RIO DE JANEIRO/RJ - A Globo optou por encerrar o quadro esportivo "Central do Apito" na programação esportiva da emissora. A atração estreou em 2018 e apresentava o intuito de oferecer para os telespectadores uma análise de especialistas em arbitragem sobre lances polêmicos da rodada. Além disso, o canal também decidiu retirar a presença de ex-árbitros das transmissões de partidas de futebol. A informação incialmente foi dada pelo site "Notícias da TV", e posteriormente confirmada pelo LANCE!
A decisão encerra um legado que perpetuava há 34 anos, quando o árbitro Arnaldo Cezar Coelho ingressou no elenco de transmissões da emissora em 1989. Com a mudança, o casal especialista no tema Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo foram demitidos. Paulo César de Oliveira seguirá como o único ex-árbitro contratado, mas participará apenas de programas.
A Globo informou que com a implantação e consolidação do árbitro assistente de vídeo (VAR), as questões de arbitragem foram recebendo outro tipo de tratamento e o VAR foi oferecendo respostas às questões apresentadas durantes os jogos. Com isso, a emissora optou por encerrar a Central do Apito durante as transmissões de futebol. Contudo, as análises sobre arbitragem serão feitas, quando necessário, no conteúdo dos programas esportivos.
Segundo o "Notícias da TV", o principal motivo que levou ao fim do quadro foi a alta rejeição do público. Pesquisas recentes feitas pelo Esporte da Globo mostraram que os telespectadores entendiam que algumas opiniões eram protecionistas demais com erros feitos por árbitros em campo. Alguns internautas chegaram a inclusive chamar o quadro de "Central do Amigo", em tom de deboche.
FORA DA GLOBO
Sandro Meira Ricci e Fernanda Colombo são casados e ambos participavam do quadro envolvendo a análise da arbitragem brasileira. O ex-árbitro entrou para o canal em 2018 quando assinou contrato logo após se aposentar dos campos. Por outro lado, a antiga auxiliar entrou para a programação da Globo em 2021, no lugar de Nadine Bastos, atualmente no SBT.