Absoluto em pistas de rua na F1, Sergio Pérez escreveu seu nome na história do GP do Azerbaijão ao vencer a corrida neste domingo - o primeiro a triunfar duas vezes no Circuito de Baku desde a estreia da pista em 2016. O mexicano aproveitou um incidente para assumir a liderança da prova e terminar à frente do colega, Max Verstappen. Pole position, Charles Leclerc chegou em terceiro, conquistando o primeiro pódio da Ferrari em 2023.
Após quatro corridas a diferença entre Verstappen, líder no campeonato e Pérez, vice-líder, vai de 13 para seis pontos. Esta foi a sexta vitória da carreira de Pérez e sua quinta em circuitos de rua. Além de Baku, o mexicano já venceu em Mônaco, Singapura e na Arábia Saudita - todas pistas temporárias.
As duas RBRs precisaram de apenas quatro voltas para garantirem a terceira dobradinha de 2023, superando Leclerc sucessivamente. A partir daí, foi só questão de definir qual piloto da equipe austríaca venceria.
Max, líder provisório, se prejudicou com o momento ruim para sua troca de pneus. O holandês foi convocado para os boxes na volta 11, quando Nyck de Vries bateu. Ele retornou em sétimo e, logo em seguida, o safety car entrou na pista e interrompeu os avanços do bicampeão. Verstappen avançou para terceiro e só conseguiu superar Leclerc para garantir a vice-liderança.
As tendências do fim de semana em torno da Ferrari, Aston Martin e Mercedes se confirmaram; a escuderia italiana, pole position da corrida de domingo e da corrida sprint com Leclerc, permaneceu na parte da frente da tabela e subiu ao pódio pela primeira vez no ano, apesar da ineficiência para brigar de frente com a líder RBR.
A Aston Martin deixou de ser co-protagonista e voltou a se ver num duelo com a Mercedes; esta, sem apresentar uma grande evolução apesar da promessa de melhorias para os carros das duas equipes. Alonso, porém, manteve-se como o "melhor do resto" e ainda saiu bem-sucedido de uma briga direta com Carlos Sainz, da Ferrari.
Hamilton fechou o fim de semana como o melhor de sua equipe, sendo o único a chegar ao Q3 na classificação e largando em quinto. O heptacampeão, porém, acabou prejudicado por também ter parado pouco antes do safety car acionado por De Vries e chegou em sexto lugar. George Russell, oitavo, conquistou o ponto extra da volta mais rápida na bandeirada após largar em 11º.
Resultado
Resultado do GP do Azerbaijão
Posição Piloto
1º Sergio Pérez (RBR)
2º Max Verstappen (RBR)
3º Charles Leclerc (Ferrari)
4º Fernando Alonso (Aston Martin)
5º Carlos Sainz (Ferrari)
6º Lewis Hamilton (Mercedes)
7º Lance Stroll (Aston Martin)
8º George Russell (Mercedes)
9º Lando Norris (McLaren)
10º Yuki Tsunoda (AlphaTauri)
11º Oscar Piastri (McLaren)
12º Alexander Albon (Williams)
13º Kevin Magnussen (Haas)
14º Pierre Gasly (Alpine)
15º Esteban Ocon (Alpine)
16º Logan Sargeant (Williams)
17º Nico Hulkenberg (Haas)
18º Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
ABANDONOU Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
ABANDONOU Nyck de Vries (AlphaTauri)
A F1 retorna já no próximo domingo, 7 de maio, com o GP de Miami - a quinta etapa da temporada 2023.
Por Redação ge