Município realizou ações contra o aedes aegypti que deram resultados. Último caso confirmado da doença foi em 19 de junho
IBATÉ/SP - A Secretaria Municipal de Saúde de Ibaté, por meio da Vigilância Epidemiológica, divulgou nesta sexta-feira (2) números atualizados da Dengue no município. Em 2020, Ibaté notificou 135 casos, sendo que 111 foram negativos e 24 positivos. Nessa atualização, nenhum caso suspeito aguardava resultado.
Os bairros que tiveram mais casos foram Jardim Cruzado (9), Jardim Icarai (3), São Benedito (2), Centro (2) e CDHU (2). "Outras cidades" e os bairros Popular, Jardim América, Santa Terezinha, Jardim Menzani e Vila Bandeirantes tiveram apenas um cada.
O último caso de Dengue confirmado no município foi no dia 19 de junho e, com isso, Ibaté está há mais de 100 dias sem novos registros da doença, resultado de ações de orientação que são realizadas contra o criadouro do mosquito aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Em um trabalho conjunto entre as Secretarias de Saúde, Serviços Públicos e Educação de Ibaté, as ações foram intensificadas no período de chuvas, durante o verão e outono, quando a proliferação do mosquito aumenta.
Em março, a Prefeitura de Ibaté se mobilizou com mutirões nas residências para eliminar criadouros, fez a distribuição de material informativo em semáforos e no comércio e pedágios com faixas e cartazes para conscientizar a população sobre os perigos da doença. A Rede Municipal de Ensino também participou das atividades, desenvolvendo com os alunos projetos pedagógicos sobre o tema.
Apesar da situação controlada em Ibaté, as orientações para eliminar criadouros do aedes aegypti continuam. O ciclo de vida do mosquito é de 7 a 10 dias, por isso, cada munícipe, mesmo aquele que more em bairros que não tenham casos registrados, deve fazer a limpeza de seu quintal um vez por semana.
Os principais cuidados que devem ser tomados são: manter a caixa d´água sempre fechada, guardar garrafas de cabeça para baixo, furar vasos e pratos de plantas ou encher de areia até a borda, deixar as calhas d´agua limpas de folhas, galhos e sempre desobstruídas, efetuar tratamento adequado em piscinas com cloro, fechar com tela e adicione sal ou água sanitária, semanalmente, em ralos e canaletas.