SÃO CARLOS/SP - A Rádio Sanca recebeu através de denúncias a informação de que estaria faltando oxigênio nas Unidades de Pronto Atendimento de São Carlos, principalmente na UPA da Vila Prado, onde hoje vários pacientes positivos de COVID-19 estão locados por falta de leitos.
A Radio Sanca comprometida com a verdade questionou a Prefeitura que enviou a seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que todas as Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) da Vila Prado, Santa Felícia e do Cidade Aracy, assim como o Centro de Triagem de Síndrome Gripal do Ginásio Milton Olaio Filho, estão todos abastecidos com cilindros de oxigênio, portanto nenhum paciente com suspeita ou com COVID-19 deixou de ser assistido por falta do gás medicinal (oxigênio). O sistema opera por alarme, sendo assim, quando o nível está baixo, automaticamente os cilindros são ligados à rede de abastecimento.
A Secretaria de Saúde também mantém tubos, torpedos e cilindros de oxigênio de reserva.
Na ultima terça-feira (16) eram 17 pacientes que estavam em leitos de estabilização, sendo 11 na UPA da Vila Prado (baixa e média complexidade), 2 na UPA do Cidade Aracy (baixa complexidade), 2 na UPA do Santa Felícia (alta complexidade) e 2 no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho (baixa e média complexidade). Todos aguardam transferência para hospitais públicos via sistema CROSS.