fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 22 Fevereiro 2025

SÃO CARLOS/SP - As disfunções temporomandibulares (também conhecidas como disfunção da ATM ou DTM) são condições musculoesqueléticas que acometem as estruturas relacionadas com a articulação temporomandibular, a própria articulação (ATM) e algumas estruturas envolvidas na mastigação e na fala e, frequentemente, estão associadas a enxaqueca, dores cervicais e outros quadros de dor. De acordo com pesquisas de prevalência, o público mais afetado são mulheres, com idade entre 20 e 40 anos. Os tratamentos mais utilizados incluem aparelhos (laser, TENS e outros), além de terapias com agulhamento a seco, terapia manual e a instrução para a realização de exercícios. Uma pesquisa de doutorado em Fisioterapia da UFSCar pretende comparar o efeito de um Programa de Educação em Ciência sobre a Dor aplicado em pacientes com as disfunções de forma concentrada (duas sessões) ou mais prolongada (seis sessões).  

O estudo é conduzido pela doutoranda Juliana Spavieri, sob orientação de Thaís Cristina Chaves, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar. A pesquisadora explica que a disfunção temporomandibular é uma condição com uma alta prevalência, estando entre as maiores causas de dores na região orofacial. "Além disso, causa grande desconforto nos indivíduos e podem levar a absenteísmo, isolamento social, entre outros prejuízos comuns entre pacientes com condições dolorosas crônicas", destaca. Diante disso, o estudo vai oferecer tratamentos com base na Educação em Ciência sobre a Dor, terapia manual e exercícios. "O principal benefício de participar de um Programa de Educação em Ciência sobre a Dor é a capacitação de cada indivíduo para gerenciar, da melhor forma possível, a sua condição dolorosa", explica.

A partir de resultados de estudos realizados previamente no mesmo grupo da pesquisa atual, a expectativa é obter uma melhora significativa e duradoura em aspectos relacionados às disfunções temporomandibulares. "A aplicação desses resultados será refletida em uma recomendação de associação de terapias para a abordagem dessa condição, que ainda não tem um tratamento que seja efetivo para todos os casos clínicos que se apresentam para os profissionais da Saúde responsáveis pelo manejo desses indivíduos", define Spavieri sobre a aplicação dos resultados da pesquisa.

Voluntários
Para realizar a pesquisa são convidadas pessoas voluntárias com idade entre 18 e 60 anos e que tenham disfunção temporomandibular dolorosa há pelo menos três meses. Os participantes passarão por avaliações (no início e após o tratamento), além de oito sessões de tratamento com fisioterapeuta. Cada sessão tem duração de, aproximadamente, 90 minutos e todas serão realizadas de forma presencial, no DFisio, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Pessoas interessadas em participar do estudo, podem entrar em contato pelo WhatsApp (16) 98255-8766 ou preencher este formulário.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética da UFSCar (CAAE: 77273924.9.0000.5504).

Publicado em Educação

SÃO PAULO/SP - As forças policiais do Estado de São Paulo ampliarão o policiamento na capital, grande São Paulo, interior e litoral durante o Carnaval deste ano. Cerca de 20 mil policiais militares estarão nas ruas diariamente para garantir a folia de 25 milhões de pessoas na Operação Carnaval. A Polícia Civil também reforçará os plantões de atendimento e contará com novas tecnologias para auxiliar na prevenção de crimes.

“O planejamento operacional deste Carnaval começou no ano passado. A ação está padronizada e organizada para atender o maior Carnaval do mundo”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Cássio Araújo de Freitas. “Esperamos que ao fim da operação, tenhamos o Carnaval mais seguro dos últimos anos”, completou.

 

Como será o policiamento da Operação Carnaval?

O planejamento operacional prevê policiamento reforçado no pré-Carnaval (22 e 23 de fevereiro) e nos dias do Carnaval (1º, 2, 3 e 4 de março). Não haverá prejuízo ao policiamento ordinário com atendimento via 190. Os agentes estarão nos pontos de maior fluxo de foliões em diferentes meios — viaturas, cavalos, cães, embarcações e aeronaves — em todo o estado. As unidades policiais, como a Rodoviária, Batalhão de Trânsito, Bombeiros e Ambiental também serão reforçadas.

O Comando de Aviação da PM estará sobrevoando a capital paulista com dois helicópteros Águia, dando apoio às equipes em solo e eventualmente para alguma ocorrência de salvamento. No interior do estado serão nove helicópteros. No litoral do estado, haverá duas aeronaves em Praia Grande, uma no Guarujá e uma em Ubatuba apoiando as equipes de resgate de policiamento.

 

Capital paulista

Na cidade de São Paulo, segundo a PM, são esperados cerca de 16 milhões de foliões. O público vai aproveitar os 767 blocos cadastrados para a festa. Em todos os circuitos haverá reforço no policiamento.

Para ampliar a segurança, serão 160 postos de atendimento e 30 torres de observação, principalmente nos 14 megablocos, que têm previsão de atrair cerca de 500 mil pessoas por dia.

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a PM realizou a operação preparatória para o Carnaval. Durante as fiscalizações, 53 pessoas foram presas e seis veículos recuperados. Além disso, mais de 10 mil veículos foram vistoriados.

A partir do próximo fim de semana (22 e 23 de fevereiro), a PM estará nas imediações do Sambódromo do Anhembi, local dos desfiles de carnaval, e nas ruas, onde haverá maior circulação de foliões. No litoral, o comando de policiamento vai empregar todo o efetivo disponível, operacional e administrativo, distribuídos nos 24 municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

 

Polícia Civil na Operação Carnaval

A Polícia Civil vai reforçar as equipes que atuarão durante os dias de festa nas principais cidades do estado. Na capital paulista, a Divisão Especial de Atendimento ao Turista (Deatur) terá policiais no Sambódromo do Anhembi. Haverá um totem digital fornecendo dicas de segurança aos foliões nos dias do desfile.

Agentes à paisana estarão nos principais pontos para inibir crimes e identificar suspeitos e quadrilhas que se aproveitam das aglomerações para roubar e furtar objetos pessoais, como cartões e celulares. O Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) realizará o policiamento preventivo especializado nos locais de maior fluxo de turistas.

No sambódromo, a unidade móvel da Deatur estará atendendo os foliões para eventuais registro de ocorrências. As equipes contam com policiais fluentes em línguas estrangeiras e policiais mulheres.

Nas delegacias, os plantões serão reforçados para o registro de ocorrências e atendimento à população. A Delegacia Eletrônica também estará disponível com a opção de elaboração do boletim de ocorrência em língua estrangeira: inglês e espanhol.

Publicado em Outras Notícias

Blocos “3 é Amor”, “Cordão da Luz Divina”, “Maraca Eu, Maracatu” e “Samba da Vila” foram selecionados por meio dos editais da Secretaria de Cultura e Fundart

 

ARARAQUARA/SP - Os blocos do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria” já têm dia e hora pra começar oficialmente em Araraquara! Serão quatro blocos – todos selecionados por edital - para comandar a festa de 01 a 03 de março, em uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.

A programação gratuita dos blocos independentes será realizada em espaços públicos da cidade, no período da manhã e da tarde, com realização dos blocos e apoio da Prefeitura de Araraquara. Participam os blocos “3 é Amor”, “Cordão da Luz Divina”, “Maraca Eu, Maracatu” e “Samba da Vila”.

De acordo com a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade, diversas secretarias apoiam o cortejo dos blocos no Carnaval, sendo a de Cultura responsável pela programação, produção e execução das atividades. Ela conta que a proposta da Secretaria de Cultura e Fundart é apoiar os blocos livres, formados espontaneamente a partir de iniciativas individuais ou coletivas, com objetivo de resgatar características tradicionais do Carnaval, assim como a ocupação de praças e ruas pela cidade.

Euzânia acredita que os blocos estão cada vez mais contribuindo para o carnaval de rua da cidade se fortalecer, refletindo a valorização das manifestações culturais, e o desejo da população de ocupar os espaços públicos com alegria e diversidade.

Os blocos selecionados por edital recebem o valor de R$ 5.000,00, cessão de até cinco banheiros químicos e o apoio com agentes da Guarda Civil Municipal.

Vale lembrar que o Pré-Carnaval do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria” tem início neste final de semana no Parque Infantil: sábado (22), com o bloco pré-carnavalesco Petit PhUÁ, às 14h; e no domingo (23), com o bloco Biquini de Bolinha, a partir das 15h. A programação do Carnaval contará ainda com os 4 blocos selecionados por edital (dias 01, 02 e 03 de março), e com shows carnavalescos na Bento de Abreu (04 de março), reunindo 4 bandas da cidade a partir das 14h30.

Bloco “Maraca Eu, Maracatu” (sábado, 01 de março, das 15h30 às 19h30)
O Maracatu do Baque Virado está presente no Carnaval de Araraquara desde 2016, participando de diferentes blocos e também do desfile oficial das escolas de samba da cidade, com direção de Jorge Rufino e Raquel Nogueira.

O Bloco “Maraca eu, Maracatu - Cultura de Tradição”, ao som do Maracatu do Baque Virado, propõe um cortejo, no sábado (01), que sai em frente ao Sesc Araraquara e segue até a Praça do Carmo, com um repertório que reúne as loas (músicas) autorais do primeiro álbum musical do grupo, o “Território”, e também com loas da Nação Leão da Campina, madrinha do Maracatu Sementes Crioulas. Assim, a canção das loas à capela, na companhia da percussão, é uma das fortes características do cortejo.

O Bloco terá sua concentração ao lado do Sesc Araraquara, a partir das 15h30; a saída do cortejo segue até a Praça do Carmo às 17h30, com o seguinte trajeto: segue pela Av. Djalma Dutra, vira na Rua João Gurgel (13) e finaliza na Praça da Igreja do Carmo, onde haverá a dispersão do Bloco.

A atividade é aberta a todas as idades, principalmente as crianças e os mais velhos. Vale lembrar que, neste ano, em janeiro e fevereiro, “Maraca Eu, Maracatu” realizou diversos ensaios abertos a toda população, na Praça das Bandeiras.

“Cordão da Luz Divina” (domingo, 02 de março, das 10h às 14h)
Cordão da Luz Divina é um bloco carnavalesco coletivo que vai sair no domingo (02), reunindo muitas pessoas fantasiadas e animadas pelas ruas da cidade. Organizado por Débora Bessi e Juliano Machado, e produzido por Cade Casulo Promoções, tem o intuito de proporcionar diversão gratuita, inclusiva, acessível e de qualidade (musical, cultural e comunitária), possibilitando entretenimento sociocultural e conexão da população com os espaços públicos da cidade.

Já tradicional, a concentração acontece em frente ao coreto da Praça Pedro de Toledo, onde se iniciam os festejos. Este ano a concentração será pela manhã, com início às 10h e a saída do cortejo às 11h, seguindo pela Rua Itália até a Av. Cristóvão Colombo; curto trecho pela Rua Armando Salles de Oliveira, dobrando na Av. São Geraldo, estacionando o trio próximo à esquina da Rua São Bento,  ao do Parque Infantil. A festa segue até 14h.

Musicalmente, o Cordão promove um retorno aos carnavais de outras décadas, com marchinhas clássicas, marcha-rancho, sambas-enredo tradicionais do carnaval das escolas de samba e sambas consagrados do cancioneiro popular brasileiro.

Por seu caráter plural, o Cordão da Luz Divina tem características como intergeracionalidade (reunindo diversas faixas etárias no mesmo espaço), a inclusão social (por se tratar de evento gratuito, ele se torna acessível para muitas pessoas, independente de classe social), além de apresentar-se inclusivo nas questões de gênero, etnia, cultura e acessibilidade. Os participantes são animados a comparecer com espontaneidade e simpatia, celebrando uma festividade anti-machista, anti-homofóbica, de amplo acolhimento à comunidade LGBTQIA+, bem como o combate ativo ao racismo. Além disso, visa o incentivo a preservação dos locais públicos e bens municipais, promovendo o pertencimento ao espaço público, além da coleta e descarte dos resíduos produzidos durante o evento.

Vale destacar que o nome “Cordão da Luz Divina” invoca a relação teatral entre o profano e o divino, atinentes ao espírito e origem do carnaval brasileiro, sendo cordão uma imensa massa que se une para tomar as ruas.

Bloco “Samba da Vila” (domingo, 02 de março, das 14h às 20h)
O Bloco Samba da Vila é mais do que uma simples festa: ele é uma celebração da rica história do bairro Vila Xavier e da tradição do samba e do pagode em Araraquara. O lugar é o berço de muitos artistas e músicos reconhecidos nacionalmente, e tem uma conexão profunda com a música que embala muitos corações e festas.

Araraquara é conhecida por sua vibrante cena musical, e o samba sempre teve um papel central nessa história. Ao longo dos anos, o bairro da Vila se destacou como um verdadeiro celeiro de talentos, onde muitos músicos começaram suas carreiras e levaram o nome da cidade para o Brasil afora.

O Samba da Vila é o responsável pelo tradicional evento Samba de Natal, que reuniu mais de 3.000 pessoas na véspera de Natal de 2024, com muitos apoiadores e patrocinadores, e que já faz parte do calendário oficial do município.

Agora, para o Carnaval 2025, o bloco apresenta banda ao vivo e DJs, com repertório conta com marchinhas, samba, pagode, axé, música popular e diversidades. A festividade é um tributo à rica herança cultural do bairro Vila Xavier e à tradição do samba e do pagode em Araraquara, resultando um ponto de encontro para pessoas de todas as idades, a fim de criar laços e memórias que perdurem.

Samba da Vila será realizado no domingo (02), das 14h às 20h, com concentração no Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite - Aco), na Vila Xavier. O cortejo acontece no próprio estádio.

Bloco “3 é Amor” (segunda-feira, 03 de março, das 15h às 22h)
O bloco de rua carnavalesco 3 é Amor foi fundado em 2019, sendo organizado pela Dolores Produtora Cultural, com o modernismo e tropicalismo brasileiros como referências para a sua criação.

Araraquara tem na sua história personagens marcantes como Mário de Andrade, que escreveu “Macunaíma - Herói sem nenhum caráter”, em um sítio localizado na cidade. A obra é marco do pensamento modernista e contribuiu para definir o movimento que influenciou o país inteiro.

Décadas depois, o advento da Tropicália emerge com figuras como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé, os Mutantes e o araraquarense Zé Celso Martinez Corrêa, revivendo o manifesto Antropofágico do qual Mário de Andrade fez parte.

Araraquara é parte do processo de criação da identidade nacional, marcada pelo carnaval com simbologias e manifestações de caráter popular. A democratização do acesso à arte e à cultura são propostas do bloco, assim como a mensagem de tolerância, diversidade e resgate da nossa história.

Em 2025, o 3 é Amor caminha para a sua 5ª edição, tornando o bloco e o Carnaval muito mais do que manifestações festivas: são também instrumentos culturais, econômicos, ambientais e políticos, que envolvem participação e transformação social, agitando o comércio local e convidando a população a se juntar nessa comemoração pública e aberta.

A concentração terá início às 15h, na rua atrás do Sesc Araraquara, com saída do cortejo às 17h, pela Av. Presidente Vargas (vai subir a Av. 7 de Setembro até a Rua dos Libaneses, com retorno pela Av. São José ao local de origem). Na Rua Ivo Dall'acqua a festa continua até às 22h.

SERVIÇO:

Programação de blocos do “Carnaval 2025: Tradição da Alegria”

•       Bloco “Maraca Eu, Maracatu”
Data: sábado (01 de março)
Horário: 15h30 às 19h30, saída do cortejo às 17h30
Concentração: em frente ao Sesc Araraquara (Rua Castro Alves – Quitandinha)
Cortejo: segue pela Av. Djalma Dutra, vira na Rua João Gurgel (13) e finaliza na Praça da Igreja do Carmo
Dispersão: Praça do Carmo (Av. 7 de Setembro, entre Ruas João Gurgel e dos Libaneses – Carmo)

 

•       “Cordão da Luz Divina”
Data: domingo (02/03)
Horário: 10h às 14h, saída do cortejo às 11h
Concentração: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
Cortejo: realizado pela Rua Itália até a Av. Cristóvão Colombo; curto trecho pela Rua Armando Salles de Oliveira dobrando na Av. São Geraldo; estacionando o trio próximo à esquina da Rua São Bento, tendo ao lado o Parque Infantil
Dispersão: Parque Infantil (Rua São Bento, entre Avs. Prof. Jorge Corrêa e São Geraldo – Centro)

•       Bloco “Samba da Vila”
Data: domingo (02/03)
Horário: 14h às 20h
Concentração e dispersão: Estádio Municipal “Dr. Luiz Bento Palamoni” (Dente de Leite - Aco) – Rua Rui Barbosa, entre as avs. Valeriano Alvarez e Hipólito José da Costa

•       Bloco “3 é Amor”
Data: segunda-feira (03 de março)
Horário: 15h às 22h, saída do cortejo às 17h
Concentração e dispersão: Rua Ivo Dall'acqua (atrás do SESC Araraquara)
Cortejo: sai pela Av. Presidente Vargas e sobe Av. 7 de Setembro até a Rua dos Libaneses, com retorno pela Av. São José ao local de origem)

Publicado em Araraquara

SÃO CARLOS/SP - Um estudo desenvolvido pelo pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Dr. Bruno Pereira, tendo em vistas a descontaminação e desinfecção total de produtos alimentares frescos nas linhas de produção – vegetais e similares -, levou ao desenvolvimento de um reator que, através de irradiação UVC, oferece uma alternativa viável sem que sejam utilizados produtos químicos e que, comprovadamente, se mostrou eficaz contra um amplo espectro de microrganismos.

 

Para entender melhor

A crescente preocupação mundial com o crescimento populacional leva à necessidade urgente para a produção adequada de alimentos e sua distribuição equitativa. Assim, à medida que a população mundial cresce, a demanda por alimentos processados ​​aumenta, pressionando as indústrias a aumentar a produção e, inclusive, a priorizar a segurança dos consumidores, sendo que a contaminação de alimentos ainda é uma ameaça para o setor de manufatura. Ao longo dos anos, especialistas de várias áreas de pesquisa  desenvolveram protocolos, documentação e procedimentos para monitorar meticulosamente as contaminações que surjem ao longo do ciclo de produção de vegetais frescos, especialmente na lavagem final desses produtos, tendo especial atenção ao controle microbiológico, pelo que agências reguladoras, como a ANVISA (Brasil) e a FDA (EUA), desempenham um papel crucial na garantia da segurança alimentar.

Um aspecto crítico da segurança alimentar é o controle microbiológico. O protocolo Clean-In-Place (CIP), utilizando agentes sanitizantes, como hipoclorito, ácido peracético e hidróxido de sódio, ajuda a controlar o crescimento microbiano, contudo o uso dessas e de outras soluções químicas como suporte à produção de vegetais frescos levanta preocupações sobre impactos ambientais e potenciais riscos à saúde. Inserido em uma nova abordagem dessas questões, na busca pelo desenvolvimento de novas tecnologias e formulações, este estudo do pesquisador do IFSC/USP visa introduzir, através da aplicação de UVC, uma técnica que pode aprimorar o processo de fabricação, garantindo ao mesmo tempo um controle rigoroso na área da contaminação.

 

Um estudo iniciado em 2019

Este estudo começou bem no início do doutorado do pesquisador Bruno Pereira – 2019 – com o foco de buscar uma interação entre a engenharia de alimentos e a ótica, tendo surgido, então, a oportunidade do pesquisador realizar uma visita técnica a uma produtora de vegetais congelados, no México, produtos esses destinados à exportação para os Estados Unidos e Europa. “Essa produtora tinha um sério problema, já que utilizavam grandes quantidades de agentes químicos na lavagem dos produtos com a finalidade de diminuir a carga microbiológica, gerando problemas ambientais, o que levou os Estados Unidos e a Europa a bloquearem a importação dos produtos dessa empresa”, explica Bruno Pereira. Foi a partir dessa constatação que o pesquisador do IFSC/USP enxergou a possibilidade de aplicar a radiação UVC para a descontaminação dos produtos. O pesquisador sabia da efetividade do UVC na neutralização microbiológica e a partir daí propôs à citada indústria que introduzisse uma nova metodologia, algo que foi testado posteriormente no IFSC/USP. Nos laboratórios do Instituto, Bruno Pereira realizou experimentos onde foram contaminados produtos vegetais frescos, tendo mostrado nesse estudo que havia, de fato, a possibilidade da aplicação de UVC sem provocar qualquer dano aos vegetais e sem a necessidade de utilizar qualquer produto químico. “Na verdade, conseguimos determinar uma equação física, uma equação que descreve o efeito físico e no qual temos a variável “tempo e radiação” e também a concentração. Então, você tem o tempo, a radiação e a concentração do micro-organismo que entra no produto. Baseado nessa equação, conseguimos determinar o tempo de radiação UVC necessária para decair a concentração de micro-organismo na lavagem final dos produtos, para um nível seguro baseado na legislação de cada país. Conseguimos, também, quantificar e mostrar estatisticamente que há uma diferença significativa, uma diferença estatística. Todo esse processo gerou uma patente no meu doutorado”, sublinha o pesquisar do IFSC/USP.

 

Atualização da pesquisa

Um novo artigo científico publicado pelo Dr. Bruno Pereira em janeiro deste ano apresenta uma nova equação relacionada com a pesquisa inicial realizada, baseada em mecânica de fluidos, onde se determinou de forma teórica a porcentagem de decréscimo de microrganismos, principalmente da bactéria Escherichia coli, bastante presente nos vegetais frescos. “De fato, no laboratório contaminamos alguns vegetais frescos com a bactéria Escherichia coli, que é uma bactéria gram-negativa muito comum em nossa flora e que provoca contaminações cruzadas imediatamente a partir da manipulação nos campos, gerando, por isso, diversas doenças. Embora soubéssemos que essa bactéria apresenta uma maior resistência à radiação de UVC, o certo é que na simulação que realizamos no laboratório pudemos constatar que essa radiação neutralizou a bactéria, o que que significa dizer que o controle de qualidade do produto e a segurança alimentar ficam asseguradas na parte final de todo o processo”, finaliza o pesquisador, acrescentando que este estudo poderá servir como uma contribuição para a literatura científica e para todos quantos trabalhem na área da descontaminação de vegetais frescos.

Para conferir o artigo científico publicado na revista "MDPI" clique https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1572100024004988?via%3Dihub

Concessionária passará a atender trechos que beneficiam Catanduva, Bebedouro, Colina, Monte Alto, Pirangi e Barretos

 

 

           SÃO CARLOS/SP -  A partir de 4 de março, a EcoNoroeste, empresa do grupo EcoRodovias, que administra 442 quilômetros de estradas no interior do Estado de São Paulo, terá mais 158 quilômetros sob sua responsabilidade. A concessionária assumirá a gestão das rodovias Comendador Pedro Monteleone (SP-351), do quilômetro 153+172m ao 218+020m, entre Bebedouro e Catanduva; José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto (SP-323), do quilômetro 0 (zero) ao 44+100m, entre Pirangi e Taquaritinga; além de mais um trecho da Brigadeiro Faria Lima (SP-326), do quilômetro 379+266m até o 426+300m, entre Bebedouro e Barretos.

 

            Com o início das operações, a EcoNoroeste terá o compromisso de realizar uma série de obras e melhorias, gerando empregos e modernizando a prestação de serviços aos usuários. O trecho completo será este:

 

●                 SP-310 (Rodovia Washington Luís), entre São Carlos e Mirassol.

●                 SP-326 (Rodovia Brigadeiro Faria Lima), entre Matão e Barretos.

●                 SP-333 (Rodovias Carlos Tonanni, Nemésio Cadetti, Laurentino Mascari e Dr. Mário Gentil), entre Sertãozinho e Borborema.

●                 SP-323 (Rodovias José Della Vechia e Orlando Chesini Ometto), entre Pirangi e Taquaritinga.

●                 SP-351 (Rodovia Comendador Pedro Monteleone), entre Bebedouro e Catanduva.

 

Obras iniciais

 

            Entre as obras previstas, a EcoNoroeste construirá seis postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), adequará vias marginais no trecho urbano da Brigadeiro Faria Lima, em Barretos, duplicará trecho da Comendador Pedro Monteleone e implantará ou remodelará nove passarelas. As obras de duplicação da SP-351 e das vias marginais da SP-326 estão previstas para serem iniciadas em 2026.

 

Free Flow

 

            Pioneira na instalação do Free Flow, a EcoNoroeste levará o pedágio eletrônico para o novo trecho atendido. Baseado em pórticos com câmeras, antenas e sensores, o sistema permite que os usuários sigam viagem sem precisar parar em cabines ou reduzir a velocidade. O Free Flow já está em operação no quilômetro 179 da Rodovia Laurentino Mascari, em Itápolis (SP), e no quilômetro 110 da Rodovia Carlos Tonanni, em Jaboticabal (SP).

 

           

 

Estrutura de atendimento

 

            Com a EcoNoroeste, os usuários das rodovias notarão ampliação e melhora na estrutura de atendimento. Estarão disponíveis novas bases de SAU, duas em cada rodovia, viaturas circularão e atenderão 24 horas. Além disso, haverá cobertura de câmeras de alta tecnologia em 100% do trecho.

 

            Serão construídas seis bases do SAUs, equipadas com banheiros masculino, feminino e inclusivos, água potável, bebedouro para pet, carregadores para veículos elétricos e híbridos e totens para comunicação direta com o Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.

 

            Para emergências, os motoristas poderão contar com mais uma frota de 15 veículos operacionais, entre ambulâncias, guinchos, resgate animal e veículos de apoio, além dos Painéis de Mensagem Variável (PMVs), que reforçam a comunicação nas rodovias.

 

Além do 0800-326-3663, os usuários que precisarem de qualquer tipo de atendimento, seja por pane mecânica ou socorro médico, podem acessar direto pelo celular, gratuitamente, o SOS.ECO.BR. A ajuda pode ser solicitada por mensagem de texto, ligação ou chamada de vídeo.

 

            Com o SOS.ECO.BR, o usuário não precisa sair do carro para fazer a chamada, mas se estiver sozinho é imprescindível que busque um local seguro para acessar, como postos de serviço, bases da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) ou mesmo as bases de SAU da concessionária. O acostamento só deve ser utilizado em casos de emergência.

 

Com essa expansão, a EcoNoroeste reafirma seu compromisso com a segurança, inovação e qualidade dos serviços prestados aos usuários das rodovias paulistas.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (REPUBLICANOS) tem recebido diversas queixas de moradores de São Carlos sobre a falta de iluminação em diversos pontos da cidade. De acordo com o levantamento feito pelo parlamentar, há mais de 1000 locais sem iluminação pública, o que gera riscos para a segurança de quem transita por essas regiões, especialmente no período noturno.

Entre os locais mais críticos estão um trecho da Avenida Bela Cintra, no Distrito de Água Vermelha, a Estrada Vereador Paraná, a Estrada Municipal Chico Domingos, a Rua Vereador José Mariutti Seppe, no Bairro Jardim Cardinalli, o Recanto do Jequitibá, a estrada que dá acesso ao Recanto dos Pássaros e a continuação da Avenida Trabalhador São-Carlense no Bairro Parque Arnold Schimidt.

“É fundamental que a segurança dos munícipes seja preservada. Com a falta de iluminação, corremos o risco de acidentes e outros problemas que podem afetar a integridade das pessoas que transitam nessas áreas. A instalação de iluminação pública é uma medida simples, mas essencial para garantir a segurança de todos”, destacou o vereador Bruno Zancheta.

O vereador enviou um ofício a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) cobrando uma solução dessa demanda, a fim de garantir um ambiente mais seguro e iluminado para todos os moradores e frequentadores das regiões afetadas. O pedido foi formalizado com a expectativa de que a instalação da iluminação pública ocorra o mais rápido possível, atendendo a uma necessidade urgente da população.

Publicado em Política

O setor da construção civil no Brasil enfrenta um grande desafio: a crescente demanda por tecnologias avançadas esbarra na escassez de profissionais qualificados para aplicá-las. Para suprir essa lacuna, a ICF Argamassas promove, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2025, um treinamento especializado, com o objetivo de capacitar trabalhadores e garantir a aplicação correta de soluções inovadoras no acabamento de obras, atendendo à crescente demanda por profissionais preparados no mercado.

 

CAMPINAS/SP - O setor da construção civil no Brasil segue em plena expansão, consolidando-se como um dos principais motores da economia nacional. Em 2024, de acordo com o IBGE, o segmento foi responsável por mais de 7 milhões de postos de trabalho, reafirmando sua importância na geração de empregos e no fortalecimento econômico do país.

Este crescimento reflete o aumento expressivo de 30% no número de vagas entre janeiro e novembro de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, um indicador claro da vitalidade e da relevância do setor para o desenvolvimento social e econômico.

Além de sua contribuição expressiva para o mercado de trabalho, a construção civil é também um dos pilares estruturais do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, representando 4% do total nacional. Neste contexto, São Paulo se destaca como o principal polo de crescimento do setor no país. Segundo o Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), o estado responde por 27,6% do segmento nacional, desempenhando um papel crucial na expansão do mercado, tanto em volume de obras quanto na absorção de trabalhadores.
Contudo, o crescimento exponencial do setor expõe um desafio crítico: a falta de profissionais qualificados e o escasso investimento em formação e aperfeiçoamento técnico, especialmente em serviços especializados.

Em resposta a essalacuna, a ICF Argamassas, pioneira em soluções tecnológicas para o acabamento de obras, promove nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2025, um treinamento presencial sobre reboco flexível. O evento, que ocorrerá em Americana - SP, tem como objetivo capacitar profissionais da área e apresentar inovações que prometem revolucionar a forma como obras são concluídas no país.

Um dos destaques do treinamento será o ICFLEX, uma argamassa elastomérica criada pelo engenheiro químico Rafael Santos. Com elevada aderência e alta resistência à umidade, o produto é um revestimento bicomponente que pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas. Sua versatilidade é destacada por sua aplicação prática com espátula, reduzindo o tempo e os custos de acabamento. “O ICFLEX é um divisor de águas na construção civil, pois substitui chapisco, reboco, textura e selador em um único produto, resolvendo problemas como fissuras e infiltrações, que sempre foram desafios crônicos no setor. Além disso, sua aplicação prática com espátula agiliza os processos de acabamento, reduzindo custos e tempo de obra”, explica Rafael Santos, engenheiro químico e criador do ICFLEX.

Ele ressalta que, embora o mercado demonstrasse grande demanda pelo produto, havia uma carência de profissionais qualificados para aplicá-lo corretamente. “Identificamos essa lacuna e decidimos agir. Criamos o treinamento presencial justamente para suprir essa necessidade e assim garantir que as inovações tecnológicas cheguem ao canteiro de obras com a excelência que o setor precisa, promovendo não apenas qualidade, mas também sustentabilidade e eficiência.”

Nascida como a indústria oficial do Grupo ICF, grupo especializado em construção com ICF (Insulated Concrete Forms), a ICF Argamassas tem como missão transformar o acabamento de obras no Brasil. Com atuação em todo o território nacional, a empresa se destaca pelo desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para eficiência, durabilidade e sustentabilidade.
“Uma das formas mais efetivas de ascensão na carreira é a qualificação. Quanto mais preparado for o profissional, maiores serão as chances de ele ser reconhecido e, consequentemente, aumentar sua remuneração”, afirma Rafael.

Ele reforça ainda que a constante inovação no setor exige dos profissionais uma atualização constante. “Com as tecnologias aumentando, os profissionais precisam inovar e aprender coisas novas para suprir a demanda por técnicas modernas e eficientes”, conclui Santos.

O treinamento em fevereiro representa mais do que uma oportunidade de atualização técnica: é uma resposta ao déficit de mão de obra qualificada no país. Profissionais capacitados tornam-se mais valorizados em um mercado que busca eficiência e inovação para atender às crescentes demandas.
Com iniciativas como essa, o setor da construção civil caminha para um futuro mais tecnológico e sustentável, reafirmando seu papel como motor da economia nacional.

Serviço
Treinamento presencial de Reboco Flexível
Data: 21 e 22 de fevereiro de 2025
Local: Americana - SP
Informações e inscrições: Clique Aqui!

Publicado em Outras Cidades

SÃO CARLOS/SP - O enroladinho de presunto é um petisco irresistível apreciado por muita gente, tanto adulto quanto crianças, fica com uma textura e sabor incríveis, e é muito fácil de fazer. Além disso é perfeito para servir num lanche da tarde, e até numa ocasião especial. Faça, é tudo de bom!

 

Ingredientes da receita de enroladinho de presunto

Para a massa

  • 1 ovo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de água
  • ¼ xícara (chá) de manteiga ou margarina
  • ¼ xícara (chá) de óleo
  • 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ½ colher(sopa) de açúcar
  • 1 colher(chá) de sal
  • 1 envelope de fermento biológico seco

Para o recheio

  • 200 gramas de presunto fatiado
  • 200 gramas de mussarela fatiada
  • 120 gramas de requeijão cremoso
  • 2 tomate picados
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 colher (chá) de orégano
  • ¼ colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 2 gemas + 2 colheres(sopa) de azeite para pincelar

Modo de preparo

Da massa

  1. Numa vasilha grande coloque a farinha de trigo, o fermento biológico e misture para homogeneizar.
  2. Adicione o sal, o açúcar, o leite, a água, a manteiga, o ovo, e misture bem até o ponto de amassar com as mãos na bancada, sovar por no mínimo 20-30 minutos, até obter uma massa lisa, homogênea, elástica e que não grude nas mãos.
  3. O ponto correto é de uma massa, que quando estiva, fica quase transparente sem arrebentar.
  4. Modele uma bola com a massa, coloque na tigela, cubra com plástico filme e deixe crescer por 60 minutos.
  5. Após esse tempo, abra a massa numa bancada enfarinhada, com o rolo, para obter um retângulo de cerca e 3 palmos de comprimento por 1 ½ palmo de largura.
  6. Com um cortador de massas divida esse retângulo ao meio, no sentido do comprimento.
  7. Disponhas as fatias de mussarela nos dois retângulos obtidos, deixando uma distância de 3 dedos de cada fatia entre as bordas.
  8. Passe requeijão sobre todas as fatias de mussarela e disponha, sobre o requeijão, a tomate picada, previamente temperada com orégano, sal, azeite e pimenta do reino.
  9. Coloque as fatias de presunto por cima das tomates, e cubra esse recheio em toda a sua extensão com a massa obtendo um enrolado bem grande.
  10. Corte em porções, do tamanho de 3 dedos de largura, disponha os enroladinhos em assadeira untadas e enfarinhadas, um ao lado do outro.
  11. Pincele todos eles com uma mistura de gema + azeite, e deixe crescer por mais 60 minutos até ficarem bem gordinhos.
  12. Asse em forno pré-aquecido a 250 graus, por cerca de 30 minutos. Retire do forno, cubra a assadeira com um pano de prato umedecido levemente, e deixe descansar por 20 minutos.
  13. Esse processo vai fazer com que os enroladinhos fiquem com uma casquinha na superfície mais macia.
  14. Sirva em seguida esse enroladinho de presunto maravilhoso!

 

André Holmo – RECEITA TODA HORA

Publicado em Culinária

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Fevereiro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28    
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.