fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, dará início na próxima segunda-feira, 25 de maio de 2026, ao Curso Técnico de Formação da Guarda Municipal, etapa decisiva da 6ª fase do concurso público edital nº 001/24. A abertura oficial acontece às 9h, na FESC – Fundação Educacional São Carlos, localizada na Rua São Sebastião, nº 2.828, na Vila Nery. Foram aprovados na investigação social 43 candidatos, porém 35 se inscreveram para a formação. Esse prazo se encerrou na quarta-feira (20/05).

O curso terá duração de três meses, entre 25 de maio e 31 de agosto de 2026, somando 960 horas de formação, sendo 900 presenciais e 60 em ensino a distância. A preparação dos futuros agentes combina teoria e prática em disciplinas como ética e direitos humanos, técnicas operacionais, defesa pessoal, uso da força e treinamento com armas. Também estão previstos módulos de combate a incêndio, primeiros socorros, urbanismo e comunicação aplicada.

Coordenado pelo Departamento de Formação da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, o programa dá ênfase à disciplina e à ética pública. O secretário Michael Yabuki destacou a relevância da iniciativa. “Este curso é fundamental para garantir que os novos guardas municipais estejam preparados técnica e emocionalmente para servir à população com disciplina, responsabilidade e respeito à cidadania”.

SÃO CARLOS/SP - O Auditório do Paço Municipal de São Carlos recebeu, nesta sexta-feira (22/05), o lançamento oficial do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, iniciativa internacional desenvolvida pela American Psychological Association e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como ferramenta eficaz na prevenção da violência contra crianças. O evento contou com a presença do prefeito Netto Donato e do deputado federal Adilson Barroso (PL), além de autoridades locais e representantes da comunidade escolar.

O prefeito Netto Donato destacou a relevância da iniciativa para o município. “São Carlos dá um passo importante ao abraçar o ACT. Nosso compromisso é garantir que cada criança cresça em um ambiente seguro, com afeto e respeito. Esse programa fortalece nossa rede de proteção e aproxima ainda mais famílias e escolas”.

Representando a Câmara, o vereador André Rebello ressaltou a importância do ACT para orientar famílias. “O programa ACT vem para orientar as famílias com crianças de até 8 anos. Quando a gente casa, tem muito amor envolvido, mas a criança não vem com manual de instrução. Esse programa ajuda nos diferentes desafios, desde o bebê até a primeira infância. É um subsídio para que as famílias tenham mais tranquilidade nessa missão de criar os filhos”. Ele também destacou o papel da escola. “A escola caminha junto. Hoje em dia muita gente terceiriza para as escolas a criação dos filhos, mas a criação é primordialmente dos pais. A escola vai educar, dar cultura, mas a educação básica é nas famílias”.

O secretário municipal das Famílias, Felipe Vieira, explicou os objetivos da iniciativa. “O ACT tem o objetivo de apoiar famílias que cuidam de crianças até 8 anos, tornando o lar um fator de proteção e prevenção à violência. Vamos ajudar pais, mães e responsáveis a terem uma relação positiva com seus filhos, especialmente na primeira infância, que é crucial para o desenvolvimento”. Ele reforçou a necessidade de enfrentar a violência doméstica. “Grande parte da violência contra crianças e adolescentes acontece dentro de casa.

Por isso precisamos atuar junto às famílias, apoiando práticas positivas e relações saudáveis. Os resultados já são comprovados internacionalmente: melhora nos comportamentos positivos e redução nos violentos”.

A diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Monsenhor Alcindo Siqueira, Ana Patrícia Veloso, relatou a receptividade em sua comunidade. “Foi um programa muito bem recebido. As mães viram nele uma oportunidade de entender melhor o desenvolvimento das crianças. A importância é implantar uma educação mais assertiva”.

Já Renata Pierini Ramos, diretora do CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira, destacou o envolvimento das famílias. “Iniciamos o projeto nessa semana e o retorno foi muito positivo. Ajustamos os horários para facilitar a participação das mães, e isso foi um ponto positivo. É uma ação pedagógica, porque o que acontece em casa reflete diretamente na escola”.

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato e o secretário de Saúde, Leandro Pilha, entregaram na manhã desta sexta-feira (22/05), o alvará de funcionamento das novas instalações referente a 32 novos leitos hospitalares e duas novas salas cirúrgicas do Hospital Universitário (HU-UFSCar).

Além disso, também foi entregue o certificado de habite-se do prédio com área existente aprovada anteriormente de 27.022,60m², área regularizada neste ato com mais 3.149,71m², área licenciada para ampliação de 1.320,00m² e agora com área total de construção de 31.492,31m².

Os novos espaços foram construídos com recursos do PAC 3 e inaugurados no dia 25 de março deste ano, quando foram entregues pelo Governo Federal os novos serviços e estruturas viabilizados por investimentos de R$ 25,6 milhões do Novo PAC, R$ 5,8 milhões da Rede Ebserh, que agora passou a se chamar HU Brasil, e R$ 2,5 milhões de emenda parlamentar. Com a ampliação o hospital conta agora com 135 leitos, ampliando a assistência para cerca de 400 mil habitantes de seis municípios da região.

“A emissão do alvará representa mais uma etapa administrativa necessária para a plena operacionalização da nova estrutura assistencial. Após a formalização documental, as próximas etapas envolverão os trâmites operacionais necessários para o início efetivo do funcionamento dos novos serviços”, explicou Thiago Russo, superintendente do HU-UFSCar.

A gerente de Atenção à Saúde do Hospital Universitário, Valéria Gabassa, destacou a importância da ampliação da estrutura hospitalar com a entrega do alvará dos novos leitos. Segundo ela, a unidade conta atualmente com 93 leitos em funcionamento e, com a nova etapa de expansão, passa a disponibilizar mais 32 leitos para atendimento de pacientes das áreas de clínica médica e clínica cirúrgica.

“Os novos espaços serão destinados a pacientes em pré e pós-operatório, fortalecendo a capacidade de atendimento em especialidades já ofertadas pelo hospital, como cirurgia vascular, cirurgia pediátrica, cirurgia geral, otorrinolaringologia e ortopedia”, explica a gerente.

Ainda de acordo com Valéria Gabassa, a ampliação proporciona melhores condições para o crescimento das cirurgias e garante estrutura adequada para a internação e recuperação dos pacientes atendidos pela unidade.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, destacou a importância da regularização e da ampliação da estrutura do Hospital para o fortalecimento do atendimento regional.

Segundo ele, todos os convênios e recursos destinados à área da saúde exigem adequações legais, como licenças da Vigilância Sanitária e alvarás de funcionamento. 

Entre os avanços anunciados está a implantação do serviço de nefrologia e hemodiálise. “O superintendente do hospital, Dr. Thiago Russo, já conduz as etapas técnicas necessárias para o funcionamento do setor, incluindo o rigoroso controle da qualidade da água, essencial para evitar riscos de infecção nos pacientes. A nova estrutura contará com 12 cadeiras para hemodiálise, permitindo o atendimento de até 24 pacientes em escalas alternadas ao longo da semana. Com isso, pacientes que atualmente precisam se deslocar para cidades como Matão e Araraquara poderão realizar em breve o tratamento em São Carlos, reduzindo o desgaste, especialmente de pessoas com mobilidade reduzida”.

O prefeito Netto Donato destacou que a entrega do alvará representa mais um avanço importante para a saúde pública de São Carlos e de toda a região, garantindo segurança, regularização e ampliação da capacidade de atendimento do HU.

“Hoje é um dia muito importante para São Carlos e para toda a nossa região. Estamos entregando o alvará de funcionamento das novas alas do HU, uma etapa fundamental para que essa grande estrutura possa ampliar ainda mais o atendimento à população. São 32 novos leitos e duas novas salas cirúrgicas que vão fortalecer o SUS, oferecendo mais dignidade, mais agilidade e melhores condições de atendimento para quem mais precisa. Essa ampliação é resultado de uma união de esforços entre o Governo Federal, a Ebserh, a UFSCar e a Prefeitura de São Carlos, mostrando que quando existe parceria séria, quem ganha é a população”, finalizou Netto Donato.

Também participaram da entrega dos documentos o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, os vereadores Dé Alvim e Elton Carvalho, a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o diretor de Fiscalização da Secretaria de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Rodolfo Penela, Flávio Fernandes, diretor do Departamento de Aprovação de Projetos Edilícios, João Muller, assessor de Gabinete, Solange Melo e Renata Vanelli, respectivamente Gerente Administrativa e Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário.

Evento gratuito do Sebrae-SP será realizado entre 25 e 29 de maio com atendimentos e atividades para microempreendedores em sete cidades da região 

 

SÃO CARLOS/SP - A Semana do MEI 2026 será realizada entre os dias 25 e 29 de maio com uma programação gratuita voltada aos Microempreendedores Individuais (MEIs) de São Carlos e região. Promovida pelo Sebrae-SP, a iniciativa terá atividades em São Carlos, Araras, Descalvado, Dourado, Pirassununga, Porto Ferreira e Ribeirão Bonito, reunindo capacitações, orientações, networking e ações de incentivo aos pequenos negócios.

Os números mostram a força do empreendedorismo na região. Somente em São Carlos, o número de microempreendedores individuais já ultrapassa 46 mil, segundo dados da Receita Federal atualizados até 9 de maio. Em Araras, são 20.937 MEIs formalizados. Pirassununga soma 10.493, Porto Ferreira registra 9.139, Descalvado contabiliza 4.714, Ribeirão Bonito conta com 1.432 e Dourado tem 1.286 microempreendedores individuais.

Como preparação para a programação da Semana do MEI, no dia 23 de maio, das 9h às 14h, a Praça do Mercado Municipal, em São Carlos, receberá uma ação especial com atendimento do Sebrae Móvel, orientações para formalização, regularização e declaração anual do MEI, além de atendimento do Banco do Povo sobre acesso a crédito. O espaço também contará com uma loja colaborativa da Economia Solidária e exposição de produtos de empreendedores locais.

A consultora de negócios do Sebrae-SP Ana Paula da Conceição destaca que a proposta da ação é aproximar os empreendedores dos serviços e orientações oferecidos pelo Sebrae-SP, além de incentivar a divulgação dos pequenos negócios locais. “A ideia é criar um momento de orientação e conexão para os empreendedores, além de facilitar o acesso a serviços que fazem diferença no dia a dia das empresas. Também é uma oportunidade importante para divulgar produtos, fortalecer o empreendedorismo local e aproximar a população dos pequenos negócios da cidade”, ressalta.

A abertura oficial da Semana do MEI em São Carlos será realizada no dia 25 de maio com o encontro Sebrae Delas – Seja uma Empresária de Sucesso, iniciativa voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino. O evento será no Escritório Regional do Sebrae-SP e reunirá empresárias, expositores e convidadas para uma programação dedicada à troca de experiências, capacitação e geração de negócios.

A partir das 18h, o público poderá visitar a loja colaborativa, espaço destinado à exposição e comercialização de produtos e serviços de empresas MEI da região. Às 19h, terão início as palestras com temas relacionados à saúde mental, inteligência emocional e desenvolvimento socioemocional — assuntos que vêm ganhando cada vez mais relevância no ambiente pessoal e profissional.

Para a consultora de negócios do Sebrae-SP Paola Goulart Rosa, a Semana do MEI também tem como objetivo ampliar a visibilidade sobre a diversidade de negócios que integram atualmente o universo dos microempreendedores individuais. “Muitas pessoas ainda associam o MEI apenas a alguns tipos de serviços, mas existe uma variedade enorme de negócios. A Semana do MEI ajuda justamente a dar visibilidade para esses empreendedores e criar oportunidades para que mais pessoas conheçam os produtos e serviços oferecidos por eles”, afirma.

Segundo ela, além de fomentar negócios, a programação busca incentivar conexões e o compartilhamento de conhecimento entre os participantes. “Buscamos trazer conteúdos práticos e convidados que vivenciam o empreendedorismo no dia a dia. É um momento importante para troca de experiências, networking e acesso a informações que podem contribuir diretamente para o crescimento dos negócios”, destaca.

Entre os temas trabalhados durante a Semana do MEI estão inteligência artificial aplicada aos negócios, fluxo de caixa, precificação, marketing digital, atendimento ao cliente e produção de conteúdo para redes sociais.

A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site oficial da Semana do MEI do Sebrae-SP – https://contato.sebraesp.com.br/semanadomei/.

Serviço

São Carlos

Mutirão de Serviços para Empreendedores – Semana do MEI
Data: 23/05
Horário: 9h às 14h
Local: Praça do Mercado Municipal
Atividades: atendimento do Sebrae-SP para formalização, regularização, declaração anual do MEI, orientações de gestão, atendimento do Banco do Povo e loja colaborativa da Economia Solidária.

Exposição de Produtos – Loja Colaborativa
Data: 23/05
Horário: a partir das 9h
Inscrições: link - https://forms.office.com/r/cHK13Xthjs

Sebrae Delas+ – Seja uma empresária de sucesso
Data: 25/05
Horário: 19h às 21h
Local: Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos
Inscrições: link - https://forms.office.com/r/V9EhfPgzkq

Outras cidades da região

Araras
* Seja um empreendedor com atitudes certeiras – 28/05, das 13h às 17h
* Faça fluxo de caixa e saiba para onde vai seu dinheiro – 29/05, das 13h às 17h

Descalvado
* Faça o preço certo e não perca dinheiro – 27/05, das 18h30 às 22h30
* Faça a Inteligência Artificial trabalhar para o seu negócio – 28/05, às 18h30

Dourado
* Potencialize o marketing digital da sua empresa – 28/05, formato remoto

Pirassununga
* IA sem Mistério: como seu negócio pode inovar com Inteligência Artificial – 25/05, às 19h
* Inteligência Artificial aplicada em Finanças – 26/05, às 19h
* Inteligência Artificial aplicada em Marketing – 27/05, às 19h

Porto Ferreira
* Faça fluxo de caixa e saiba para onde vai seu dinheiro – 25/05, das 18h às 22h
* Faça o preço certo e não perca dinheiro – 26/05, das 18h às 22h
* Faça Fácil: Crie anúncios que bombam no TikTok – 27/05, das 19h às 21h
* Faça Fácil: Conteúdo que vende com ChatGPT – 28/05, das 19h às 21h

Ribeirão Bonito
* Faça do atendimento uma ótima experiência – 29/05, das 18h30 às 22h30

Programação completa e inscrições: https://contato.sebraesp.com.br/semanadomei/

SÃO CARLOS/SP - A Trupe Cri Cri, coletivo artístico autônomo formado por pessoas idosas usuárias do Centro de Referência do Idoso (CRI) Vera Lúcia Pilla, apresenta a peça teatral “O fim da linha é só o começo” no próximo dia 9 de junho, a partir das 19h30,  no Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão”, localizado na rua 7 de Setembro, 1.735, no centro, com entrada gratuita.

“O fim da linha é só o começo” é um espetáculo que convida o público a pensar sobre o envelhecimento e o preconceito contra pessoas idosas. No palco, pessoas idosas contam suas próprias histórias, e histórias coletadas com outros idosos sobre situações de idadismo, trazendo momentos de emoção, humor e verdade.

A partir de lembranças e situações do dia a dia, a peça mostra desafios, mas também a força, a alegria e a vontade de continuar vivendo e sonhando. As cenas fazem o público rir, se emocionar e refletir.

De acordo com o diretor da peça, Marcio Antônio Antunes da Silva, mais do que um espetáculo, é uma mensagem que procura valorizar a pessoa idosa, mostrando que a vida não termina com a idade e que ela pode recomeçar de muitas formas. “É uma apresentação que toca o coração e ajuda a aproximar diferentes gerações”.

O elenco é formado por Clarisse Cavaglieri, Marlene Gardeline, Nilva Rodrigues,  Cris Vossenaar, Guadalupe Perea Gomez, Ana Maria Valente e Luiz Carlos Biazetti. A peça ainda conta com outras idosas na produção como Haeco Wakizaka na contrarregragem, Shirley Cristina Alves é ajudante de figurino, Bruno Thomaz professor de sapateado e Diego Lima orientador de canto.

TRUPE CRI CRI – As interações iniciais com os potenciais participantes da Trupe, aconteceu quando a coordenadora do Centro Comunitário relatou a euforia e a identificação das pessoas idosas com textos de Cora Coralina em uma de suas atividades do Clube da Leitura, um projeto de leitura semanal que aconteceu durante a pandemia, destinado a pessoas idosas participantes do Centro Comunitário.

A experiência, coordenada por Nilva Helena Rodolfo Rodrigues, despertou reflexões sobre memória, envelhecimento, afeto e protagonismo feminino e essa manifestação fortaleceu o desejo de transformar essas vivências em teatro. Já em 2023, com a participação do diretor teatral Márcio Antunes, a história de Cora deu  origem a peça “Nunca te vi, mas sempre te amei”  e também à performance “Mulheres de Força”.

Nas semanas seguintes à estreia, quase quatro meses após o primeiro encontro, o grupo resolveu manter  os ensaios que estavam suspensos. A união do coletivo deixou claro que nascia assim a Trupe Cri Cri, um coletivo de teatro amador formado por idosos, a união foi tanta que sensibilizou o diretor e desde então não pararam mais de ensaiar e produzir.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação está com matrículas abertas para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). As inscrições estão disponíveis durante todo o ano para o Ensino Fundamental I e II, do 1º ao 9º ano. A proposta é garantir que pessoas jovens a partir dos 15 anos, além de adultos e idosos, tenham a oportunidade de iniciar ou retomar seus estudos em um ambiente acolhedor e humanizado.

A educação oferecida é gratuita, inclui material didático e proporciona um espaço de convivência que valoriza cada trajetória. Ao abrir suas portas para diferentes gerações, o programa fortalece e amplia oportunidades.

Os educadores populares também estão realizando ações de busca ativa nos bairros Cidade Aracy e Antenor Garcia, aproximando a escola da comunidade e incentivando moradores a retomarem os estudos.

 As aulas acontecem na Escola Municipal de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EMEJA) Austero Mangerona, localizada na Rua Sete de Setembro, 1.767, Centro, ao lado do Teatro Municipal. Informações e matrículas podem ser feitas pelo WhatsApp: 16 3364-2434.

SÃO CARLOS/SP - O presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, agendou para esta semana duas Audiências Públicas. Na quinta-feira, 28 de maio, às 10h, será realizada uma Audiência Pública para tratar da apresentação do Relatório Demonstrativo e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 1º Quadrimestre de 2026, conforme determina a lei de responsabilidade fiscal.

A outra audiência pública, será para apresentação do relatório Demonstrativo e Avaliação do cumprimento das metas Fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda, referente ao 1º Quadrimestre de 2026, também conforme determina a lei de Responsabilidade fiscal, e será realizada no dia 29 de maio de 2026, sexta-feira, às 10h.

As audiências públicas serão transmitidas ao vivo pela TV Câmara (canal 49.3 -TV aberta digital), pelo canal 20 da NET, pela rádio São Carlos FM 107.9, e online via Facebook, Instagram e canal do Youtube, por meio da página oficial da Câmara Municipal

SÃO CARLOS/SP - Um estudo realizado por cientistas da USP aponta um novo caminho para os tratamentos estéticos de rejuvenescimento facial: uma metodologia não invasiva que combina ácido hialurônico tópico com ondas de choque de alta intensidade e alta frequência.

Essa pesquisa avaliou os efeitos da técnica em mulheres entre 35 e 82 anos e demonstrou melhora significativa na hidratação da pele, redução de rugas e aumento da firmeza facial, sem dor ou complicações clínicas que podem advir dos tradicionais métodos de injeção direta. A grande inovação é que aqui as ondas de choque são produzidas por feixes de luz e não por transdutores mecânicos.

O trabalho, intitulado “New Non-Invasive Method with Hyaluronic Acid for Skin Rejuvenation - A Pilot Study” e liderado pelo docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, foi realizado na Unidade de Terapia Fotodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos (UTF-SCMSC) e acompanhou 55 mulheres que foram submetidas a três sessões de tratamento, com intervalos de sete dias entre elas.

O ácido hialurônico já é amplamente utilizado em procedimentos estéticos, sobretudo em aplicações injetáveis destinadas à suavização de rugas e preenchimento facial. Contudo, apesar da popularidade, especialistas alertam que as aplicações invasivas podem provocar efeitos adversos como hematomas, infecções, edema, necrose tecidual e até cegueira em casos mais graves.

Diante desse cenário, os pesquisadores buscaram desenvolver uma alternativa mais segura e confortável para os pacientes. A proposta foi associar a aplicação tópica do ácido hialurônico a um equipamento capaz de gerar ondas ultrassônicas por meio de pulsos de laser. Segundo os autores, a tecnologia favorece a permeação do ativo em camadas mais profundas da pele sem necessidade de agulhas.

Durante a pesquisa, as participantes foram divididas em seis grupos distintos, combinando diferentes protocolos: uso apenas do equipamento, apenas do ácido hialurônico ou associação entre ambos. As análises incluíram fotografias clínicas, medição da umidade da pele, contagem de rugas e questionários de satisfação.

Os resultados indicaram que os melhores efeitos ocorreram justamente nos grupos que utilizaram a combinação do ácido hialurônico com o equipamento ultrassônico. As pacientes apresentaram melhora na textura, luminosidade, firmeza e uniformidade da pele, além da redução de linhas de expressão e rugas estáticas. Os benefícios permaneceram perceptíveis mesmo após 60 dias de acompanhamento.

Já os grupos tratados apenas com o ácido hialurônico tópico tiveram resultados temporários, limitados principalmente ao brilho e à suavidade da pele logo após as sessões. Nos grupos que utilizaram somente o equipamento, houve melhora inicial, mas os efeitos não se mantiveram com a mesma intensidade ao longo do acompanhamento.

Outro dado destacado pelos pesquisadores foi o conforto do procedimento. Todas as participantes classificaram o tratamento como indolor e relataram satisfação com os resultados obtidos. Segundo o estudo, entre 90% e 100% das pacientes responderam positivamente aos questionários sobre eficácia, intenção de repetir o procedimento e recomendação da técnica.

Os autores afirmam que o método representa uma alternativa promissora para pessoas sensíveis a procedimentos invasivos ou que desejam evitar riscos associados às aplicações injetáveis. O estudo também ressalta o potencial da tecnologia brasileira no desenvolvimento de soluções estéticas menos agressivas e mais acessíveis.

Embora os resultados sejam considerados animadores, os pesquisadores destacam que novos estudos, com grupos maiores e acompanhamento prolongado, ainda são necessários para consolidar a eficácia clínica da técnica e ampliar sua utilização na medicina estética.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta(REPUBLICANOS) participou da cerimônia de conclusão de mais uma turma do Curso de Capacitação na Área Pet, realizado gratuitamente por meio de emenda parlamentar destinada pelo seu mandato, em parceria com a FESC. O curso está sendo ministrado pelo Instituto "Patas de Diamante".

O projeto, que teve grande procura desde o período de inscrições, proporcionou qualificação profissional para quem deseja atuar em um dos setores que mais cresce no país. A formação busca ampliar oportunidades de emprego, renda e incentivar o desenvolvimento profissional na área de cuidados e bem-estar animal.

Durante a entrega dos certificados, o parlamentar destacou a importância de investir em cursos gratuitos e profissionalizantes para gerar novas oportunidades à população.

“É gratificante ver tantas pessoas concluindo essa etapa e buscando novos caminhos profissionais. A área pet cresce cada vez mais e precisamos incentivar a qualificação para que mais pessoas possam ingressar nesse mercado. Esse curso é 100% gratuito”, afirmou o vereador.

O parlamentar também agradeceu a parceria da FESC na realização do projeto, em nome do presidente Eduardo Cotrim, ressaltando o apoio fundamental para o sucesso da iniciativa. "Quero agradecer a Fundação Educacional São Carlos (FESC), através de seu presidente Eduardo Cotrim, Nelson Carneiro Diretor Pedagógico e Rogéria Cardoso Chefe do Setor Pedagógico, pela importante e significativa parceria, que viabilizou esse projeto. Faço uma menção especial ao Instituto Patas de Diamante pela excelência do curso ministrado".


A capacitação reforça o compromisso do mandato com ações voltadas à educação profissional, geração de renda e desenvolvimento social no município.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos já disponibiliza em seus canais oficiais as orientações sobre a Manobra de Heimlich, técnica utilizada para desobstrução das vias aéreas em casos de engasgo, conforme determina a Lei Municipal nº 23.786/25, de autoria do vereador Bruno Zancheta.

A legislação, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Netto Donato, estabelece a obrigatoriedade da divulgação de material ilustrativo com informações sobre a técnica no site oficial da Prefeitura, com o objetivo de ampliar o conhecimento da população e contribuir para a prevenção de mortes causadas por engasgo.

A Manobra de Heimlich é um procedimento simples de primeiros socorros realizado por meio de compressões abdominais, capazes de expulsar objetos que estejam bloqueando a respiração da vítima. A iniciativa ganhou ainda mais relevância após casos recentes registrados no município e na região envolvendo mortes provocadas por engasgamento.

Além da divulgação do passo a passo da técnica, a lei também prevê a inserção de informações de emergência, como o telefone do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), bem como ações de conscientização e capacitação em espaços públicos, bares, restaurantes e escolas municipais.

Segundo o vereador Bruno Zancheta, a medida busca facilitar o acesso à informação preparar a população para agir rapidamente em situações de emergência. “Trata-se de uma medida simples, mas com grande potencial de salvar vidas. A informação pode fazer toda a diferença em momentos críticos”, destacou.

O material orienta como proceder em diferentes situações, incluindo atendimento a adultos, bebês, gestantes, pessoas obesas e vítimas inconscientes. Entre as recomendações, está a orientação para nunca tentar retirar objetos da garganta “às cegas”, evitando agravar a obstrução.

As orientações completas e o material ilustrativo podem ser acessados no portal oficial da Prefeitura de São Carlos:

http://saocarlos.sp.gov.br/index.php/saude/180886-lei-municipal-dispoe-sobre-campanhas-de-conscientizacao-sobre-a-qmanobra-de-heimlichq.html

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.