SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFSCar pretende analisar o preconceito contra diversidade sexual e de gênero no contexto universitário. O estudo convida docentes dos quatro campi da UFSCar para responderem questionário online sobre a temática. A pesquisa é realizada por José Francisco Sampaio Souza, sob orientação de Flávio Adriano Borges, docente do Departamento de Enfermagem (DEnf) da Instituição.
Para o professor, a análise proposta no estudo é relevante para a identificação, de fato, "de onde o preconceito acontece (professor-aluno, aluno-aluno, aluno-professor, etc) para que se possa balizar estratégias que sejam capazes de mitigar tais questões, sobretudo, quando envolve professor-aluno, visto ser uma frente de trabalho possível de ser amenizada por meio de estratégias educativas e/ou formativas".
A expectativa do trabalho é auxiliar na avaliação proposta no contexto da UFSCar, de forma a apoiar a elaboração e a proposição de políticas institucionais que reduzam a violência e o sofrimento vinculados ao preconceito contra a diversidade sexual e de gênero.
Docentes interessados em participar do estudo devem responder este formulário eletrônico. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 64624622.9.0000.5504).