SÃO CARLOS/SP - Duas jovens foram presas em flagrante durante uma operação de combate ao tráfico de drogas realizada pela Polícia Civil no Jardim Hikare, em São Carlos.
A ação foi conduzida por investigadores da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, que já monitoravam o local devido às frequentes denúncias relacionadas ao comércio ilegal de drogas.
Durante o trabalho de observação, os policiais identificaram movimentações consideradas típicas do tráfico. Após a intervenção da equipe, foram localizadas porções de cocaína, pedras de crack, quantias em dinheiro e materiais utilizados para armazenamento e distribuição dos entorpecentes.
As suspeitas acabaram detidas e levadas para a sede da especializada. De acordo com a Polícia Civil, elas deverão responder por tráfico de drogas e associação criminosa ligada ao narcotráfico.
A operação faz parte das ações contínuas de repressão ao tráfico em bairros considerados pontos críticos de venda de drogas no município.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos se prepara para viver momentos de alegria e integração com a realização da 8ª edição do Dia Municipal do Brincar, marcado para sábado, 30 de maio, na Fundação Educacional de São Carlos (FESC), campus Vila Nery, das 8h30 às 12h. O evento integra a Semana Mundial do Brincar, que acontece de 23 a 31 de maio, e neste ano traz como tema “A potência dos encontros”, reforçando o brincar como direito fundamental da infância e como prática que fortalece vínculos sociais e culturais.
Instituído pela Lei nº 18.098/2017, de autoria do ex-vereador Marquinho Amaral, o Dia Municipal do Brincar é realizado pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio de diversas secretarias e instituições. A proposta é transformar o brincar em experiência coletiva, valorizando a diversidade e promovendo uma cultura de paz.
A programação contará com apresentações musicais e artísticas, incluindo a Banda da EMEB Angelina Dagnone de Mello, o Ballet CeMEAR/Prohab, a Fanfarra e Grupo de Dança Nave Sal da Terra, além da Banda da APAE e da Banda do Tiro de Guerra, que acompanhará o hasteamento da bandeira e a execução dos hinos nacional e municipal.
Durante toda a manhã, crianças e famílias poderão participar de oficinas e atividades interativas como pintura facial, jogos de tabuleiro, futebol de botão, circo, slackline, brincadeiras de roda e amarelinha africana. Grupos artísticos como a Cia TPK e a Trupe no Clima do Riso também estarão presentes para animar o público.
O evento contará com ações educativas e de cidadania promovidas por diversas secretarias municipais e instituições parceiras. Haverá atividades sobre meio ambiente, saúde, trânsito, esportes, cultura e inclusão. Destaque para a minicidade de trânsito, oficinas de robótica, exposições do Museu da Ciência e Tecnologia, atividades do SAAE sobre preservação da água e a presença do Corpo de Bombeiros com seu caminhão e o mascote “Faísca”.
“O Dia Municipal do Brincar é um convite para que famílias, escolas e comunidades reconheçam o brincar como parte essencial do desenvolvimento das crianças e como prática que fortalece laços e promove convivência saudável”, disse o secretário de Educação, Roselei Françoso. O evento é gratuito.
SÃO CARLOS/SP - A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, recebeu nesta terça-feira (26/05), da Secretaria de Cultura e Turismo, da Fundação Educacional São Carlos (FESC) e de entidades da colônia japonesa, organizadoras da 15ª edição do Matsuri, mais de 1 tonelada de alimentos não perecíveis.
O festival foi realizado nos dias 16 e 17 de maio para celebrar a cultura japonesa com foco na gastronomia, um dos grandes destaques do festival, com pratos tradicionais da culinária japonesa e oriental, como yakisoba, tempurá, sorvete frito, doces típicos; na arte com manifestações artísticas, danças tradicionais, performances de k-pop, shows de taikô, os tradicionais tambores japoneses, além de demonstrações de artes marciais, oficinas de desenho e origami, exposição de ikebana, bazar temático e estandes com produtos ligados à cultura japonesa.
Mais de 500 pessoas participaram das apresentações culturais e aproximadamente 400 atuaram na infraestrutura e organização das barracas, grande parte de forma voluntária. Segundo os organizadores, aproximadamente 20 mil pessoas passaram nos dois dias de festival.
“O Matsuri sempre foi um símbolo da integração Brasil-Japão, mas desde o ano passado também cumpre um papel social. Esse ano conseguimos arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, o que vai fazer a diferença na mesa de muitas famílias. É uma festa cultural, mas também de solidariedade”, disse Sandra Kaibara, uma das organizadoras.
O presidente da Fundação Educacional São Carlos (FESC), Eduardo Cotrim, afirmou que o espaço já está garantido para a próxima edição do Matsuri e destacou a importância do festival para a cidade. “É uma honra para a FESC sediar um evento dessa dimensão, que valoriza a cultura japonesa, promove integração entre as comunidades e ainda fortalece ações sociais”, ressaltou.
O vereador Lineu Navarro, autor da lei que incluiu o Matsuri no calendário oficial e que destinou emenda parlamentar para a realização do evento, também destacou o sucesso do festival e o caráter solidário da iniciativa, que arrecadou mais de uma tonelada de alimentos.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, enfatizou o papel cultural e social do evento. “O Matsuri sempre foi uma grande celebração da cultura japonesa, mas ganhou também um importante caráter solidário, proposta apresentada pela própria comunidade japonesa em 2025. A festa uniu cultura, integração e solidariedade em benefício das famílias que mais precisam”, destacou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Herica Ricci Donato, destacou a importância e agradeceu as doações arrecadadas durante o Matsuri. Segundo ela, a integração entre as culturas brasileira e japonesa possibilitou a arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos, que serão destinados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Herica afirmou que o Fundo Social atua diretamente no atendimento emergencial e em ações de apoio à população que mais necessita. Ela também reforçou que as doações recebidas são fundamentais para a continuidade do trabalho desenvolvido pelo órgão.
O Fundo Social de Solidariedade está localizado na rua Francisco Maricondi, nº 375, na rua Vila Marina, com atendimento ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Outras informações também podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1014.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos recebeu na tarde desta segunda-feira (25/05) a primeira edição do Encadear Summit, evento com a temática “Bons negócios conectando pequenas e grandes empresas”, realizado pelo Sebrae-SP no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP) de São Carlos. A iniciativa contou com parceria do Ciesp, Senai-SP, Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, e Governo do Estado de São Paulo.
O encontro reuniu empresários, representantes da indústria, startups, fornecedores, instituições de pesquisa e profissionais ligados à inovação e ao desenvolvimento de negócios, promovendo debates sobre competitividade, inovação, encadeamento produtivo e fortalecimento da indústria regional.
Participaram da abertura do evento a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, o diretor titular do Ciesp São Carlos, Paulo Cesar Giglio, e a gerente regional do escritório do Sebrae-SP em São Carlos, Ariane Canellas.
Durante a programação, os participantes acompanharam discussões sobre cenário econômico, ESG (Environmental, Social and Governance), pesquisa e desenvolvimento, além de oportunidades de conexão entre pequenas e grandes empresas.
A gerente regional do Sebrae-SP em São Carlos, Ariane Canellas, destacou a importância do Encadear Summit para o fortalecimento do ecossistema regional. “O Encadear Summit faz parte do Programa Conexões Corporativas do Sebrae e representa um eixo muito importante para conectar diferentes atores em prol do desenvolvimento econômico e social dos territórios”, afirmou.
Segundo Ariane, o evento também apresentou resultados do trabalho desenvolvido pelo Sebrae junto às grandes empresas, com foco no fortalecimento da gestão empresarial e no aumento da competitividade de micro e pequenas empresas participantes do programa de encadeamento produtivo.
Ela ressaltou ainda a relevância das práticas de ESG dentro das empresas e a participação de instituições como Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e SENAI nas discussões sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados às demandas da indústria regional.
O diretor titular do Ciesp São Carlos, Paulo Cesar Giglio, reforçou o papel estratégico do evento para o ambiente de negócios. “O Encadear Summit é uma iniciativa muito importante porque aproxima empresas, estimula conexões estratégicas e fortalece o ecossistema regional de negócios. Hoje, inovação, competitividade e crescimento passam cada vez mais pela capacidade de gerar relacionamento, trocar experiências e construir soluções de forma colaborativa”, destacou.
Já a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, enfatizou a importância da aproximação entre o poder público, empresas e instituições de inovação. “Foi uma grande oportunidade para dialogarmos com todo esse ecossistema: grandes empresas, instituições de pesquisa, startups e parceiros estratégicos, debatendo os desafios e as oportunidades da indústria do futuro”, disse.
Paula também apresentou ações desenvolvidas pela Prefeitura de São Carlos voltadas ao fortalecimento da inovação e do empreendedorismo no município, como o Programa Municipal de Incentivo Fiscal e o primeiro chamamento de credenciamento de startups e parceiros tecnológicos.
O Encadear Summit foi encerrado com uma dinâmica colaborativa voltada à identificação dos principais desafios enfrentados pela indústria da região, promovendo troca de experiências, networking e construção conjunta de soluções.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza nesta quarta-feira (27/05), a partir das 18h30, no Onovolab, o lançamento oficial dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2026. O evento é aberto ao público e reunirá artistas, produtores culturais, coletivos, fazedores de cultura e representantes de diferentes segmentos culturais da cidade.
Ao todo, serão lançados 12 editais voltados ao fomento, criação, produção, circulação e valorização da cultura local, contemplando áreas como artes visuais, artes performáticas, música, literatura, audiovisual, feiras e eventos, atividades formativas e Cultura Viva.
Entre os destaques estão os editais de Artes Visuais – Aquisição de Obras, Artes Visuais – Exposição, Artes Performáticas, Música, Literatura, Audiovisual, Feiras e Eventos, Obras, Atividades Formativas, além das ações da Cultura Viva, com bolsas para mestres e mestras da cultura popular, fomento e premiação.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, destacou a importância da Política Nacional Aldir Blanc como instrumento de fortalecimento da cultura no município.
“A Política Nacional Aldir Blanc é uma política estruturante da cultura no Brasil inteiro. Em São Carlos, ela cumpre um papel-chave para a circulação, para a produção e para a valorização da arte e da cultura”, afirmou.
Segundo o secretário, os editais foram organizados para contemplar diferentes áreas de expressão cultural e garantir transparência e democratização no acesso aos recursos. “Todos os projetos são avaliados por analistas externos, de fora de São Carlos, o que garante seriedade, transparência e critérios técnicos na seleção das propostas”, ressaltou.
Leandro Severo também destacou o impacto econômico e social dos investimentos. “Serão R$ 1,7 milhão destinados à cultura por meio de 12 editais. É um apoio muito importante do Governo Federal para fortalecer a produção cultural e desenvolver a cultura em nossa cidade”, completou.
A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Mariana Navarro, explicou que os editais contemplam diferentes frentes de incentivo cultural, como produção, criação, circulação e formação artística. “Contemplamos diversas linguagens culturais, entre elas artes performáticas, música, literatura e artes visuais”, disse.
Entre as novidades desta edição, Mariana destacou a aquisição de obras de arte urbana para espaços públicos do município, como o Bicão e o distrito de Água Vermelha. Outro destaque é a criação do edital de bolsas para mestres e mestras da cultura popular, com três bolsas no valor de R$ 2.100 mensais durante 12 meses.
“Acreditamos que é responsabilidade do Poder Público contribuir para manter a cultura viva e garantir o repasse desses saberes às próximas gerações”, afirmou a diretora.
Ela também ressaltou a preocupação da Secretaria com a descentralização do acesso à cultura. “Todos os editais vão prever ações descentralizadas, priorizando territórios com menor índice de desenvolvimento urbano no município”, explicou.
De acordo com Mariana Navarro, o objetivo é transformar os recursos em políticas públicas estruturantes, capazes de movimentar a economia criativa e ampliar o acesso da população à cultura. “Esses editais não são apenas para os fazedores de cultura. Eles são para todos os munícipes de São Carlos, que terão mais acesso às produções culturais e poderão reconhecer nelas parte da identidade da nossa cidade”, concluiu.
O lançamento contará ainda com apresentação musical de Duda Stefano, trazendo muito forró e animação para celebrar a cultura são-carlense.
SERVIÇO
Lançamento dos Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2026
Data: 27 de maio
Horário: A partir das 18h30
Local: Onovolab – Rua Aquidaban, 1 – Centro – São Carlos/SP
Música: Apresentação musical com Duda Stefano
Espetáculo reúne bailarinos de diferentes idades em uma apresentação com coreografias, improvisos e repertório inspirado em grandes sucessos da música
SÃO CARLOS/SP - O Shopping São Carlos recebe, no próximo dia 30 de maio, uma apresentação especial em comemoração ao Dia Internacional do Sapateado. O espetáculo “Passos que falam” acontece às 15h, próximo à Cobasi, e promete levar ao público uma experiência marcada por ritmo, técnica e expressão artística, reunindo bailarinos de diferentes faixas etárias em uma performance dinâmica e interativa.
A apresentação será conduzida pela escola Espaço Yala Bi e contará com a participação de crianças, adolescentes e adultos, incluindo professores e bailarinos da companhia. O repertório foi pensado para alternar coreografias em grupo, solos, duos e momentos de improviso, uma das marcas do sapateado, criando uma experiência envolvente para o público que circular pelo Shopping durante o evento.
Além das apresentações, o evento também contará com momentos informativos sobre o Dia Internacional do Sapateado, celebrado em 25 de maio, reforçando o caráter cultural e artístico da iniciativa. “O sapateado tem uma energia muito própria e uma conexão forte com o improviso e a musicalidade. Nossa ideia é justamente mostrar essa diversidade da modalidade, trazendo desde apresentações coreografadas até momentos mais livres, em que os bailarinos interagem com músicas conhecidas do público”, explica Silvana Soares, dançarina e proprietária da escola Espaço Yala Bi.
Para o Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, a apresentação reforça a diversidade de atrações promovidas pelo empreendimento. “Buscamos promover atrações que tragam diferentes formas de arte e expressão para dentro do Shopping, criando experiências culturais e de lazer para toda a família”, afirma o gerente geral, Fábio Maria.
Dia Internacional do Sapateado - Celebrado em 25 de maio, o Dia Internacional do Sapateado homenageia Bill “Bojangles” Robinson, um dos maiores nomes da história da modalidade e referência mundial pela técnica, leveza e presença cênica que ajudaram a transformar o sapateado em expressão artística reconhecida internacionalmente. A data foi oficializada nos Estados Unidos em 1989 e, desde então, passou a ser celebrada em diversos países, incluindo o Brasil, reunindo apresentações, encontros e ações culturais voltadas à valorização dessa linguagem artística marcada pela musicalidade, improviso e conexão com o público.
Serviço:
Apresentação “Passos que falam”
Data: 30 de maio
Horário: 15h
Local: Próximo à Cobasi
Entrada gratuita
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo participou da 6ª Teia Nacional – Pontos de Cultura pela Justiça Climática, realizada entre os dias 19 e 24 de maio, no município de Aracruz. A diretora do Departamento de Artes e Cultura, Mariana Navarro, representou o município no evento promovido pelo Ministério da Cultura.
Durante a programação, São Carlos também esteve presente no 2º Fórum de Gestores Cultura Viva, espaço voltado ao diálogo entre gestores públicos para troca de experiências, discussão de desafios e construção de metodologias voltadas ao fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva nos territórios.
A 6ª Teia Nacional teve como objetivo ampliar a articulação e a participação social na construção da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), iniciativa que há mais de duas décadas reconhece e fortalece grupos e entidades culturais comunitárias em todo o país.
A edição deste ano foi marcada pela integração com comunidades do território capixaba, incluindo 12 aldeias indígenas das etnias Tupiniquim e Guarani, além de comunidades quilombolas e da rede local de pontos e pontões de cultura.
Com mais de 200 atividades gratuitas, a programação reuniu shows, cortejos, cinema, feiras criativas, oficinas, manifestações indígenas, rodas culturais e debates sobre cultura, território e meio ambiente.
A relação entre cultura, território e emergência climática norteou os debates do encontro, com ações voltadas à sustentabilidade, à preservação da memória coletiva e à valorização dos saberes tradicionais. Entre os destaques esteve a exposição “Você Já Escutou a Terra?”, com curadoria de Ailton Krenak e Karen Worcman, promovida pelo Museu da Pessoa no Sesc Praia Formosa.
Outro momento importante foi o 5º Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, instância máxima de participação social da Política Cultura Viva, que reuniu cerca de 856 delegados de todo o Brasil para debater propostas e diretrizes para o fortalecimento da política pública cultural. A programação também incluiu o 3º Encontro Nacional dos Pontões de Cultura e o 1º Encontro Nacional Agente Jovem Cultura Viva e Rede de Pontos de Cultura.
Na ocasião, o governo federal assinou o decreto de reestruturação do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) e instituiu a Política Nacional para as Culturas Tradicionais e Populares. Também foram regulamentadas a Rede Nacional de Mestras e Mestres das Culturas Tradicionais e Populares e o Programa Festejos Populares do Brasil.
Segundo Mariana Navarro, a participação na Teia Nacional proporcionou uma experiência significativa de valorização dos saberes tradicionais e da cultura popular brasileira. Para a diretora, o encontro evidenciou a importância do poder público na preservação do patrimônio cultural imaterial e permitiu a troca de experiências com Pontos de Cultura de diferentes regiões do país.
Mariana destacou ainda que os espaços culturais comunitários desempenham papel fundamental na promoção da cidadania, no fortalecimento das identidades locais e na ampliação do acesso à produção artística e cultural.
A diretora ressaltou também que o evento possibilitou conexões institucionais com representantes do Ministério da Cultura e lideranças estaduais, ampliando oportunidades de diálogo e articulação para o fortalecimento das políticas culturais desenvolvidas em São Carlos.
Segundo ela, a participação na Teia reafirma a importância da construção de políticas públicas culturais mais democráticas, efetivas e próximas da população, fortalecendo a cultura como instrumento de transformação social e valorização da diversidade brasileira.
SÃO CARLOS/SP - O secretário adjunto de Segurança Pública, Paulo César Belonci e o comandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Gódoi, participaram, na semana passada, do 2º Seminário Anual Sinesp CAD, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento, realizado em Brasília, reuniu dezenas de gestores de segurança pública de diferentes estados na sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de discutir avanços tecnológicos, integração operacional e aprimoramento do atendimento de ocorrências em todo o país.
Belonci acompanhou os debates sobre o futuro do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – Central de Atendimento e Despacho (Sinesp CAD). Em 2026, a plataforma completa 10 anos de funcionamento e se consolida como a principal ferramenta tecnológica para integração e coordenação das chamadas recebidas pelos números de emergência (190, 191, 193 e 153).
O sistema permite comunicação rápida entre as forças de segurança e respostas mais eficientes em situações críticas, além de otimizar recursos e reduzir o tempo de atendimento.
São Carlos tem papel estratégico nesse processo, atuando como ponto focal do Sinesp CAD e colaborando com a implantação da tecnologia em dezenas de municípios, dentro e fora do Estado de São Paulo. A cidade já participou de capacitações em outros estados e contribuiu para a implementação em localidades como Teresina (PI), Limeira (SP), São José do Rio Preto (SP) e Osasco (SP).
Belonci destacou a relevância da integração tecnológica para fortalecer a segurança pública. “O Sinesp CAD representa um avanço fundamental para que as forças de segurança atuem de forma coordenada e em tempo real. São Carlos tem orgulho de ser referência nesse processo e de contribuir para que outras cidades também possam modernizar seus atendimentos e oferecer respostas mais rápidas e eficientes à população”, afirmou.
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos recebeu, nesta terça-feira (26), representantes dos veículos de comunicação da cidade para um café com a imprensa, promovido pela instituição com o objetivo de apresentar os avanços estruturais, assistenciais e estratégicos desenvolvidos nos últimos anos.
O encontro contou com a presença do provedor Antonio Valério Morillas Junior; do diretor de Estratégia e Inovação, Dr. Flávio Guimarães; da diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti; do diretor Administrativo e Financeiro, Danilo Carvalho Oliveira; e do gerente do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), André Mascaro.
Durante o encontro, os profissionais da imprensa puderam conhecer números e indicadores da instituição, além de visitar as instalações do Instituto de Ensino e Pesquisa e do novo centro oncológico da Santa Casa, denominado OncoNova Cancer Center, que será inaugurado em junho.
Na ocasião, também foi destacada a certificação da Santa Casa como Hospital de Ensino, reconhecimento que fortalece a atuação da instituição na formação de profissionais da saúde, no desenvolvimento científico e na integração entre assistência, ensino e pesquisa.
A instituição também apresentou dados assistenciais referentes a 2025. Ao longo do ano, a Santa Casa realizou um total de 308.382 atendimentos. O número de cirurgias apresentou crescimento significativo, passando de 15.568 procedimentos em 2024 para 16.458 em 2025, representando um aumento de 5,41%.
O provedor Antonio Valério Morillas Junior destacou a importância da aproximação com os veículos de comunicação e comentou sobre o momento de expansão e modernização vivido pela instituição.
“É muito importante abrir as portas da Santa Casa para que a imprensa acompanhe de perto tudo o que vem sendo realizado pela instituição. Estamos vivendo um momento de transformação, com investimentos importantes em infraestrutura, tecnologia, ensino, pesquisa e assistência. A inauguração do OncoNova Cancer Center representa um grande avanço para a oncologia regional, permitindo mais integração, acolhimento e eficiência no atendimento aos pacientes. Além disso, a certificação como Hospital de Ensino fortalece ainda mais o compromisso da Santa Casa com a formação de profissionais qualificados e com a busca constante pela excelência na assistência prestada à população”, afirmou.
Moção de Congratulação foi entregue durante sessão ordinária desta terça-feira, 26 de maio
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos prestou uma homenagem especial à Banda Doce Veneno na tarde desta terça-feira, 26 de maio. Durante a sessão ordinária, o vereador Edson Ferraz (MDB) entregou a Moção de Congratulação pelos 50 anos de história e contribuição à cultura musical do interior paulista e do Brasil.
Os fundadores Wagner e Neto estiveram presentes para representar a banda neste momento histórico, recebendo das mãos do vereador o documento que formaliza o reconhecimento da Câmara Municipal à trajetória do grupo.
"Cinquenta anos de música, de memória afetiva e de alegria levada a milhares de pessoas. Isso é o que representa a Banda Doce Veneno para São Carlos e para o interior paulista", afirmou o vereador Edson Ferraz durante a entrega.
Meio século de estrada
A trajetória da Banda Doce Veneno começou em 8 de junho de 1976, com a primeira apresentação sob o nome Twnyp, em Ribeirão Bonito. Em 1982, o grupo adotou o nome Doce Veneno e passou a consolidar sua identidade musical, acumulando mais de 6 mil apresentações ao longo das décadas. Shows como "Túnel do Tempo", "Tributo ao Clube da Esquina" e "Queen Forever" tornaram-se marcas registradas da banda, que também dividiu palco com grandes nomes da música brasileira.
A formação atual do grupo é composta por Wagner, Neto, Claudinho, Maicon, Sérgio e a vocalista Soraia Sadi, músicos que mantêm viva a chama da arte e da memória afetiva que atravessa gerações.
Na homenagem, o vereador fez questão de lembrar com carinho e saudade do guitarrista Marciel Marcasso, o Mak, que integrou a banda desde 1994 até sua partida e deixou quase três décadas de contribuição inesquecível à música regional.
Um patrimônio de São Carlos
A Moção de Congratulação aprovada pela Câmara Municipal reconhece a Banda Doce Veneno como patrimônio cultural de São Carlos e do Estado de São Paulo, reafirmando o compromisso do mandato do vereador Edson Ferraz com a valorização da cultura, da arte e das histórias que constroem a identidade da cidade.
Ao completar 50 anos de atividades ininterruptas em 2026, a Banda Doce Veneno segue encantando públicos de todas as gerações, mantendo viva a chama da música de qualidade no interior brasileiro.
Que venham os próximos 50 anos.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.