fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
O que são Emoções? Reprodução

O que são Emoções?

Escrito por  Nov 30, 2021

SÃO CARLOS/SP - Toda terça-feira, eu Ricardo Geraldi, Terapeuta na cidade de São Carlos, junto com esse maravilhoso canal de comunicação a Rádio Sanca Web, estaremos trazendo de maneira simples e objetiva, informativos que ajudarão você caro leitor, a compreender melhor as suas emoções.

Deixe seu comentário e sua avalição pessoal, isso fará com que o nosso trabalho se torne cada vez mais efetivo e assertivo, pensando sempre com carinho em você meu amigo leitor.

Hoje como não poderia ser diferente, mais um assunto de grande relevância quando falamos de saúde emocional, as “EMOÇÕES”. Mas será que sabemos na realidade o que são EMOÇÕES? Quais são as EMOÇÕES primárias que nós seres humanos temos e como lidar com cada uma delas?

Vamos juntos a mais uma jornada do autoconhecimento humano..........

Em primeiro lugar uma definição bem clara e um exemplo prático do que são Emoções.

Emoções: são reações imediatas a um estímulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com você, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável, elas são geradas pelos acontecimentos externos tendo como gatilhos os ambientes e situações em que estamos inseridos.

Uma forma simples de exemplificar como as emoções são geradas, é nos imaginarmos em uma praia especificamente a de Boa Viagem em Recife, conhecida pela presença e também por ataques acidentais de tubarões. Você esta ali, dentro da água do mar se refrescando e quando de repente avista um destes animais marinhos. Sua barriga gela, suas pernas tremem, sua respiração aumenta, onde sua única vontade é fugir o mais rápido possível dessa situação inusitada. Mas onde está a “EMOÇÃO”? Observe.... Dentro de você ocorreram algumas mudanças fisiológicas sentidas diretamente no seu corpo, e como consequência podemos sentir uma  das emoções primárias dos seres humanos, denominada “MEDO”.

Continua depois da publicidade

Mas o que são EMOÇÕES primárias?

São aquelas facilmente percebidas por nós seres humanos como, RAIVA, ALEGRIA, TRISTEZA E MEDO. Agora vamos descrever um pouquinho sobre cada uma delas.

MEDO: É uma espécie de perturbação diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo. Ele possui duas vertentes, a negativa e a positiva.

Negativa: Quando ele o MEDO, paralisa você lhe impedindo de realizar atividades do dia-a-dia e também de avançar na vida pessoal ou profissional.

Positiva: Quando ele o MEDO, representa dentro de você apenas um sentimento de cautela e cuidado, fazendo com que você leve a vida de uma forma prudente.

TRISTEZA: caracterizado por ter baixa autoestima, sentimentos de solidão, culpa, cansaço, angústia ou dor. Ela possui duas vertentes, a negativa e a positiva.

Negativa: Pode impedir você de viver, lhe transformando em uma pessoa totalmente negativa, sem esperança, colocando-se sempre em uma posição de vitima diante aos acontecimentos adversos da vida.

Positiva: Quando você tem uma perda ou então passa por um luto, é necessário passar por ela, para que depois de um certo tempo tudo dentro de você entre em conformidade podendo seguir em frente de uma forma saudável novamente.

RAIVA: Ela define-se como protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. Ela possui duas vertentes, a negativa e a positiva.

Negativa: Faz com que você viva em constante sentimento de fúria, buscando culpados para tudo de ruim que lhe acontece, esse sentimento pode transformar você em uma pessoa de difícil convivência e também te levar a agir por impulso, trazendo para sua vida consequências catastróficas sobre seus atos.

Positiva: Quanto utilizada como mola propulsora para que você mude de vida, saia da zona de conforto, buscando novos desafios sempre.

ALEGRIA: A alegria é uma emoção que se caracteriza pelos sentimentos de felicidade, contentamento, satisfação, onde podemos observar até mesmo a presença de sorrisos. Ela possui duas vertentes, a negativa e a positiva.

Negativa:  Ela ao extremo pode fazer você perder o foco, criando em sua mente um mundo de ilusão, onde não enxergamos a vida como realmente ela deve ser.

Positiva: Ela te da força e energia para seguir em frente, lhe trazendo um sentimento de felicidade e satisfação no decorrer das conquistas que você vai adquirindo na vida pessoal, sentimental e profissional.

Abaixo deixo algumas dicas de como lidar e também controlar as emoções para que você caro leitor, possa ter uma vida mais leve e saudável.

A dica de número zero e a meu ver a mais importante, está resumida em uma única frase deixada por (Steve Jobs) que nos é relatada no livro “12 Dias Para Atualizar sua Vida” do escritor Tiago Brunet:

“O tempo é limitado. Não o desperdice tentando viver a vida dos outros. Não permita que a opinião alheia cale a sua voz interior”, se coloque sempre em primeiro lugar, seja você mesmo e se valorize.

Dica 1: Faça Terapia, pois não existe maneira mais saudável, segura e confiável de lidar com suas emoções, se permita e tenha verdadeiramente resultados maravilhosos.

Dica 2: Interprete suas emoções, o primeiro passo para quem deseja ter maior controle emocional é saber interpretar o que está sentindo em cada momento da vida.

Dica 3: De uma pausa, dar uma pausa nas suas atividades, pelo menos até se sentir melhor é um ótimo recurso para se sentir melhor.

Dica 4: Você não tem controle sobre outras pessoas, no caminho da vida encontraremos pessoas que pensam e vivem de forma totalmente diferente que você, respire fundo e siga em frente, afinal nunca vimos uma abelha tentando explicar para uma mosca que mel é melhor que lixo.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, será um prazer interagir com você.

                                                  Ricardo Geraldi

TERAPEUTA / TERAPIA BRVE

Especialista em Hipnose Clinica;

Terapeuta Método Kraisch T.R.I (Terapia de Reintegração Implícita)

Especialista em Inteligência Emocional

Analise do Comportamental Método D.I.S.C

Consciência Sistêmica e Constelação Sistêmica (IBRACS)

Auriculoterapia (Acupuntura do pavilhão auricular)

Coach / Mentor em relacionamentos

AJUDO VOCÊ A CONQUISTAR SAÚDE E LIBERDADE EMOCIONAL

 

 

 

 

 

 

Última modificação em Terça, 30 Novembro 2021 08:23
Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

Website.: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Top News

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31