fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Sábado, 30 Agosto 2025

SÃO CARLOS/SP - A OAB São Carlos vai realizar no dia 21 de setembro, domingo, um passeio ciclístico e caminhada, evento que irá contar com percursos para todos os níveis e idades, com a concentração sendo realizada no Residencial Amaryz, próximo ao Tonin Super Atacado e com o final do trajeto no posto Graal São Carlos (para as modalidades Kids / Família / Caminhada).

O vereador, e presidente da Câmara, Lucão Fernandes destinou emenda parlamentar para auxiliar na realização do evento, que vai contar com café da manhã, com frutas e suco, ponto de apoio com hidratação (no percurso Sport), e ainda sorteios de brindes para os participantes, incluindo uma bicicleta aro 29.

As inscrições, que são gratuitas e limitadas, podem ser feitas através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSff6P4h1AAD90Olo7-n_nkOftEYDOkP-sC2aq4Gkj9GK4BjWg/viewform

Publicado em Política

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, informa que a partir desta segunda-feira, dia 1º de setembro, será liberado o trânsito sob o viaduto da Rodovia Washington Luís, no acesso ao bairro Tangará, pela Rua Dr. Marino da Costa Terra.
Com a liberação, todas as linhas de transporte coletivo que haviam sofrido alterações retornarão às suas operações normais, mantendo horários, trajetos e pontos habituais.
Em razão disso, a linha provisória 75 – Vila Verde x Distrito Industrial terá sua operação encerrada.

Confira as linhas que retornarão à operação normal:

- Linha 08 – Distrito Industrial x Fagá – Major
- Linha 13 – Astolpho x Tortorelli
- Linha 20 – Fagá x Shopping
- Linha 31 – Belvedere x Itamaraty
- Linha 63 – Novo Horizonte x Estação Norte

O trânsito no viaduto foi alterado em 14 de abril em virtude das obras de implantação de terceiras faixas na Rodovia Washington Luís (SP-310), no trecho de São Carlos.

Publicado em Trânsito

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, promove neste domingo (31/08), das 17h30 às 20h30, uma edição especial do Circuito Arena. O evento será realizado no Teatro de Arena “José Saffioti Filho”, localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.726, no Centro, e contará com duas apresentações musicais: o espetáculo Não Deixe o Samba Morrer, com Larissa Pedrosa e convidados, e Almas de Claves, com André de Souza, Maria Butcher e banda.

O show Almas de Claves apresenta composições autorais de André de Souza e releituras de grandes nomes da música popular brasileira, como Caetano Veloso, Milton Nascimento, Chico Buarque e Vinícius de Moraes. A banda é formada por Bruno Bernini (bateria), Ricieri Nascimento (baixo), Thiago Carreri (violão e guitarra), além das vozes de André de Souza e Maria Butcher.

Já o projeto Não Deixe o Samba Morrer nasce como uma iniciativa cultural de valorização e resistência, destacando a contribuição de artistas negros do samba raiz, entre eles Nelson Sargento, Geraldo Filme, Jovelina Pérola Negra e Clementina de Jesus. O espetáculo propõe uma reflexão sobre a importância do samba não apenas como expressão artística, mas também como força social, religiosa, política e cultural da comunidade negra.

Segundo Mariana Navarro, diretora de Artes e Cultura, o Circuito Arena inaugura um novo ciclo de apresentações viabilizadas pelo primeiro edital de fomento aos artistas locais. “Esse evento marca o início de uma conquista importante para a cultura são-carlense, com artistas da cidade ocupando um espaço que é deles por direito. A cada último domingo do mês, o Teatro de Arena vai se transformar em palco da música, da arte e do encontro”, afirmou.

Além da programação musical, o público contará com opções gastronômicas e chope gelado oferecidos pela Economia Solidária.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos dá início, na quarta-feira, dia 3 de setembro, ao processo de revisão do Plano Diretor Estratégico. A primeira audiência pública será realizada na Fundação Educacional São Carlos (FESC), às 19h, com o tema “Infraestrutura e Mobilidade Urbana”. O encontro marca o começo de uma série de debates que se estenderão até dezembro, envolvendo diferentes aspectos do planejamento urbano da cidade.

À frente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos (COMDUSC), o coordenador André Fiorentino destaca que a audiência será dedicada à articulação entre o Plano Diretor e o Plano de Mobilidade Urbana, já elaborado pelo município. “O Plano de Mobilidade é parte integrante do Plano Diretor. Ele propõe ações que a cidade precisa assumir, e agora é hora de apresentar essas propostas à sociedade, discutir prioridades e entender o que pode ser incorporado de forma imediata”, explica.

Segundo Fiorentino, a audiência também será um espaço para avaliar se as propostas do plano de mobilidade estão alinhadas com os demais eixos do desenvolvimento urbano. “Queremos saber se a sociedade concorda com o que foi sugerido. Algumas ações podem ser inseridas já na revisão do Plano Diretor, outras exigem mais debate. Mas tudo começa com a escuta da população”.

Ele reforça que a participação popular é aberta e essencial. “Todos podem e devem participar. A revisão do Plano Diretor é uma oportunidade para que a população se insira na construção da cidade que deseja. Não é só um debate técnico, é uma conversa sobre o cotidiano, sobre como vivemos e nos deslocamos”.

O prefeito Netto Donato também reforça o papel da comunidade nesse processo. “Revisar o Plano Diretor não é apenas atualizar um documento. É entender como São Carlos mudou, ouvir quem vive a cidade todos os dias e planejar com base nessa realidade. Queremos que cada cidadão se sinta parte dessa construção coletiva”.

Nos bairros - A Prefeitura de São Carlos começa a definir a sequência de audiências do Plano Diretor. Depois do encontro da FESC, os moradores da Zona Leste recepcionam os debates no dia 24 de setembro, com foco nos temas “Urbanismo e Habitação”. O encontro será realizado às 19h na Escola Estadual Aduar Kemell Dibbo, localizada na Rua Manoel Pereira, 45, no Jardim dos Coqueiros. A iniciativa faz parte de uma série de audiências que se estendem até dezembro, com o objetivo de atualizar o planejamento urbano da cidade para os próximos dez anos.

O assessor do prefeito Netto Donato, João Muller, reforça a importância da presença da comunidade. “Urbanismo tem tudo a ver com a vida em sociedade, com a organização da cidade. E a habitação, especialmente a social, é uma pauta urgente. Por isso, é fundamental que os moradores participem dessa escuta pública. Estamos construindo um plano que precisa refletir a realidade de quem vive aqui”. 

Outras audiências públicas estão previstas até o fim do ano, cada uma abordando um eixo temático diferente. A comissão responsável pela revisão, coordenada por André Luís Fiorentino e Agnaldo Spaziani Junior, convida todos os interessados a acompanhar e participar dos encontros, que serão divulgados previamente pela Prefeitura.

Publicado em Política

Paulo Ricardo, ícone do pop rock nacional, está na estrada colecionando elogios com a turnê comemorativa “Paulo Ricardo XL”. Após uma série de apresentações sold out em diversas cidades, o frontman retorna a São Paulo para celebrar 40 anos de uma das carreiras mais marcantes da música brasileira na sua querida e amada capital paulista. 

O show acontece no dia 5 de dezembro, no palco da Vibra São Paulo, e promete grandes emoções. Com superprodução de palco e um repertório que atravessa décadas, estilos e gerações, o espetáculo é uma verdadeira viagem no tempo - “larger than life” - conduzida por um artista que ajudou a moldar o cenário nacional com sua voz inconfundível, presença de palco arrebatadora e versatilidade criativa.

O setlist passa por diferentes fases da carreira: dos anos 1980 à frente do revolucionário RPM, com sucessos como “Louras Geladas” (primeiro remix lançado no Brasil) e “Alvorada Voraz”, até os hits mais recentes, como “O Verso”, parceria com Rogério Flausino, do Jota Quest. Também ganham destaque releituras sofisticadas como “Chega de Saudade” (do álbum Toquinho e Paulo Ricardo cantam Vinicius, de 2020), além de faixas marcantes da televisão brasileira, como “Sonho Lindo” e a versão de “Imagine”, de John Lennon, autorizada por Yoko Ono. E, claro, o hino “Vida Real”, tema do Big Brother Brasil, que em 2025 completa 25 edições.

Para os fãs "das antigas", o show ainda reserva raridades e momentos especiais, como “Partners” (do álbum RPM – 1988), “Só Me Fez Bem” (do disco O Amor Me Escolheu) e, atendendo a muitos pedidos, “É Hora de Lutar”, canção que integra a trilha sonora da versão brasileira do filme “Spirit – O Corcel Indomável”, interpretada pelo artista.

Uma celebração da música brasileira feita por um artista que sempre soube se reinventar sem perder a essência, transitando com naturalidade entre o pop, o rock, a MPB e a música romântica. O figurino traz a assinatura de João Pimenta.

Os ingressos custam a partir de R$50,00 e estão à venda em uhuu.com e pontos autorizados. Mais informações no serviço abaixo.

A estreia da "Paulo Ricardo XL" aconteceu no dia 13 de junho, no consagrado Teatro Bradesco, em São Paulo, e é um panorama vivo de quatro décadas de paixão pela música, com alma, energia e emoção.

 

Até o momento, a tour consiste nas seguintes datas:

13/06 - São Paulo - SP | Teatro Bradesco

20/06 - Campinas - SP | Expo Boulevard Campinas

04/07 - Itaí - SP 

05/07 - Ribeirão Preto - SP | Multiplan Hall

19/07 - São Caetano - SP | Multiplan Hall

08/08 - Rio de Janeiro - RJ | Qualistage

14/08 - Belém - PA | Mangueirão

24/10 - São José dos Campos | Farma Conde Arena

31/10 - Brasília - DF | Centro de Convenções Ulysses Guimarães

01/11 - Curitiba - PR | Teatro Positivo

07/11 - Porto Alegre - RS | Teatro Bourbon Country

15/11 - Londrina - PR

05/12 - São Paulo - SP | Vibra São Paulo

19/12 - Belo Horizonte - MG | Befly Minascentro

 

2026

20/03 - Natal - RN | Teatro Riachuelo

21/03 - Fortaleza - CE | Teatro Riomar Fortaleza

 

Mais informações sobre a venda de ingressos, em todas as cidades, acesse https://linktr.ee/pauloricardooficial.

 

Sobre Paulo Ricardo

Paulo Ricardo é cantor, compositor, produtor e um dos ícones do rock brasileiro. Ganhou notoriedade como vocalista da banda RPM, fenômeno dos anos 1980 que vendeu milhões de discos e arrastou multidões pelo país. Com hits como “Olhar 43”, “A Cruz e a Espada” e “Rádio Pirata”, tornou-se símbolo de uma geração.

 

Além do RPM, construiu uma sólida carreira solo, explorando sonoridades diversas e parcerias com artistas de diferentes gêneros. É também conhecido por suas contribuições à televisão, com trilhas de novelas e o inesquecível tema do Big Brother Brasil. Dono de uma voz marcante e presença de palco arrebatadora, Paulo Ricardo continua se reinventando e surpreendendo o público — agora, com a turnê que celebra seus 40 anos de sucesso. Uma oportunidade imperdível para celebrar a história de um dos maiores nomes da música nacional.

 

Links relacionados:

https://www.instagram.com/pauloricardo

https://www.facebook.com/PauloRicardo

https://x.com/pauloricardo

www.youtube.com/@pauloricardo

https://www.tiktok.com/@paulo_ricardo_oficial

Linktree (acesso rápido a todas as plataformas): linktr.ee/pauloricardooficial

 

Serviço São Paulo

Opus Entretenimento orgulhosamente apresenta “Paulo Ricardo XL”

Data: 5 de dezembro de 2025

Local: Vibra São Paulo

Endereço: Av. das Nações Unidas, 17955

Abertura da casa: 20

Ingressos: a partir de R$50,00 em até 12x

Classificação etária: 18 anos. Menores somente acompanhados de pais ou responsáveis

 

Setores e valores:

Mesa Vip: a partir de R$ 170,00+ taxas

Mesa Setor 1: a partir de R$ 150,00+ taxas

Mesa Setor 2: a partir de R$ 140,00+ taxas

Poltrona Setor 1: a partir de R$ 130,00+ taxas

Poltrona Setor 2: a partir de R$ 120,00+ taxas

Camarote Setor 1: a partir de R$ 170,00+ taxas

Camarote Setor 2: a partir de R$ 150,00+ taxas

Plateia Superior 1: a partir de R$ 60,00+ taxas

Plateia Superior 2: a partir de R$ 55,00+ taxas

Plateia Superior 3: a partir de R$ 50,00+ taxas

 

Canais de venda oficiais:

A Uhuu é o canal oficial de vendas deste evento. Não nos responsabilizamos por ingressos adquiridos fora dos canais oficiais.

Bilheteria Vibra São Paulo • Sem incidência de Taxa de Serviço 

Avenida das Nações Unidas 17955 • Vila Almeida • São Paulo - SP.

Horário de funcionamento bilheteria Vibra SP - Segunda-feira a Sexta-feira 12h as 15h e das 16h as 19h.

Sabados, domingos e feriados - FECHADO, salvo em dias de show com horário das 14h até o início do shows.

Bilheteria do Teatro Bradesco • Sem incidência de Taxa de Serviço

3º Piso do Bourbon Shopping São Paulo

Rua Palestra Itália, nº 500 • Loja 263 • 3° Piso I Perdizes • São Paulo • SP

Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 20h. Em dias de evento o funcionamento será a partir das 12h até o final do evento.

Bilheteria do Teatro Sabesp Frei Caneca • Sem incidência de Taxa de Serviço

7º Piso do Shopping Frei Caneca

Rua Frei Caneca, nº 569 • 7° Piso I Consolação • São Paulo • SP

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo das 12h às 15h e das 16h às 19h e segunda-feira bilheteria fechada.

 

Formas de Pagamento:

Internet: Pix e Cartões Visa, Master, Diners, Hiper, Elo e American.

Bilheteria: Dinheiro, Pix, Visa, Master, Diners, Hiper, Elo, 

Parcelamento no cartão de crédito: até 1x sem juros, de 2x até 12x com juros

Os ingressos e-Ticket em arquivo .PDF são entregues automaticamente ao e-mail do titular do pedido em até 30 minutos após o recebimento da confirmação de compra. Apresente no acesso do evento. Caso não tenha recebido o e-mail, verifique também sua caixa anti-spam.

 

Descontos:

50% Idosos: (com idade igual ou superior a 60 anos): Lei Federal nº 10.741/2003 (Estatuto do Idoso) – obrigatória apresentação de identidade ou documento oficial com foto que comprove a sua condição;

50% Estudantes: Os estudantes terão direito ao benefício da meia-entrada mediante a apresentação da CIE no momento da aquisição do ingresso e na portaria ou na entrada do local de realização do evento. Podendo ser emitida por entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos, mesmo que estas entidades não estejam filiadas a ANPG, UNE e Ubes.  Consulte também: www.documentodoestudante.com.br

50% para pessoas com deficiência e acompanhante quando necessário: Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013.

No momento de apresentação, esses documentos deverão estar acompanhados de documento de identidade oficial com foto.

50% Professores da rede pública estadual e das redes municipais de ensino: carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto, conforme a Lei Estadual nº 14.729/12.

50% Diretores, coordenadores pedagógicos, supervisores e titulares de cargos do quadro de apoio das escolas das redes estadual e municipais: Conforme a Lei Estadual nº 15.298/14, mediante apresentação de carteira funcional emitida pela Secretaria da Educação de São Paulo ou holerite acompanhado de documento oficial com foto.

50% jovens pertencentes a famílias de baixa renda, com idades de 15 a 29 anos

Conforme a Lei Geral da Meia-Entrada (Decreto nº 8.537/15, que regulamenta a Lei 12.933/13), mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto.

50% APOSENTADOS-  Apresentar documento de identidade oficial com foto e cartão de benefício do INSS que comprove a condição. Conforme Lei Municipal SP n°12.325/1997. 

O benefício de meia-entrada é assegurado para 40% do total de ingressos disponíveis para cada evento, conforme o Decreto nº 8.537/15.

 

Demais descontos

40% de desconto para Sócios Clube Opus, limitado a 02 ingressos por sócio, limitado a 5% por setor. Confira a disponibilidade de setores. Válido para compras através do site e bilheteria, mediante a informação do CPF no ato da compra. Desconto não acumulativo. Ainda não é sócio? Cadastre-se já através do site e garanta seu ingresso com desconto! Mais informações em clubeopus.com. Consulte eventos disponíveis.

 

Cliente Premmia Poltrona  70% de desconto - Setor exclusivo para clientes participantes do benefico Cliente Premmia, mediante troca de pontuação 

 

Cliente Premmia Plateia 100% - Setor exclusivo para clientes participantes do benefício Cliente Premmia, mediante troca de pontuação 

 

Lugares PCD - Setores (mesas, camarotes e plateias) adaptados para atender as necessidades dos clientes, no dia do show sempre com apoio de brigadistas treinados,  venda dedicada na bilheteria Vibra São Paulo, mediante disponibilidade

 

Atenção:

- Os descontos não são cumulativos, devendo ao beneficiário optar pelo desconto de sua preferência, mediante a apresentação de documentos que comprovem o direito.

- Os documentos para validação de descontos deverão ser apresentados no ato da compra e no dia da sessão adquirida, na portaria do evento. Nas compras feitas através da internet, a apresentação do(s) documento(s) de comprovação será exigida no acesso ao evento. 

- Caso os documentos necessários não sejam apresentados ou não comprovem a condição do beneficiário no acesso ao evento, será exigido o pagamento da diferença de valor dos mesmos.

 

Estacionamento Vibra São Paulo:

Para maior comodidade, os clientes podem adquirir o estacionamento conveniado no local de forma antecipada através do link: https://uhuu.com/evento/sp/sao-paulo/estacionamento-vibra-sao-paulo-12536

Publicado em Pop & Arte

SÃO PAULO/SP - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou a inclusão dos hospitais municipais na Tabela SUS Paulista. A medida, lançada durante o 67º Congresso Estadual de Municípios, em São Paulo, contempla cerca de 100 hospitais de mais de 70 cidades, atendendo a um pleito histórico dos municípios e fortalecendo o financiamento da atenção especializada.

A iniciativa inédita no país se soma ao IGM SUS Paulista (Incentivo à Gestão Municipal), programa que financia a Atenção Básica em todos os municípios do Estado. Desta forma, São Paulo consolida uma estratégia integrada de financiamento, garantindo recursos tanto para a atenção primária em saúde, quanto para a atenção especializada e hospitalar.

“Nós vamos levar a Tabela SUS Paulista para os hospitais municipais, para que a gente faça a remuneração dos procedimentos hospitalares. Isso vai atender 74 municípios. Temos vários municípios que já não dão conta de fazer o custeio e às vezes não sabem como a conta vai fechar. Quando a gente acerta a Tabela SUS, a gente está dando perenidade, a gente está dando essa certeza”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

Desde 2024, o Governo de São Paulo complementa os valores pagos pela tabela nacional do SUS, com recursos do Tesouro Estadual. A Tabela SUS Paulista garante remuneração até cinco vezes maior do que a tabela federal, ampliando a oferta de procedimentos, reduzindo filas e fortalecendo a rede hospitalar.

Com a expansão para os hospitais municipais, estes passarão a receber os repasses adicionais por meio da Secretaria de Estado da Saúde. Os recursos serão destinados ao financiamento de procedimentos de média e alta complexidade e transferidos conforme a produção registrada nos sistemas oficiais do SUS. Atualmente, existem oito mil leitos sob gestão dos municípios, sendo mil leitos de UTI.

Para aderir ao programa, os municípios deverão formalizar a participação, registrar a produção hospitalar nos sistemas de informação e integrar seus leitos à regulação estadual.

O governador anunciou ainda que os municípios irão receber 200 ambulâncias e 300 máquinas e equipamentos para fazer a manutenção das extensões de estradas rurais. “Vocês podem e devem contar com o Governo do Estado de São Paulo. As portas estão abertas e isso não depende do tamanho do município, não depende da quantidade de eleitores”, destacou Tarcísio de Freitas.

 

 

GOVERNO DE SP

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, entregou na quinta-feira (28), em Matão, as chaves da casa própria a 498 famílias com renda de até três salários mínimos pelo programa Casa Paulista. Por meio da modalidade Carta de Crédito Imobiliário (CCI), os contemplados receberam subsídios de R$ 10 mil para a compra do primeiro imóvel diretamente com a construtora. O investimento estadual totalizou R$ 4,9 milhões.

“O Casa Paulista é o maior programa habitacional da história de São Paulo e já passamos a marca das 64 mil unidades entregues no estado. Estamos muito felizes porque mais pessoas estão realizando o sonho da casa própria, se libertando do aluguel. Essa vitória precisa ser celebrada”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

As moradias do Residencial Vila Flórida foram edificadas em terrenos de 160 m², permitindo futura ampliação do imóvel. Com 45 m² de área útil, as unidades habitacionais têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, além de duas vagas de garagem.

O residencial oferece infraestrutura de lazer completa, com áreas verdes, playground, quadra poliesportiva, pista de caminhada e praças para convivência familiar. O empreendimento foi construído pela iniciativa privada e financiado pela Caixa Econômica Federal.

Sobre a Carta de Crédito Imobiliário (CCI)

Na modalidade CCI, o Programa Casa Paulista concede subsídios a famílias com renda de até três salários mínimos para a compra de unidades habitacionais em empreendimentos autorizados pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH), no âmbito dos financiamentos Caixa-FGTS.

Os subsídios variam entre R$ 10 mil e R$ 16 mil, conforme a localização do imóvel, e podem ser somados a benefícios federais e ao uso do FGTS, quando disponível. Essa combinação reduz o valor das prestações e as adequa à capacidade de pagamento das famílias.

A demanda é aberta a todos interessados que atendam aos critérios do programa e que tenham a habilitação aprovada pela Caixa Econômica Federal, responsável pelo financiamento habitacional.

Desde o início da atual gestão, o programa entregou 37,6 mil moradias com os subsídios do CCI, com aporte de R$ 456,6 milhões. Esses investimentos geraram um impacto de aproximadamente R$ 20,5 bilhões. Além disso, há outras 60,5 mil moradias em produção, com aporte de R$ 764,6 milhões.

 

 

GOVERNO DE SP

Publicado em Outras Cidades

Batata, arroz e feijão recuam; carnes seguem como maior peso do orçamento, de acordo com pesquisa do IEMB-Acirp

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - A pesquisa mensal do custo da cesta básica da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) voltou a ser divulgada em agosto de 2025.
O levantamento, realizado pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB-Acirp),apontou que o valor médio da cesta em agosto foi de R$ 723,47, o que representa queda de 1,46% em relação ao mês anterior, quando o mesmo kit de alimentos custou R$ 734,20.
A coleta de dados de agosto foi feita no último dia 20 de agosto em 10 supermercados/hipermercados e 4 padarias, distribuídos pelas regiões Norte, Leste, Oeste, Sul e Central.
De acordo com pesquisadores da entidade, a redução está associada à melhora da oferta agrícola, influenciada pela colheita de inverno e pelo maior volume de importação do arroz.

Itens em destaque
Entre os alimentos que mais puxaram a queda estão a batata inglesa (-23,56%) e o feijão carioca (-12,64%), favorecidos pelo pico da colheita da safra de inverno; e o arroz branco (-7,26%), beneficiado pelo aumento das importações.

Diferenças regionais
O estudo apontou variações significativas entre as regiões da cidade. A zona Leste registrou o maior custo da cesta (R$ 773,40), enquanto a região Norte apresentou o menor valor (R$ 674,40). Confira os dados:

REGIÃO: ÍNDICE INFLACIONÁRIO / CUSTO MÉDIO DA CESTA

Ribeirão Preto: -1,46% / R$ 723,47

Norte: -7,46% / R$ 674,40     
Leste: +8,23% / R$ 773,40            
Oeste:  -2,67%  / R$ 688,95           
Sul:  +0,52% / R$ 754,77        
Central: -1,74% / R$ 770,92

Impacto no bolso do consumidor
As carnes representaram o maior custo relativo da cesta, respondendo por 43,66% do total do gasto, seguidas por frutas e legumes (23,29%), farináceos (20,83%), laticínios (6,28%), leguminosas (3,09%), cereais (1,98%) e óleos (0,88%).
Levando em consideração o salário mínimo líquido de R$ 1.403,85, um trabalhador ribeirão-pretano comprometeu 51,53% de sua renda apenas com a cesta básica em agosto. Em termos de tempo, foram necessárias 113,38 horas de trabalho para a aquisição dos alimentos, 1h40 a menos do que no mês anterior.
Para Lucas Ribeiro, analista do IEMB-ACIRP, o resultado reflete um momento de alívio temporário para o consumidor. “A queda em agosto mostra um excesso de oferta agrícola. Apesar do alívio, os custos com alimentação seguem elevados, o que limita o poder de compra do trabalhador”, ressalta.

Metodologia 
O estudo foi conduzido pelo IEMB para aferição do índice de inflação sobre os alimentos na cidade de Ribeirão Preto acompanha itens básicos descritos pelo Decreto Lei nº 399/1938. A legislação define as quantidades mínimas para suprir necessidades nutricionais mensais. 

Publicado em Ribeirão Preto

Estudo com animais aponta para a diminuição da pressão arterial com uso da tecnologia

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) revelou que a aplicação de LASER na região abdominal é capaz de combater a hipertensão provocada pela diminuição na produção dos hormônios femininos que acontece naturalmente na menopausa. O estudo, coordenado pelo professor Gerson Rodrigues, do Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) da Instituição, foi feito em animais e comprovou o efeito hipotensivo do LASER vermelho de baixa intensidade. Outro estudo clínico em andamento está sendo feito com mulheres na menopausa e tem resultados promissores quanto ao uso do laser no combate a sintomas desse período.

A menopausa é o momento na vida de uma mulher em que ocorre a cessação definitiva da menstruação, sinalizando o fim da sua fase reprodutiva. Este processo é natural e ocorre, em média, por volta dos 45 aos 55 anos, e traz sintomas como ondas de calor, alterações de humor, irritabilidade, redução da densidade óssea, dentre outros. Nessa fase há uma grande diminuição da produção de hormônios, principalmente do estrogênio, que tem um papel importante na proteção do sistema cardiovascular, ajudando a manter os vasos sanguíneos saudáveis e regulando a pressão arterial. Esse declínio pode desencadear o desenvolvimento de hipertensão arterial, bem como outras doenças cardiovasculares durante a menopausa.

Neste cenário, a pesquisa da UFSCar foi realizada com 26 ratas, com 70 dias de idade, que foram divididas em três grupos: controle, ovariectomizadas (que passaram por cirurgia de retirada dos ovários) e ovariectomizadas tratadas com fotobiomodulação duas vezes por semana durante duas semanas. A fotobiomodulação é a técnica que utiliza luz de diferentes comprimentos de onda para promover efeitos terapêuticos em células e tecidos. Os resultados indicaram que, nos modelos animais, a fotobiomodulação feita por LASER vermelho de baixa intensidade reduziu a pressão arterial, melhorou a função do endotélio - camada de células que reveste internamente os vasos sanguíneos - e diminuiu o estresse oxidativo. "Pudemos notar também que a aplicação da fonte de luz levou à elevação do óxido nítrico, gás produzido naturalmente pelo organismo que tem papel crucial na regulação da pressão arterial, pois atua como vasodilatador, relaxando os vasos e facilitando o fluxo sanguíneo, além de outros efeitos benéficos ao sistema cardiovascular", explica Rodrigues.

O trabalho foi parte da tese de doutorado de Nayara Formenton da Silva, defendida no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas UFSCar/Unesp. A coleta de dados foi feita pelos doutorandos Nayara Formenton da Silva, Luis Henrique Oliveira de Moraes e Camila Pereira Sabadini, com contribuição no desenho experimental e correção pela aluna de doutorado Rita Cristina Cotta Alcântara e pela pós-doc Patricia Corrêa Dias. A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e os resultados da investigação foram publicados na revista Lasers in Medical Science (https://bit.ly/4lV0LY9).

Um outro estudo clínico, realizado pela doutoranda Rita Alcântara, sob orientação de Gerson Rodrigues, foi feito com mulheres na menopausa e investigou o efeito do LASER vermelho nos sintomas da menopausa e marcadores sanguíneos. "A aplicação do LASER foi feita de forma não invasiva, pela iluminação da artéria radial, técnica conhecida como ILIB. Os resultados preliminares são animadores, principalmente quanto à melhora dos sintomas, e os resultados serão publicados em breve", comemora o docente.

De acordo com mapeamento realizado pelo Instituto de Longevidade, 30 milhões de mulheres vivem a fase do climatério e da menopausa no Brasil. Diante disso e do aumento da longevidade feminina - muitas mulheres vivendo além dos 80 anos - o professor Gerson destaca que é essencial investir em tratamentos que promovam saúde e qualidade de vida durante e após a menopausa. "Se comprovada a eficácia do LASER na redução da pressão arterial e de sintomas como ondas de calor e alterações de humor, essa tecnologia pode representar uma alternativa segura e não hormonal para cuidar da saúde cardiovascular e emocional nessa fase. Isso é especialmente relevante num cenário em que mulheres passam até um terço de suas vidas no período pós-reprodutivo, exigindo abordagens inovadoras e acessíveis para garantir bem-estar duradouro", conclui Rodrigues.

A pesquisa com animais foi aprovada pelo Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFSCar (Registro: 6449201120) e o estudo com as mulheres foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade (CAAE: 76839123.6.0000.5504).

Publicado em Educação

Realizada pelo Sesc São Paulo de 03 a 11 de setembro de 2025, programação chega a 19 unidades da capital e interior do estado, com sessão no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista;


Em São Carlos, serão exibidos 4 curtas-metragens com participação da cineasta Day Rodrigues na fala de abertura.

...

 

SÃO CARLOS/SP - De 03 a 11 de setembro, o Sesc São Paulo realiza a 4ª edição da OJU – Roda Sesc de Cinemas Negros. Com uma programação diversa, a mostra acontece em unidades do Sesc da capital e da Grande São Paulo – Cinesesc, 24 de Maio, Belenzinho, Campo Limpo, CPF, Pompéia, Vila Mariana e Osasco –, unidades do interior e litoral – Araraquara, Bauru, Birigui, Campinas, Franca, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos e São José dos Campos – e no campus da Universidade Zumbi dos Palmares, na capital paulista.

 

Idealizada pelo Sesc São Paulo, a OJU - Roda Sesc de Cinemas Negros é um projeto que propõe destacar o protagonismo de pessoas e narrativas negras no audiovisual brasileiro, seja diante das câmeras ou nos bastidores da ampla trama que compreende a produção cinematográfica.

Com uma programação que reúne filmes, debates, oficinas, rodas de conversa e shows, a mostra multicultural é dedicada a evidenciar a diversidade de criadoras e criadores negros e a potência histórica do audiovisual brasileiro.

 

No Sesc São Carlos, a mostra apresenta, no dia 5/9, 4 curtas-metragens premiados de diversos estados brasileiros, com fala de abertura da cineasta Day Rodrigues, que é formada em Filosofia, mestranda em Educação na UFSCar e membro dos grupos de pesquisa ERER - Estudos das Relações Étnico-Raciais e Grupo de Estudos. Os títulos exibidos são BAOBAB, de Bea Gerolin (Paraná); Expresso Parador, de JV Santos (Rio de Janeiro); Cabana, de Adriana Faria (Pará), melhor curta nacional no Festival do Rio 2023; Fenda, de Lis Paim (Ceará), vencedor de dois kikitos (melhor filme pelo júri da crítica e melhor atriz) no Festival de Gramado em 2024.

 

 

 

OJU – RODA SESC DE CINEMAS NEGROS

De 03 a 11 de setembro de 2025

Programação completa: www.sescsp.org.br/oju

•••

Sesc São Carlos

Dia 5/9. Sexta, 19h30.

Teatro. Grátis. Ingressos 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados. Livre.

 

Informações à Imprensa     

Roberta Bernardo | 16.3373-2362 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FILMES E SINOPSES

Link de Fotos: https://encurtador.com.br/ZPikM

 

 

Baobab, 2024. Cor. Dir.: Bea Gerolin. Drama/Curta-metragem. 10min. Livre.

Sem conseguir terminar sua árvore genealógica para uma tarefa da escola por falta de informações, Zola vai aprender com Cícera, sua avó, que suas raízes são mais profundas do que ela imagina.

---

Expresso Parador, 2023. Cor. Dir.: JV Santos. Ficção/Experimental/Curta-metragem. 25min. Livre.

No Rio de Janeiro, Lidiane, uma atriz negra, cruza a cidade num ônibus. Ela precisa fazer um teste para uma novela, um bico de teatro infantil e ainda estrear seu espetáculo no lado oposto da cidade. Na viagem, um encontro inusitado bagunça passado, presente e futuro.

---

Cabana, 2023. Cor. Dir.: Adriana de Faria. Ficção/Curta-metragem. 14min. Livre.

Em meio à Floresta Amazônica, uma mulher da Revolução Cabana recebe uma indesejada visita.

---

Fenda, 2024. Cor. Dir.: Lis Paim. Ficção/Curta-metragem. 24min. Livre.

Marta é uma cientista botânica que vive apartada de suas raízes quando aceita receber a visita de Diná, uma velha senhora doce e enxerida que tenta desesperadamente penetrar na sua intimidade.

Publicado em Cidadania

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Agosto 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.