SÃO CARLOS/SP - A noite do passado dia 21 de maio ficou marcada por duas celebrações importantes, realizadas em simultâneo. A primeira foi relativa à comemoração dos 46 anos do Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC/USP), e a segunda dedicada à passagem dos 40 anos do “Observatório Dietrich Schiel”.
Coube ao docente e pesquisador do IFSC/USP, Prof. Dr. Valter Luíz Líbero - que teve e continua a ter um importante papel na criação e no desenvolvimento do “Observatório Dietrich Schiel” -, apresentar o percurso histórico daquele equipamento, edificado no campus USP São Carlos, tendo lembrado, simultaneamente, a figura ímpar do Prof. Dietrich Schiel.
De fato, o Prof. Dietrich Schiel teve um papel fundamental na criação e consolidação do Observatório Astronômico da USP, em São Carlos, hoje denominado “Observatório Dietrich Schiel”. Como coordenador da antiga Coordenadoria de Divulgação Científica e Cultural da USP, ele foi um dos grandes responsáveis por transformar o projeto em realidade, incentivando a popularização da astronomia e aproximando a ciência da sociedade, principalmente dos mais jovens.
Graças ao seu empenho, foi possível trazer para São Carlos o histórico telescópio refrator “Grubb 204/3000”, pertencente ao Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, além de ter mobilizado apoios institucionais e financeiros para a construção do observatório, inaugurado em 1986 durante a passagem do Cometa Halley.
O trabalho de Dietrich Schiel marcou profundamente a educação científica em São Carlos e região, tornando o observatório uma referência nacional em divulgação da astronomia, recebendo milhares de estudantes, professores e visitantes ao longo das décadas. Em reconhecimento à sua dedicação e visão, o espaço passou oficialmente a levar seu nome em 2011, como homenagem ao legado deixado por ele para a ciência e para a educação brasileira.
Noite de homenagens
Estas comemorações serviram igualmente para homenagear diversas personalidades e autoridades que, ao longo do tempo, se dedicaram a dar continuidade ao trabalho do Prof. Schiel. Dessa forma, a primeira homenagem da noite, feita pelo novo diretor do CDCC, Prof. Dr. Fernando Fernandes Paiva (IFSC/USP), foi para o funcionário Jorge Hönel, que se encontra ao serviço do observatório desde o início de suas atividades e que contribuiu decisivamente na construção da infraestrutura e ne atendimento ao público ao longo dos anos.
Ao falar sobre o Centro e a importância de a infraestrutura ser mantida por técnicos-administrativos da USP, o Prof. Fernando Paiva homenageou igualmente dois servidores que completam em 2026 quarenta e cinco anos de serviço ativo - Edna Ricardo de Oliveira Ferreira e Sidnei Aparecido Gonçalez.
A homenagem aos funcionários na ativa e com longos anos de serviço no CDCC representa um ato de reconhecimento institucional, valorização humana e preservação da própria identidade da Instituição. Trata-se de reconhecer aqueles que, diariamente e ao longo de décadas, dedicam seu trabalho, conhecimento e compromisso para manter viva a missão de aproximar a Universidade da sociedade por meio da ciência, da educação e da cultura.
O Centro nasceu e se consolidou graças ao empenho contínuo de pessoas que transformaram ideias em projetos permanentes, acessíveis e socialmente relevantes. Funcionários que permanecem por muitos anos na instituição tornam-se guardiões da memória, da experiência e dos valores que sustentam o centro. São profissionais que acompanharam transformações tecnológicas, mudanças educacionais e o crescimento das atividades científicas e culturais, sempre contribuindo para que o CDCC mantivesse sua excelência e sua proximidade com a comunidade.
Além dos técnicos-administrativos, o Prof. Fernando Paiva também homenageou os atuais diretores das unidades-mães do CDCC, na circunstância os Profs. Drs. Adriano Defini Andricopulo (Instituto de Física de São Carlos - IFSC/USP) e Daniel Rodrigues Cardoso (Instituto de Química de São Carlos - IQSC/USP), e ainda os ex-diretores da Instituição, Profs. Drs. Valter Luiz Líbero e Salete Linhares Queiroz.
Quase a encerrar este evento, coube à anterior diretora do CDCC, Profª Nelma Regina Bossolan, inaugurar um sistema que passará a iluminar a fachada do bonito edifício do Centro. O objetivo, do ponto de vista arquitetônico, é dar a merecida visibilidade a um dos mais bonitos prédios históricos da cidade de São Carlos, já devidamente tombado.
Na circunstância, a Profª Nelma Bossolan aproveitou o momento para agradecer toda a parceria com a Prefeitura do Campus da USP de São Carlos, na pessoa do Prefeito, Prof. Dr. Paulo Sergio Lopes de Souza.
O evento terminou com um momento cultural, constituído por uma apresentação da “Camerata Octo+”, regida pela Profª Araceli Hackbarth.
SÃO CARLOS/SP - A 15ª edição do São Carlos Matsuri foi marcada por grande participação popular e um dos resultados foi a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos não perecíveis. Os insumos foram entregues ao Fundo Social de Solidariedade nesta terça-feira (26), em uma solenidade com a presença do vereador e incentivador do evento, Lineu Navarro, o diretor-presidente da FESC, Eduardo Cotrim, o secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, a primeira-dama, Erica Donato e servidores dessas secretarias.
A festa integra o calendário oficial do município por meio de lei de autoria do vereador Lineu que, assim como o vereador Lucão, destinaram emenda parlamentar para a viabilização da festa.
"Estou extremamente contente e grato à população, a todos aqueles que colaboraram e compareceram ao evento! Esses mantimentos vão ajudar aqueles que mais precisam”, destacou Lineu.
Realizado nos dias 15 e 16 de maio, o evento reuniu mais de 20 mil pessoas que prestigiaram as diversas atrações da cultura japonesa, apresentações artísticas, gastronomia e atividades voltadas à valorização das tradições nipônicas, fortalecendo a cultura e a presença nipônica na cidade.
Lineu destacou a importância do evento para a cidade. “O Matsuri já se consolidou como uma das grandes festas culturais de São Carlos, promovendo diversidade, convivência e solidariedade”, afirmou.
Lineu agradeceu ainda o empenho dos profissionais da FESC, da Secretaria Municipal de Cultura, grupos nipônicos e de todos os envolvidos na organização do evento, ressaltando o trabalho coletivo para o sucesso da festa.
Ação comemorativa contou com centenas de espectadores e arrecadação solidária de alimentos
SÃO CARLOS/SP - Na tarde do último sábado (23 de maio), aconteceu a apresentação da Banda Sinfônica de Uberlândia, em celebração aos 55 anos da Unimed São Carlos. O evento reuniu cerca de 800 espectadores, entre comunidade, colaboradores, médicos cooperados, beneficiários e convidados, em um momento marcado pela cultura e solidariedade.
Com um repertório especial trazendo grandes trilhas do cinema, a Banda proporcionou uma experiência inesquecível ao público presente, reforçando o compromisso da cooperativa em promover iniciativas que aproximem a cultura da população e valorizem momentos de convivência e bem-estar.
Além do sucesso de público, o evento também teve um importante caráter solidário. Por meio da arrecadação de alimentos realizada durante a ação, foram arrecadados mais de 600 quilos de mantimentos, que serão destinados a instituições assistenciais da região.
A Unimed São Carlos agradece a presença de todos que participaram deste momento tão especial, bem como à Banda Sinfônica de Uberlândia pela belíssima apresentação, que tornou a celebração ainda mais marcante.
“Celebrar nossos 55 anos ao lado da comunidade, promovendo cultura e solidariedade, é motivo de grande alegria para todos nós. Ficamos muito felizes com a participação do público e com o resultado da arrecadação de alimentos”, destaca Bolívar Soares Mendjoud, diretor da cooperativa.
A apresentação integrou a programação comemorativa dos 55 anos da Unimed São Carlos, que ao longo do ano contará com outras ações voltadas à comunidade. Acompanhe as redes sociais da Unimed São Carlos (@unimedsaocarlos) e fique por dentro dos próximos eventos.
SÃO CARLOS/SP - O levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizado entre 28 de março e 25 de maio mostra que a Campanha de Vacinação contra a Influenza em São Carlos ainda não atingiu o impacto esperado. Nesse período, 23.599 doses foram aplicadas nos grupos prioritários, alcançando uma cobertura de apenas 35,53%. O resultado parcial expõe a distância em relação à meta nacional de 90% e reforça o desafio de ampliar a proteção coletiva.
Os dados mostram avanços em alguns segmentos. Idosos com mais de 60 anos receberam 20.324 doses, alcançando 41,41% de cobertura, enquanto gestantes tiveram 745 doses aplicadas, chegando a 41,28%. Esses números indicam maior conscientização nesses grupos. No total, incluindo grupos especiais, foram aplicadas 35.540 doses no município.
Por outro lado, há desafios a serem superados. Crianças de 6 meses a menores de 6 anos tiveram apenas 16,37% de cobertura, o menor índice entre os grupos prioritários. Essa baixa adesão preocupa, já que crianças pequenas são altamente vulneráveis às complicações da Influenza. Além disso, mesmo com a realização do Dia D de vacinação em 23 de maio, quando cinco UBS ficaram abertas e aplicaram 560 doses, apenas 359 foram contra a Influenza — número considerado modesto diante da mobilização.
A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, reforça a importância da imunização. “A vacina é a forma mais eficaz de proteger nossa população contra a Influenza. Precisamos que pais, responsáveis e toda a comunidade entendam que a imunização não é apenas um ato individual, mas coletivo. Cada dose aplicada significa menos risco de internações e complicações graves. Vacinar-se é um gesto de cuidado com a própria saúde e com a saúde de todos”. Denise prossegue: “apesar dos avanços em idosos e gestantes, a cobertura geral ainda é insuficiente e coloca a cidade em alerta: que cada cidadão procure a unidade de saúde mais próxima e garanta sua dose. A imunização é um ato de responsabilidade coletiva e salva vidas”, concluiu.
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar, com apoio da Guarda Municipal e do Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, realizou nesta terça-feira (26/05) uma operação de combate a ilícitos penais e administrativos em estabelecimentos comerciais de celulares na região do Mercado Municipal, no Centro de São Carlos.
A ação teve como foco a fiscalização de comércios que atuam na venda e manutenção de aparelhos celulares, buscando coibir a receptação de produtos furtados ou roubados, além de verificar a regularidade administrativa dos estabelecimentos.
Durante a operação, equipes da Polícia Militar, Guarda Municipal e fiscais municipais vistoriaram seis estabelecimentos comerciais. Três deles foram notificados por irregularidades administrativas.
Além da análise documental, os agentes também verificaram antecedentes dos proprietários e investigaram a possível ocorrência de ilícitos penais nos locais. Dez aparelhos celulares usados tiveram a procedência conferida por meio do número de identificação internacional dos dispositivos (IMEI). Nenhuma irregularidade criminal foi constatada.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a operação foi definida no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e integra uma estratégia permanente de enfrentamento aos furtos e roubos de celulares na cidade.
O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, informou que há um inquérito civil em andamento no Ministério Público do Estado de São Paulo que prevê a realização de vistorias periódicas na região do Mercado Municipal, com o objetivo de reforçar a segurança e prevenir práticas ilícitas.
No balanço final da operação, seis estabelecimentos foram vistoriados, dez aparelhos tiveram a procedência analisada e três notificações administrativas foram aplicadas.
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar realizou uma série de ações nesta terça-feira que terminou com a captura de procurados pela Justiça e a apreensão de adolescentes com mandados judiciais em São Carlos.
As ocorrências aconteceram em diferentes regiões da cidade entre o período da manhã e início da tarde. No bairro Antenor Garcia, policiais abordaram um homem em atitude considerada suspeita durante patrulhamento preventivo. Após consulta nos sistemas policiais, foi confirmado que havia um mandado de prisão em aberto contra ele. O suspeito foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária.
Em outra ação, um adolescente alvo de mandado de busca e apreensão foi localizado dentro de uma unidade escolar na região central. A direção da escola auxiliou os policiais durante a abordagem. O jovem foi levado à CPJ acompanhado pelos responsáveis legais.
Já um segundo adolescente procurado pela Justiça acabou sendo encontrado após diligências realizadas por equipes policiais. Inicialmente, ele não estava em sua residência, mas acabou localizado posteriormente em uma escola da cidade. Após os procedimentos legais, ele foi encaminhado para uma unidade da Fundação Casa.
No início da tarde, outra equipe da PM voltou a localizar mais um indivíduo procurado pela Justiça durante patrulhamento no Antenor Garcia. A ordem judicial foi confirmada e o homem também acabou conduzido à delegacia.
Segundo a Polícia Militar, nenhuma irregularidade ou material ilícito foi encontrado durante as abordagens.
SÃO CARLOS/SP - Os casos de dengue apresentaram queda significativa em São Carlos neste ano de 2026. De acordo com dados atualizados da Vigilância Epidemiológica, o município contabiliza até o momento 378 casos confirmados da doença, sem nenhuma morte registrada.
O cenário é bastante diferente do observado em 2025, quando a cidade enfrentou uma epidemia e somou 17.658 confirmações de dengue. A redução atual é de aproximadamente 98%.
As notificações relacionadas à doença também diminuíram consideravelmente. Enquanto no ano passado foram mais de 21 mil registros, neste ano o número caiu para 2.824 notificações, entre casos positivos, suspeitos e descartados.
Outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti seguem sob monitoramento. Até agora, todos os 138 casos investigados para chikungunya foram descartados. O mesmo ocorreu com 125 notificações suspeitas de zika vírus. Já para febre amarela, não houve registros de notificações em 2026.
Mesmo com a queda expressiva nos números, a orientação das autoridades de saúde é para que a população mantenha os cuidados preventivos, evitando água parada e colaborando com ações de combate ao mosquito transmissor.
A cidade de São Carlos recebe, entre os dias 28 de maio e 1º de junho, a 1ª Mostra de Cinema Chinês, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, com apoio do Instituto Confúcio da Unicamp, representado pelo Prof. Dr. Gao Qinxiang, e curadoria de Lucas Chen, produtor cultural e estudante da USP que já realizou diversas mostras de cinema pelo país.
A programação busca aproximar o público da produção cinematográfica chinesa, reunindo filmes consagrados internacionalmente e premiados em importantes festivais, além de promover o intercâmbio cultural entre Brasil e China. Todas as sessões da mostra serão totalmente gratuitas e abertas ao público em todos os espaços participantes, ampliando o acesso da população à cultura e ao cinema internacional.
Outro destaque importante é que tanto a cessão dos filmes quanto a curadoria da mostra foram realizadas sem qualquer custo para o município, resultado da parceria cultural construída entre a Secretaria de Cultura e Turismo, o Instituto Confúcio da Unicamp e os parceiros envolvidos no projeto.
As exibições acontecem em diferentes espaços culturais da cidade, fortalecendo a parceria entre a Secretaria de Cultura e instituições como o SESC São Carlos, o Centro Cultural da USP e a Fundação Educacional São Carlos (FESC).
A abertura oficial acontece no dia 28 de maio, às 19h, no CEMAC São Carlos, com a presença do Prof. Dr. Gao Qinxiang. O público poderá acompanhar uma apresentação musical especial antes da exibição do filme Hero, uma aventura com classificação 14 anos, filme épico estrelado por Jet Li. A produção é uma fábula baseada em fatos históricos sobre a unificação da China ocorrida há mais de dois mil anos.
No dia 29 de maio, também às 19h, a mostra segue para o Centro Cultural da USP em São Carlos com a exibição de O Carteiro das Montanhas (livre), um drama premiado como Melhor Filme e Melhor Ator no Festival Galo de Ouro, considerada a principal premiação do cinema chinês. Ao final da sessão, o público poderá participar de um bate-papo especial com o Prof. Dr. Gao Qinxiang e o curador Lucas Chen, promovendo uma troca cultural e reflexões sobre o cinema chinês contemporâneo.
Já no dia 30, a sessão será realizada na FESC, às 19h, em um ambiente ao ar livre especialmente preparado para o evento, com um telão de 4 metros por 2 instalado no gramado da pista de caminhada, proporcionando uma experiência diferenciada ao público. O filme exibido será Clã das Adagas Voadoras, produção indicada para maiores de 14 anos e vencedora de 12 prêmios nacionais e internacionais.
A programação continua no dia 31 de maio, às 16h, no SESC São Carlos, com a exibição do longa O Rei das Máscaras, classificado para maiores de 12 anos e vencedor do prêmio de Melhor Filme no Festival Galo de Ouro.
Encerrando a mostra, no dia 1º de junho, o CÉU das Artes, no bairro São Carlos VIII, recebe a exibição de Nenhum a Menos, obra vencedora do prêmio de Melhor Filme no Festival de Cinema de Veneza, além de outros 17 prêmios nacionais e internacionais. A sessão tem classificação livre e busca reunir públicos de todas as idades para o encerramento da mostra.
O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, convida toda a população, reforça a parceria com o Instituto Confúcio da Unicamp e destaca a oportunidade de conhecermos a cultura desse importante pais através dos filmes.
“É uma oportunidade maravilhosa, são cinco filmes apresentados em locais diferentes; CEMAC, USP, FESC, SESC e no São Carlos VIII, todos gratuitamente para população, são clássicos do cinema Chinês em um momento importante, porque as relações diplomáticas entre Brasil e China que completou 50 anos se aprofunda com a importância da China no mundo, então é sempre bom a gente conhecer um pouco da cultura, da história que nos apresentam através dos filmes. Faço um convite a toda população que acompanhe a programação da mostra e participe porque vale a pena”.
A 1ª Mostra de Cinema Chinês de São Carlos reforça o compromisso da cidade com a democratização do acesso à cultura e com a valorização do cinema internacional, oferecendo ao público uma oportunidade única de conhecer diferentes aspectos da história, da arte e das tradições chinesas por meio da sétima arte.
SÃO CARLOS/SP - A quinta edição do Festival de Coros de São Carlos terminou no último domingo (24/05), na Igreja São Benedito, consolidando-se como um dos principais eventos culturais do município. Realizado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT), entre os dias 21 e 24 de maio, o festival reuniu cerca de 4 mil pessoas em quatro dias de apresentações musicais marcadas por emoção, diversidade e integração cultural.
As apresentações aconteceram no Teatro Municipal, no Centro de Eventos do Hotel The Hill Executive e na Igreja São Benedito. Ao todo, o evento contou com a participação de 30 coros e 36 apresentações, reunindo grupos de Goiânia (GO) e de diversas cidades paulistas, como Araraquara, Araras, Bauru, Campinas, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Guarulhos, Jaboticabal, Jundiaí, Limeira, Matão, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Pedro e São Carlos.
Sob direção artística da maestrina Flávia Bombonato, o festival destacou a força do canto coral como expressão artística capaz de promover sensibilidade, união e troca de experiências. Segundo a maestrina, o canto coral possui uma característica singular ao incentivar a escuta, a harmonia entre as diferenças e o compartilhamento de emoções.
“O festival foi maravilhoso e proporcionou momentos de muita emoção para quem canta, rege e principalmente para quem ouve. Tivemos apresentações fantásticas, com diferentes estilos musicais e performances que encantaram o público. Foi uma grande riqueza musical”, afirmou Flávia Bombonato.
Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso destacou a consolidação do Festival de Coros como referência nacional na valorização da música coral e da cultura.
“Foram dias marcados por emoção, talento e encontros inesquecíveis, reunindo corais, maestros, músicos e amantes da música de diversas regiões do país. Parabéns a todos pelo empenho, dedicação e amor à música”, ressaltou.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou a importância cultural e econômica do evento para o município. Segundo ele, além de oferecer apresentações gratuitas à população, o festival também movimenta o turismo e o setor de serviços da cidade.
“Os regentes apresentaram repertórios diversificados, com referências da música popular brasileira, clássica e internacional. O festival fortalece São Carlos como destino turístico cultural e movimenta a economia local”, afirmou o secretário.
Leandro Severo também lembrou que o Festival de Coros passou a integrar oficialmente o Calendário Oficial de Eventos do Município por meio de lei de autoria do vereador Djalma Nery, aprovada pela Câmara Municipal.
Já o secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, destacou o impacto do evento no fortalecimento da cultura e do turismo local.
“A quinta edição apresentou repertórios especiais e celebrou a união, característica essencial do canto coral. É um evento que atrai visitantes para São Carlos e valoriza a cultura do município”, destacou.
A organização já iniciou os preparativos para a próxima edição do festival, programada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de maio de 2027.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realizou na manhã do último domingo (24/05), no Campus 1, localizado na Rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery, a cerimônia de reinauguração da cancha de bocha revitalizada. O espaço passou por melhorias estruturais e recebeu a 1ª Copa FESC de Bocha, reunindo atletas, equipes convidadas e representantes da comunidade esportiva da cidade.
Participaram do evento o vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato, o secretário municipal de Esporte, Fernando Carvalho, o vereador Edson Ferraz, o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, além de membros da Liga de Bocha, funcionários da Fundação e atletas participantes.
A programação contou com partidas envolvendo equipes classificadas em torneio interno promovido pela FESC, além de confrontos contra representantes do São Carlos Clube, Country Club, Grêmio Recreativo e Esportivo de Ibaté (GREI), Santa Felícia e Redenção.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, destacou a importância da revitalização do espaço e da valorização da modalidade.
“A cancha de bocha já existe há mais de 10 anos aqui na FESC e precisava de uma revitalização. Melhoramos o solo, pintamos e realizamos um torneio interno na última semana, classificando quatro duplas que jogaram contra equipes do São Carlos Clube, Country Club, GREI, Santa Felícia e Redenção. Nós pretendemos que esse torneio seja realizado todos os anos. Agradeço à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Esporte”, afirmou.
O secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, destacou a importância da revitalização da cancha de bocha para o fortalecimento do esporte e da convivência social em São Carlos. Segundo ele, a iniciativa representa um incentivo tanto à prática esportiva quanto à integração entre diferentes gerações.
Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou a importância social e esportiva do espaço revitalizado. “Estou aqui representando o prefeito Netto Donato na reinauguração da cancha de bocha, que permite a realização desse esporte, integrando as pessoas e celebrando o esporte, especialmente entre os jovens e o pessoal da terceira idade. Parabenizo o Eduardo Cotrim, presidente da FESC, pelo brilhante trabalho que desenvolve nessa instituição”, disse.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.