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Iniciativa embarca estudantes do Ensino Fundamental com destino à UFSCar Foto: Carla Vieira

Iniciativa embarca estudantes do Ensino Fundamental com destino à UFSCar

Escrito por  Nov 13, 2024

SÃO CARLOS/SP - A história começa com um encontro, em março deste ano, entre a diretora do Instituto da Cultura Científica da UFSCar, Mariana Pezzo, e o diretor de Relações Institucionais das emissoras EPTV, Paulo Brasileiro. Também participaram a coordenadora de Comunicação da Fundação de Apoio Institucional (FAI UFSCar), Alessandra Kuba, que foi da equipe de Jornalismo da emissora, e o então diretor de Comunicação da UFSCar, Marcílio Lana, hoje gerente de Comunicação da Fundação.

Era para ser uma visita de cortesia e aprofundamento do relacionamento com a afiliada da Rede Globo na região central de São Paulo, mas a conversa rendeu bem mais. Do encontro surgiu o convite para a participação da UFSCar no projeto EPTV na Escola São Carlos, que este ano chegou à sua 25ª edição. 

"Foi muito oportuno, pois estávamos desenhando o nosso projeto de interação com escolas da Educação Básica, o UFSCar+Escola, e de repente nos é apresentada uma agenda estruturada, com 40 visitas. Aceitamos o desafio, mesmo sem saber muito bem como iríamos dar conta", relata Mariana Pezzo, ao confidenciar que, algumas vezes, é necessária uma dose extra de ousadia para "tirar uma iniciativa do campo das ideias".

"Segue o fio"
Caconde, Divinolândia, Brotas, Porto Ferreira, Santa Gertrudes, Nova Europa, São João da Boa Vista, Santa Rita do Passa Quatro, Conchal, Descalvado, Itobi, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Santa Cruz das Palmeiras, Américo Brasiliense. Cuidado para não perder o fôlego! "Segue o fio" é um termo usado em redes sociais para se referir ao botão de continuação de threads (unidades de conteúdo), o que permite relacionar mensagens. Mas aqui, nesta reportagem, o fio é outro. 

O fio reproduz parte da lista de municípios paulistas onde estão instaladas escolas que estiveram no Campus São Carlos da UFSCar, entre agosto e outubro deste ano. Das 40 visitas, participaram 30 grupos de pesquisa e extensão da Universidade e cerca de 600 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas. 

Os estudantes que estiveram na UFSCar estavam entre os finalistas do concurso de redação organizado pela EPTV com o tema "Inteligência artificial: aliada ou inimiga do nosso futuro". Alunos e alunas também visitaram a sede da EPTV e a unidade de São Carlos do Serviço Social do Comércio (Sesc), parceiro do projeto.  

No dia 31 de outubro, em um hotel da cidade de São Carlos, aconteceu a cerimônia de premiação das 10 melhores redações. No kit entregue aos alunos e alunas, um livro publicado pela Editora da UFSCar (EDUFSCar). Presente ao evento, o diretor da Editora, Wilson Alves Bezerra, destacou que o enfrentamento dos desafios do presente e do futuro, "desafios que ainda não sabemos exatamente quais são e serão", passam por uma educação sólida e crítica, como a que é desenvolvida pelas universidades públicas brasileiras. 

Mundo de descobertas

No Campus São Carlos, a lista de departamentos e outras unidades parceiros da iniciativa reuniu muitos endereços diferentes, da Medicina ao Baja; do Hospital Universitário à Rádio UFSCar; da Engenharia de Materiais à Enfermagem; da Química à Teoria Ocupacional; da Letras à Unidade Saúde Escola; do Observatório Astronômico à Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. 

Um dos projetos da UFSCar que recebeu estudantes foi o "Futebóis e Diversidade", coordenado pelo professor Osmar Moreira, da Educação Física, que é também um dos 40 autores e autoras do livro "Do futebol moderno aos futebóis transmodernos", vencedor da primeira edição do Prêmio Jabuti Acadêmico. Acompanhe o relato dessa história na reportagem em áudio e vídeo produzida pelas equipes do ICC e do Naiipee (Núcleo de Apoio à Indissociabilidade Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão, vinculado à FAI). Assista: "Boys and girls" e muito mais: projeto da UFSCar interage com estudantes do Ensino Fundamental.

"É necessário que nós, das universidades, estejamos cada vez mais próximos de professores e professoras, estudantes da Educação Básica e seus familiares dialogando sobre como a Educação Superior, especialmente aquela oferecida pelas instituições públicas, é um fator importante, capaz de transformar vidas: daqueles que ingressam nas universidades e daqueles que vão participar e ter impactos também por outras vias dos projetos, pesquisas e outras atividades desenvolvidos nas instituições", registra Ana Beatriz de Oliveira, reitora da UFSCar.

Cooperação institucional
UFSCar+Escola é um projeto orientado para apoio a iniciativas de aproximação entre estudantes da Educação Básica e a Universidade. A proposta é encontrar estratégias em sintonia com a Meta 12 do Plano Nacional da Educação (PNE), que busca mecanismos para "elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurando a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público".

Na Universidade, o UFSCar+Escola, que conta com aporte de recursos de emenda parlamentar individual da deputada estadual Thainara Faria, é resultado da cooperação entre o ICC, a Coordenadoria de Ingressos na Graduação da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e o Naiipee, com o apoio da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) e da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).A iniciativa compõe o Graduação 10!, iniciativa da ProGrad com o objetivo de promover o desenvolvimento dos cursos e outros processos relacionados ao ensino de graduação na UFSCar.

Em 2025, a parceria com a EPTV será reeditada, mas a UFSCar também vai promover diretamente encontros e visitas de escolas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Médio, incluindo os campi Araras, Lagoa do Sino e Sorocaba, além de São Carlos. As iniciativas já começaram com o planejamento da agenda. No final de outubro, aconteceu uma reunião dos responsáveis pelo projeto com Débora Gonzalez Costa Blanco, diretora de Ensino da Região de São Carlos. A expectativa é realizar, ao longo de 2025, pelo menos outras 40 visitas, bem como levar pesquisadores e pesquisadoras às escolas. Os recursos originados da emenda parlamentar individual serão utilizados para a oferta de transporte para estudantes e professores, além da remuneração de bolsistas de extensão.

Redação

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
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