KIEV/KUPIANSK - A Ucrânia anunciou a retomada da vila de Urozhaine de tropas russas no sudeste do país nesta quarta-feira, mas alertou que a situação no fronte nordeste estava se deteriorando, em meio a contra-ataques russos.
Urozhaine, na beira da região de Donetsk, é a primeira vila que Kiev alega ter retomado desde 27 de julho, um sinal dos desafios que a Ucrânia encara para avançar pelas linhas defensivas russas fortemente minadas sem um poderoso apoio aéreo.
"Urozhaine está libertada", disse a ministra da Defesa, Hanna Maliar, no aplicativo de mensagens Telegram. "Nossos defensores estão entrincheirados nos arredores."
A vila é um dos muitos pequenos assentamentos rurais perto do rio Mokri Yaly, que a Ucrânia declarou libertado desde o começo de junho, quando lançou uma contra-ofensiva contra tropas russas que ocupam faixas do sul e do leste.
Sua retomada aproximaria Kiev de ameaçar a vila de Staromlynivka, a vários quilômetros ao sul, que analistas militares dizem ser um bastião russo na região.
O Ministério da Defesa da Rússia não confirmou a perda de Urozhaine em um comunicado no Telegram, mas disse que sua artilharia e aviões de guerra estavam atacando forças ucranianas na região de Urozhaine.
(Reportagem de Max Hunder e Pavel Polityuk em Kiev e Vitaliy Hnidyi em Kivsharivka; reportagem adicional de Lidia Kelly em Varsóvia) REUTERS