Coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, campanha busca mobilizar indivíduos, organizações e comunidades com o objetivo de ampliar o número de pessoas praticantes de atividades físicas e esportivas
SÃO CARLOS/SP - O Dia do Desafio (DDD), uma das mais longevas campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas, chega a mais uma edição, desta vez trazendo como tema norteador “Esporte é Direito!”. Numa iniciativa global da TAFISA (The Association for International Sport for All), coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Ministério do Esporte do Brasil, o DDD ocorre tradicionalmente na última quarta-feira de maio. Em 2026 será no dia 27.
A proposta é mobilizar indivíduos, organizações e comunidades com o objetivo de ampliar o número de pessoas praticantes de atividades físicas e esportivas. Desta maneira, a edição de 2026 reafirma direitos garantidos pela Constituição Federal e respaldados por documentos como a Carta Internacional da Educação Física, Atividade Física e Esporte, da UNESCO. Ao aprofundar a compreensão sobre essa prerrogativa, pretende-se sensibilizar a sociedade para a importância de condições equitativas de acesso, participação e permanência no esporte e na atividade física, consolidados como promotores de saúde e bem-estar.
Ao mesmo tempo, o projeto busca estimular o debate sobre o papel dessas instâncias como estruturantes para a cidadania, por meio de programações que favoreçam o diálogo e a troca entre gestores, especialistas, parceiros e comunidades. Com isso, visa-se contribuir para a construção e o fortalecimento de políticas que assegurem o acesso universal ao esporte e à atividade física no Brasil. Nesse sentido, o Dia do Desafio reforça o movimento como uma conquista coletiva, construída de forma colaborativa e democrática.
Para tanto, as unidades do Sesc na capital, grande São Paulo, interior e litoral, além de espaços públicos e locais geridos por instituições parceiras disponibilizarão para o público de todas as idades uma variada programação, propondo ocupação de espaços de maneira acolhedora para vivências e práticas físico-esportivas.
Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, “o Dia do Desafio 2026 reafirma o compromisso do Sesc em abordar o esporte e a atividade física como dimensões essenciais do bem-estar, capazes de fortalecer vínculos e identidades e de ampliar o sentimento de pertencimento das pessoas. As ações propostas evidenciam esse universo como um espaço de encontro, que contribui para estimular valores de cooperação e convivência democrática, elementos essenciais ao exercício da cidadania”. Ele completa, destacando que “além disso, ao estimular reflexões e ações voltadas à integração de tais práticas ao cotidiano das comunidades, as conexões estabelecidas pelo projeto articulam uma rede de diálogos intersetoriais, dedicada à construção de ambientes que favoreçam escolhas de vida mais ativas, estando em consonância com os valores estabelecidos pela instituição”.
Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo ressalta que “compreender o esporte e a atividade física como direitos implica reconhecer que o acesso ao movimento representa uma questão atual relevante e depende da existência de condições favoráveis, ambientes adequados e iniciativas voltadas à redução das desigualdades entre pessoas e territórios. Nesse sentido, a edição 2026 do Dia do Desafio se apresenta como um convite à ação coletiva, mobilizando diferentes atores para transformar o direito ao movimento em prática cotidiana, compartilhada e acessível nas comunidades”.
Programação no Sesc São Carlos
Vivência | Esporte orientação
Venha se desafiar no esporte de orientação com o Sesc São Carlos, em uma corrida que combina estratégia, emoção e diversão ao explorar o centro da cidade em busca dos postos de controle no menor tempo possível. A vivência apresenta a modalidade de forma acessível, estimulando agilidade, leitura de mapas e tomada de decisões em uma experiência envolvente para todas as idades.
27/5. Quarta, 13h às 21h. Grátis. Convivência interna.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 6 anos.
Aula aberta | Treino com Alan Fonteles
Atividade prática de atletismo com o atleta paralímpico Alan Fonteles, que contará com exercícios educativos específicos, técnicas e vivências inspiradas nas provas de velocidade. Conta também com bate-papo, no qual o atleta compartilha sua trajetória — campeão paralímpico dos 200 metros nos Jogos de Londres 2012, medalhista em Pequim 2008 e Rio 2016, além de recordista mundial em provas de velocidade de sua classe.
27/5. Quarta, 14h às 16h e 19h às 21h. Grátis. Pista Ativa em frente ao Sesc.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 16 anos.
Intervenção | Corpos em movimento
Três palhaços inspirados no universo esportivo convidam o público a responder, em movimento, a pergunta: o esporte é meu direito? Entre brincadeiras e experimentações corporais, eles provocam reflexões sobre a atividade física como parte da vida e como direito de todos.
27/5. Quarta, 14h às 18h. Grátis. Convivência interna.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 12 anos.
Festival | Futsal para mulheres
Com Karine Duarte
As alunas das aulas de futsal para mulheres do Sesc São Carlos convidam equipes da cidade para jogos festivos em celebração ao Dia do Desafio e à prática esportiva. A atividade contará ainda com a participação de Karine Duarte, atleta de futebol freestyle.
27/5. Quarta, 19h às 21h30. Grátis. Ginásio de eventos.
Inscrição na hora e no local da atividade. De 16 a 59 anos.
Festival | Vôlei para mulheres
O Clube do Vôlei feminino do Sesc São Carlos convida equipes da cidade para jogos festivos em celebração ao Dia do Desafio e à prática esportiva.
27/5. Quarta, 19h às 21h30. Grátis. Ginásio de eventos.
Exclusivo para equipes convidadas pelo Clube do Vôlei Sesc. De 16 a 59 anos.
Aula aberta | No Ritmo do passinho - Aula show com DJ
Com Passinhos do Brasil
No Dia do Desafio, o passinho do funk toma conta da cena com uma aula show cheia de energia.
Dança urbana, batidas quentes e muita animação se encontram em um convite aberto pra todo mundo sentir o balanço e dançar junto.
Dia 27/5. Quarta, 19h30 às 21h. Grátis. Convivência interna.
Vagas limitadas. A partir de 12 anos.
Serviço:
DIA DO DESAFIO 2026
Dia: 27 de maio, quarta-feira. Grátis.
Mais informações em: www.sescsp.org.br/diadodesafio; www.diadodesafio.org.br
#diadodesafio #díadeldesafio #challengeday
SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio Cesar voltou a cobrar melhorias na SP-318 Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto e defendeu a continuidade das obras de duplicação no trecho de acesso a São Carlos. Segundo ele, a duplicação no sentido Ribeirão Preto avançou apenas até a entrada da LATAM e, desde então, as obras não tiveram continuidade.
De acordo com Jùlio Cesar, o ideal seria que a duplicação seguisse até o trevo de acesso da cidade, promovendo a ligação com a Rodovia Washington Luís (SP-310), um dos principais corredores viários da região. O parlamentar também afirmou que, na avaliação dele, o correto seria que a obra tivesse começado justamente do acesso de São Carlos em direção à LATAM, devido ao grande fluxo de veículos e ao afunilamento existente na entrada do município.
“O fluxo nessa região é muito grande diariamente. Estamos falando de um trecho estratégico, utilizado por trabalhadores, estudantes, caminhões e moradores de toda a região. A obra não pode parar no meio do caminho”, afirmou.
O parlamentar destacou ainda que o trecho registra intenso movimento de veículos, especialmente nos horários de pico, aumentando os riscos de acidentes e dificultando o tráfego para quem utiliza a via diariamente. Segundo ele, o afunilamento da rodovia na entrada da cidade também gera transtornos e exige atenção das autoridades responsáveis.
Jùlio Cesar também fez críticas à concessionária responsável pela administração da rodovia. Segundo ele, a população espera investimentos compatíveis com os valores arrecadados.
“A concessionária muito ganha e pouco entrega. Quem utiliza as rodovias paga caro e espera obras, segurança e infraestrutura de qualidade. Essa continuidade da duplicação é uma demanda importante para São Carlos e toda a nossa região”, declarou.
O vereador afirmou que seguirá cobrando providências e reforçou a necessidade de diálogo entre concessionária, Governo do Estado e lideranças locais para garantir o avanço da obra, melhorias nos trevos de acesso e mais mobilidade e segurança para quem chega e sai de São Carlos diariamente.
SÃO CARLOS/SP - Um estudo recente efetuado por pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e divulgado na plataforma ScienceDirect, via revista Measurement Energy, traz uma boa notícia para o avanço da energia solar: o desenvolvimento de um equipamento mais simples e barato para testar a durabilidade de novos tipos de painéis solares.
Hoje, uma das maiores dificuldades dessas tecnologias mais recentes é justamente saber quanto tempo elas conseguem funcionar bem. Embora sejam mais baratas de produzir e tenham grande potencial, esses novos painéis ainda se desgastam com relativa rapidez, o que dificulta sua utilização em larga escala.
Até agora, testes de durabilidade são feitos com equipamentos sofisticados, geralmente disponíveis apenas em escala industrial ou laboratórios bem financiados. Esses sistemas simulam condições como luz solar intensa, calor, humidade e exposição ao ar, mantendo os painéis em funcionamento contínuo durante dias, semanas ou até meses. Ao longo desse período, os pesquisadores monitorizam o desempenho para identificar quando e como ocorre a perda de eficiência. Apesar de eficazes, esses métodos exigem aparelhos caros, manutenção constante e ambientes controlados, o que limita o número de instituições capazes de realizar esse tipo de análise.
O problema, portanto, não está apenas nos materiais, mas também na dificuldade de testar a durabilidade dessas tecnologias de forma ampla. A limitação de acesso a esses equipamentos acaba por atrasar a obtenção de resultados e a comparação entre diferentes estudos.
Para contornar esse obstáculo, pesquisadores do IFSC/USP criaram um sistema de testes que pode ser montado com menor custo e que segue padrões internacionais, permitindo comparar resultados com maior segurança. Na prática, isso significa que mais equipes poderão estudar como esses painéis se comportam ao longo do tempo e em diferentes condições.
Nos testes realizados, o novo equipamento apresentou resultados confiáveis, semelhantes aos obtidos com métodos mais caros. Além disso, ele permite simular tanto condições controladas quanto situações do mundo real, como a exposição ao ambiente externo.
A principal contribuição da pesquisa é tornar esse tipo de análise mais acessível. Com isso, será possível entender melhor por que esses painéis se deterioram e como aumentar sua vida útil — um passo essencial para que possam chegar ao mercado de forma competitiva.
Um tipo de análise mais acessível
O pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Gregório Couto Faria, autor correspondente do estudo, aponta que essas novas tecnologias solares podem transformar profundamente o setor energético nos próximos anos. “Diferentemente dos painéis tradicionais, esses novos modelos podem ser mais leves, flexíveis e até transparentes, o que amplia as possibilidades de uso. Eles podem, por exemplo, ser integrados em janelas de edifícios, fachadas, telhados mais leves e até em dispositivos portáteis, como mochilas e equipamentos eletrônicos”, sublinha o pesquisador, acrescentando que essa versatilidade abre caminho para uma geração de energia mais descentralizada, em que casas, empresas e até objetos do dia a dia passam a produzir a sua própria eletricidade. “Com custos de produção potencialmente mais baixos, essas tecnologias também podem tornar a energia solar mais acessível a regiões com menos recursos, contribuindo para reduzir desigualdades no acesso à energia”, enfatiza.
Além disso, a facilidade de fabricação pode permitir uma produção em larga escala com menor impacto ambiental, reforçando o papel dessas soluções na transição para fontes de energia mais limpas. Em vez de grandes centrais solares concentradas, o futuro pode passar por uma rede mais distribuída e integrada ao cotidiano das cidades.
No entanto, a durabilidade ainda é um ponto crítico. Sem garantir que esses painéis funcionem de forma estável ao longo do tempo, a sua adoção comercial fica comprometida. “É aqui que nosso trabalho entra”, menciona Yosthyn M. Ariza Florez, aluno de doutoramento do Prof. Gregório C. Faria, e primeiro autor do trabalho. “Em sistemas fotovoltaicos, medidas de eficiência de primeiras medidas, não representam a viabilidade tecnológica da solução. Medidas de eficiência sempre devem ser acompanhadas de testes de estabilidade, já que sistemas fotovoltaicos devem operar satisfatoriamente por vários anos”, sublinha o pesquisador.
Ao propor uma alternativa mais simples e econômica para testar esses equipamentos, o estudo ajuda a acelerar esse processo e reforça a importância da pesquisa científica no desenvolvimento de fontes de energia mais sustentáveis.
Esta pesquisa foi apoiada pelo Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INEO), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP).
Confira no link o estudo original -
Ranking considera publicações e citações em plataformas internacionais de referência
SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estão entre os melhores cientistas do mundo, conforme reconhecimento publicado na quinta edição do ranking Research.com.
A classificação é baseada em dados bibliométricos consolidados de plataformas internacionais como OpenAlex e CrossRef. As métricas consideram o desempenho de pesquisadoras e pesquisadores a partir do índice H, indicador que mede impacto e produtividade científica com base em publicações e citações acadêmicas. Em cada área do conhecimento, são selecionadas pessoas com índices elevados, cujos valores mínimos variam entre 30 e 70, conforme a área de atuação.
Na edição de 2026, o Brasil teve 82 instituições classificadas com ao menos um pesquisador atendendo aos critérios mínimos estabelecidos pelo ranking.
A UFSCar aparece na 12ª colocação nacional, com 23 cientistas reconhecidos em cinco áreas do conhecimento: Biologia e Bioquímica, Ciência de Materiais, Ecologia e Evolução, Engenharia e Tecnologia e Química. Ao todo, a Universidade soma 26 classificações no ranking, considerando pesquisadores citados em mais de uma área. Entre elas, Ciência de Materiais e Química concentram o maior número de pesquisadores da Universidade presentes na classificação.
"Estes cientistas da UFSCar, com destaque nacional e projeção internacional, alcançaram a métrica para inclusão na classificação, merecendo a parabenização por parte de toda a comunidade. Tal posição demonstra a importância da UFSCar no cenário nacional da produção de ciência, o que melhora o desenvolvimento do país em suas mais diferentes áreas do conhecimento", registra Pedro Fadini, Pró-Reitor de Pesquisa da Instituição.
Segundo Fadini, a conquista reflete, também, um esforço coletivo. "Muitas das condições adequadas de trabalho são propiciadas pela adequada gestão universitária, colaborações com colegas docentes e técnico-administrativos, discentes de graduação e pós-graduação, pesquisadores de pós-doutorado e terceirizados, que, atuando de forma sinérgica, propiciam estes excelentes resultados", comemora o Pró-Reitor.
Confira abaixo as áreas e os pesquisadores da UFSCar citados, com suas respectivas colocações no ranking nacional geral de cada área:
Biologia e Bioquímica
89 - Orlando Moreira Filho (Departamento de Genética e Evolução - DGE)
104 - Pedro Manoel Galetti (DGE)
Ciência de Materiais
5 - Edson R. Leite (Departamento de Química - DQ)
13 - Edgar D. Zanotto (Departamento de Engenharia de Materiais - DEMa)
28 - Paulo S. Pizani (Departamento de Física - DF)
35 - Romeu C. Rocha-Filho (DQ)
38 - Bruno C. Janegitz (Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação - DCNME-Ar)
40 - Victor C. Pandolfelli (DEMa)
61 - Claudemiro Bolfarini (DEMa)
63 - José E. Spinelli (DEMa)
64 - Ernesto C. Pereira (DQ)
Ecologia e Evolução
122 - Odete Rocha (Departamento de Ecologia e Biologia Evolutiva- DEBE)
127 - Hugo Sarmento (Departamento de Hidrobiologia - DHb)
143 - Miguel Petrere (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis - PPGPUR)
147 - Marco Antônio Batalha (Departamento de Botânica - DB)
Engenharia e Tecnologia
13 - Reinaldo Morabito (Departamento de Engenharia de Produção - DEP)
21 - Walter José Botta (DEMa)
28 - José Mansur Assaf - in memorian (Departamento de Engenharia Química - DEQ)
Química
1 - Elson Longo (DQ)
18 - Orlando Fatibello (DQ)
52 - Joaquim A. Nóbrega (DQ)
69 - Paulo S. Pizani (DF)
79 - Romeu C. Rocha-Filho (DQ)
80 - Bruno C. Janegitz (DCNME-Ar)
118 - Márcio W. Paixão (DQ)
148 - Alzir A. Batista (DQ)
Dados detalhados estão em https://research.com/
Apresentação gratuita acontece na rotatória da Riachuelo e promete reunir famílias em uma tarde de fantasia, aventura e diversão infantil
SÃO CARLOS/SP - O universo mágico de Agrabah desembarca no Shopping São Carlos neste dia 24 de maio (domingo), com o espetáculo infantil “Aladdin e a Lâmpada Mágica”. A apresentação integra a programação do projeto Palco Encantado e será realizada às 15h, na rotatória da Riachuelo, reunindo música, aventura e personagens clássicos para o público infantil e toda a família.
Inspirada em um dos contos mais conhecidos do imaginário popular, a peça acompanha a trajetória de Aladdin, um jovem morador de Agrabah que cruza o caminho da princesa Jasmine e acaba envolvido na disputa pela lendária lâmpada mágica desejada pelo vilão Jafar. Ao descobrir o poder do gênio capaz de conceder três desejos, Aladdin embarca em uma jornada cheia de desafios, humor e descobertas.
A atração faz parte da agenda de eventos do Shopping São Carlos, administrado pelo grupo AD, voltada ao entretenimento familiar e ao público infantil, reforçando a proposta de oferecer experiências culturais e de lazer dentro do empreendimento. “O Palco Encantado foi pensado para proporcionar momentos de lazer e entretenimento para toda a família, reunindo espetáculos que criam experiências especiais para o público dentro do Shopping”, afirma Fábio Maria, gerente geral do Shopping São Carlos.
Além da apresentação, o público também poderá aproveitar as opções de gastronomia e lazer disponíveis no empreendimento, transformando o passeio em uma experiência completa para toda a família.
Serviço: “Aladdin e a Lâmpada Mágica”
Data: 24 de maio
Horário: 15h
Local: Rotatória da Riachuelo
Entrada gratuita
SÃO CARLOS/SP - Uma ocorrência de tráfico de drogas mobilizou equipes da Polícia Militar na manhã de sexta-feira (22) no bairro Cidade Aracy, em São Carlos. Um homem acabou detido após tentar fugir ao perceber a chegada das viaturas.
De acordo com a PM, a equipe patrulhava a Rua João Paulo quando avistou um suspeito segurando uma sacola preta e uma máquina de cartão enquanto fazia contato com outros indivíduos em atitude considerada suspeita.
Ao notar a aproximação policial, o homem correu pelas ruas do bairro tentando escapar. Durante a fuga, ele abandonou os objetos que carregava, mas acabou alcançado e abordado pelos policiais na Rua Antônio Busto Alabarca.
Segundo a ocorrência, o suspeito admitiu que realizava a venda de entorpecentes na região. Na sacola dispensada foram localizadas diversas porções de drogas já prontas para comercialização.
A apreensão contabilizou 74 porções de crack, 76 eppendorfs de cocaína, oito porções de maconha, além de R$ 22 em dinheiro e uma máquina de cartão, objeto que tem sido frequentemente encontrado em ocorrências relacionadas ao tráfico.
O caso foi apresentado no Plantão Judiciário de São Carlos, onde a autoridade policial ratificou a prisão em flagrante por tráfico de drogas. O acusado permaneceu preso e à disposição da Justiça.
SÃO CARLOS/SP - Em razão do volume de inscrições nos últimos dias, a audiência marcada para 25 de maio de 2026, às 11h, em São Carlos, será realizada no Teatro Municipal, localizado na Rua 7 de Setembro, nº 1.735, Centro, São Carlos/SP. O espaço fica a cerca de 200 metros do endereço divulgado anteriormente, onde haverá equipe de apoio para encaminhar os presentes ao novo local.
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), dá continuidade à agenda de audiências públicas do programa UniversalizaSP, iniciativa que prevê cerca de R$ 100 bilhões em recursos mobilizados até 2060 para ampliar o acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgoto em 146 cidades paulistas.
Após as duas primeiras audiências nos municípios de São Caetano do Sul e Americana, nos dias 11 e 12 de maio, que reuniram representantes da sociedade civil, gestores municipais, entidades e especialistas para discutir as diretrizes do programa e os impactos esperados para a universalização do saneamento no Estado, serão promovidos mais três encontros: um em São Carlos, outro em Junqueirópolis e o último em formato virtual.
A realização das reuniões em diferentes localidades do Estado fortalece o diálogo regional, amplia o acesso da população e das instituições interessadas às discussões do projeto e reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a transparência, a escuta ativa e a construção regionalizada do UniversalizaSP.
São Carlos
Data: 25 de maio de 2026
Horário: 11h
Formato: Presencial
Local: Teatro Municipal de São Carlos — Rua 7 de Setembro, 1735 - Centro, São Carlos/SP
Junqueirópolis
Data: 26 de maio de 2026
Horário: 10h
Formato: Presencial
Local: Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, 75 - Centro - Junqueirópolis/SP
Audiência Virtual
Data: 27 de maio de 2026
Horário: 18h (Novo horário)
Formato: Virtual
.
SÃO CARLOS/SP - Um homem de 40 anos foi detido pela Guarda Municipal na noite desta quinta-feira (21) após um furto registrado na CEMEI Terezinha Rispole Massei.
Segundo informações da ocorrência, o Centro de Controle Operacional da GM identificou, pelas câmeras de monitoramento, um indivíduo circulando dentro da unidade escolar por volta das 20h58. Equipes foram acionadas imediatamente e conseguiram localizar o suspeito nas proximidades.
Durante a abordagem, os objetos furtados já não estavam mais com o homem. Mesmo assim, ele teria confessado o crime e informado que os materiais haviam sido vendidos.
O responsável pela creche esteve no local e constatou o desaparecimento de produtos de limpeza, como panos, esponjas, vassouras e sacos de lixo. Uma porta da unidade também foi danificada durante a ação.
O suspeito foi encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi registrada. Após os procedimentos, ele foi liberado.
SÃO CARLOS/SP - A Guarda Municipal de São Carlos foi acionada nesta quinta-feira (21) após uma denúncia de disparos de arma de fogo contra uma residência no Jardim Hikare.
O caso aconteceu na Rua Carlos Del Nero. De acordo com as informações, a moradora entrou em contato com a corporação informando que sua casa havia sido atingida por tiros.
Equipes da GM seguiram até o local, onde confirmaram os fatos. A solicitante foi encaminhada ao Centro de Polícia Judiciária para registro da ocorrência.
A Polícia Científica realizou perícia no imóvel e a investigação ficará sob responsabilidade da Polícia Civil. As circunstâncias do caso ainda serão apuradas pelas autoridades.
SÃO CARLOS/SP - A 4ª edição da Semana da Beleza e do Bem-Estar, promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, teve sequência nesta quinta-feira (21/05), na Casa do Trabalhador, com uma programação voltada à qualificação profissional, saúde, estética e empreendedorismo.
O segundo dia do evento contou com oficinas, atividades práticas e exposições nas áreas de beleza, bem-estar e saúde, além da participação de estudantes da UNICEP e alunos do ensino fundamental da EMEB Carmine Botta e da Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho.
Também foram realizadas oficinas de salão de beleza promovidas pelo Sincomerciários, incluindo cabelo e unhas; oficina de massagem com óleos naturais; oficina de maquiagem; além de atividades de fisioterapia e alongamento. O evento ainda contou com a participação de expositores do SEST/SENAT, Mary Kay e SUPERA.
Durante o evento, os estudantes dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Enfermagem da UNICEP realizaram orientações e atividades voltadas ao público, abordando temas como proteção solar, cosmetologia, estética, biossegurança, IMC e cuidados com a saúde.
A coordenadora dos cursos de Farmácia e Biomedicina da UNICEP, Cristiane Ferino Minhoni, destacou a importância da participação dos universitários em ações práticas junto à comunidade.
“Esses eventos são muito importantes para os alunos porque eles interagem com a comunidade e também passam o conhecimento deles para a população. Eles colocam em prática aquilo que aprendem em sala de aula. Hoje, por exemplo, eles estão trabalhando temas como filtro solar, cosmetologia, estética e biossegurança, áreas que estão em alta e fazem parte da formação prática deles”, explicou.
A atividade também proporcionou aos estudantes do ensino fundamental um primeiro contato com o universo acadêmico e profissional. A coordenadora da EMEB Carmine Botta, Vivien Fonseca, ressaltou a relevância da experiência para os alunos do oitavo ano.
“Eles tiveram contato com profissões e isso é muito importante porque, no próximo ano, precisam escolher cursos técnicos profissionalizantes. Muitos conheceram áreas que nem imaginavam existir. Eles perguntaram sobre IMC, sobre os estudantes da graduação e ficaram felizes em entender como funciona a vida após o ensino médio. Esse contato ajuda os alunos a planejarem o próprio futuro”, afirmou.
O diretor do Departamento de Apoio ao Empreendedorismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Faria, avaliou positivamente a participação do público no evento.
“A abertura da Semana da Beleza e do Bem-Estar aconteceu na quarta-feira, dia 20, e hoje, aqui na Casa do Trabalhador, recebemos expositores da área da beleza e do bem-estar, além dos estudantes da UNICEP. Tivemos espaços de maquiagem, terapias, óleos essenciais e atividades voltadas à saúde. Foi um dia maravilhoso, com a participação dos alunos da EMEB Carmine Botta pela manhã e da Escola Estadual Professor Luiz Viviani Filho no período da tarde”, destacou.
A programação da Semana da Beleza e do Bem-Estar continua nesta sexta-feira (22/05), na Casa do Trabalhador, das 9h às 16h, com bazar itinerante do Fundo Social de Solidariedade, oficina de maquiagem, atividades de fisioterapia e alongamento, oficina sobre óleos essenciais e palestra sobre bem-estar.
A secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou a importância da Semana da Beleza e do Bem-Estar como uma oportunidade de capacitação, fortalecimento do empreendedorismo e incentivo à geração de renda no município.
“Preparamos uma programação muito rica, pensada para valorizar os empreendedores do setor, incentivar a qualificação profissional, fortalecer a geração de renda e ampliar as oportunidades de crescimento dos negócios. Nosso objetivo é fortalecer esse segmento, incentivar o empreendedorismo e proporcionar novas oportunidades para que os profissionais possam aprimorar seus serviços e expandir seus negócios”, afirmou a secretária.
No sábado (23/05), as atividades seguem na Praça do Mercado Municipal, das 9h às 14h, durante a Semana do MEI, realizada pelo SEBRAE. Já nos dias 25 e 26 de maio, a programação contará com cursos, oficinas e atividades voltadas ao empreendedorismo e ao fortalecimento dos negócios do setor da beleza e bem-estar.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.