SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta realizou visitas às unidades básicas de saúde (UBS) dos bairros Santa Felícia, Vila São José, Cidade Aracy e Redenção para acompanhar de perto os plantões especiais voltados ao combate à dengue, promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde.
Durante os plantões, que acontecem das 17h às 20h, a população tem acesso a atendimento médico, realização de testes rápidos e exames laboratoriais voltados à detecção e tratamento da dengue. A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente fora do horário comercial, garantindo agilidade e acolhimento no atendimento aos casos suspeitos da doença.
“É fundamental valorizar o trabalho dos servidores que estão na linha de frente, se dedicando ao cuidado da população nesse momento. Visitei todas as unidades para ver de perto a estrutura e me colocar à disposição para avançarmos no que for necessário. Precisamos estar vigilante com o expressivo aumento no número de casos”, destacou o vereador Bruno Zancheta.
A iniciativa reforça a importância da vigilância constante e do trabalho conjunto entre poder público e comunidade para conter o avanço da dengue na cidade.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, informa à população que, devido ao furto da rede de energia elétrica, ocorrido neste final de semana no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Pacaembu, o atendimento na unidade está temporariamente suspenso.
Para garantir a continuidade dos serviços aos moradores da área de abrangência do CRAS Pacaembu, o atendimento está sendo realizado provisoriamente no centro da cidade, na Rua Conde do Pinhal, nº 2228. Para mais informações, os usuários do serviço podem entrar em contato pelos telefones: (16) 3371-1122 ou 3371-2290.
Aline Dezan Scupin Pereira, chefe da Seção de Apoio à Proteção Social Básica, ressalta a importância do CRAS como porta de entrada para a política de assistência social. “O CRAS é como a casa das famílias, onde profissionais acolhem, orientam e encaminham todos os moradores do território. Além disso, realizamos o Cadastro Único na unidade para acesso a programas de transferência de renda".
Nas unidades de proteção social básica, são realizados, em média, 4.900 atendimentos mensais. "Todas as famílias podem procurar o CRAS de sua referência para atendimento, bastando levar a documentação completa do núcleo familiar e um comprovante de endereço. O CRAS Pacaembu, especificamente, atende cerca de 250 pessoas por mês. Em virtude dos recentes incidentes no local, e considerando que não foi o primeiro, existe a possibilidade de um novo espaço ser escolhido na mesma região, oferecendo melhores condições e, consequentemente, mais qualidade no atendimento à população", destacou a chefe de seção.
É importante lembrar que, desde março deste ano, os atendimentos do Cadastro Único também foram descentralizados e ampliados para os 7 CRAS do município, facilitando o acesso das famílias a este importante instrumento do Governo Federal para a seleção de beneficiários de programas sociais de transferência de renda (municipais, estaduais ou federais). "De acordo com a orientação federal, é fundamental manter o cadastro atualizado a cada dois anos. No entanto, qualquer alteração no núcleo familiar, como mudança de endereço ou composição familiar, exige uma atualização antecipada", completa Aline.
Confira os endereços dos demais CRAS:
- CRAS Aracy: Rua José Antonio Migliato, nº 724 - Telefone (16) 3375-8685;
- CRAS Jockey Clube: Rua Rio Paraguai, nº 2950 - Telefone (16) 3361-8241;
- CRAS Pacaembu: Atendimento temporário no Centro, na Rua Conde do Pinhal, nº 2228 - Informações (16) 3371-1122/3371-2290;
- CRAS Santa Felícia: Rua José Quatrochi, nº 140, São Carlos V - Telefone (16) 3374-3937;
- CRAS Santa Eudóxia: Rua Vergílio Vedovelli, s/nº - Telefone (16) 3379-1441;
- CRAS São Carlos VIII: Rua Luiz Luchesi Filho, nº 01 - Telefone (16) 3361-9396;
* CRAS Itatiaia: Rua Detino Pereira dos Santos, nº 68, Residencial Itatiaia – Telefone (16) 99963-5302.
SÃO CARLOS/SP - Depois de mais de 100 shows pelo mundo Jacque Falcheti se apresenta no Shot Cultural, nesta sexta-feira (16), ao lado da violeira e compositora Fabíola Beni
Jacque Falcheti, cantora e compositora nômade, está há 3 anos viajando pelo mundo com seu show solo autoral intitulado CRUA. A artista já passou por alguns países da Europa, vários estados do Brasil e agora finaliza a história do álbum CRUA com uma turnê de despedida chegando em São Carlos nesta sexta-feira, 16 de maio.
Fabíola Beni é compositora, cantora e violeira e participou de festivais importantes no Brasil e vem fomentando a cena das musicistas do interior de SP.
Entre acordes delicadamente escolhidos a dedo, voz ao pé do ouvido e silêncios nas texturas dos arranjos, as artistas se encontram no palco para um show único no estilo minimalista e convidam o público para uma pausa no dia e a uma reflexão ao íntimo e as viagens que podemos fazer aos nossos interiores.
O show acontece no Shot Cultural, às 19h. Os ingressos estão sendo vendidos pela plataforma do Sympla: www.sympla.com.br/evento/jacque-falcheti-e-fabiola-beni/2921927
Programa Brasil Mais Produtivo oferece 180 vagas na região com acompanhamento especializado
SÃO CARLOS/SP - Empreendedores que estão em busca de aumentar a produtividade e a competitividade de seus pequenos negócios já podem se inscrever no programa Brasil Mais Produtivo, uma parceria entre Sebrae, Governo Federal, Senai e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A iniciativa promove melhorias rápidas e de alto impacto para micro e pequenas empresas. Na região de São Carlos são 180 vagas. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pela internet, neste link: https://forms.office.com/r/iFUddGaYas.
Aberto a micro e pequenas empresas das áreas de serviços, comércio e indústria, o programa oferece acompanhamento individualizado por agentes bolsistas e pode ter duração de até seis meses. O objetivo é identificar eventuais problemas ou queixas e buscar soluções, que envolvem melhoria de gestão e inovação, traçando um plano de ação com orientação especializada.
“Já é comprovado que inovar melhora a competitividade e a produtividade das empresas. E, muitas vezes, pequenas ações de inovação podem promover importantes mudanças nos negócios. Sabemos que empreender, muitas vezes, é um ato solitário - e o programa ALI Produtividade vem para oferecer essa ‘companhia’ para o empresário, com atendimento personalizado e implementação de soluções diferenciadas para os desafios de cada um”, explicou o consultor de negócios do Sebrae-SP Alex Lavelli.
Além de ter como foco a inovação, isto é, o incentivo à criação ou melhoria de algo que possa gerar valor e impacto para a sociedade, seja em produtos, processos ou serviços, o programa busca atender a pequenos negócios que passam por sazonalidade nas vendas, gestão financeira deficiente, tíquete médio baixo, sobrecarga ou ociosidade de funcionários, alta rotatividade, estoque alto, problemas de layout e espaço, entre outras questões.
As soluções envolvem desde elaboração de plano de marketing e posicionamento digital até orientação financeira, definição de metas, aprimoramento da gestão de estoque, ações de vendas, treinamento de funcionários, melhoria do processo de seleção etc.
“O programa teve início em 2022. De lá para cá, já aplicamos a metodologia de produtividade com agentes locais de inovação em mais de 1.100 empresas de todos os municípios da região, que registraram um aumento médio de 37% na produtividade e 14,1% de faturamento”, destacou Lavelli.
SERVIÇO
Programa Brasil Mais Produtivo - ALI Produtividade
Inscrições gratuitas: https://forms.office.com/r/iFUddGaYas
Prazo de inscrições: até 1º de junho de 2025
Programa gratuito
Mais informações pelo telefone (16) 3362-1820 ou em qualquer unidade do Sebrae Aqui.
SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), da Faculdade de Odontologia da USP de Ribeirão Preto (FORP/USP) e da empresa “BR Labs” desenvolveram um tratamento a laser que melhora significativamente a resistência de instrumentos cirúrgicos contra ferrugem e desgaste, considerado um avanço revolucionário na área da saúde e que promete aumentar a segurança e a eficiência dos procedimentos cirúrgicos. Essa inovação, publicada na revista científica “Materials – MDPI”, pode reduzir custos hospitalares, aumentar a durabilidade dos equipamentos e proporcionar maior segurança aos pacientes.
Uma nova era para os equipamentos cirúrgicos
Os instrumentos cirúrgicos de aço inoxidável são essenciais para procedimentos médicos, mas, ao longo do tempo, a tendência é sofrerem processos de corrosão devido ao contato com líquidos e produtos de esterilização. Essa corrosão pode comprometer a integridade dos equipamentos, aumentando os riscos de infecção nos pacientes e tornando necessária a substituição frequente dos instrumentos.
O novo tratamento a laser cria uma barreira protetora na superfície do material, reduzindo esses danos e prolongando sua vida útil. Essa tecnologia representa um grande avanço na busca por instrumentos mais seguros e eficientes, ajudando a garantir a qualidade dos procedimentos médicos e a segurança dos pacientes.
Equipamentos tratados com laser já demonstraram uma maior resistência, mesmo em contato constante com líquidos agressivos, como soluções de limpeza e fluidos corporais. Este novo método promove a redução do desgaste dos instrumentos, garantindo maior tempo de uso e eficiência, reduzindo a necessidade de descarte precoce, sendo que, desta forma, os hospitais podem gastar menos na reposição frequente de instrumentos, direcionando recursos para outras áreas essenciais da saúde. Além disso, a integridade preservada dos instrumentos reduz o risco de contaminação e complicações pós-operatórias, tornando os procedimentos cirúrgicos mais confiáveis.
Além dos equipamentos médicos, esta inovação tem potencial para ser aplicada em outras áreas que exigem alta resistência à corrosão, como a indústria aeroespacial, automobilística e a fabricação de componentes eletrônicos.
A resistência aprimorada dos materiais tratados a laser pode beneficiar diversos setores que dependem de metais duráveis e de alta performance. Os pesquisadores continuarão testando a eficácia do tratamento a laser em diversas condições, incluindo contato com sangue e produtos de limpeza hospitalares, ampliando suas possibilidades de aplicação.
Sobre as particularidades desta pesquisa, a pesquisadora do IFSC/USP, Drª Fátima Maria Mitsue Yasuoka, que é uma das autoras do artigo científico, comenta: “Este trabalho é um excelente resultado de cooperação de alunos de iniciação científica, pesquisadores e professores de diferentes unidades da USP e do setor privado representada pela empresa “BR Labs Tecnologia Óptica e Fotônica Ltda”. O envolvimento de alunos de iniciação científica é um aspecto crucial, pois proporciona a esses estudantes a oportunidade de vivenciar o processo de pesquisa na prática, desenvolver habilidades e despertar o interesse pela ciência. Esta experiência serve como um incentivo para a continuidade das pesquisas e para o desenvolvimento de novos projetos, tanto para os participantes diretos quanto para a comunidade científica. Essa sinergia de conhecimentos e recursos é fundamental para o avanço científico e tecnológico do país”.
Junto com Fátima Maria Mitsue Yasuoka assinam este estudo os pesquisadores Vinicius da Silva Neves, Felipe Queiroz Correa, Murilo Oliveira Alves Ferreira, Alessandro Roger Rodrigues, Witor Wolf, Rodrigo Galo e Jéferson Aparecido Moreto.
Confira o artigo científico no link
https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/wp-content/uploads/2025/05/YASUOKA.pdf
CAMPINAS/SP - A Polícia Militar encontrou uma casa que era usada para armazenar insumos para o preparo de lança-perfume em Campinas. No laboratório, foram apreendidas diversas substâncias, como solventes e outros itens usados na manipulação do entorpecente.
Os policiais do 47° Batalhão de Polícia Militar do Interior abordaram um veículo no Conjunto Habitacional Chico Mendes na noite de sábado (10). O motorista de aplicativo transportava dois adolescentes de 16 anos. No veículo, havia um galão de 20 litros com lança-perfume.
De acordo com o boletim de ocorrência, os menores contrataram a corrida para buscar a substância em uma casa em Campinas e levar para Paulínia, a cerca de 40 quilômetros.
Com as informações, os PMs foram até o endereço indicado pelos infratores. Na casa, encontraram um homem, de 25 anos, que ao ver os policiais entrou em um carro e tentou fugir. Ele acabou detido.
A perícia da Polícia Científica foi acionada para o local. Em vistoria no imóvel, foram encontradas inúmeras substâncias usadas para a manipulação de lança-perfume. Havia mais de 400 litros de solvente, segundo os policiais. Além disso, foram apreendidos vários litros do entorpecente pronto para a venda. Os agentes encontraram também porções de maconha e crack.
Os suspeitos foram encaminhados ao plantão da Delegacia Seccional de Campinas, onde o caso foi registro. Um menor de idade possui antecedente por roubo de carro. O outro maior já havia sido detido por porte de arma de fogo.
Os dois adolescentes infratores vão responder por ato infracional de tráfico e o maior por tráfico de drogas. O motorista de aplicativo foi liberado.
IBATÉ/SP - Teve início nesta segunda-feira, 12 de maio, a semana “Faça Bonito”, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A abertura foi marcada por uma caminhada de sensibilização pela Avenida São João, levando às ruas a mensagem: “O silêncio não protege. Denunciar é um ato de amor!”
A ação reúne escolas, profissionais da rede de proteção, secretarias municipais e a comunidade em geral, com o objetivo de promover a conscientização, fortalecer os mecanismos de denúncia e ampliar o debate sobre a importância da proteção integral de crianças e adolescentes.
O prefeito Ronaldo Venturi participou de toda a caminhada, junto da Secretária de Educação, Ronsângela Oliveira (Nova), da Secretária de Assistência Social, Jacqueline Barbosa, da presidente da Câmara Viviane Serafim, da vereadora Jaque Motta e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Doutora Ana Lúcia Mendes.
Durante o evento, o prefeito destacou a importância da mobilização:
"Proteger nossas crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos nós. A Semana Faça Bonito vem justamente para reforçar que não podemos fechar os olhos diante de qualquer sinal de abuso. A conscientização começa com ações como esta, que envolvem toda a comunidade. Nosso compromisso é firme e permanente com a proteção da infância."
A Guarda Municipal auxiliou na segurança de todo o trajeto, e os secretários municipais estiveram presentes, assim como o Conselho Tutelar.
Ao longo da semana, diversas atividades estão programadas no município, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Ibaté com a defesa dos direitos da infância e da juventude.
Lembrando que para denunciar os casos de abuso, as pessoas podem ligar no Disque 100, procurar o Conselho Tutelar pelo número (16) 3343-5006, ou a Guarda Municipal pelo número 153.
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos realizou, neste último final de semana, a captação dos rins, fígado e córnea de uma paciente de 56 anos, reafirmando seu compromisso com a doação de órgãos e com a vida. Os rins e o fígado foram captados por equipes de Ribeirão Preto, enquanto a córnea foi retirada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da própria instituição.
A ação foi conduzida com agilidade, respeito e humanização, em parceria com a família da doadora, que autorizou o procedimento, permitindo que outras pessoas tenham a chance de recomeçar por meio do transplante.
O coordenador de enfermagem do Centro Cirúrgico, Tiago Clezer, membro da CIHDOTT, destacou a importância do diálogo entre as famílias sobre o tema. “Cada captação representa uma esperança para quem aguarda na fila por um transplante. É fundamental que as famílias conversem sobre a doação de órgãos, pois esse diálogo pode salvar muitas vidas. Agradecemos profundamente aos familiares da doadora por esse gesto de amor ao próximo.”
O provedor da Santa Casa, Antonio Valerio Morillas Junior, reforçou o compromisso da instituição com a causa. “A Santa Casa se orgulha de ser referência em captação de órgãos, atuando com responsabilidade, humanização e compromisso com a saúde pública. Parabenizo toda a equipe envolvida e, principalmente, a família da doadora, pela nobreza de sua decisão.”
BELO HORIZONTE/MG - Em cerimônia de entrega da medalha da Inconfidência Mineira, o governador Romeu Zema (Novo) citou Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, para afirmar que a gastança e o descontrole fiscal interessam apenas a governos tiranos.
Apesar de não ter citado diretamente o presidente Lula (PT), Zema tem criticado com frequência o governo federal durante discursos públicos e em publicações nas redes. Ele é tido como um dos pré-candidatos às eleições presidenciais de 2026.
"Tiradentes é a nossa inspiração e, assim como ele, nós sabemos que só interessa a governos tirânicos os altos impostos, a gastança e o descontrole fiscal, que escravizam e impedem o exercício da liberdade", disse Zema.
Nesta segunda, Dia de Tiradentes (21), a capital de Minas Gerais é transferida simbolicamente para Ouro Preto, cidade histórica onde o maior símbolo da Inconfidência foi enforcado, esquartejado e teve sua cabeça exibida em praça pública no dia 21 de abril de 1792.
O movimento foi um levante separatista liderado pela elite socioeconômica de Minas Gerais contra a cobrança de dívidas e impostos pela coroa portuguesa no fim do século 18. Tiradentes era um dos únicos participantes de origem popular.
Na data, o governo de Minas tradicionalmente também entrega honrarias a personalidades que se considera que contribuem com o estado. A principal delas é o "grande colar", concedido a chefes de Estado, de governo e dos demais Poderes da União. Ela foi criada em 1952 pelo então governador Juscelino Kubitschek.
Neste ano, o homenageado foi o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Ele foi o escolhido por um conselho formado por autoridades dos três Poderes do estado, além de universidades e outras instituições.
Na leitura do discurso de pouco mais de cinco minutos, Motta também lembrou Tiradentes e disse que a democracia brasileira foi construída após rupturas e retrocessos.
"Nossa democracia é jovem, ainda imperfeita, mas viva. É fruto da resistência, da coragem, do trabalho incansável de tantos brasileiros. E é também [alvo de] uma vigília constante", disse o presidente da Câmara.
Após seu discurso, ele deixou a cerimônia para ir a São João del Rei, onde participou de homenagens aos 40 anos da morte de Tancredo Neves, primeiro civil eleito após 21 anos da ditadura militar (1964-1985) e que faleceu em 21 de abril de 1985.
O presidente da Câmara foi ao evento a convite do deputado Aécio Neves (PSDB-MG).
As participações são as primeiras de Motta após o recesso informal de uma semana instituído por ele para a Casa. Durante a semana da Páscoa, a Câmara realizou apenas sessões virtuais, e as reuniões das comissões foram canceladas.
A ausência foi interpretada por aliados como uma tentativa de diminuir a pressão para que seja pautado o projeto de anistia aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Motta não citou o projeto em seu discurso.
O governador de Minas é um defensor da proposta e chegou a publicar um vídeo em tom religioso em que relaciona a anistia ao perdão dos cristãos.
Ele também apoia o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu sob acusação de liderar uma tentativa de golpe de Estado em 2022.
Após o STF (Supremo Tribunal Federal) aceitar a denúncia contra o ex-mandatário em março, Zema o chamou de "maior liderança da oposição".
"Espero que a Justiça seja feita e que ele recupere seus direitos políticos", escreveu em rede social.
Nesta segunda, em seu discurso, no qual Motta não estava presente, o governador disse que os governantes devem entender a liberdade em seu sentido mais amplo.
"Embora o Brasil tenha um regime democrático consolidado, com garantias asseguradas pela Constituição, a liberdade -infelizmente- não está assegurada. Sinto confiança que Motta tem a mesma percepção sobre o que é a liberdade", disse Zema, que também não citou diretamente o projeto de anistia.
FOLHAPRESS
SÃO PAULO/SP - O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, afirmou na segunda-feira, 12, que receberá na próxima segunda-feira, 19, na sede da entidade, o presidente do INSS e, possivelmente, o ministro da Previdência, além de representantes da Advocacia Geral da União (AGU) e da Controladoria-Geral da União (CGU). O encontro deve marcar o início de uma força-tarefa para investigar denúncias envolvendo empréstimos consignados não autorizados a aposentados.
"Nós propusemos tanto ao ministro da Previdência quanto ao presidente do INSS. Fizemos isso por um ofício. Que nós criássemos uma força de trabalho, e podemos chamar de força-tarefa, grupo de trabalho, e eu vou receber na Febraban na próxima segunda-feira o presidente do INSS, e provavelmente também o ministro da Previdência, o advogado-geral da União e o ministro-chefe da CGU, para que a gente possa se debruçar e conversar sobre todos os processos", disse, em entrevista à GloboNews.
"A ideia é fechar fragilidades para que aposentado só receba crédito se solicitou", emendou.
Na entrevista, Isaac explicou que a Febraban busca compreender a real dimensão do problema, diante de números que ainda geram controvérsia. "Nós não estamos diante de uma situação crítica, não há nada fora de controle. No ano de 2023, que é o ano da auditoria do TCU, foram 23,3 milhões de operações de crédito para menos de 10 mil reclamações. Agora nós não sabemos efetivamente se essas reclamações foram consideradas procedentes."
Ele ressaltou ainda que os bancos não compartilham práticas irregulares e que qualquer operação não autorizada será cancelada, com ressarcimento ao aposentado prejudicado.
Isaac também defendeu o modelo de crédito consignado como uma ferramenta importante de acesso a recursos com juros mais baixos para a população idosa e de baixa renda. "O consignado tem o menor custo do mercado em termos de linhas de crédito pessoal. Nós não vamos compartilhar qualquer crédito que não tenha sido autorizado. Qualquer que tenha sido a operação não autorizada, essa operação será cancelada, o produto, o crédito, será estornado e nós vamos ressarcir o aposentado e vamos querer entender como, quem praticou, para rigorosamente punir esse fraudador."
por Estadao Conteudo
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.