SÃO CARLOS/SP - Para atender a comunidade escolar em tempos de pandemia e articular a capacitação entre os diferentes profissionais da área, a Secretaria Municipal de Educação de São Carlos (SME) promove até o dia 9 de fevereiro um ciclo de palestras como preparação para o retorno às aulas no primeiro semestre letivo de 2021.
Agentes educacionais, auxiliares administrativos, serventes, merendeiras, educadores de creche, professores e gestores participarão dos debates com palestrantes convidados que falarão de diversos temas que envolvem a prática dentro das unidades escolares.
Pela segunda vez nos últimos quatro anos a capacitação é realizada online, em ambiente virtual, pelas plataformas Google Meet e canais no Youtube (Canal do CeFPE, Canal Ed. Infantil de São Carlos, Canal Tantos Contos, Canal Get Edu e Canal Faz Educação), devido aos protocolos sanitários para as atividades presenciais.
A 1ª Jornada Virtual da Educação Municipal de São Carlos “Troca de Saberes em Rede” atenderá, em princípio, os servidores públicos que exerceram seu direito de vender um terço de dias de férias nessa época de recesso escolar dentro da rede, trocando por pecúnia.
A formação técnica voltada para o uso da tecnologia é um dos principais focos dos encontros com ênfase na plataforma Google For Education e no conceito de ensino híbrido. Os temas abordados tratarão ainda sobre o acolhimento e a questão do isolamento social, o acompanhamento socioemocional, e a perspectiva da arte, da música, da literatura, da filosofia e da inclusão.
A secretária de Educação, Wanda Hoffmann, participou em duas oportunidades: na terça-feira, 2, a primeira fala aconteceu às 9 horas para o grupo da manhã, e às 14 horas para o grupo da tarde. Parte das palestras são comuns para todos os públicos e outras específicas, para cada profissional que atua na rede.
Entre os palestrantes estão: Reinaldo Trevisan (tema: “Pedagogia de emergência na pós-pandemia”), José Galizia Tundisi (tema: “Água e o Meio Ambiente”), Henrique Ferrari (tema: “Saúde e Educação Emocional”), Roberta Mazieiro (tema: A escuta das próprias emoções”), Eniceia Gonçalves Mendes (tema: “A política de inclusão social no Brasil: desafios e perpectivas”) e Maria Silvia Martins (tema: “A caça ao tigre de Bengala e a utilização de aplicativos em sala de aula”).
Também são palestrantes convidados: a vereadora e educadora Raquel Auxiliadora dos Santos (tema: “Prevenção e superação da violência de gênero”), Ton Ferreira (tema: “Educação 5.0 – expectativa ou realidade”), Rita Cândido e Amanda Previato (tema: “Encantar para educar”), Valéria Gonçalves Andreetto (tema: “Revelando Perguntas e Imagens: reflexões de como Reggio Emilia transformou minha prática”), Carina Giacometti e Raquel de Faria Brino (tema: “Prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes”), Paula Ramos (tema: “Filosofia com crianças em tempos pandêmicos”), Raquel Merola (tema: “Desafios 2021: novos tempos, novas ações”) e Renata Neves (tema: “Cardápio da alimentação escolar e nova Resolução CD/FNDE”).
Na próxima quinta-feira, dia 4 de fevereiro, haverá uma mesa redonda com Valéria Cristina Schneider, Maria Sylvia Carvalho de Barros e Renata Siqueira Fonseca Neves para falar sobre o tema: “Classificação dos alimentos segundo o grau de processamento e alimentação saudável”.
No dia 9 de fevereiro, no encerramento da jornada, os palestrantes serão: o magistrado Dr. Paulo César Scanavez, Juiz de Direito de São Carlos, que falará sobre “Educação-Compartilhamento”, e a psicóloga psicanalista Daniela Fornaciari, que ministrará o tema “Saúde Mental em tempos de Pandemia”.
A coordenação da 1ª Jornada Virtual da Educação Municipal de São Carlos está a cargo da supervisora Gabriela Fornaciari, do Centro de Formação de Professores (CeFPE), e da Professora Cibeli Colautti, chefe da Seção de Apoio à Gestão Pedagógica. A organização é do CeFPE, do Departamento Pedagógico e da Coordenação da Educação Infantil. A promoção é da Prefeitura Municipal de São Carlos com supervisão da SME.
Para aqueles que não participarem da formação online, as palestras permanecerão gravadas e disponíveis em ambiente virtual, pelas plataformas oferecidas pelo CeFPE. As dúvidas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., na internet, ou pelo telefone (16) 3373-3222 (SME).