SÃO CARLOS/SP - Histórias de jovens empreendedores motivados pela ciência serão apresentadas no Painel “Ciência e empreendedorismo: casos de sucesso da Embrapa Instrumentação”, que será realizado no dia 9 de novembro, às 16 horas, com transmissão pelo canal da Embrapa no YouTube - http://youtube.com/embrapa - durante a Maratona Embrapa de Empreendedorismo.
O evento integra a 14ª edição da Semana Global de Empreendedorismo com atividades para todas as regiões do Brasil, de forma 100% gratuita e on-line, por meio de palestras, lives, cursos e painéis destinados a estimular a cultura empreendedora no meio rural, entre os dias 8 e 14 de novembro.
Os 20 Centros de Pesquisa que participam da Maratona vão levar informações para homens e mulheres do campo, pequenas agroindústrias, cooperativas, associações, startups em processo de estruturação e outros empreendimentos interessados em inovar ou ampliar seus negócios.
O ponto da mudança
A Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), no painel coordenado pela pesquisadora e chefe adjunta de Transferência de Tecnologia Débora Milori, pretende contribuir com as histórias de parceiros de startups, Daniel Consalter, da FIT (Fine Instrument Technology); Fábio De Angelis da Agrorobótica; e Hugo Vieira da Acqua Nativa Monitoramento Ambiental; eles vão contar qual foi o ponto decisivo para se tornarem empreendedores.
As atividades da maratona são voltadas para a transformação digital e a promoção de políticas públicas e ações de sustentabilidade e de inovação que busquem promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro, por intermédio da capacitação, inspiração e conexão com os participantes - a programação completa está disponível em https://www.embrapa.br/maratona-embrapa-de-empreendedorismo.
A Semana Global
A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) é um movimento que mobiliza diversas instituições no País em torno do fomento à cultura empreendedora, como universidades, empresas públicas e privadas, organizações do Terceiro Setor e o Sebrae, que coordena desde 2008 as edições anuais do evento, quando acontecem diversas atividades como palestras, seminários, debates, cursos e outras atividades com diferentes públicos e temáticas, mas sempre focando o empreendedorismo.
Em abril deste ano, o Governo Federal inseriu a SGE no calendário oficial (Lei 14.135/21), com os objetivos de I - fortalecer e disseminar a cultura empreendedora no País; II – estimular a criação e a divulgação de políticas públicas que busquem promover melhorias no ambiente empreendedor brasileiro; e III – apoiar as atividades lideradas e desenvolvidas por organizações da sociedade civil em prol de um Brasil mais empreendedor. As informações podem ser acessadas na plataforma https://www.empreendedorismo.org.br/#/.
Edilson Pepino Fragalle