SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de diversas porções de entorpecentes na tarde desta quarta-feira (3), na região do CDHU, em São Carlos. A ocorrência aconteceu na Rua da Paz, no bairro Vila Isabel.
Segundo informações da corporação, os policiais realizavam patrulhamento quando identificaram um adolescente em atitude suspeita. Durante a revista, foram encontrados dinheiro e drogas com o jovem.
Ainda conforme a PM, o menor revelou onde estavam armazenadas outras substâncias ilícitas. Com base nas informações fornecidas, os agentes localizaram mais entorpecentes, além de uma máquina utilizada para pagamentos eletrônicos.
O balanço da apreensão inclui 67 gramas de crack, 75 gramas de cocaína, 330 gramas de maconha, 22 gramas de ice, 16 gramas de dry e comprimidos de ecstasy. Também foram recolhidos um iPhone 11, uma máquina de cartão e dinheiro em espécie.
A ocorrência foi encaminhada ao Centro de Polícia Judiciária. O adolescente foi ouvido e posteriormente entregue à responsável legal, enquanto as investigações prosseguem para apurar a origem e o destino do material apreendido.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) iniciou, no dia 1º de junho, na Estação de Tratamento de Água (ETA), um projeto de atualização tecnológica no Filtro 2. A iniciativa prevê a substituição de equipamentos com cerca de cinco décadas de uso por sistemas automatizados de última geração, garantindo maior segurança operacional, eficiência e sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.
MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA – A intervenção representa uma etapa importante e um passo histórico rumo à modernização da infraestrutura da ETA. O ponto central da reforma é a substituição de válvulas antigas por novas válvulas com atuação eletromecânica. Diferentemente dos equipamentos anteriores, que apresentavam maior dificuldade de acionamento e manutenção, as novas peças são menores, mais precisas, fáceis de operar e de manter.
A principal inovação está na inteligência do sistema. Enquanto as válvulas antigas operavam apenas de forma binária, totalmente abertas ou totalmente fechadas, os novos equipamentos permitem abertura parcial, adaptando-se às condições de saturação dos filtros e proporcionando maior controle da vazão.
INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA OPERACIONAL – A precisão no controle da vazão impacta diretamente na eficiência operacional e no uso racional da água. Com a nova tecnologia, a equipe técnica da autarquia estima a possibilidade de redução no volume de água utilizado durante as lavagens dos filtros, em razão do maior controle do processo.
A modernização também contempla o painel de controle. A operação passa a contar com um controlador lógico programável (CLP) e uma interface homem-máquina (IHM) touchscreen, que permitem acionar o sistema com mais facilidade, segurança e melhor aproveitamento do potencial operacional.
O Filtro 2 funcionará como unidade piloto desta nova etapa de automação. Com o sucesso da operação, o planejamento prevê a modernização dos outros seis filtros da área, consolidando o compromisso do SAAE com a inovação, a eficiência operacional e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.
De acordo com o presidente do SAAE, Derike Contri, a modernização do sistema representa um investimento estratégico na eficiência operacional e na segurança hídrica do município.“Estamos realizando um investimento importante na modernização da nossa Estação de Tratamento de Água, substituindo equipamentos que operam há cerca de 50 anos por tecnologia mais eficiente, segura e sustentável. Essa atualização vai proporcionar mais precisão no processo de filtragem, melhor controle operacional e uso mais racional da água. É um passo importante para garantir mais confiabilidade ao sistema e preparar o SAAE para os desafios do futuro, sempre pensando na qualidade do abastecimento oferecido à população”, destacou o presidente.
SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Guarda Municipal resultou na apreensão de diversas porções de entorpecentes na manhã de quarta-feira (3), no bairro Santa Angelina, em São Carlos.
Durante patrulhamento preventivo pela Avenida João Dagnone, os agentes abordaram dois adolescentes que saíam do canteiro central da via. Nada de ilícito foi encontrado com eles, porém ambos relataram que pretendiam adquirir drogas no local, mas não chegaram a concretizar a compra devido à presença da equipe.
Enquanto realizavam o patrulhamento, os guardas visualizaram dois suspeitos em atitude considerada suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os indivíduos fugiram e não foram localizados.
Pouco depois, um homem que conduzia uma bicicleta autopropelida sem capacete desobedeceu à ordem de parada, abandonou o veículo e fugiu correndo. A bicicleta foi recolhida e encaminhada ao pátio municipal.
Como a região é alvo frequente de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas, os agentes utilizaram a cadela farejadora Índia para realizar buscas. Durante a varredura, o animal localizou uma sacola escondida dentro de um cano de escoamento de água na calçada.
No interior da embalagem foram encontrados crack, cocaína, maconha, haxixe, skunk, ecstasy e a droga sintética conhecida como “Ice”, totalizando mais de 220 porções de entorpecentes.
Todo o material foi apreendido e encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde permaneceu à disposição da Polícia Civil para investigação.
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realizou, na manhã desta terça-feira (02/06), a doação de 500 quilos de alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos e para o Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld.
Para a APAE foram destinados 200 quilos de alimentos, além de 400 prendas para a tradicional festa junina da entidade. Já para o Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld foram entregues 300 quilos de alimentos e 181 litros de leite, reforçando o compromisso da instituição com o apoio às entidades assistenciais do município.
A entrega foi realizada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato. Na APAE, ela foi recebida pela gerente administrativa da entidade, Maria Cristina Duarte Schiabel. Já no Abrigo Dona Helena Dornfeld, a doação foi recebida pela equipe administrativa da instituição.
Os alimentos destinados à APAE serão utilizados na alimentação oferecida diariamente aos alunos atendidos pela entidade, enquanto as prendas irão compor as atividades da tradicional festa junina promovida pela instituição.
Maria Cristina Duarte Schiabel agradeceu a parceria e destacou a importância do apoio recebido. “Só temos a agradecer. O Fundo Social está muito presente nas entidades e essa parceria acontece o tempo todo. É muito importante saber que existe esse olhar e essa atenção voltados para as instituições. Hoje recebemos alimentos que vão nos ajudar muito. Atendemos mais de 500 alunos, sendo que cerca de 350 almoçam aqui diariamente e os demais recebem lanche e café. Toda ajuda soma muito, porque representa um recurso que não precisaremos gastar e garante a oferta de uma alimentação saudável aos nossos atendidos. E as prendas também são fundamentais. Sem esse apoio, seria muito mais difícil proporcionar esse momento de alegria aos nossos alunos durante a festa junina”, ressaltou.
No Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld, os alimentos e o leite contribuirão para o atendimento diário dos residentes, auxiliando no preparo das refeições e fortalecendo o trabalho de acolhimento realizado pela instituição.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, destacou que apoiar as entidades do município é uma das prioridades do trabalho desenvolvido pelo órgão.
“Nosso objetivo é estar próximo das instituições que prestam serviços tão importantes para a população. Sabemos dos desafios enfrentados diariamente por essas entidades e, por isso, buscamos colaborar sempre que possível. Hoje tivemos a oportunidade de contribuir com a APAE e também com o Abrigo Dona Helena Dornfeld, duas instituições que desempenham um papel fundamental em nossa cidade. São ações que ajudam a fortalecer o atendimento oferecido e demonstram a importância da solidariedade e do trabalho em parceria”, afirmou.
SÃO CARLOS/SP - O Procon de São Carlos, vinculado à Secretaria de Justiça, realizou uma ampla pesquisa comparativa de preços de produtos tradicionalmente consumidos durante as festas juninas. O levantamento foi feito em cinco estabelecimentos da cidade com o objetivo de orientar os consumidores na busca por melhores preços e incentivar o hábito de pesquisar antes das compras.
Entre os itens analisados, algumas diferenças chamaram bastante atenção. A mandioca apresentou a maior variação encontrada, chegando a 330,17%, com preços entre R$ 2,95 e R$ 12,69 o quilo. O gengibre também registrou elevada diferença, com variação de 101,92%, sendo encontrado entre R$ 9,90 e R$ 19,99 o quilo. Outros produtos típicos das comemorações juninas também apresentaram diferenças significativas, como o fubá Yoki (75,88%), o amendoim salgado sem casca Yoki (74,22%) e a cachaça Velho Barreiro (70,48%).
Apesar das grandes variações, o levantamento mostra que alguns itens mantêm preços mais estáveis, como a mistura para bolo de laranja Renata, com diferença de apenas 0,58% entre os supermercados. Já produtos frescos e de alta procura, como milho verde e batata-doce, também apresentaram oscilações relevantes, chegando a quase 94% no caso do milho.
O diretor do Procon São Carlos, Tiago Nonato de Souza, destacou a importância da pesquisa para o consumidor. “Nosso objetivo é dar transparência e orientar a população. A pesquisa tem caráter informativo e reflete os preços encontrados na data da coleta, podendo sofrer alterações posteriores de acordo com a política comercial de cada estabelecimento. Mas o que ela mostra de forma clara é que o hábito de comparar preços pode gerar uma economia considerável, especialmente neste período em que aumenta a procura por ingredientes típicos das festas juninas”.
O levantamento completo está disponível para consulta junto ao Procon São Carlos e nos canais oficiais da Prefeitura.
Confira os Itens juninos pesquisados:
- Amendoim salgado Yoki (350g): variou de R$ 10,90 a R$ 18,99, diferença de 74,22%;
- Canjica branca Yoki (400g): menor preço R$ 7,95, maior R$ 11,99, diferença de 50,82%;
- Fubá Yoki (500g): oscilou entre R$ 3,69 e R$ 6,49, diferença de 75,88%;
- Milho verde (bandeja): variou de R$ 4,95 a R$ 9,59, diferença de 93,74%;
Gengibre (kg): oscilou entre R$ 9,90 e R$ 19,99, diferença de 101,92%;
Mandioca (kg): variou de R$ 2,95 a R$ 12,69, diferença impressionante de 330,17%;
Paçoca rolha Santa Helena (350g): preços entre R$ 21,29 e R$ 24,70;
Bebidas típicas:
Vinho Chapinha: R$ 16,99 a R$ 17,85;
Vinho Sangue de Boi: R$ 14,89 a R$ 18,45;
Pinga 51: R$ 11,49 a R$ 17,89;
Velho Barreiro: R$ 13,99 a R$ 23,85;
Ypióca: R$ 32,99 a R$ 35,80.
SÃO PAULO/SP - A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo chega a sua trigésima edição, com programação anunciada para o próximo dia 7 de junho, na Avenida Paulista. Considerado como um dos principais encontros da comunidade, realizado pelo mundo, o evento destaca a movimentação de milhões de pessoas, confirmando o potencial da capital paulista como principal pólo turístico e da diversidade do país. Dentre as novidades deste ano, está a estreia do Camarote Paulista by SCRUFF, com line up composto por Tati Quebra Barraco, Diego Martins, DJ Bruno Pacheco, DJ Luan Poffo e DJ Diveras, além participação das renomadas festas Eupho, Minhoqueens e a Casa dos Produtores.
Com idealização de Guto Melo, CEO da Agência Zapping, que também organiza o disputado Camarote Pride, o “Camarote Paulista by SCRUFF” nasce com a proposta de oferecer conforto, segurança e exclusividade para o público que busca experiências memoráveis. “A Parada é um evento tão grandioso e merece contar com espaços para receber uma galera que já não estava ativa nesse grande encontro. Aqueles que já não querem ficar no meio da avenida e buscam por lugares mais restritos”, comenta o empresário.
“Quem não quer um lugar gostoso? Quem não quer estar gostoso? Quem não quer se sentir gostoso? Só posso dizer que o lugar mais gostoso será o “Camarote Paulista by SCRUFF”, brinca Guto Melo ao explicar sobre a temática escolhida “Doce Desejo - O lugar mais gostoso da Parada”. Com capacidade para 600 pessoas, o espaço destaca 02 mirantes para que seus visitantes possam conferir as atrações que passarem pela avenida, serviço de open bar e food, e 08 horas de programação musical especial com a participação de artistas e renomados DJs.
Parceria de sucesso
A Agência Zapping e o SCRUFF Brasil unem forças e, juntas, apresentam o novo espaço para que o público aproveite uma experiência inesquecível. “Ao longo de nossa trajetória no mercado, sempre buscamos parcerias que resultem em ações de sucesso. Tenho a certeza que o SCRUFF do Brasil será uma eterna parceira, pois juntos construiremos a consolidação desse espaço que antecipo que será um dos mais disputados da avenida. O Camarote Paulista by Scruff é um sucesso antecipado”, comenta Guto Melo.
“Estamos felizes com essa parceria. O SCRUFF sempre busca marcar presença em experiências que tenham uma conexão real com a comunidade. O Camarote Paulista by SCRUFF chega com essa proposta: celebrar a diversidade com conforto, segurança, entretenimento e muita personalidade. O espaço é super promissor, com atrações musicais, DJs, open bar e food, além de uma vista incrível da Parada e várias experiências pensadas para o público aproveitar ao máximo. Para nós, faz todo sentido unir o nome do SCRUFF a um projeto tão robusto e cheio de energia”, destaca o head de marketing da SCRUFF Brasil, Guigo Kieras.
Segundo Guigo, a proposta do espaço não será somente estar presente neste grande evento, mas sim conduzir a criação de experiências marcantes ao visitante do camarote. “Teremos ativações divertidas e interativas para que todos entre no clima do ambiente. Teremos o “Tapete Vermelho do SCRUFF”, personalizado e glamuroso para a galera fotografar os looks como as verdadeiras estrelas que são. Contaremos com dois repórteres oficiais do SCRUFF, super produzidos de gala, entrevistando os convidados, comentando os visuais e lançando desafios, onde os participantes poderão ganhar brindes exclusivos da marca. Também destaco a “Caixa Secreta do SCRUFF”, que será conduzida por modelos em todas as dependências do espaço. O público poderá interagir para tentar ganhar brindes como bonés, leques, pulseiras customizadas e até assinatura grátis de nossa plataforma. Ah, houve boatos de que teremos como brinde o famoso “vale-beijo” dos modelos… será que é verdade?”, antecipa Kieras.
No line up confirmado estão: shows de Tati Quebra Barraco e Diego Martins, apresentações dos DJs Bruno Pacheco, Luan Poffo e Diveras, além de renomes das festas especiais Eupho, Minhoqueens e A Casa dos Produtores. “Sempre estamos antenados ao público. Os DJs, festas e as atrações conduzem a diversidade do camarote e irão se misturar com os trios na avenida. E estamos chegando com tudo, com grandes nomes e com a presença de grandes das festas mais queridinhas do público LGBT+. De fato, uma festa dentro da festa”, explica Guto Melo.
De acordo com o idealizador do espaço, a Parada cresceu muito nos últimos anos e a presença dos camarotes conduziram um movimento estratégico e especial dentro dessa cadeia de eventos e do entretenimento. “Hoje o público busca uma experiência diferenciada, algo que se torne inesquecível, menos estressante, que destaque segurança, conforto e exclusividade. E reafirmo que o Camarote Paulista chega para atender esse público e, certamente, já chegamos para permanecer e fazer história neste grande evento”, finaliza.
SERVIÇO:
Camarote Paulista by SCRUFF
Local: Avenida Paulista (esquina com a Rua Haddock Lobo)
Horário: das 12h00 às 20h00
Quanto: R$ 697,00 + taxa de serviço (Inclusos: Abadá, Open Bar e Food e o acesso as ativações dos serviços de barbearia e massagens)
Para compras e informações, acesse: https://camarotepaulista.com.
Cidade registrou 363 novos negócios até maio e se prepara para um dos períodos mais movimentados do calendário turístico
BROTAS/SP - O número de empresas abertas em Brotas cresceu 26,9% nos cinco primeiros meses de 2026 em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e maio deste ano, o município registrou 363 novos negócios, frente a 286 no mesmo período de 2025, segundo dados do Data Sebrae.
O crescimento ocorre em um momento importante para a economia local. Durante o feriado de Corpus Christi, o turismo paulista deve movimentar R$ 6,4 bilhões e reunir 3,35 milhões de visitantes em circulação pelo estado de São Paulo, de acordo com projeção do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
Reconhecida como um dos principais destinos turísticos do interior paulista, Brotas reforça seu ambiente favorável ao empreendedorismo, refletido no aumento da abertura de empresas em diferentes segmentos da economia.
Para o analista de negócios do Sebrae-SP Maurício Piasentin Salvador, os números demonstram a confiança dos empreendedores no potencial do município.
“A abertura de novas empresas mostra que as pessoas enxergam oportunidades e acreditam no desenvolvimento econômico da cidade. Esse movimento contribui para a geração de renda, amplia a oferta de produtos e serviços e fortalece o ambiente empreendedor local”, afirma.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Luís Adriano Alves Pinto, o crescimento também reforça a importância da qualificação para quem deseja abrir uma empresa ou ampliar sua atuação no mercado.
“Empreender exige preparo e planejamento. Buscar conhecimento, acompanhar tendências e investir em gestão são fatores que ajudam as empresas a se desenvolver de forma mais estruturada e competitiva”, destaca.
Para apoiar empreendedores da cidade, o Sebrae-SP preparou uma agenda de capacitações e consultorias em Brotas ao longo dos próximos meses.
Entre os destaques está a missão empresarial para a Hortitec, uma das principais feiras de horticultura da América Latina, marcada para 17 de junho. A iniciativa permitirá aos participantes conhecer tendências, tecnologias, equipamentos e oportunidades voltadas ao agronegócio.
A programação também inclui o curso Visão Estratégica para Olericultura, nos dias 15 e 16 de junho, e a capacitação Encante seus Clientes do Salão de Beleza, em 22 e 23 de junho. Nos meses seguintes, serão oferecidas atividades sobre inteligência artificial aplicada às empresas, liderança em vendas e estratégias para o varejo de moda.
Além dos cursos, empresários poderão participar de consultorias voltadas a marketing digital, vendas e precificação.
Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo WhatsApp (16) 3362-1834.
Serviço
Missão Empresarial Hortitec
Data: 17 de junho
Horário: das 6h às 16h
Local de saída: Sindicato Rural de Brotas
Endereço: Av. Dr. Américo Piva, 180 – Brotas/SP
Inscrições gratuitas
Visão Estratégica para Olericultura
Data: 15 e 16 de junho
Horário: das 18h30 às 22h30
Local: Sindicato Rural de Brotas
Endereço: Av. Dr. Américo Piva, 180 – Brotas/SP
Encante seus Clientes do Salão de Beleza
Data: 22 e 23 de junho
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Sebrae Aqui
Endereço: Av. Ângelo Piva, 390 – Centro – Brotas/SP
Informações e inscrições: WhatsApp (16) 3362-1834.
BARRETOS/SP - O Governo de São Paulo investiu R$ 15 milhões na reurbanização da Avenida Engenheiro Necker Carvalho de Camargo, em Barretos. A obra conta com investimento total de R$ 17,05 milhões, incluindo contrapartida municipal de R$ 2,05 milhões. A entrega, realizada nesta terça-feira (2), integra a programação da 15ª edição da Caravana 3D na Região Administrativa de Barretos.
“Hoje foi um dia de entregar muita coisa, de entregar muito resultado. Fizemos anúncios de investimentos para a região e estamos inaugurando esta importante avenida. A Engenheiro Necker Carvalho de Camargo ficou uma via muito bonita, com iluminação, ciclovia e uma ligação importante até a José Domingos Ducati, mostrando os investimentos que estamos fazendo em infraestrutura urbana”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
As melhorias contemplam nova pavimentação asfáltica, substituição de guias e sarjetas, modernização das instalações elétricas e reforma da rede de drenagem. As intervenções ampliam a segurança viária, melhoram o escoamento das águas pluviais e proporcionam mais conforto e qualidade de vida para a população que acessa a via.
Do total de recursos estaduais previstos, R$ 11,5 milhões já foram repassados, via Secretaria de Governo e Relações Institucionais. Os R$ 3,5 milhões restantes, referentes à quarta e última parcela do convênio, serão liberados após as autorizações necessárias.
IBATÉ/SP - A Prefeitura Municipal de Ibaté deu início aos trabalhos de construção e manutenção de aceiros em áreas estratégicas do município, com o objetivo de prevenir incêndios durante o período de estiagem, quando aumentam significativamente os riscos de queimadas.
A ação é realizada por meio de uma força-tarefa envolvendo as Secretarias de Segurança Pública, Serviços Públicos e Planejamento Ambiental Urbano e Rural, além da Defesa Civil.
O trabalho faz parte de um planejamento preventivo que já apresentou resultados positivos no ano passado, quando os índices de queimadas registraram uma expressiva redução no município.
Os aceiros funcionam como faixas de terra limpas, sem vegetação, que ajudam a impedir a propagação do fogo, protegendo áreas rurais, propriedades, vegetação nativa e a população.
A Prefeitura reforça que provocar queimadas para limpeza de terrenos particulares é crime ambiental, sujeito à aplicação de multas e demais penalidades previstas em lei.
A colaboração da população é fundamental para evitar incêndios, mantendo os terrenos limpos e descartando corretamente materiais que possam causar focos de fogo.
Em casos de emergência ou ao identificar princípios de incêndio, a população pode acionar a Defesa Civil e a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
A administração municipal destaca que a prevenção é a melhor forma de combater os incêndios e proteger o meio ambiente, o patrimônio e a segurança de toda a comunidade.
BRASÍLIA/DF - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o Brasil vai continuar buscando outros parceiros de negócios para minimizar os impactos da política comercial adotada pelos Estados Unidos. Lula coordenou reunião ministerial, no Palácio do Planalto, que ocorre em meio ao anúncio de novas taxações estadunidenses a produtos brasileiros.
“Nós vamos procurar outros parceiros. Se ele não quer comprar, a gente vai vender para quem quiser comprar. Não vamos ficar reclamando. Se não quiser investir aqui, nós vamos procurar outro. O Brasil é dono do seu nariz. Isso aqui é um país democrático e soberano”, disse o presidente aos ministros de Estado.
“Nós resolvemos não adotar mais a política do vira-lata diante das grandes potências. Nós não somos melhores do que ninguém, mas não somos piores. Vamos respeitar todo mundo, mas queremos respeito”, acrescentou.
Na segunda-feira (1º), o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) sugeriu, entre outras ações, a taxação de 25% sobre parte das importações brasileiras ao país. O relatório do USTR é resultado de uma investigação iniciada há um ano no governo de Donald Trump contra supostas “práticas desleais” do Brasil no comércio com os EUA.
Entre outros temas, para justificar a medida, a instituição acusa o Pix de prejudicar "injustamente” empresas estadunidenses que prestam serviços de pagamento eletrônico, como operadoras de cartões de crédito, como MasterCard e Visa, e o Whatsapp Pay.
Lula afirmou que, agora, vai participar da reunião do G7 em junho na França, o que não estava nos planos. O evento reúne os líderes da Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O Brasil vai como convidado do anfitrião, o presidente francês, Emmanuel Macron.
“Eu nem ia no G7, agora eu vou. É preciso alguém tentar colocar ordem na casa e parar essa coisa de desmonte do multilateralismo, da democracia e desvalorização das instituições. Se a ONU não está funcionando hoje, não é destruindo a ONU que a gente vai consertar o mundo, é reconstruindo a ONU”, disse Lula, reafirmando sua defesa de fortalecimento das Nações Unidas e da reforma do seu Conselho de Segurança.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) a decisão tarifária dos Estados Unidos ameaça diretamente 21% do total das exportações brasileiras rumo ao mercado norte-americano.
O governo brasileiro e empresas prejudicadas poderão se manifestar sobre o relatório final da USTR até o dia 15 de julho, quando os EUA poderão passar a adotar “medidas corretivas” contra o Brasil.
Para Lula, a atitude dos estadunidenses é insensata já que havia uma negociação em curso entre os dois países. Ele lembrou que, em maio, acordou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um prazo de 30 dias para que se chegasse a um acordo sobre a questão comercial.
Os dois se reuniram na Casa Branca e, na ocasião, o presidente brasileiro entregou documentos que comprovavam a relação comercial favorável dos EUA com o Brasil. Segundo ele, nos últimos 15 anos, o superávit comercial dos Estados Unidos foi US$ 415 bilhões.
“Eu saí de lá convencido de que a gente estava estabelecendo uma nova lógica no relacionamento democrático e civilizado entre Brasil e Estados Unidos. E confesso a vocês que fui pego de surpresa ontem com a decisão deles”, disse Lula hoje.
AGÊNCIA BRASIL
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.