fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 16 Dezembro 2024

SÃO CARLOS/SP - Os atletas que representam a cidade de São Carlos conquistaram mais três medalhas no último final de semana nos Jogos Abertos do Interior. Todos são apoiados pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, que tem fornecido todo o suporte durante a competição que neste ano acontece em São José do Rio Preto.

Das medalhas mais recentes, duas vieram no handebol. No masculino, a equipe são-carlense foi derrotada na final para São José dos Campos por 23 a 13 e ficou com a prata, ao passo que a feminina derrotou Diadema por 23 a 14 e garantiu o bronze. No karatê, a cidade também assegurou uma medalha de bronze e, no tênis masculino Sub-21, São Carlos foi batida por São José do Rio Preto por 2 sets a 0 e ficou com o quarto lugar.

Nesta terça-feira (17/12), o futsal feminino – que empatou sem gols contra Praia Grande na estreia – volta à quadra para enfrentar São José dos Campos, às 14h, no Ginásio de Esportes “19 de março”, ainda pela primeira fase. A cidade também compete no tênis de mesa, xadrez e taekwondo.

Todos os atletas, membros de comissões técnicas e dirigentes são apoiados pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, que oferta alimentação, serviço de alojamento, fisioterapia, lavanderia e transporte intra e intermunicipal aos competidores que representam a cidade no torneio.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai realizar o Projeto Férias 2025 entre os dias 29 de janeiro e 6 de fevereiro, com atividades em diversos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e Escolas Municipais de Ensino Básico (EMEBs). As inscrições começam nesta terça-feira (17/12) e têm como público-alvo as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (0 a 12 anos), bem como os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Realizado anualmente, o Projeto Férias oferece recreação com dinâmicas que pensem a ludicidade em seus aspectos principais, como o desenvolvimento de oficinas culturais, brincadeiras, rodas de conversa, exploração dos princípios da base nacional curricular e os direitos de aprendizagem da criança, entre outras atividades.

Todos os alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino em 2024 podem participar, sendo que as inscrições são gratuitas e devem ser feitas online – basta optar por uma das unidades escolares disponíveis e aguardar a confirmação via e-mail –. O número de vagas pode variar de acordo com a capacidade da unidade escolar e, para o preenchimento das vagas, será respeitada a ordem de inscrição.

A secretária municipal de Educação, Paula Knoff, explica os benefícios do Projeto Férias tanto para as crianças quanto para os próprios responsáveis. “São diversas atividades de recreação programadas pelos gestores educacionais para atender os alunos e que pensam na valorização da educação e em oferecer acesso a ambientes diferenciados ao familiar, com desenvolvimento da ludicidade e socialização das crianças que vão aproveitar as férias no ensino público gratuitamente. Vamos oferecer atividades educativas, saudáveis para melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento da criança”, salienta a secretária.

A SME orienta que os pais ou responsáveis dos alunos de 0 a 3 anos poderão optar pelas atividades em período integral (7h40 às 16h20) ou parcial (7h40 às 12h – manhã ou 13h às 17h20 – tarde). Já para os alunos de 4 a 6 anos, as opções são exclusivas para período parcial (7h40 às 12h – manhã ou 13h às 17h20 – tarde), enquanto os estudantes do Ensino Fundamental serão atendidos das 13h às 17h20 e, para jovens e adultos, o atendimento ocorrerá das 18h45 às 22h (de segunda a quinta-feira) e das 18h45 às 21h45 (sexta-feira).

O Projeto Férias terá também o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que vai oferecer alimentação aos alunos, conforme já ocorre regularmente em todo o ano letivo.

Para a Educação Infantil, o Projeto Férias será realizado nos CEMEIs Aracy Pereira Lopes, Bento Prado de Almeida Ferraz Junior, Bruno Panhoca, Carmelita Rocha Ramalho, Carminda Nogueira de Castro Ferreira, Cônego Manuel Tobias, Dionísio da Silva, José de Brito Castro, Maria Consuelo Brandão Tolentino, Maria Lúcia Marrara, Maria Luiza Perez, Olívia Carvalho, Paulo Freire, Regina Melchiades, Ruth Bloen Souto, Vicente Rocha Keppe e Walter Blanco.

Para os alunos do Ensino Fundamental, as atividades acontecem nas EMEBs Angelina Dagnone de Melo, Carmine Botta, Dalila Galli, Afonso Fiocca Vitali e Prof. Ulysses Ferreira Picolo e no CEMEAR.  Já para jovens e adultos, o atendimento ocorrerá no CEMEI Vicente Rocha Keppe.

As inscrições online devem ser feitas no período de 17 de dezembro a 10 de janeiro pelos links abaixo:

INSCRIÇÕES PARA CEMEI: https://forms.gle/sNfNEPWLcBfk2ZT9A
INSCRIÇÕES PARA EMEB: https://forms.gle/HYYGFpmb4pvC6yx99
INSCRIÇÕES PARA EJA: https://forms.gle/v4QqfQ9KxAb5dwRj7

Publicado em Educação

Estudo inédito utiliza moléculas orgânicas derivadas de açúcares como ingredientes ativos para defensivos agrícolas mais sustentáveis

 

SÃO CARLOS/SP - Está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com outras instituições, um trabalho voltado para a busca por novos insumos de combate ao cancro cítrico. A doença, que atinge as lavouras de citros - como limão e laranja - é combatida há décadas pela pulverização de cobre, metal tóxico e deletério para o meio ambiente. 

A pesquisa foi iniciada por volta de 2009, sob coordenação da professora Maria Teresa Marques Novo Mansur, do Departamento de Genética e Evolução (DGE) da UFSCar, pela busca, por meio de análise proteômica [de proteínas] combinada à análise genética, de proteínas-alvo na bactéria que estivessem envolvidas com sua capacidade de causar a doença. Um dos alvos encontrados na superfície celular foi a proteína denominada XanB. O grupo demonstrou mais recentemente que moléculas orgânicas derivadas de carboidratos, inibidoras da proteína-alvo XanB, eram eficientes no controle da doença e poderiam ser ingredientes ativos para novos defensivos agrícolas.

O trabalho de Novo-Mansur - que é líder do grupo de pesquisa do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular Aplicada (LBBMA) da UFSCar (www.lbbma.ufscar.br/pt-br) - é desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e colaboração do grupo do professor Carlos Henrique Tomich de Paula da Silva, da Universidade de São Paulo (USP), que realizou o planejamento das moléculas inibidoras por abordagem computacional, e do grupo do pesquisador Franklin Behlau, do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) de Araraquara, que colaborou nos testes in vivo

O que é o cancro cítrico
O cancro cítrico é uma doença causada pela bactéria Xanthomonas citri subsp. citri, que afeta diversas espécies de citros; é caracterizada pelo aparecimento de lesões corticosas, que são erupções de aspecto áspero e elevado nas folhas, frutos e ramos das plantas. Essas lesões podem ser circundadas por halos amarelos, resultantes do decréscimo de clorofilas nas áreas infectadas, e os tecidos afetados podem expelir bactérias que se espalham facilmente pelo vento e pela chuva. As plantas contaminadas podem sofrer queda prematura de folhas e frutos, o que reduz a qualidade dos frutos e a produtividade, afetando o potencial econômico da citricultura.

De acordo com a pesquisadora da UFSCar, o prejuízo causado pelo cancro cítrico para a agricultura é amenizado por medidas de manejo e, principalmente, por meio da pulverização de soluções de cobre nos pomares infectados. "No entanto, esse controle gera custo superior a R$ 200 milhões por safra, além de causar impacto ambiental devido à toxicidade do metal. Além disso, já foram identificadas linhagens bacterianas resistentes ao cobre, o que diminui a eficiência desse controle", explica o André Vessoni Alexandrino, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) da UFSCar que foi orientado da professora Novo-Mansur na UFSCar nesse projeto.  

Outras medidas de controle, segundo a pesquisadora, incluem a erradicação de plantas contaminadas e o uso de quebra-ventos para reduzir a disseminação da doença. Dada a ineficácia dessas medidas para a cura definitiva e os impactos ambientais, pesquisadores e agricultores buscam novas alternativas, como o desenvolvimento de cultivares mais resistentes, agentes que possam agir como controle biológico e compostos que possam controlar a doença de forma mais sustentável​. 

Avanços das pesquisas
"O principal diferencial da nossa pesquisa é que utilizamos uma abordagem inédita para a busca de uma alternativa de controle do cancro cítrico, a qual nos possibilitou chegar a moléculas que interferem de modo bastante específico na interação do patógeno com a planta e são de baixa ou nenhuma toxicidade ao ser humano, em contraposição ao cobre utilizado atualmente nas lavouras", destaca a professora da UFSCar. "Temos a expectativa de que essas moléculas, que são derivadas de carboidratos, possam se constituir em uma alternativa ecologicamente atrativa, sendo biodegradáveis e não interferindo com a microbiota do solo, causando assim menor impacto ambiental, e sejam também economicamente viáveis para utilização comercial no campo. A abordagem multidisciplinar utilizada, com metodologias complementares advindas de colaboradores de diferentes áreas do conhecimento, voltada para um objetivo comum, nos possibilitou não estacionar na ciência básica, que por si só já tem seu valor, mas ir além, gerar inovação tecnológica por meio de produtos de interesse para o agronegócio", avalia.

Os novos compostos estão sendo testados em maior escala no campo por parte de uma empresa start-up, que licenciou a patente do trabalho, depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O trabalho contou, na USP, com a contribuição de Mariana Pegrucci Barcelos, doutoranda orientada pelo professor Tomich, que realizou também com ele mestrado pelo projeto. Na UFSCar, além de André Alexandrino, houve também a participação de Beatriz Brambila, que recentemente defendeu o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Genética Evolutiva e Biologia Molecular (PPGGEv-UFSCar), sob orientação da professora Novo-Mansur. Inibidores planejados pelo grupo do professor Tomich contra outra proteína-alvo da bactéria, também descoberta no grupo da UFSCar, estão sendo testados pela doutoranda Ana Carolina Franco Severo Martelli, sob orientação da professora Novo-Mansur pelo PPGGEv-UFSCar, e também estão apresentando resultados promissores, de acordo com a docente da Universidade.

Mais informações
O estudo da professora Maria Teresa M. Novo Mansur contou com o apoio da Fapesp, no período de 2009 a 2016, por meio de Projeto Jovem Pesquisador (processo 07/50910-2), e atualmente conta com o apoio de Projeto de Auxílio à Pesquisa, também da Fapesp (processo 2020/05529-3), ambos sob sua coordenação. O professor Carlos H. Tomich da Silva também conta com o apoio de Projeto de Auxílio à Pesquisa da Fapesp (processo 2023/01921-4), do qual é coordenador. O artigo que descreve a nova alternativa foi publicado na Revista Microbiology Spectrum, em https://journals.asm.org/doi/10.1128/spectrum.03673-23. O assunto também foi tema da Revista Pesquisa Fapesp em outubro de 2024 (https://revistapesquisa.fapesp.br/novos-compostos-serao-testados-contra-cancro-citrico/). Mais esclarecimentos sobre o estudo podem ser solicitados diretamente com a professora Maria Teresa M. Novo Mansur através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O Procon São Carlos finalizou mais uma operação que tem como objeto a fiscalização dos preços dos combustíveis na cidade. Ao todo 60 postos de combustíveis foram fiscalizados todos os meses durante o ano de 2024. Os dados coletados se referem ao preço dos combustíveis por litro, à vista, sem qualquer desconto promocional ou por método de pagamento utilizado. “A pesquisa tem por objetivo oferecer aos consumidores do município os preços praticados nos estabelecimentos, assim podendo os mesmos escolher quais parâmetros desejar, seja por proximidade de sua residência ou pelo menor preço ofertado no combustível que utilizar”, explica o diretor do Procon, Tiago Nonato de Souza.

Foi constatado que durante o ano de 2024, o etanol comum foi o que sofreu maior aumento de preço, passando de R$ 3,04 em janeiro para R$ 3,82 em dezembro, acumulando alta de 23,69%. Já nos demais combustíveis também ocorreram aumentos, porém em menor valor, sendo que na gasolina comum, o preço passou de R$ 5,33 para R$ 5,82, alta de 8,93% e no Diesel S-10 de R$ 5,82 para R$ 6,03, alta de 3,57%, durando o mesmo período analisado. 

O diretor do Procon esclarece que no Brasil não há, em regra, controle de preços, tabelamento ou controle de margem de lucro. “A livre iniciativa e livre concorrência são princípios constitucionais, não sendo assim possível qualquer interferência neste quesito, nosso papel é orientar o consumidor e identificar abusos os ações que prejudiquem o livre mercado”, destacou.

Para conferir a pesquisa completa do Procon basta clicar no link: http://saocarlos.sp.gov.br/index.php/prefeitura/utilidade-publica/procon.html

Publicado em Comércio

SÃO PAULO/SP - O SBT não contratou Pablo Marçal para fazer parte do seu time de apresentadores. Os boatos começaram após o próprio coach e político publicar um vídeo no sábado (14), quando compareceu aos estúdios da emissora, e afirmou que havia chegado para seu "primeiro dia de CLT".

Em comunicado à imprensa nesta segunda (16), o SBT pontuou que Pablo Marçal, assim como outros nomes, apenas participou de testes para apresentador do novo Casos de Família, que ainda não teve seu anfitrião definido, além de outro programa. Jojo Todynho, Cariúcha e Felipeh Campos também foram convocados para as gravações dos pilotos.

"A assessoria de Comunicação do SBT informa que o empresário e coach Pablo Marçal não foi contratado pela emissora. No último sábado (14), ele participou da gravação de pilotos para o novo programa Casos de Família e para outro projeto que o SBT pretende lançar em 2025", informaram.

O empresário chegou de helicóptero no SBT e foi recepcionado pelo elenco mirim da novela da A Caverna Encantada. "Primeiro dia de CLT. Olha a galerinha da novela aqui", afirmou ele no vídeo.

As imagens ainda mostraram Marçal chegando até o camarim e se arrumando em frente ao logo da emissora. O vídeo também mostrou o momento em que ele entrou no estúdio para gravar o programa com a plateia. Ele chegou a fazer mistério sobre qual seria o nome de sua atração.

Pablo Marçal fez referência à CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), que regula desde a década de 1940 os regimes de contratação no Brasil. Caso seja mesmo contratado pela emissora fundada por Silvio Santos (1930-2024), ele será colega de José Luiz Datena, de quem levou uma cadeirada durante um dos debates entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo.

 

NOTÍCIAS DA TV

Publicado em TV

SÃO PAULO/SP - O Aston Martin Valhalla é conhecido desde o início desta década. Definido como um "ultraluxuoso supercarro" pela marca inglesa, o esportivo híbrido passou por alguns anos de evolução para, enfim, chegar ao mercado.

A potência subiu durante o processo de maturação e chegou a 1.079 cv. É o resultado da combinação do 4.0 V8 biturbo fornecido pela Mercedes-Benz com três motores elétricos -dois instalados na dianteira e um acoplado à transmissão.

Embora seja um híbrido plug-in, cujas baterias podem ser recarregadas na tomada, a eletricidade está a serviço do desempenho, não da eficiência energética.

Instalados junto às rodas, os motores dianteiros distribuem a energia de forma equilibrada para melhor controle do carro em pista, além de compensar o "lag" (atraso nas acelerações) comum às motorizações turbo. No jargão do mundo automotivo, é a vetorização do torque.

A combinação de fatores e vetores faz este Aston Martin partir do zero e chegar aos 100 km/h em 2,5 segundos A velocidade máxima é de 350 km/h.

A suspensão ativa do Valhalla tem origem na Fórmula 1. Segundo a Aston Martin, a experiência adquirida na competição fez parte do desenvolvimento do novo supercarro. Até as partes em fibra de carbono da carroceria foram moldadas da mesma forma que a carenagem dos modelos pilotados por Fernando Alonso e Lance Stroll.

Trata-se de um carro desenvolvido para autódromos, mas que poderá ser emplacado. A UK Motors, representante da Aston Martin no Brasil, confirmou que há encomendas do carro no país, que deve receber seis unidades em 2025. O preço é estimado em R$ 15 milhões.

O cliente tem dezenas de cores à disposição -há 17 opções de verde e 18 de pretos e cinzas, entre outros tons. Se o comprador preferir, pode deixar a carroceria sem acabamento, ostentando a fibra de carbono.

Há ainda centenas de combinações possíveis para o interior, sendo possível escolher até como será o tingimento das costuras do cinto de segurança.

A complexidade do catálogo torna-se até simples diante das peculiaridades do superesportivo que antecedeu o Valhalla.

Chamado Valkyrie, era praticamente um F-1 adaptado para as ruas, o que implicava em manutenções que custavam mais que um SUV médio. A primeira revisão, por exemplo, saía pelo equivalente a R$ 180 mil.

Não que o novo modelo tenha custos de carro popular, mas a Aston Martin pretende entregar algo que seja mais usável. Tanto é que há 999 unidades previstas para o Valhalla, enquanto o Valkyrie nem sequer chegou a 300.

Mas a existência de um está ligada ao outro. Na mitologia nórdica, as Valquírias servem a Odin e levam as almas dos soldados que morrem como heróis até o salão dos mortos, que se chama Valhalla. Esses guerreiros se transformam nos Einherjar, que pode ser o nome de um futuro Aston Martin.

 

 

FOLHAPRESS

Publicado em Economia

Inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 30 de dezembro

 

SÃO CARLOS/SP - O Sebrae-SP abriu inscrições para o módulo Primeiras Vendas do programa Start, que vai acelerar o crescimento de 150 startups em fase inicial da jornada comercial. Focado em vendas e estruturação de mercado, o Start tem duração de dois meses e será realizado em parceria com a 49 Educação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 30 de dezembro, neste link:  programas.sebraestartups.com.br/in/startprimeirasvendas.  

Com 16 horas de capacitação ao vivo, 16 horas de mentorias coletivas e 16 horas de conteúdo gravado, o módulo Primeiras Vendas oferece acesso a uma plataforma digital, acessível tanto pelo desktop quanto pelo celular, desenvolvida exclusivamente para o Sebrae for Startups.  

“Esta é uma oportunidade transformadora para startups que já validaram seus produtos e desejam expandir suas operações de vendas. O programa inclui aulas que ajudam a repensar o negócio, frameworks utilizados para execução das atividades e mentorias para auxiliar o modelo de negócio”, explica o analista de negócios do Sebrae-SP Ícaro Tiberti.   

Entre os principais temas abordados estão: identificação de gargalos de crescimento, definição do cliente ideal, criação de oferta irresistível, geração de leads, construção de máquina de vendas, técnicas de vendas, estratégias de growth hacking e a elaboração de playbook de vendas.  

“O conteúdo foi desenvolvido para permitir que os empreendedores possam implementar práticas de vendas eficazes e superar os desafios comuns de crescimento. E nós, do Sebrae for Startups, vamos acompanhá-los nesta jornada. É como se pegássemos nas mãos dos empreendedores para atravessarmos juntos essa etapa da jornada”, ressalta o analista.   

Região
Segundo Tiberti, a região de São Carlos tem inúmeras empresas que podem aproveitar esta oportunidade. São Carlos, inclusive, é a quinta cidade do Estado de São Paulo com o maior número de startups, segundo levantamento do Sebrae for Startups. 

A cidade reúne 99 empresas do tipo, ficando atrás apenas de São Paulo (1.670), Campinas (174), Ribeirão Preto (150) e São José dos Campos (126), todas com um número exponencialmente maior de habitantes. 

Rio Claro, Araras, Leme, Pirassununga e Brotas também são fortes em tecnologia e empreendedorismo, estando listadas no ranking que mapeou 214 municípios paulistas.   

Especialistas

O programa conta com a expertise de mentores renomados, como Leandro Piazza, especialista em startups pela universidade de Stanford no programa Accelerate Your Startup Idea e CEO da 49 Educação. Na lista dos melhores mentores de startups do Brasil pelo Startup Awards por quatro anos consecutivos – premiação mais importante do ecossistema de inovação do país -, Piazza é empreendedor, mentor e investidor-anjo.  

Além de contar com uma equipe técnica especializada em aceleração, o programa garante suporte às startups no processo de aprendizado e implementação de ações. Os participantes terão acesso facilitado ao programa de Aceleração Speed e a outros serviços do Sebrae for Startups, potencializando ainda mais seu desenvolvimento.  

Serviço:
Start – Primeiras Vendas  
Inscrições: até 30/12/24  
Início: fev/2025  
Duração: 8 semanas  
Modelo: online   
Custo: gratuito (100% subsidiado pelo Sebrae-SP)  
A quem se destina: startups com CNPJ em SP, produto validado e um sócio em tempo integral  
O que oferece: mentorias, diagnóstico inicial, plano tático, comunidade, e conexões com novos programas do Sebrae  
Informações e inscrição: http://programas.sebraestartups.com.br/in/startprimeirasvendas

Publicado em Outras Notícias

SÃO PAULO/SP - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes assistiu neste domingo, 15, ao show dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia em São Paulo. Moraes chegou a uma área reservada por volta de 20h30, pouco antes de a apresentação começar, e foi recebido pelo público aos gritos de "sem anistia".

No dia anterior, o ministro tinha determinado a prisão do general da reserva Walter Braga Netto. Braga Netto é ex-ministro da Defesa e da Casa Civil e foi candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PL) em 2022. O general de quatro estrelas é investigado por tentativa de golpe de Estado.

O coro de "sem anistia" foi repetido depois do show acabar, quando Moraes deixou a plateia, cerca de 22h30.

O show dos irmãos deste domingo foi o segundo de três apresentações no Allianz Parque e faz parte da turnê "Caetano e Bethânia". Entre as músicas cantadas estavam "Alegria, Alegria", "Um índio" e "Sampa", esta última incluída na setlist especialmente para o espetáculo na capital paulista.

 

ESTADAO CONTEUDO

Publicado em Política

Homenagem reconheceu o papel essencial de cada profissional no enfrentamento da pandemia de Covid-19

 

SÃO CARLOS/SP - Na última sexta-feira (13), a Câmara Municipal de São Carlos realizou uma sessão solene para conceder os títulos de Cidadania Honorária de São Carlos aos médicos infectologistas e diretores da Santa Casa, Dr. Roberto Muniz Junior, Diretor Técnico, e Dra. Carolina Toniolo Zenatti, Diretora de Práticas Assistenciais. A cerimônia ocorreu na sala das sessões do Edifício Euclides da Cunha e contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e colegas de trabalho.

As honrarias foram uma iniciativa dos vereadores Marquinho Amaral e Cidinha do Oncológico, por meio dos decretos nº 1094 e nº 1095, como forma de reconhecer o trabalho exemplar de cada homenageado, que desempenharam papel fundamental no enfrentamento da pandemia de Covid-19 enquanto atuavam na linha de frente pela Santa Casa.

O provedor da instituição, Antonio Valério Morillas Junior, esteve presente no evento e destacou a importância da contribuição dos profissionais. "A Dra. Carolina e o Dr. Roberto não apenas prestaram um serviço inestimável a São Carlos e região durante a pandemia, mas seguem diariamente demonstrando excelência e dedicação à saúde da população. Esse reconhecimento é mais do que merecido, é uma celebração da competência, coragem e compromisso que ambos têm com a vida e com a medicina."

Durante a cerimônia, a Dra. Carolina Zenatti expressou sua gratidão ao receber o título. "Este reconhecimento me emociona profundamente. Dedico esta homenagem a todos os profissionais da saúde que estiveram conosco na luta contra a pandemia. É um privilégio trabalhar em uma instituição como a Santa Casa e servir a esta cidade, que me acolheu com tanto carinho."

O Dr. Roberto Muniz Junior também celebrou a homenagem. "Receber o título de Cidadão Honorário de São Carlos é uma grande honra e um momento marcante na minha vida profissional e pessoal. Agradeço aos vereadores pela iniciativa e à população são-carlense pela confiança depositada no nosso trabalho. Essa honraria nos motiva ainda mais a continuar servindo com dedicação e empenho."

A cerimônia também contou com a presença do vereador Rodson Magno e do secretário da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Carlos, Rafael Almeida, que compuseram a mesa de honra.

Publicado em Outras Notícias

Atividade acontecerá, no dia 20 deste mês, na base da

Polícia Militar Rodoviária na Rodovia Brigadeiro Faria Lima

 

 

          JABOTICABAL/SP - Os motociclistas representam 1,5% do total do tráfego nos 441 quilômetros de rodovias atendidas pela EcoNoroeste – cerca de 1,1 mil diariamente, uma média de 34 mil por mês entre janeiro e novembro de 2024. Pensando nesse usuário e em como orientá-lo para uma pilotagem segura, a concessionária, em parceria com a Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo (PMRv), promoverá a ação “Pit Stop Motociclista”

            A atividade acontecerá no dia 20 deste mês, das 7 às 9 horas, na base da PMRv, localizada no quilômetro 337 da Rodovia Brigadeiro Faria Lima (SP-326), em Jaboticabal (SP). Durante esse período, os motociclistas que passarem pelo local receberão orientações sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, como capacetes e vestimentas adequadas.

           Além disso, os condutores terão a oportunidade de instalar, gratuitamente, antenas corta-pipa em suas motocicletas, já que nesta época de férias escolares aumenta o risco de encontrar crianças soltando pipas, tanto em áreas urbanas quanto nas proximidades das rodovias.

Como parte da ação, também será oferecido um kit lanche contendo pão, suco e fruta. O “Pit Stop Motociclista” faz parte das ações de segurança promovidas pela EcoNoroeste em parceria com a PMRv. Entre janeiro e novembro de 2024, foram realizadas 12 ações direcionadas a motociclistas.

 

 

10 dicas para pilotar de forma segura

 

1 - Manter uma distância de 5 segundos do veículo da frente, para casos de imprevistos. Isso pode ajudar a evitar colisões.

 

2 - Apesar de não ser proibido, andar no corredor é perigoso, pois dificulta a visualização da moto por motoristas e pedestres.

 

3 - Os motoristas podem não visualizar a moto em determinados ângulos. É importante ter atenção redobrada ao mudar de faixa ou ultrapassar.

 

4 – Usar equipamentos de proteção - capacete com viseira, jaqueta com protetor, luvas, botas e outros itens que ajudam a evitar ferimentos graves em caso de queda.

 

5 – Verificar, regularmente, o estado do motor, sistema de freios, suspensão, luzes e corrente, evitando falhas mecânicas.

 

6 - Conferir a calibragem e o estado dos pneus constantemente. Pneus carecas ou mal calibrados aumentam o risco de derrapagem e acidentes.

 

7 - Evitar movimentos bruscos e antecipar ações para que outros motoristas saibam sua intenção. Isso facilita o trânsito e reduz riscos.

 

8 - Cuidado ao ultrapassar veículos maiores, como ônibus ou caminhões. O indicado é sinalizar antes, manter distância lateral e ultrapassar com segurança.

 

9 - Se for necessário parar, procure áreas seguras fora da rodovia para evitar acidentes. Nunca parar no acostamento sem necessidade.

 

10 - Respeitar as sinalizações e evitar velocidades acima do permitido, especialmente em trechos com curvas ou alto fluxo de veículos.

Publicado em Outras Cidades

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.