Cada vez mais, inteligência emocional é uma exigência do mundo corporativo; docente do Senac São Carlos dá dicas de como aperfeiçoá-la
SÃO CARLOS/SP - Os efeitos da pandemia no mercado de trabalho foram severos. Segundo dados do IBGE, a taxa de desocupação foi de 13,7% no segundo trimestre de 2021. Isso corresponde a mais de 14,1 milhões de brasileiros em busca de um trabalho no país. Para se destacar nesse cenário de grande oferta de mão de obra, não basta apenas conhecimento técnico, é preciso dominar as habilidades socioemocionais, ou as chamadas soft skills. Inclusive, hoje, muitas empresas optam por candidatos que demonstram ter domínio das suas emoções.
Adailton Roberto de Morais, docente da área de recursos humanos do Senac São Carlos, esclarece que essas habilidades interpessoais são definidas como capacidades não técnicas, mas que estão diretamente ligadas à maneira como se trabalha. “Soft skills são competências pertencentes ao comportamento humano, ou seja, aptidões sociais e emocionais que impactam na forma como o profissional se comporta na sua vivência corporativa.”
A competência comportamental também reflete na habilidade técnica. No entanto, enquanto o conhecimento específico se adquire com estudo, prática e pesquisas, as soft skills são características individuais, que podem ser natas ou desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo da vida adulta, e elas merecem atenção. Adailton ressalta que trabalho em equipe, resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade, entre outras habilidades, determinarão a permanência do funcionário na empresa.
“A qualificação técnica é relevante num primeiro momento, porém, serão as competências comportamentais que manterão um profissional na organização”, ressalta o docente. Ele pontua ainda que são elas que demonstram a capacidade de um profissional em lidar com suas emoções perante as situações cotidianas, seja no ambiente de trabalho, seja fora dele. “Equilíbrio passa a ser a palavra-chave para ser um profissional de sucesso e ter qualidade de vida.”
Para quem está em busca de aperfeiçoar essas habilidades, Adailton indica por onde começar:
- - Faça uma análise criteriosa das competências que você possui e identifique as que precisam ser desenvolvidas;
- - Qualifique-se com o intuito de desenvolvimento pessoal e busque vivências que irão lhe ajudar a lidar com diferentes situações. Por exemplo, projetos sociais e voluntariado;
- - No ambiente corporativo, envolva-se em novos projetos. A convivência com situações diferentes daquelas que são comuns resultarão no desenvolvimento de novas habilidades, como o trabalho em equipe, a comunicação e o relacionamento interpessoal.
Qualificação na área
No Senac São Carlos, há diversos cursos que auxiliam o desenvolvimento das habilidades comportamentais. Para mais informações, acesse o Portal: https://www.sp.senac.br/saocarlos.
A instituição também está com a campanha de cursos técnicos por R$ 99 mensais, desenvolvida para reforçar que aprendizado técnico pode ser o caminho ideal para quem busca uma oportunidade de traçar novas rotas na carreira, especializar-se em uma área de interesse ou até mesmo conseguir uma recolocação profissional.
Serviço:
Senac São Carlos
Local: Rua Episcopal, 700, Centro, São Carlos – SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/saocarlos