SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, retomou o atendimento médico veterinário gratuito 24 horas para cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O serviço é destinado a famílias já inseridas no Cadastro Único (CadÚnico), programa do Governo Federal que identifica pessoas de baixa renda para inclusão em políticas de assistência social e redistribuição de renda.
Os atendimentos contemplam serviços ambulatoriais de baixa, média e alta complexidade, como ultrassom, raio-x, hemograma, vermifugação, testes de erliquiose e cinomose, raspado de pele, além de internações e cirurgias, incluindo procedimentos ortopédicos.
Para garantir o atendimento, os tutores devem realizar agendamento prévio do animal pelo WhatsApp (16) 99991-9584.
De acordo com a médica veterinária Lígia Guerreiro Sengling de Camargo, os atendimentos diurnos serão realizados na clínica Ortovet, localizada na Rua Rui Barbosa, nº 1010, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Já os atendimentos noturnos, após as 18h, além dos finais de semana e feriados, serão voltados exclusivamente para casos de urgência e emergência.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Alexandre Wellington de Souza, a retomada do serviço amplia o acesso da população aos cuidados veterinários. “Estamos garantindo atendimento médico veterinário gratuito 24 horas para cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade social. É um serviço essencial que oferece desde atendimentos ambulatoriais até internações e cirurgias de urgência, inclusive ortopédicas. Nosso objetivo é assegurar mais dignidade às famílias e bem-estar aos animais”, destacou o secretário.
“Retomar esse atendimento veterinário gratuito 24 horas é um compromisso da nossa gestão com o cuidado e a proteção animal, mas também com as famílias que muitas vezes não têm condições de arcar com tratamentos veterinários. Estamos garantindo acesso a consultas, exames, cirurgias e atendimentos de urgência para cães e gatos de tutores em situação de vulnerabilidade. É uma ação que une saúde pública, responsabilidade social e bem-estar animal. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais os serviços oferecidos à população e assegurar mais dignidade para quem precisa desse apoio”, ressalta o prefeito Netto Donato.
Vale reforçar que para o animal ser atendido, o tutor ou responsável deverá fazer o agendamento e estar inserido no Cadastro Único, demonstrando assim inviabilidade financeira para custear o atendimento e/ou tratamento do animal.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia está com inscrições abertas até o dia 29 de maio para o curso de Programação e Circuitos na Prática com Arduino “Start na Robótica”. A iniciativa é voltada para jovens e adultos interessados em dar os primeiros passos no universo da programação, eletrônica e robótica.
As inscrições podem ser feitas na Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, localizada na avenida São Carlos, 1.839, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Para se inscrever, os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço. O curso é destinado a jovens de 16 a 24 anos que tenham o Ensino Fundamental completo, podendo também estar cursando o ensino técnico.
Com carga horária total de 10 horas, o curso será realizado entre os dias 22 de maio e 19 de junho, sempre das 13h às 16h, também na Casa do Trabalhador.
O objetivo do “Start na Robótica” é proporcionar aos participantes uma introdução prática ao mundo da tecnologia, utilizando plataformas Arduino para o desenvolvimento de circuitos eletrônicos e projetos de automação e programação.
SÃO CARLOS/SP - Há 55 anos, a história da Unimed São Carlos começou a ser construída com um propósito claro: cuidar da saúde das pessoas com qualidade. Fundada em 16 de maio de 1971, a cooperativa médica cresceu junto com a cidade e, ao longo das décadas, se consolidou como uma das principais referências em saúde de São Carlos e região.
Hoje, a Unimed São Carlos reúne uma ampla estrutura assistencial, composta por mais de 360 médicos, dois hospitais, prontos atendimentos, laboratórios próprios, unidades de atendimento infantil e psicológico, medicina preventiva, além de uma ampla rede de profissionais qualificados, que atuam com excelência. Mais do que acompanhar o desenvolvimento da cidade, a cooperativa participa ativamente da transformação da saúde regional, impactando diariamente milhares de vidas.
“Celebrar 55 anos é reconhecer uma trajetória construída com confiança e compromisso com as pessoas. Ao longo dessas décadas, consolidamos uma história sólida na saúde de São Carlos e região, sempre evoluindo para oferecer um cuidado cada vez mais completo”, destaca o presidente da Unimed São Carlos, Bolívar Soares Mendjoud.
Para celebrar esse marco tão especial, a Unimed São Carlos preparou uma programação comemorativa aberta a toda a comunidade, reunindo cultura, lazer, entretenimento e momentos de convivência para todas as idades.
No dia 23 de maio, às 16h, acontecerá um espetáculo especial da Banda Sinfônica de Uberlândia, que apresentará grandes trilhas sonoras do cinema em uma tarde repleta de emoção, música e nostalgia. Devido às condições climáticas, o evento será realizado em um novo endereço, na Villa Tenuta, Av. Francisco Falvo, nº 6 (atrás do bairro Samambaia). O evento é gratuito e promete proporcionar uma experiência inesquecível para o público.
As comemorações continuam no dia 30 de maio, com a primeira edição especial do Unimed na Praça em celebração aos 55 anos. O evento acontece das 16h às 20h, na Praça Brasil – Vila Nery, com diversas atrações gratuitas para toda a família, incluindo brinquedos infláveis, oficinas, brincadeiras, pipoca e algodão doce.
Os dois eventos são gratuitos e abertos ao público, reforçando o compromisso da Unimed São Carlos em estar cada vez mais próxima da comunidade, promovendo bem-estar, cultura e qualidade de vida além do cuidado com a saúde.
E as comemorações não param por aí. Ao longo dos próximos meses, a Unimed São Carlos seguirá promovendo ações especiais em celebração aos seus 55 anos. As ações serão divulgadas gradualmente nas redes sociais oficiais da cooperativa, convidando toda a população a acompanhar e fazer parte dessa história construída há mais de cinco décadas.
SÃO CARLOS/SP - Nesta sexta-feira, 22 de maio, às 10h, o Auditório do Paço Municipal receberá o lançamento oficial do Programa ACT – Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, iniciativa internacional desenvolvida pela American Psychological Association e reconhecida pela Organização Mundial da Saúde como uma ferramenta eficaz na prevenção da violência contra crianças.
Voltado para famílias com crianças de 0 a 8 anos, o ACT oferece estratégias práticas para apoiar pais, mães e responsáveis na construção de uma parentalidade positiva. O programa busca incentivar a educação sem violência, fortalecer vínculos familiares, manejar comportamentos desafiadores e estimular o desenvolvimento emocional e social dos pequenos.
“O ACT é um convite para que toda a cidade se una em torno da infância, garantindo que nossas crianças cresçam em ambientes seguros, acolhedores e cheios de afeto”, afirmou o secretário municipal das Famílias, Felipe Neves.
A iniciativa integra o conjunto de ações da Secretaria Municipal das Famílias voltadas ao cuidado e à proteção integral da infância, reforçando o compromisso da cidade com a prevenção da violência familiar e a promoção de ambientes saudáveis para o desenvolvimento infantil.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realiza no próximo domingo, 24 de maio, às 8h, no Campus 1 – Vila Nery, a cerimônia de entrega da cancha de bocha revitalizada, localizada na Rua São Sebastião, 2828. O espaço, que passou por obras de restauração e modernização, simboliza um investimento importante na valorização do esporte, da convivência social e da promoção da qualidade de vida.
Para marcar a inauguração, será realizada a 1ª Copa FESC de Bocha, reunindo equipes da própria Fundação e de diferentes grupos da cidade. “A competição busca fortalecer a integração entre os praticantes da modalidade e incentivar o esporte como ferramenta de envelhecimento ativo e bem-estar comunitário”, disse o presidente da FESC, Eduardo Cotrim.
A programação contará ainda com uma apresentação cultural da Orquestra de Violas “Cancioneiros do Sertão”, às 10h, oferecendo ao público um momento de música e tradição que complementa a celebração esportiva.
A FESC convida toda a comunidade a prestigiar a cerimônia, acompanhar os jogos e participar de um domingo de celebração que une esporte, cultura e integração social.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, aderiu ao BB Pay Arrecadação, solução digital do Banco do Brasil que permite o pagamento de tributos e débitos municipais por meio de cartão de crédito ou Pix. Com a novidade, os motoristas poderão parcelar multas de trânsito em até 12 vezes, de forma prática, segura e totalmente online.
A iniciativa faz parte do processo de modernização dos serviços públicos e deve gerar impactos positivos na arrecadação municipal. Segundo estimativas da administração, a medida pode contribuir para a redução da inadimplência nas multas de trânsito, que somam cerca de R$ 15 milhões acumulados nos últimos cinco anos.
Além disso, o sistema deve promover maior regularidade nos pagamentos, ao oferecer múltiplas opções de quitação, e melhorar a experiência do cidadão com os serviços públicos, consolidando práticas de inovação e eficiência administrativa.
O BB Pay Arrecadação funciona como um checkout online integrado às ferramentas de arrecadação já existentes. O contribuinte escolhe a forma de pagamento que melhor se adapta às suas condições, sem necessidade de filas ou deslocamentos. Todo o processo é concluído em menos de dois minutos, com design responsivo para celular, tablet ou computador.
Entre os diferenciais da solução estão a liquidação imediata do tributo, sem risco ou parcelamento para o ente público, e a segurança bancária, já que todas as operações seguem as normas do arranjo de cartões e da Lei Geral de Proteção de Dados. O serviço é oferecido sem custo para o município, e os encargos são assumidos pelo contribuinte que opta pelo parcelamento.
Compatível com todas as principais bandeiras de cartão de crédito, como Visa, MasterCard e Elo, o sistema garante transparência total: o cidadão visualiza o valor total, os juros aplicados e escolhe o número de parcelas antes de finalizar a operação.
A ferramenta está disponível no Portal da Prefeitura, no ícone que trata das multas de trânsito.
Encontro reúne empresas, inovação e oportunidades de negócios no dia 25 de maio
SÃO CARLOS/SP - São Carlos recebe na próxima segunda-feira, 25 de maio, o Encadear Summit, evento gratuito promovido pelo Sebrae-SP em parceria com CIESP, SENAI-SP, Prefeitura de São Carlos e Governo do Estado de São Paulo. A programação será realizada das 15h às 19h, no auditório do CIESP São Carlos, com foco na aproximação entre empresas, inovação e fortalecimento da indústria regional.
Voltado para empresários, indústrias, startups, fornecedores, empreendedores e profissionais interessados em inovação e desenvolvimento de negócios, o encontro vai reunir conteúdos práticos, troca de experiências e oportunidades de relacionamento entre empresas de diferentes portes.
A programação inclui debates sobre cenário econômico da indústria, inovação, fomento, desenvolvimento de fornecedores e estratégias para aumentar a competitividade das empresas. O evento também conta com momentos de interação entre os participantes, com propostas voltadas à identificação de desafios da indústria e construção de soluções colaborativas.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP Diego Wander Demétrio, o principal objetivo do encontro é gerar oportunidades concretas para as empresas da região.
“Quando aproximamos empresas, empreendedores e fornecedores locais, fortalecemos toda a cadeia produtiva. O Encadear Summit foi pensado justamente para estimular conexões, incentivar a inovação e abrir espaço para novas oportunidades de mercado”, afirma.
O Encadear Summit surge como uma oportunidade para empresários e profissionais que querem se conectar com tendências, ampliar relacionamentos e encontrar novas possibilidades de negócios. Em um ambiente voltado à troca de experiências e geração de networking, o evento busca aproximar empresas, inovação e mercado de forma prática e acessível.
A gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas destaca que o encontro também foi estruturado para estimular a troca entre empresas e parceiros da indústria regional.
“O evento foi pensado para aproximar empresas, fornecedores, startups e parceiros da indústria em um ambiente de troca e colaboração. Além dos debates, teremos momentos de interação para discutir desafios do setor e aproximar possíveis soluções e oportunidades de negócios”, destaca.
Serviço – Encadear Summit
Data: 25 de maio
Horário: das 15h às 19h
Local: Auditório do CIESP São Carlos
Participação gratuita - Inscrições pelo link: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/38276906
SÃO CARLOS/SP - Uma operação realizada pela Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) de São Carlos terminou com a prisão em flagrante de um homem de 31 anos acusado de envolvimento com o tráfico de drogas no Jardim Pacaembu.
A ação ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça no contexto de uma investigação sobre a venda de entorpecentes na região, conhecida pelo intenso movimento ligado ao tráfico.
Durante as buscas no imóvel alvo da operação, os policiais encontraram porções de cocaína e maconha já embaladas para comercialização, além de dinheiro trocado e um aparelho celular que também foi apreendido para investigação.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito já havia sido detido anteriormente por tráfico de drogas no mesmo bairro, o que reforçou as investigações conduzidas pela especializada.
Após ser autuado em flagrante, o homem foi encaminhado ao sistema prisional e segue à disposição da Justiça.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), realiza no próximo sábado, dia 23 de maio, das 8h às 12h, em cinco unidades de saúde do município, um plantão especial de vacinação contra a influenza (gripe) e também para atualização da carteira nacional de vacinal.
Estarão abertas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) São José, Aracy, Santa Felícia, Redenção e Vila Isabel. Além da vacina contra a gripe também será possível fazer a atualização vacinal com outros imunizantes. Para isso é necessário levar a carteira de vacinação, documento com foto e se for do grupo especial, documentos que comprovem a condição de saúde.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o plantão está sendo realizado em virtude do baixo índice de vacinação, principalmente em crianças, porém todos os grupos prioritários podem se vacinar. “Apesar da Prefeitura de São Paulo ter liberado a vacina contra a gripe para todas as idades, aqui ainda não recebemos nenhuma norma técnica do Governo do Estado e nem mais doses para imunização da população em geral”, explica a diretora.
A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 28 de março e, até o momento, foram aplicadas no total 33.152 doses no município. Apesar das ações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, a adesão ainda é considerada baixa, com cobertura de apenas 33,56% do público-alvo dos grupos prioritários e especiais.
Entre os grupos mais vulneráveis, os índices seguem abaixo do esperado. Das 15.610 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, somente 2.364 foram vacinadas, representando cobertura de 15,14%. Entre as gestantes, foram aplicadas 694 doses, alcançando 38,56%. Já entre os idosos, principal público da campanha, foram registradas 19.235 doses aplicadas, o equivalente a 39,24% da meta prevista.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, destacou a importância da mobilização para ampliar a cobertura vacinal no município e reforçou o chamado para que os grupos prioritários procurem uma unidade de saúde neste sábado. “Estamos realizando esse plantão justamente para facilitar o acesso da população à vacina contra a gripe, especialmente das famílias que não conseguem comparecer às unidades durante a semana. A influenza pode provocar complicações graves, principalmente em crianças, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. Por isso, é fundamental que todos os públicos prioritários aproveitem essa oportunidade e mantenham também a caderneta de vacinação atualizada”, ressaltou o secretário.
A vacinação contra a gripe continua disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de São Carlos, exceto na UBS e na USF do Cruzeiro do Sul, que passam por reforma. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza entre os dias 21 e 24 de maio, o 5º Festival de Coros de São Carlos, evento que reunirá 30 grupos e 36 apresentações em diferentes espaços da cidade. A abertura oficial acontece nesta quinta-feira (21/05), às 19h30, no Teatro Municipal, e o encerramento será no domingo (24/05), pela manhã, na Igreja São Benedito.
Grande parte da programação será realizada no Centro de Eventos do Hotel The Hill Executive, na Rua Ray Wesley Herrick. Para facilitar o acesso do público, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana informou que o local já é atendido regularmente por linhas do transporte coletivo urbano.
As linhas 30 – Medeiros x Jóquei Clube e 43 – Jóquei Clube x Shopping possuem pontos de parada a cerca de 150 metros do espaço, garantindo deslocamento rápido e seguro para quem deseja acompanhar as apresentações. Durante o festival, os itinerários serão monitorados para avaliar a demanda de passageiros e realizar ajustes operacionais, caso necessário.
Segundo a diretora artística do evento, Flávia Bombonato, o número recorde de corais inscritos destaca a relevância de São Carlos como referência nacional e internacional na música coral. Já o secretário adjunto de Turismo, Hícaro Alonso, destacou que a edição contará com nova identidade visual e melhorias na ambientação dos espaços, proporcionando uma experiência mais acolhedora ao público.
Todas as apresentações são gratuitas. Confira a programação completa do 5º Festival de Coros de São Carlos:
21/05/2026 | 5ª FEIRA
19H30 - TEATRO MUNICIPAL "R. ALDERICO VIEIRA PERDIGÃO"
- Madrigal Guri São Carlos
- Coral Desafio - Apae São Carlos
- Coro de Matão
- Grupo Vozes Além do Olhar
- Coral Afro Soul Jazz
22/05/2026 | 6ª FEIRA
19H30 NO THE HILL CENTRO DE CONVENÇÕES
- 3 Atos em Cantos
- Madrigal Guri São Carlos
- Coral Dorothea Bená Ghirotti
- Coro São Carlos Clube
- Cite Vozes Educativa
- Madrigais: Røtas
- Coral Afro Soul Jazz
- Coro Paulista São Carlos
- Coral Acordes de Jerusalém
23/05/2026 | SÁBADO
16 HORAS NO THE HILL CENTRO DE CONVENÇÕES
1º BLOCO
- Onix Brasil Vocal Internacional
- Grupo Feminino Zênite
- Coral Pinhalense
- Coral Vozes do Tatuibi
- Musiarte - Colégio Progresso Araraquara
- Coro Municipal de Fernandópolis
23/05/2026 | SÁBADO
19 HORAS NO THE HILL CENTRO DE CONVENÇÕES
2º BLOCO
- Coro São Carlos Clube
- Onix Brasil Vocal Internacional
- Coral Pró Música
- Madrigais: Røtas
- Grupo Coro e Osso
- Coral Da USP São Carlos
- Coro Paulista São Carlos
24/05/2026 | DOMINGO
10 HORAS NA PARÓQUIA SÃO BENEDITO
- Vocal Ensaias
- Gruppo Itália Canta
- Coral Santa Cecília
- Coral Azul e Branco
- Grupo Vocal Bravo
- Coral da Vila
- Coral Estações
- Coral da UNESP
- Coral Jovem Adventista de São Carlos.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.