a 8 anos de reclusão, tratando-se de crime inafiançável.
SÃO CARLOS/SP - Na tarde de ontem, 12, a Polícia Militar deteve um sujeito por porte ilegal de arma de fogo no Assentamento Capão das Antas, em São Carlos.
Segundo informações, o 190 da PM foi acionado dizendo haver um homem em uma picape rodeando o Assentamento, com uma arma de fogo na cintura.
Os PMs foram averiguar a denúncia. Quando chegaram, avistaram o carro e assim, a abordagem foi realizada. Durante a revista no veículo, nada de ilícito ou ilegal foi encontrado, porém, durante a revista corporal, foi localizado na cueca um revólver calibre 32 e com 04 munições, sendo 03 intactas.
O indivíduo foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos, onde o delegado arbitrou uma fiança de R$ 1.450,00, que foi paga e liberado.
Já a arma de fogo foi apreendida.
Iniciativa do Sebrae-SP e da FecomercioSP, em parceria com o Sincomercio São Carlos, palestra será palco do lançamento do Programa Loja do Futuro na região; inscrições abertas com vagas limitadas
SÃO CARLOS/SP - O Impacto da Inteligência Artificial no Varejo, com Igor Drudi, será o tema da palestra de lançamento do Programa Loja do Futuro em São Carlos e Região, no dia 11 de junho, às 19h, no Senac São Carlos. Desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o lançamento do Programa Loja do Futuro na cidade conta com a parceria do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio) de São Carlos, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o apoio da Rádio Ibaté FM 87,9. As inscrições para a palestra, abertas para empresários do varejo, são gratuitas e podem ser feitas aqui. Vagas limitadas. Mais informações pelo telefone (16) 3362-1821.
O Programa Loja do Futuro reúne um conjunto de iniciativas que exploram tecnologias, estratégias e práticas inovadoras para aprimorar a experiência do varejo e melhorar o desempenho de pequenos negócios. Durante o evento, Igor Drudi, especialista em facilitação de processos criativos, fará uma palestra sobre Inteligência Artificial (IA) no varejo. Drudi é mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc). A ideia é que os empresários da região se atualizem sobre o tema e conheçam como será a trilha de capacitação da Loja do Futuro na cidade.
Com a capilaridade de sua rede sindical no interior do Estado, a FecomercioSP soma forças na divulgação do programa que tem como objetivo final aumentar o faturamento dos pequenos negócios. A iniciativa visa capacitar empresários do varejo para modernizar a gestão, aumentar a competitividade, digitalizar canais de vendas e estimular acesso a novos mercados.
Paulo Roberto Gullo, presidente do Sincomercio São Carlos e Região e vice-presidente da FecomercioSP, ressalta a importância da participação dos empresários varejistas no evento. “Além de oferecer a palestra com um conteúdo completo sobre IA, algo que já está acontecendo e que vai, invariavelmente, impactar o lojista, a Loja do Futuro apresentará soluções efetivas para gerar resultados, baseadas em quatro eixos: gestão, inovação, digitalização e mercado. Queremos que o empresário do comércio varejista de São Carlos e Ibaté aproveite essa oportunidade, envolva-se e que tenha mudanças práticas e positivas na sua empresa”, afirma Gullo.
O programa é inspirado nas tendências e tecnologias exibidas nas últimas edições das feiras internacionais NRF, de Nova York, e Euroshop, em Düsseldorf, na Alemanha. Além da palestra, o projeto contempla oficina sobre experiência do cliente, cuidados com o uso da IA, diagnóstico de maturidade digital e outras soluções que podem ser personalizadas, como consultorias.
Serviço
Lançamento do Programa Loja do Futuro
Quando: 11 de junho
Horário: às 19h
Onde: Senac São Carlos — Rua Episcopal, 700 — Centro/São Carlos
Inscrições: acesse aqui
Evento gratuito | Vagas limitadas
SÃO CARLOS/SP - Em 2024 já foram registradas 10.483 notificações para Dengue, com 3.008 casos positivos, sendo 2.704 autóctones e 304 importados. Para Chikungunya foram registradas 77 notificações, com 59 casos descartados, 01 positivo e 18 aguardando resultado de exame. Para Zika foram registradas 17 notificações, com 16 casos descartados e 01 aguardando resultado de exame e para Febre Amarela foram registradas 3 notificações, com 2 casos descartados e 12 aguardando resultado de exame.
2023 – Em 2023 foram registradas 4.025 notificações para Dengue, com 726 casos positivos, sendo 620 autóctones e 106 importados. Para Chikungunya foram registradas 153 notificações, com 140 casos descartados, 05 positivos, sendo 01 autóctone e 04 importados. Para Zika foram registradas 108 notificações, com 108 casos descartados. Para Febre Amarela foram registradas 02 notificações, com 02 caso descartados.
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos vai realizar de terça a quinta-feira, dias 14, 15 e 16 de maio, das 9h às 16h, na entrada da Fundação Pró-Memória, localizada na Praça Antônio Prado, s/nº, no Centro, um drive thru especial para arrecadar donativos para encaminhar à população do Rio Grande do Sul, estado que enfrenta a pior enchente da sua história. A ação foi programada para reforçar a campanha que já está sendo realizada pelo município.
A população poderá doar produtos como água, produtos de limpeza (água sanitária, balde, desinfetante, detergente, detergente em pó, escova para lavar, esponja para limpeza, esponja de aço, limpador multiuso, luva de látex, pano de chão, rodo, sabão em barra, sacos de lixo, saponáceo, vassoura); produtos de higiene (creme dental, escova dental, fio dental, sabonete, shampoo, condicionador, absorventes, fraldas infantil e geriátricas); agasalhos (roupas e cobertores), ração para cães e gatos, cobertores, roupas de cama e banho e agasalhos em geral.
“Resolvemos ampliar a campanha com esse drive thur na região central da cidade, porém os demais postos continuam recebendo os donativos. Vamos contar com a ajuda das entidades assistenciais e do pessoal da Tusca Social que nesses 3 dias vão nos ajudar a receber as doações na Fundação Pró-Memória”, explica a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Rosária Mazzini.
O FSS mantém pontos fixos de arrecadação. Confira os locais: sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na Rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina, sede do Fundo no distrito de Santa Eudóxia, localizado na Rua Coronel Joaquim Cintra, nº 25, no Paço Municipal (Prefeitura), na Rua Episcopal, nº 1.375, no Centro, no campus I da Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na Rua São Sebastião, nº 2.828, na Vila Nery, na ACISC, na Rua General Osório, 401; no SINDSPAM, na Rua dos Ferroviários, 81; no Tiro de Guerra, na Rua Tiradentes, 592 e no Parque Ecológico na Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Todas as doações serão enviadas na sexta-feira, dia 17 de maio, para São Paulo e de lá seguem para Porto Alegre/RS.
Iniciativa integra projeto internacional de pesquisa e receberá estudantes de diferentes municípios para evento de lançamento
SÃO CARLOS/SP - Na sexta-feira, dia 17 de maio, será lançada a série de animação "Max e sua turma em: Descobrindo o mar", com três episódios, elaborada pela parceria entre o projeto internacional de pesquisa e extensão "AtlantECO", vinculado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e o Instituto da Cultura Científica (ICC) da Universidade. Voltado a pesquisas que subsidiam a preservação do Oceano e à disseminação da cultura oceânica, o projeto lança a série para o público infantil, com informações sobre os serviços ecossistêmicos que o mar oferece, o excesso de resíduos plásticos no Oceano e a importância desse bioma para a temperatura do Planeta.
Uma exibição inaugural do primeiro episódio, "O mar que a gente respira", foi realizada no ano passado e, agora, estudantes de escolas públicas e particulares de São Carlos e Ibaté participarão do lançamento da série completa.
Na animação, Max Plâncton é um zooplâncton curioso que adora se aventurar por diferentes locais do Oceano para aprender mais sobre o fundo do mar e conhecer novos amigos. Na companhia de Emiliana e Juba, suas amigas inseparáveis, ele passeia desde o Oceano Austral até Abrolhos, na Bahia. A turma conhece novos personagens, suas histórias e desafios para viver no mar. O primeiro episódio, apresenta o começo das aventuras de Max, Juba (uma baleia jubarte) e Emiliana (fitoplâncton), em que descobrem mais sobre os microrganismos que vivem no mar e os importantes serviços que eles oferecem ao Planeta, como a captura do gás carbônico e a fotossíntese.
"O plástico a caminho do mar" é o segundo episódio e mostra os problemas enfrentados pela tartaruga Tamara com o excesso de plástico e microplástico depositados no mar. Max e sua turma conhecem a nova amiga enquanto ela passa por apuros por engolir um pedaço de plástico confundindo-o com um alimento. A partir daí, as personagens entendem a gravidade do problema e os sérios impactos que o plástico pode causar no bioma marinho. No terceiro episódio, "Vento quente e chuva fria!", a turma de Max precisa ajudar o pequeno Jorge, um pinguim que se perdeu da família por ter entrado em corrente marítima errada. Além de entenderem mais sobre a influência mútua entre as correntes marítimas e a temperatura do Planeta, a turma vai em busca dos familiares do novo amigo até a região de Abrolhos, no nordeste brasileiro.
Em todos os episódios da série, os habitantes do fundo do mar conversam com cientistas para tirar dúvidas e aprender com os especialistas. Os docentes participantes da série são Hugo Sarmento, do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar e coordenador no projeto AltantECO; Rubens Lopes, da Universidade São Paulo (USP) e Andrea Freire, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrantes da equipe brasileira envolvida no AtlantECO.
A produção da série teve início em 2022 e todo o conteúdo e o roteiro foram elaborados a partir da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), visando aproximar o conhecimento produzido na Universidade da Educação Básica. A série completa está disponível para acesso gratuito no canal UFSCar Oficial no YouTube (https://bit.ly/44BP9ST), para que os professores possam utilizá-la como material complementar no ensino dos conteúdos. Todos os episódios são legendados em Português, Inglês e Espanhol. "É uma felicidade lançar a série, depois de longos meses de muito trabalho. É, em alguma medida, uma celebração dos dois anos de atuação do ICC, já que mostra o potencial do modelo que imaginamos para a atuação do Instituto, em parceria com a comunidade de pesquisa, oferecendo apoio especializado para que o conhecimento possa ser preparado para diálogos mais efetivos, e transformadores, com diferentes públicos", comemora a Diretora do ICC, a jornalista Mariana Pezzo.
SÃO CARLOS/SP - A Associação de Moradores da Microbacia do Córrego do Medeiros e Amigos do Parque do Bicão (AMABIC), com o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e da Fundação Pró-Memória, realiza nesta segunda-feira (13/05), a partir das 19h, na Praça Antonio Prado, defronte a antiga Estação da Fepasa, a abertura da exposição “Negro Visto pelo Negro” com diversas atrações culturais e show musical.
A exposição tem como curador Vanderlon da Costa e o objetivo é resgatar a história da sociedade negra. A abertura musical será com Clayton Diamante de São Paulo, sambista, embaixador social e cultural, passista de ouro de diversas escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro; além da apresentação dos meninos de percussão da cidade de Itirapina, da Família Samba Rock São Carlos e do DJ Daniel Castral.
O evento vai reunir ainda premiação, palestra sobre o Dia 13 de Maio, apresentação de fala e dança (sambista), apresentação de capoeira, visitação a exposição cultural, que permanece aberta para visitação das escolas e do público em geral até as 17h da sexta-feira, dia 17 de maio.
O Dia 13 de Maio é uma data marcada na história brasileira como o dia quando, em 1888, a escravatura foi abolida em nosso país. Isso se deu por meio de uma lei conhecida como Lei Áurea, que foi assinada pela princesa Isabel, e a partir dessa lei, estima-se que mais de 700 mil escravos tenham recebido sua liberdade.
A abolição da escravatura foi resultado da luta realizada pelo movimento abolicionista, pela sociedade civil e pelos escravos durante as décadas de 1870 e 1880. A abolição da escravatura, no entanto, não foi acompanhada de medidas que integrassem a população negra na sociedade brasileira, por isso a data é vista como momento de luta contra o racismo pelo movimento negro.
SÃO CARLOS/SP - Depois de pavimentar ruas dos bairros Jardim Embaré, Parque Fehr, Varjão e do distrito de Água Vermelha, o Programa Nossa Rua chegou ao Jardim Paulista e no Jardim Gibertoni. Estão sendo realizadas obras de pavimentação da extensão da Avenida Paulista (dois lados) até a Avenida Tancredo Neves. Serão executados entre pavimentação e recapeamento 10 mil metros quadrados, um investimento de R$ 2,2 milhões.
“É uma demanda de décadas que se torna uma realidade, transformando essa região da cidade, uma obra viária que se constitui em uma nova opção, além do Viaduto 4 de Novembro, para acessar a Vila Prado”, destacou o secretário de Obras Públicas, João Muller.
Para o vice-prefeito essa parceria com o Governo do Estado é muito importante. “Dessa maneira, buscamos soluções em comum. Esse é o objetivo do prefeito Airton Garcia, trabalhar para construir uma cidade melhor para todos”, afirma Edson Ferraz.
Netto Donato, secretário de Governo, ressalta que por esse programa, 12 ruas também serão pavimentadas. “Em algumas vias o serviço já começou, como na rua Umberto Morasco atrás do Parque Fher, na confluência da Miguel Petroni, que está sendo interligada com a João Derigge, chegando na avenida Otto Werner, dando acesso aos residenciais Moradas e Terra Nova. Desta forma, se o motorista pegar a rua Vera Helena Pulcinelli, ele chegará rapidamente à região do shopping, desafogando o trânsito nessa região, principalmente nos horários de pico”.
O Programa Nossa Rua é uma parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo que já viabilizou a conquista de R$ 16,9 milhões, sendo R$ 9.479.452,78 disponibilizado pelo município e R$ 7.500.000,00 pelo Governo do Estado, para investimento em obras que pavimentam ou renovam o asfalto das vias públicas, oferecendo maior segurança de tráfego e qualidade de vida para todos.
O Lote 1 está sendo executado pela empresa Bandeirantes (R$ 31.582 m2) e contempla a Rodovia Gabriel Crnkrovic, avenida Bela Cintra, no distrito de Água Vermelha e as ruas Sebastião Ramos e Profa. Vera Helena Trinta Pulcinelli no Tutoya do Vale.
Já o Lote 2 está sendo executado pela empresa Sólida (30.361 m2) e compreende obras na rua Alessandro Di Salvo, no Jardim Novo Horizonte, na avenida Paulista, no Jardim Paulista, na rua Giacomini Vaccari, no Jardim Santa Maria II, na via de acesso da rodovia Washington Luís no km 226 + 735 metros, na rua Caetano Ferragini e rua João Deriggi, no Parque Fehr, na rua Ray Wesley Herrick, na avenida Clemente Talarico, no Jardim Embaré, no prolongamento rua do Parque, na Vila Nery, e no prolongamento da avenida Paulista até a avenida Tancredo de Almeida Neves, no Jardim Gibertoni.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.