fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Segunda, 09 Dezembro 2024

SÃO CARLOS/SP - A LATAM acaba de inaugurar no Brasil a Escola LATAM, cuja primeira turma será composta por 70 funcionários bolsistas da própria companhia. As aulas serão presenciais em São Carlos (SP) e terão início em janeiro de 2025. Com a presença de autoridades e executivos, o programa foi anunciado em cerimônia no LATAM MRO de São Carlos (SP), o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul. No LATAM MRO, aliás, a companhia acaba de investir R$40 milhões na construção de um novo hangar, com capacidade para gerar até 300 postos de trabalho.

“A Escola LATAM nasce no principal Centro de Manutenção do Grupo LATAM, que é o MRO em São Carlos. Esse é um verdadeiro polo de inovação aeronáutica e motivo de orgulho para todos os brasileiros. Vamos investir em capacitação profissional para funcionários e pessoas externas que desejam construir uma carreira técnica na aviação, reforçando assim cada vez mais o nosso compromisso social e econômico com o País”, comenta Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.

Estiveram presentes na cerimônia no LATAM MRO de São Carlos (SP) o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, o CEO da LATAM Airlines Brasil, Jerome Cadier, e a alta liderança da companhia.

Em agosto, vale lembrar, a companhia assinou, com as presenças do CEO da LATAM Brasil e do Presidente Lula, um protocolo de intenções com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil para qualificar mão de obra e empregá-la nas instalações do LATAM MRO de São Carlos (SP), um verdadeiro polo aeroespacial brasileiro.

 

A ESCOLA LATAM

A LATAM é a única companhia aérea brasileira a ter um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para a formação de mecânicos de manutenção aeronáutica.

Nesse contexto, a Escola LATAM nasce como um programa profissionalizante para o desenvolvimento de carreiras no mercado de aviação no Brasil a partir de 2025. Inicialmente, oferecerá a formação em manutenção aeronáutica por meio do Curso Básico de Manutenção de Aeronaves e do Curso Complementar de Especialidades em Célula, Grupo Motopropulsor ou Aviônicos. Cada curso terá nove meses de duração e as aulas serão ministradas presencialmente no LATAM MRO de São Carlos (SP).

Os professores das disciplinas técnicas serão instrutores especialistas da própria LATAM. Já para temas como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais, serão professores externos.

Para a primeira turma do programa, a LATAM decidiu fornecer bolsa de estudos para 70 funcionários que desejam atuar como mecânico de aeronaves. Desse total, 60 estão sendo concedidas para funcionários que já atuam nas funções de Auxiliar Técnico I e Auxiliar Técnico II, enquanto 10 para colaboradores que ocupam outros cargos.

As bolsas de estudo cobrem 75% do custo total do curso. A inscrição no processo seletivo interno para a Escola LATAM foi voluntária e as aulas serão ministradas fora do horário de trabalho dos funcionários selecionados para o programa.

Futuramente, a Escola LATAM deverá ser expandida, com abertura de vagas no programa para o público externo. Além disso, está nos planos da LATAM ampliar a lista de cursos para outras áreas de atuação na aviação, como as atividades de tripulação técnica e tripulação de cabine, por exemplo.

 

LATAM MRO DE SÃO CARLOS (SP)

O LATAM MRO, instalado em São Carlos (SP), é reconhecido como o maior centro de manutenção aeronáutica da LATAM e uma referência mundial na área. Com uma equipe de 2 mil funcionários, é responsável por mais de 60% de todas as manutenções programadas das aeronaves do grupo LATAM. Hoje, é o maior centro de manutenção aeronáutica da América do Sul.

Com 95 mil m² de parque industrial, a unidade possui 7 hangares permanentes e 22 oficinas em São Carlos e todas equipadas com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados. O MRO tem capacidade para executar as mais complexas manutenções em aeronaves, de acordo com as instruções técnicas dos fabricantes e homologado por autoridades aeronáuticas. A qualidade e competência técnica do LATAM MRO são atestadas por certificações internacionais como EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação), FAA (Administração Federal de Aviação, nos EUA) e DGAC (Direção Geral da Aeronáutica Civil, no Chile).

Desde 2019, o LATAM MRO de São Carlos utiliza drones para inspeção de aeronaves, sendo pioneiro na América Latina nessa prática. Esse método inovador tornou o processo de inspeção 12 vezes mais eficiente do que a inspeção tradicional, além de utilizar inteligência artificial para identificar possíveis danos. Além disso, o uso de drones eliminou a necessidade de impressões de papel, mantendo os registros em nuvem atualizados em tempo real.

Em novembro de 2024, a LATAM anunciou o investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar no LATAM MRO de São Carlos (SP) especializado em manutenção aeronáutica de aviões Boeing 787 Dreamliner e Airbus A320, que deve começar a operar em setembro de 2025 e gerar cerca de 300 novos postos de trabalho.

Publicado em Outras Notícias
Terça, 10 Dezembro 2024 13:30

Atleta da ASA/ADN é tricampeã do Cerd Run

SÃO CARLOS/SP - A atleta Joana Motta, que compete pela ASA/ADN foi campeã geral da Cerd Run, prova realizada na tarde de sábado, 7, em Descalvado, com percurso de 5 km. Ela venceu pelo terceiro ano seguido.

A prova serviu como preparatória para os Jogos Abertos. “Joana fez um fartlek para chegar bem nos Abertos, apesar do treinamento estar no final da base. Nosso técnico de meio fundo e fundo Paulo Cesar Paiutto fez uma preparação para que ela esteja bem para representar São Carlos”, disse o coordenador do time, Altair Maradona Pereira.

Segundo Joana, esta foi a terceira edição da corrida promovida pelo Cerd. Ela venceu em 2022 e em 2023 , mantendo a hegemonia.
“Utilizei essa corrida como treino para os Jogos Abertos, fazendo um fartlek durante o percurso, consequentemente venci a corrida. 

O horário da largada foi terrível, às 17h. O calor judiou bastante, eu nunca havia corrido esse horário, e como sempre treino logo de manhãzinha, sofri com a temperatura extremamente quente. 

Essa vitória me deixou mais confiante para os Jogos Abertos, demonstrando que estou preparada para enfrentar maiores desafios”, disse Joana.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - A equipe de futsal ASF São Carlos/Unicep, que tem o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, tornou-se campeã da Liga Paulista de Futsal Feminino na última semana, ao vencer a Ferroviária, de Araraquara, na grande final.

A partida, realizada no Ginásio José Roberto Guimarães, em Santana de Parnaíba, terminou com vitória são-carlense por 4 a 3.

Com o resultado, a equipe de São Carlos conquistou seu primeiro título da competição e quebrou a sequência araraquarense, que havia vencido as duas últimas edições do torneio e buscava o pentacampeonato.

A ASF São Carlos/Unicep tem o apoio da Prefeitura de São Carlos, que fornece transporte e estrutura física e de serviços para treinamentos e jogos. Além disso, Prefeitura e entidade também contam com um convênio, via termo de fomento, ampliando a parceria e proporcionando melhores condições para o desenvolvimento das atividades esportivas.

Publicado em Esportes

SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de promover a inclusão, debater demandas que garantam a criação de políticas públicas e os direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, encerrou, no sábado (07/12), a sua primeira participação na Virada Inclusiva – iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e que tem adesão voluntária dos municípios.

Desde a segunda-feira (02/12), e com uma programação variada durante toda a semana – que abrangeu palestras, musicais, teatro e esporte, entre outras atividades –, a cidade participou da Virada Inclusiva com o apoio de entidades do terceiro setor, iniciativa privada e da sociedade civil organizada.

Na edição 2024, a Virada Inclusiva teve como tema “Superamos Barreiras, Protagonizamos Mudanças!”. O programa incentiva a participação de pessoas com e sem deficiência, juntas, em ações inclusivas, criando uma programação acessível e promovendo a cidadania.

A diretora do Departamento de Defesa da Pessoa com Deficiência do município, Marília Porto, destacou que a programação são-carlense contemplou diversos públicos. “O nosso objetivo é divulgar e fazer realmente a inclusão de todas as pessoas. A cidade está participando pela primeira vez da Virada Inclusiva e fizemos diversas atividades durante a semana. É muito importante esta nossa parceria com o Governo do Estado e que pode viabilizar a implementação de novas políticas públicas em defesa dos direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em nossa cidade”, disse Marília.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, promoveu mais uma feira de adoção no último sábado (07/12) no Canil Municipal. Com a iniciativa, 13 animais ganharam novos lares – número que se soma às mais de 500 adoções já efetivadas ao longo do ano.

Periodicamente, a Prefeitura tem realizado feiras de adoção aos finais de semana pensando especialmente na população que trabalha aos dias úteis e, desta forma, muitas vezes não pode comparecer ao Canil Municipal para adotar um animal de estimação.

Durante a semana, as adoções de cães e gatos também acontecem normalmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h30. Para adotar, basta o munícipe ir ao Canil Municipal (Estrada Washington José Pêra, s/nº – Água Fria) munido de documento oficial com foto e comprovante de endereço.

Todos os animais são castrados e contam com um microchip de identificação, sendo possível localizar os pets em caso de abandono.

Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone e WhatsApp 99961-2959.

Publicado em Cidadania

SÃO CARLOS/SP - Com o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura, as modalidades que representam a cidade na 86ª edição dos Jogos Abertos do Interior iniciaram sua participação na competição nesta segunda-feira (09/12). O torneio, que reúne atletas de todo o Estado de São Paulo, acontece neste ano em São José do Rio Preto.

No primeiro dia de jogos para as equipes são-carlenses, a única a entrar em quadra foi a de vôlei de praia masculino. Pela manhã, a dupla da cidade foi derrotada por Diadema por 2 sets a 1, com parciais de 17x21, 21x19 e 10x15, em partida disputada no Centro Regional de Eventos.

Nesta terça-feira (10/12) e no mesmo local, São Carlos busca a reabilitação na modalidade contra Campinas, às 9h. No mesmo dia, só que às 16h30, o handebol masculino estreia diante de Porto Feliz, em duelo a ser realizado na quadra do IFSP – Campus Rio Preto.

Ao todo, São Carlos está representada nos Jogos Abertos em 16 modalidades, com atletas femininos e masculinos, que se classificaram por meio dos Jogos Regionais. A Prefeitura de São Carlos é apoiadora de todos os atletas, tendo fornecido transporte, alimentação, estrutura de alojamento e outros serviços para os competidores do município.

Publicado em Esportes

HU alerta para golpes que são sendo aplicados junto a familiares de pacientes internados

 

SÃO CARLOS/SP - O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) informa que uma pessoa está se passando por profissional de Saúde para cobrar de familiares de pacientes internados por serviços prestados no Hospital. O HU reforça que é uma instituição que opera 100% via Sistema Único de Saúde (SUS) e todos os serviços são inteiramente gratuitos. Nenhum profissional está autorizado a solicitar pagamentos ou qualquer forma de contribuição financeira.

O Hospital orienta que qualquer pessoa que receber esse contato indevido não deve realizar nenhum pagamento e pode informar imediatamente a situação à Ouvidoria do HU, pelo telefone (16)3509-2565 ou pela plataforma https://falabr.cgu.gov.br/web/home.

Publicado em Educação

A partir de janeiro, 20 startups ocuparão espaços em cinco hubs físicos da cidade: Corpworking, Dabi Business Park, Hub de Inovação Credicitrus, Orgânica Cursos e Supera Parque

 

RIBEIRÃO PRETO/SP - As startups escolhidas para integrar o programa de residência Start Up Ribeirão Preto foram divulgadas nesta semana. A iniciativa, que reúne cinco hubs físicos da cidade e outros agentes do ecossistema do empreendedorismo de alto impacto, foi projetada para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras em áreas estratégicas.  

Cada startup selecionada terá acesso a duas estações de trabalho localizadas em um hub específico, de acordo com sua área de atuação. Além disso, os selecionados participarão de uma série de atividades de capacitação, como mentorias e workshops, além de terem a possibilidade de ampliar sua rede de relacionamento com investidores, fornecedores e clientes. 

O programa é inédito justamente por seu formato distribuído, colaborativo e integrado entre hubs e demais agentes de inovação do município.  Com o objetivo de maximizar as oportunidades de sinergia e colaboração entre startups e os hubs de cada setor, as startups foram classificadas em cinco categorias principais.  

As empresas do setor imobiliário, conhecidas como proptechs, serão residentes na Corpworking; startups voltadas para tecnologia no agronegócio (agritechs) ocuparão o espaço do Dabi Business Park; as fintechs, com foco em soluções financeiras, trabalharão no Hub de Inovação Credicitrus; edtechs, que desenvolvem tecnologias para educação, terão residência na Orgânica Cursos; e startups da área de saúde (healthtechs) serão acolhidas pelo Supera Parque.  

 

Confira abaixo as startups selecionadas e seus locais de residência: 

 

Startups residentes na Corpworking (Proptechs)

 

Pópedi: Atua na integração de tecnologia, logística e mão de obra para soluções personalizadas no setor de delivery, buscando melhorar as condições de trabalho para motociclistas. 

 

Vecsy: Plataforma de automação para criação de artes visuais, permitindo que empresas e profissionais autônomos desenvolvam materiais personalizados rapidamente. 

 

Zé Registra: Solução acessível e automatizada para registro de marcas, reduzindo a burocracia e os custos envolvidos no processo. 

 

 

Startups residentes no Dabi Business Park (Agritechs) 

 

IA SENSE: Desenvolve soluções baseadas em inteligência artificial, visão computacional e análise de dados. Oferece ferramentas que otimizam o monitoramento de pragas agrícolas, reduzindo perdas e promovendo sustentabilidade no agronegócio. 

 

Manejo de Gado: Focada no bem-estar bovino, a startup cria equipamentos antiestresse, fornece cursos de manejo racional e desenvolve um aplicativo inovador, o ManejAI, que realiza reconhecimento facial de bovinos para identificação individual sem causar estresse aos animais. 

 

Mondi Energy: Cleantech especializada em tecnologias de energia renovável, incluindo biodiesel descentralizado e coletores solares heliotérmicos, voltadas para produtores rurais e indústrias. 

 

N&P Nanoformulação: Oferece soluções em nano e biotecnologia para o agronegócio, como fertilizantes, géis de plantio e saneantes, utilizando extratos vegetais e biológicos para melhorar a eficiência e durabilidade dos produtos. 

 

Nock Estímulo Produtividade: Desenvolve tecnologias sustentáveis para controle de fungos e bactérias na agricultura, utilizando radiação Ultravioleta-C. 

 

 

Startups residentes no Hub de Inovação Credicitrus (Fintechs) 

 

App do Fornecedor: Desenvolve uma plataforma web e aplicativo para gerenciar e compartilhar relatórios essenciais, como qualidade, financeiro e notas fiscais, entre indústrias e seus fornecedores agrícolas.  

 

Control AG: Solução que combina sensores e análise de indicadores para melhorar a eficiência na colheita de cana-de-açúcar. A plataforma permite reduzir custos operacionais em até 30%, garantindo maior produtividade e sustentabilidade para produtores rurais. 

 

Maior Tecnologia - Drones no controle de vetores urbanos: Focada em tecnologia para monitoramento e combate de criadouros de mosquitos transmissores de doenças tropicais, utilizando drones e processamento de imagens para identificar áreas de risco. 

 

Pulsar Social: Oferece soluções inovadoras para o 3º setor, ajudando ONGs e instituições sem fins lucrativos a melhorar a captação de recursos e aumentar a visibilidade através de ações de marketing digital. 

 

 

Startups residentes na Orgânica Cursos (Edtechs) 

 

Green Seed: Utiliza brinquedos conectados a experiências gamificadas para educar crianças da geração alfa sobre sustentabilidade, promovendo o descarte correto de resíduos orgânicos. 

 

Jornada ConnVC: Oferece uma plataforma omnichannel que centraliza atendimentos de SACs empresariais em diversos canais, utilizando inteligência artificial para gestão e otimização do atendimento. 

 

Turmeiras: Promove inclusão feminina no agronegócio por meio de capacitação e conexão entre mulheres e empresas do setor, fomentando diversidade e qualificação. 

 

 

Startups residentes no Supera Parque (Healthtechs) 

 

AXIOMFIT: Desenvolve uma plataforma que incentiva saúde e bem-estar corporativo, com foco em reduzir índices de absenteísmo e apoiar a saúde mental e física dos trabalhadores. 

 

MONISSA: Especializada em geriatria e cuidados paliativos, oferece soluções personalizadas para pessoas com doenças crônicas complexas. 

 

Prometeus: Cria tecnologias para produção de etanol a partir de algas geneticamente otimizadas, promovendo biocombustíveis sustentáveis e descarbonização. 

 

Girovolts: Gera energia elétrica limpa e renovável por meio de rodas de inércia (flywheels), uma alternativa sustentável e contínua de fornecimento energético. 

 

WEHEAL: Sistema de suporte à decisão clínica focado na manutenção da saúde preventiva. O objetivo do app é ajudar as pessoas a diferenciar estresses de doenças e realizarem autocuidados. 

Publicado em Ribeirão Preto

BRASÍLIA/DF - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, determinou na segunda-feira (9) a obrigatoriedade do uso de câmaras corporais pelos policiais militares do estado de São Paulo. A decisão também obriga o uso de equipamentos com gravação ininterrupta.

A decisão foi tomada diante de um pedido feito pela Defensoria Pública estadual para obrigar a Polícia Militar a utilizar o equipamento. O pedido tramitava na Corte desde dezembro do ano passado.

Na decisão, Barroso citou casos recentes de violência policial contra pessoas que não ofereciam risco ou resistência e de desligamento proposital das câmeras.

"Diante da ausência de demonstração da viabilidade técnica e operacional dos novos dispositivos e do significativo aumento da letalidade policial em 2024, é indispensável manter o modelo atual de gravação ininterrupta, sob pena de violação à vedação constitucional ao retrocesso e descumprimento do dever estatal de proteção de direitos fundamentais, em especial o direito à vida", decidiu Barroso.

decisão que obriga a utilização das câmeras foi determinada após governo de São Paulo enviar ao Supremo novas informações sobre o cronograma de implantação dos equipamentos.

Na sexta-feira (6), Barroso recebeu 17 documentos detalhados sobre o andamento dos contratos para implantação dos dispositivos.

No entanto, o presidente do STF considerou que as informações não suficientes para a implementação prática dos equipamentos. O ministro citou "falhas reiteradas" no uso das câmeras em operações e o descumprimento dos protocolos de acionamento.

"Nesse contexto, entendo que o agravamento do cenário de violência policial no estado de São Paulo e os indícios de ineficiência na implementação da política pública de uso de câmeras corporais tornam necessária uma atuação mais rigorosa no âmbito deste processo. Há falhas reiteradas no uso das câmeras em operações e descumprimento dos protocolos de acionamento dos dispositivos", justificou o ministro.

Confira as determinações da decisão de Barroso

- Uso obrigatório de câmeras por policiais militares envolvidos em operações policiais;

- Divulgação, no portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP/SP),  do número dos batalhões e tropas equipadas com câmeras corporais;

- Recomposição do total de câmeras no patamar mínimo de 10.125 em operação;

- Uso do modelo ininterrupto de câmeras;

- Prestação de informações sobre processos disciplinares abertos pelo descumprimento do uso correto de câmeras corporais.

Histórico

O governo de São Paulo se comprometeu com o STF, em abril deste ano, a usar câmeras corporais em operações policiais no estado e apresentou cronograma que estabelecia a implementação do sistema. O estado previa nova licitação e aquisição de novas câmeras.

Em setembro, o governo anunciou assinatura de contrato com a empresa Motorola para a compra de 12 mil câmeras corporais. A compra foi criticada, no entanto, por prever mudanças na forma de acionamento do equipamento. Pelas regras do edital, o acionamento do equipamento de gravação poderia ser feito pelo próprio policial ou por uma central de operações da Polícia. Dessa forma, a gravação pode ser interrompida durante as operações.

O modelo previsto no contrato não faz gravação ininterrupta, ou seja, o policial, ou a corporação, acionará o equipamento quando desejar, ponto criticado por entidades de direitos humanos. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), isso é compensado por outras funcionalidades, como o acionamento automático, por software, à distância pelo Centro de Operações da PM (Copom) e o acionamento manual pelo próprio policial.

Meses antes, em maio, a Defensoria Pública de São Paulo e entidades de direitos humanos pediram ao STF mudanças no edital da compra.

No mês seguinte, Barroso indeferiu o pedido, mas decidiu que o governo de São Paulo deveria seguir os parâmetros do Ministério da Justiça e Segurança Pública na licitação para compra de câmeras corporais.

Em seguida, a Defensoria Pública pediu a Barroso a reconsideração da decisão. Nesta segunda-feira, a decisão que obriga utilização das câmeras foi proferida.

 

AGÊNCIA BRASIL

Publicado em Política

EUA - Um dos lançamentos mais celebrados do ano no mundo das séries, Pinguim recebeu três indicações ao Globo de Ouro.

A série derivada de Batman (2022) foi indicada à Melhor Minissérie, Antologia ou Filme para TV, além de assegurar indicações para seus dois principais protagonistas, com o intérprete do personagem-título, Colin Farrell, indicado a Melhor Ator em Minissérie, Antologia ou Filme para TV e Cristin Milioti, a Sofia Falcone, indicada a Melhor Atriz em Minissérie, Antologia ou Filme para TV.

Pinguim, vale ressaltar, está disponível na íntegra no catálogo da Max. A série foi exibida no horário nobre da HBO.

A série conta com Lauren LeFranc (Impulse, Chuck) como roteirista-chefe e produtora, além de Matt Reeves (Batman) na produção executiva e Craig Zobel como líder do time de diretores.

Primeiro derivado da Saga do Batman, Pinguim traz Oswald "Oz" Cobb (Colin Farrell) tendo que lidar com uma luta por poder no submundo da cidade.

 

Fonte: Globo de Ouro.

Publicado em Entretenimento

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Dezembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.