SÃO CARLOS/SP - Internautas entraram em contato com nossa redação para falar sobre o descaso na saúde são-carlense, pois na manhã chuvosa desta quarta-feira, 14, pacientes sofrem em postos de saúde, mais especificamente na UBS localizada na rua João Lourenço do bairro Maria Stella Faga.
Segundo pacientes, chovia muito pela manhã e alguns estaria esperando a UBS abrir e chovia muito. Ao abrir por volta das 7h da manhã, os pacientes foram acolhidos para dentro do prédio, mas a fila já era grande.
Um pai nos informou que além da espera a informação oferecida aos munícipes são vagas e eles não sabem o que fazem. “Minha filha está com tosse seca, acho que não é covid-19, mas levei na UBS, chegando lá disseram pra levar na UBS da Vila São José, poxa estão negando atendimento aqui no Faga? Eu moro aqui perto e tenho que ir em outra unidade? Um médico não poderia ver o que ela tinha, e depois dizer o que devo fazer? Sem falar de perdi tempo aqui e chegando lá não tem mais senha” desabafou o pai.
“Tem uma servidora aqui no Maria Stella Faga, que nos tratou com uma falta de educação que nos deixou constrangidos perante a todos que estavam na unidade de saúde” completou o pai.
Uma mulher que precisava ser atendida por um médico ginecologista chegou 6h50 da manhã, que inclusive já tinha idosos na fila, e quando abriu a UBS do Faga, a mesma foi informada que não tinha vaga e que era pra voltar às 8h ou 8h30 pra ver se teria encaixe.
“Poxa eu preciso trabalhar, a prefeitura disse pra gente chegar cedo que teria atendimento e não tem, agora vou chegar atrasada no meu trabalho e sem ser atendida e sem atestado e tenho que me explicar ao meu patrão (sic)” disse a paciente.
Até quando a Capital da Tecnologia vai ficar nessa situação? Os funcionários de saúde e pacientes não poderiam ter um aplicativo para agendar ou se comunicar com a unidade de saúde para não perder tempo e a viagem? A cidade com três universidades não consegue desenvolver esse aplicativo? Temos que conviver com filas ainda? Prontuários de papel ainda?