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Redação

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 Jornalista/Radialista

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Em março, 926,2 mil lares tinham contas em atraso, aponta FecomercioSP

 

SÃO PAULO/SP - O número de lares com contas em atraso, na cidade de São Paulo, caiu pelo quarto mês consecutivo. Em março, 23% das famílias estavam inadimplentes – em números absolutos, representa 926,2 mil famílias, uma redução de 112,5 mil em relação ao pico histórico, de novembro de 2022. O índice é tecnicamente igual ao registrado no terceiro mês do ano passado (23,1%).
 
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A redução da inadimplência foi impulsionada pelos lares com renda inferior a 10 salários mínimos. Para este grupo, a taxa de famílias que precisam quitar contas em atraso passou de 29,5%, em fevereiro, para 28,1%, em março – próximo do patamar registrado no mesmo período do ano passado, de 27,7%. Por outro lado, o grupo com renda mais elevada apontou estabilidade técnica na comparação mensal: 9,9%, ante os 9,8% do mês anterior. No contraponto anual, houve redução de 1,5 ponto porcentual (p.p.).
 
Outro dado positivo para o período é a redução, entre fevereiro e março, de 9,7% para 9,4% de famílias que dizem não ter condições de pagar a dívida em atraso, mesmo índice registrado há 12 meses. Isso representa 378 mil lares cientes da não quitação do compromisso feito. De acordo com o levantamento, a inflação e os juros elevados são os grandes impeditivos de uma queda mais rápida da inadimplência.
 
Endividamento
O índice de lares endividados passou de 74,3%, em março de 2022, para 72,7%, no mesmo período deste ano. Atualmente, são 2,94 milhões de famílias que lidam com algum tipo de dívida. Na comparação mensal, o índice ficou estável – em fevereiro o registro foi de 72,8%. A principal dívida continua sendo o cartão de crédito (83%), seguido pelos carnês (14,4%) e pelo financiamento de carro (11,6%).
 
Segundo a FecomercioSP, a redução da inadimplência e a manutenção do endividamento, são extremamente positivos para as famílias e para os empresários. Diante dos aumentos médios da renda real e da massa de rendimentos, as famílias, de maneira gradativa, devem conseguir pagar as contas em atraso – e, consequentemente, abre-se espaço para expandir o consumo atual.
 
Lares devem consumir mais
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) corrobora o cenário mais favorável visto na PEIC: pelo sétimo mês consecutivo, o indicador avançou, ao apresentar altas de 33,3%, no contraponto anual, e de 1,5%, na comparação com fevereiro. Isso significa que o consumidor tem olhado para o futuro com mais otimismo. Contudo, no curto prazo, o processo de melhora será gradual e lento.
 
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apontou forte crescimento de 21,2% em março, quando comparado ao mesmo período de 2022. Por outro lado, na relação mensal sofreu recuo de 1,1%. O desempenho negativo do mês está relacionado às expectativas quanto ao futuro do País. É importante esclarecer que o ICF observa mais o dia a dia das famílias, as condições dentro do domicílio, enquanto o ICC analisa o contexto mais macro. Frente aos números, constata-se que a situação nos lares está bem, mas, ao se analisar o Brasil como um todo, o olhar é menos otimista.
 
Notas metodológicas
PEIC
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) é apurada mensalmente pela FecomercioSP desde fevereiro de 2004. São entrevistados aproximadamente 2,2 mil consumidores na capital paulista. Em 2010, houve uma reestruturação do questionário para compor a pesquisa nacional da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e, por isso, a atual série deve ser comparada a partir de 2010.O objetivo da PEIC é diagnosticar os níveis tanto de endividamento quanto de inadimplência do consumidor. O endividamento é quando a família possui alguma dívida. Inadimplência é quando a dívida está em atraso. A pesquisa permite o acompanhamento dos principais tipos de dívida, do nível de comprometimento do comprador com as despesas e da percepção deste em relação à capacidade de pagamento, fatores fundamentais para o processo de decisão dos empresários do comércio e demais agentes econômicos, além de ter o detalhamento das informações por faixa de renda de dois grupos: renda inferior e acima dos dez salários mínimos.
 
ICF
O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde janeiro de 2010, com dados de 2,2 mil consumidores no município de São Paulo. O ICF é composto por sete itens: Emprego Atual; Perspectiva Profissional; Renda Atual; Acesso ao Crédito; Nível de Consumo; Perspectiva de Consumo e Momento para Duráveis. O índice vai de zero a 200 pontos, no qual abaixo de cem pontos é considerado insatisfatório, e acima de cem pontos, satisfatório. O objetivo da pesquisa é ser um indicador antecedente de vendas do comércio, tornando possível, a partir do ponto de vista dos consumidores e não por uso de modelos econométricos, ser uma ferramenta poderosa para o varejo, para os fabricantes, para as consultorias, assim como para as instituições financeiras.
 
ICC
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde 1994. Os dados são coletados com aproximadamente 2,1 mil consumidores no município de São Paulo. O objetivo é identificar o sentimento dos consumidores levando em conta suas condições econômicas atuais e suas expectativas quanto à situação econômica futura. Esses dados são segmentados por nível de renda, sexo e idade. O ICC varia de zero (pessimismo total) a 200 (otimismo total). Sua composição, além do índice geral, se apresenta como: Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). Os dados da pesquisa servem como um balizador para decisões de investimento e para formação de estoques por parte dos varejistas, bem como para outros tipos de investimento das empresas.

SÃO PAULO/SP - Empresários do Estado de São Paulo podem financiar projetos culturais e esportivos por meio de benefício fiscal do ICMS, o imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

A Secretaria da Fazenda e Planejamento (Sefaz-SP) estabelece que os contribuintes credenciados e habilitados no Programa de Ação Cultural (PAC) e no Programa de Incentivo ao Esporte (PIE), poderão destinar recursos financeiros para apoiar projetos culturais e esportivos. Os programas são vinculados às secretarias estaduais das duas áreas.

A medida foi estabelecida por meio da Resolução SFP-19/2023, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 13 de abril e em vigor desde o dia 17.

O montante máximo de recursos disponíveis para 2023 será de R$ 100 milhões para projetos culturais credenciados no PAC; e R$ 60 milhões para projetos esportivos do PIE.

O benefício fiscal permite que o contribuinte patrocinador se credite de 100% do valor destinado ao patrocínio de projetos culturais ou esportivos credenciados. O sistema de apoio da Sefaz-SP busca, portanto, facilitar a participação dos interessados, dando transparência ao processo.

Os interessados em destinar parte do ICMS aos projetos culturais e esportivos podem consultar um manual sobre os programas no site da Sefaz-SP.

Alguns requisitos devem ser cumpridos pelas empresas patrocinadoras, entre eles o enquadramento no Regime Periódico de Apuração (RPA) e situação regular em relação às obrigações principal e acessórias definidas na legislação, como a entrega da GIA (Guia de Informação e Apuração do ICMS) e pagamento do imposto devido.

Além das 53 praias, destino turístico no Litoral Norte paulista reúne uma variedade de atrativos ainda pouco conhecidos, da natureza à história

 

SÃO SEBASTIÃO/SP - São Sebastião muito além do que se vê. Um dos destinos turísticos mais completos do estado de São Paulo, a cidade oferece roteiros ainda pouco explorados pelos turistas, com opções que estão nas praias, algumas pouco conhecidas, mas também na serra, onde estão aventura, natureza preservada e belas paisagens. Muito mais que Camburi, Maresias, Guaecá ou Juquehy, pontos bastante conhecidos, São Sebastião soma 53 praias distribuídas por 120 quilômetros do município, ligadas, principalmente, pela SP-55 - Rodovia Doutor Manuel Hipólito do Rego.

De Boraceia a Canto do Mar, há muito a ser desbravado pelo turista que decide conhecer os encantos desta parte do Litoral Norte. Dúvida maior é qual das praias escolher para ficar. Cada uma tem seu encanto, sua beleza particular. Além de seus atrativos para diferentes propostas de experiências turísticas. Juquehy e Praia Preta, por exemplo, uma bem pertinho da outra, se definem pelo lazer em família ou amigos que pretendem passar o dia entre o guarda-sol e o banho de mar. 

Praias ideais para banhistas - Créditos Marcos Bonello.jpeg

 

Maresias e Camburi dão onda para o surfe, enquanto a praia das Cigarras é uma pequena extensão de areia de plena tranquilidade, ideal para o refúgio. No bairro do São Francisco tem o píer onde pescadores se reúnem e também é um lugar ideal para contemplar o mar.

 

Do guarda-sol à aventura

Mas nem só de praia vive o turista de São Sebastião. Há muita vida além da orla. As atividades de aventura, como trilhas de diferentes níveis de acesso – daquelas que dá para levar criança, até as que exigem mais experiência no hiking, atividades radicais que passam pelo rapel, voo livre, surfe e o slackline, por exemplo. A aventura também é garantida dentro d'água, com instruções para mergulho scuba em águas mais profundas, e para curtir a vida marinha do raso no snorkelling ou, ainda, o turismo náutico, com saídas para passeios de lancha e escuna todos os dias tanto para o roteiro das ilhas como no canal de São Sebastião.

 

Algumas praias são redutos de surfistas - Créditos Marcos Bonello.jpeg

 

Contemplar, se conectar com a natureza é mais uma experiência que dá ao turista a certeza de ter feito a escolha certa do destino. A observação de pássaros na área do Parque Estadual Serra do Mar é um atrativo bastante procurado por ser um reduto já conhecido de birdwatchers à procura da imensa variedade de espécies que ocorrem neste bioma.

Mas tem também bicho bem maior para ser avistado na natureza. A estrela do turismo de contemplação já tem data e hora para chegar. Em breve, entre maio e junho, começa a temporada de observação de baleias, um espetáculo que pode ser assistido de solo firme, ou ainda, de camarote, em pleno mar, nas embarcações que fazem passeios guiados.

 

S.Sebastião - Créditos Marcos Bonello.jpeg

 

Mas, se a proposta realmente é relaxar, tem ainda a São Sebastião Zen. Institutos e até mesmo hotéis oferecem spa, massagem, terapias holísticas, além de aulas de yoga e até sessões de sound healing. À noite, de bares e baladas a restaurantes temáticos, também não faltam opções de diversão e boa gastronomia para todas as propostas e orçamentos.

 

São Sebastião para todos

É essa variedade de atrativos que faz de São Sebastião uma gigante do turismo e levou um grupo de empresários do setor a se mobilizar para elevar o potencial turístico da cidade: as dezenas de praias, as experiências em natureza, o contato com a história desde as aldeias indígenas remanescentes até o período da colonização, que tem entre as suas marcas os canhões apontados para o mar.

No período em que completa 60 dias de um evento climático excepcional, a cidade volta a receber a movimentação de público habitual, mas os dias de espera tiveram um saldo positivo para a cidade, gerando uma mobilização e fortalecimento da cadeia de produtos e serviços turísticos.

Membros do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) articulam uma série de iniciativas, incluindo a formação de um grupo com mais de 120 empresários, para viabilizar ações para dar maior visibilidade às atrações que muitos turistas, focados em praia e em viagem de curto período, acabam por desconhecer. "Nosso foco é mostrar aos visitantes que é possível, seja em uma curta estadia ou em um período mais prolongado, vivenciar experiências que nunca imaginaram que São Sebastião tem a oferecer. Temos uma rede de serviços e atrativos de excelência construída em torno das belezas naturais, da atmosfera histórica e das raízes dos povos caiçaras", explica Thiago Bertassoni, empresário do setor de turismo de receptivo e um dos integrantes do Conselho Municipal de Turismo. 

Pane mecânica no veículo que viajavam mãe e filha foi detectada por câmera inteligente, o que agilizou o socorro

 

BROTAS/SP - A Inteligência Artificial aliada à efetividade na prestação de serviço foram responsáveis por um acontecimento que transformou uma viagem que parecia perdida em uma história com final feliz na tarde desta quarta-feira (19). Por meio do Circuito Fechado de TV (CFTV) com Análise Inteligente de Vídeo (IVA), colaboradores do Centro de Controle Operacional da Eixo SP foram alertados sobre a presença de um veículo parado no acostamento do km 154 da SP 225 - Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano, entre Brotas e Jaú, por volta das 14h20.

O veículo com o capô levantado aparentava pane mecânica. Uma equipe da Concessionária dirigiu-se até o local e encontrou a condutora do veículo, Thalia Lopes Tintino, 24 anos, desesperada com a situação, pois estava levando a filha de 5 anos para uma consulta em um Centro Médico, em Jaú. Uma consulta aguardada com ansiedade e que, segundo ela, era muito importante e não poderiam perder de jeito nenhum.

Mãe e filha haviam saído de Mogi Mirim e, segundo relato de Thalia, logo após passar por Brotas, o carro começou a apresentar problemas. Foi quando decidiu parar no acostamento. Diante da gravidade da situação, a equipe de socorro da Concessionária solicitou o envio urgente de uma ambulância até o local para realizar o transporte de mãe e filha até o Centro Médico de Jaú a tempo de conseguirem ser atendidas.

Enquanto Thalia e a filha eram transportadas pela ambulância para a consulta, o guincho levou o veículo até uma oficina mecânica de Jaú para avaliação dos danos e posterior realização do conserto, caso o serviço fosse autorizado pela condutora. No fim da tarde, com a consulta já realizada e o veículo pronto para a volta pra casa com a filha, Thalia se dizia aliviada e agradecida pelo apoio recebido.

Câmeras inteligentes

A tecnologia das câmeras de monitoramento com IVA, que contribuiu decisivamente para o final feliz da ocorrência, permite monitorar toda a malha rodoviária por meio de imagens disponibilizadas em tempo real em monitores de vídeo instalados no Centro de Controle Operacional. Ao todo, a Eixo SP possui 1.082 câmeras instaladas ao longo dos 1.221 quilômetros sob concessão.

De acordo com o gerente de Operações da Eixo SP, Paulo Balbino, a análise inteligente (IVA) começou a ser utilizada como suporte no trabalho de monitoramento das rodovias em julho do ano passado. Desde então, ela foi responsável pela detecção e alerta de 3.734 ocorrências. A maior parte delas de veículo parado na via, como foi o caso de Thalia e a filha.

A tecnologia emite alertas também para a presença de pedestres na rodovia, objetos na pista, focos de incêndio e veículos na contramão de direção. A principal função da IVA é detectar de forma automática todo tipo de movimento e de interferências nas vias que fogem da normalidade, aumentando a precisão dos atendimentos.

Segundo Balbino, a utilização de recursos tecnológicos avançados tem proporcionado uma maior eficiência e rapidez na prestação de serviços pela Concessionária. “Como aconteceu na ocorrência envolvendo mãe e filha, nossos usuários são os que mais percebem os benefícios dessas novas ferramentas”, aponta ele.

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