fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Enquanto Brasil, Sudeste e Estado de São Paulo registram queda expressiva no saldo de vagas, município cria 333 novos postos de trabalho; análise alerta para substituição de profissionais mais velhos por jovens.

 

SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos manteve a tendência de crescimento na geração de empregos formais em abril de 2026, indo na contramão do cenário de retração observado nos âmbitos estadual e nacional. Segundo o Informativo Econômico da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), divulgado no dia 5 de junho com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a cidade registrou um saldo positivo de 333 novos postos de trabalho no quarto mês do ano.

O desempenho local contrasta com a expressiva redução do saldo de empregos no País. No Brasil, o número de admitidos superou o de desligados em 85.888 vagas em abril, o que representa apenas 42% do montante registrado no mesmo mês do ano passado (238.210). O movimento de queda também foi sentido no Estado de São Paulo, que criou 20.202 novos contratos, correspondendo a 31% do saldo de abril de 2025.

Em São Carlos, o saldo de 333 vagas em abril de 2026 manteve a estabilidade em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram gerados 342 postos. O histórico recente mostra que a cidade havia criado 155 vagas em 2024, 439 em 2023 e 378 em 2022. Com o resultado atual, o estoque de trabalhadores formais no município atingiu a marca de 90.121 contratos ativos. No cenário nacional, o estoque chegou a 47,8 milhões de trabalhadores.

A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destaca a resiliência do mercado de trabalho local diante do cenário macroeconômico. "A cidade de São Carlos manteve números crescentes como em anos anteriores, ao contrário do que ocorreu no Brasil, Sudeste e estado paulista", afirma.

Perfil etário e substituição de mão de obra

Outro aspecto relevante apontado pelo levantamento é o perfil etário dos novos contratados. No Brasil, no Sudeste e no Estado de São Paulo, a faixa etária mais contratada em abril foi a de 18 a 24 anos. A análise indica um movimento de redução nas contratações de faixas etárias mais elevadas e a substituição por jovens, que historicamente apresentam uma média salarial menor.

Em São Carlos, diferentemente das grandes regiões, houve crescimento nas contratações em quase todas as faixas etárias, com exceção de pequenas reduções entre trabalhadores de 50 a 64 anos (queda de 19 vagas) e acima de 65 anos (queda de 17 vagas).

O economista do Núcleo Econômico da ACISC, Elton Casagrande, alerta para as possíveis causas desse cenário de retração nacional e mudança no perfil etário. "Espera-se que esses dois aspectos não sejam resultados da proposta de escalas e jornadas de trabalho atualmente no Senado brasileiro, pois, se forem, a política econômica produzirá um anacronismo sem precedentes no mercado de trabalho brasileiro", avalia o especialista.

O monitoramento contínuo dos dados de emprego realizado pela entidade reforça a importância de compreender as dinâmicas do mercado de trabalho para a formulação de estratégias empresariais e políticas públicas. A manutenção do crescimento em São Carlos evidencia a força do comércio, da indústria e do setor de serviços locais, garantindo geração de renda e desenvolvimento econômico para a população do município.

SÃO CARLOS/SP - Momentos de pânico marcaram a madrugada deste domingo (7) em São Carlos, após disparos de arma de fogo atingirem frequentadores de uma casa de eventos na região da Rua Episcopal.

A ocorrência mobilizou diversas equipes da Polícia Militar e dos serviços de emergência após informações indicarem a existência de múltiplas vítimas baleadas.

No local, uma mulher foi encontrada ferida por tiros na perna e nas costas. Enquanto os policiais prestavam atendimento, novas informações apontaram que outras vítimas relacionadas ao mesmo episódio estavam sendo atendidas em hospitais e unidades de pronto atendimento da cidade.

Entre os feridos estão uma adolescente de 15 anos atingida nos braços, um jovem baleado no rosto e no antebraço, além de outras três pessoas que sofreram ferimentos causados pelos disparos. Todas foram encaminhadas para atendimento médico especializado.

Segundo os relatos colhidos pela polícia, os frequentadores participavam normalmente do evento quando ouviram diversos estampidos. Em meio à correria para deixar o local, descobriram que haviam sido atingidos pelos tiros.

O dono da casa de eventos informou aos policiais que um indivíduo tentou entrar armado no estabelecimento, mas foi barrado pelos seguranças. Horas depois, os disparos foram registrados, porém ainda não há confirmação sobre quem efetuou os tiros ou qual teria sido a motivação do ataque.

Peritos da Polícia Científica estiveram no local e recolheram vestígios que poderão auxiliar nas investigações. Um projétil foi encontrado próximo à entrada do estabelecimento.

A Polícia Civil instaurará inquérito para apurar as circunstâncias do caso e identificar os responsáveis pelos disparos que deixaram seis pessoas feridas durante a madrugada.

SÃO CARLOS/SP - Atendendo solicitação do prefeito Netto Donato, o presidente da Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab), Marquinho Amaral, e o diretor administrativo, Cesinha Maragno, estiveram na capital paulista na última quarta-feira (3/6) para tratar de novos investimentos e programas habitacionais destinados ao município.
A agenda foi realizada na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, onde os representantes de São Carlos foram recebidos pelo secretário Marcelo Cardinale Branco e pelo assessor de Relações Institucionais, Rômulo Rippa, ex-prefeito de Porto Ferreira.

Entre os principais assuntos discutidos esteve a realização do 4º Feirão Casa Paulista em São Carlos. A proposta é reunir construtoras da cidade que possuam empreendimentos enquadrados na Faixa 2 dos programas habitacionais, ampliando as oportunidades de acesso à casa própria para famílias de renda compatível com essa modalidade de financiamento.

Um dos atrativos do evento será a oferta de subsídios do programa Casa Paulista, do Governo do Estado. Os recursos poderão ser utilizados para complementar ou custear a entrada dos imóveis, reduzindo o valor necessário para a contratação do financiamento habitacional e facilitando o acesso das famílias ao crédito imobiliário.

De acordo com a Prohab, a expectativa é que o feirão contribua para diminuir o déficit habitacional do município e reduzir a demanda de famílias que aguardam atendimento habitacional. A iniciativa deverá beneficiar pessoas cadastradas tanto na Prohab quanto na Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária.

Além da articulação do feirão, a reunião serviu para apresentar ao Governo do Estado as principais demandas habitacionais de São Carlos e discutir novas possibilidades de investimentos para o setor.

Durante o encontro, o secretário Marcelo Cardinale Branco manifestou interesse em conhecer pessoalmente a realidade habitacional do município e sinalizou a possibilidade de realizar uma visita oficial a São Carlos nos próximos meses.

A visita também terá caráter simbólico. Marcelo Branco é filho do professor e biólogo Samuel Murgel Branco, referência nacional na área ambiental e homenageado pelo município com o nome do Parque Urbano Samuel Murgel Branco, localizado na região do Parque Faber I.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio Cesar iniciou um abaixo-assinado em defesa da construção de uma nova ligação viária entre São Carlos e Ibaté. A iniciativa tem como objetivo mobilizar a população e fortalecer uma reivindicação antiga da região, buscando demonstrar ao Governo do Estado a importância da obra para milhares de pessoas que circulam diariamente entre os dois municípios.

Segundo o vereador, a proposta não substitui a Rodovia Washington Luís (SP-310), que já recebe investimentos e melhorias, mas cria uma alternativa estratégica para ampliar a mobilidade e facilitar o deslocamento de trabalhadores, estudantes, comerciantes e moradores.

“São Carlos e Ibaté possuem uma forte integração econômica e social. Uma nova ligação poderá oferecer mais segurança, agilidade e comodidade para quem depende desse trajeto todos os dias, além de contribuir para o desenvolvimento regional”, destacou Jùlio Cesar.

A proposta também poderá ajudar a reduzir o fluxo de veículos na Washington Luís, criar uma ligação mais direta entre os municípios e facilitar o transporte de mercadorias e o escoamento da produção da região.

Após a coleta das assinaturas, o documento será encaminhado ao Governo do Estado, à Secretaria Estadual de Logística e Transportes e ao DER, solicitando a realização de estudos técnicos para viabilizar o projeto.

Jùlio Cesar ressalta que a participação popular será essencial para fortalecer o pleito. “Estamos falando de uma obra que pode beneficiar gerações. Quanto maior for a mobilização da população, maiores serão as chances de transformar essa reivindicação histórica em realidade”, concluiu.

A população interessada em apoiar a iniciativa poderá participar do abaixo-assinado. O link estará disponível na bio do Instagram @juliocesarevoce

SÃO CARLOS/SP - Um grupo de pesquisadores brasileiros e internacionais apresentou uma solução inovadora e sustentável que pode ajudar a enfrentar um dos maiores desafios atuais: o acesso à água limpa. O estudo mostra que é possível produzir um material eficiente para purificar a água utilizando pequenas partículas de óxido de zinco a partir de extratos de folhas de urucum, uma planta comum em regiões tropicais.

A técnica se destaca por ser mais simples e menos poluente do que os métodos atualmente utilizados. Em vez de recorrer a processos industriais complexos e com alto impacto ambiental, os cientistas utilizaram componentes naturais da planta para criar pequenas partículas capazes de agir diretamente na limpeza da água. Isso significa menor geração de resíduos e redução de custos, fatores importantes para ampliar o acesso à tecnologia.

Os testes realizados em laboratório mostraram resultados expressivos. O material foi capaz de remover praticamente toda a contaminação de um corante químico que é usado como modelo de poluente, alcançando níveis superiores a 95% de eliminação em pouco tempo. Esse desempenho indica que a tecnologia pode ser aplicada no tratamento de águas residuais industriais, contribuindo para reduzir a poluição de rios e mananciais.

Outro benefício relevante está no combate a microrganismos perigosos. As partículas desenvolvidas demonstraram capacidade de eliminar bactérias comuns em água contaminada, como aquelas que causam infecções intestinais. Na prática, isso pode representar uma ferramenta importante para melhorar a qualidade da água potável e prevenir doenças, especialmente em regiões com saneamento básico precário.

A tecnologia também traz uma vantagem estratégica na área da saúde pública, que é a forma como ela combate as bactérias, reduzindo as chances de surgirem microrganismos resistentes. Diferentemente de métodos convencionais, que atuam de maneira mais específica, esse material age de forma ampla, dificultando a adaptação das bactérias ao tratamento.

Do ponto de vista social, os impactos potenciais são significativos. A possibilidade de produzir esse material com recursos naturais e de baixo custo abre caminho para soluções acessíveis em comunidades carentes e regiões afastadas dos grandes centros. Além disso, o uso de uma planta amplamente disponível no Brasil pode estimular cadeias produtivas locais e incentivar práticas mais sustentáveis.

Os resultados do estudo indicam que a combinação entre ciência e recursos naturais pode oferecer alternativas eficazes para problemas globais. Ao unir eficiência, baixo custo e menor impacto ambiental, a tecnologia tem potencial para contribuir tanto para a preservação do meio ambiente quanto para a melhoria da qualidade de vida da população.

Assinam este trabalho os pesquisadores: Aparecido de J. Bernardo - Primeiro Autor (IFSC/USP); Andrei N. G. Dabul (UNESP); Moudo Thiam (IFSC/USP); Vanessa O. A. Pellegrini (IFSC/USP); Mariana A. Silva (UNESP); Sreedevi Vallabhapurapu (Universidade da África do Sul); Sachin Desarada (Universidade da África do Sul); Vijaya Srinivasu Vallabhapurapu (África do Sul); Carla R. Fontana (UNESP) e Prof. Igor Polikarpov - Pesquisador Correspondente – (IFSC/USP)

Esta pesquisa teve o apoio da FAPESP e do CNPq.

Confira no link o original deste estudo publicado na revista científica internacional “Processes”.

https://www.mdpi.com/2227-9717/14/3/459

Universidade avançou uma posição em ranking elaborado pelo Center for World University Rankings e segue entre as 4,6% melhores instituições de ensino superior do mundo

 

SÃO CARLOS/SP - A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é a 16ª melhor universidade do Brasil, de acordo com a edição 2026 do World University Rankings, elaborado pelo Center for World University Rankings (CWUR). A Instituição avançou uma posição em relação ao ano anterior, quando ocupava o 17º lugar nacional.

O ranking global de universidades elaborado pelo CWUR avalia a qualidade da educação, a empregabilidade dos egressos, a qualidade do corpo docente e o desempenho em pesquisa. A metodologia não utiliza pesquisas de reputação nem informações fornecidas pelas próprias instituições, sendo baseada exclusivamente em indicadores objetivos de desempenho.

Entre as 21.291 universidades avaliadas pelo CWUR em 2026, a UFSCar ocupa a 969ª posição, permanecendo entre as 4,6% melhores instituições de ensino superior do mundo. No ranking da América Latina e Caribe, a Universidade aparece na 27ª colocação. No indicador de pesquisa, a Universidade aparece na 929ª colocação global. A pontuação geral obtida pela Instituição foi de 70,8.

"Embora rankings devam ser sempre interpretados com cautela e à luz das distintas condições de financiamento, contexto social e missão das universidades, é motivo de satisfação ver a UFSCar avançar mais uma posição e permanecer entre as melhores instituições de ensino superior do mundo. Esse reconhecimento reafirma a qualidade do trabalho desenvolvido por nossa comunidade universitária e a importância do investimento público contínuo na educação superior, na ciência, na tecnologia e na inovação", destaca Ana Beatriz de Oliveira, Reitora da UFSCar.

O ranking completo foi divulgado nesta segunda-feira, 1º de junho, e está disponível no site do CWUR, em https://cwur.org/2026.php.

SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP)), Universidade Federal de São Carlos, Embrapa Instrumentação e Universidade Federal de Ouro Preto apontam resultados promissores obtidos em laboratório para o combate ao câncer de ovário, em estudo publicado na revista internacional ACS Omega.

A pesquisa investigou compostos metálicos à base de cobre coordenados a ligantes nitrogenados e identificou substâncias com elevada atividade antitumoral, indicando um possível caminho para o desenvolvimento de terapias mais eficazes no futuro.

Os pesquisadores desenvolveram cinco variações desses compostos e avaliaram seus efeitos em diferentes tipos de câncer, incluindo ovário, pulmão e mama. Entre os resultados, um dos compostos se destacou ao apresentar desempenho significativamente superior ao da cisplatina — um dos principais medicamentos utilizados atualmente na quimioterapia — especialmente no combate ao câncer de ovário.

De acordo com o estudo, a substância atua diretamente em processos fundamentais das células cancerígenas. O composto reduz a capacidade de proliferação tumoral, interfere na formação de novas colônias celulares e provoca alterações internas capazes de induzir a destruição dessas células. Os resultados também sugerem mecanismos múltiplos de ação, incluindo interação com o DNA e comprometimento de processos celulares essenciais para a sobrevivência tumoral.

Outro aspecto considerado relevante pelos pesquisadores foi a forte atividade observada mesmo em baixas concentrações. Nessa condição, o composto já foi capaz de reduzir significativamente a formação de colônias de células cancerígenas, característica considerada importante para limitar a progressão do tumor.

Além da atividade citotóxica, os pesquisadores investigaram parâmetros biológicos relacionados à proliferação celular e interação com biomoléculas, permitindo uma compreensão mais ampla do potencial terapêutico desses compostos.

A pesquisa reuniu especialistas de diferentes áreas, incluindo química inorgânica, cristalografia, biofísica e biologia celular. Segundo os autores, os resultados representam um avanço relevante, embora ainda preliminar, já que os testes foram realizados exclusivamente em ambiente laboratorial.

Os próximos passos envolvem estudos mais complexos para avaliar o comportamento dessas substâncias em organismos vivos. Somente após essas etapas será possível determinar se os compostos poderão futuramente ser transformados em medicamentos seguros e eficazes para uso clínico.

Assinam esta pesquisa os cientistas Alexandre B. de Carvalho (primeiro autor e pesquisador correspondente); Marcos V. Palmeira-Mello; Paulo N. de Souza; Saulo H. Mendes Abe; José Balena G. Filho; Marcelo B. Andrade; Rodrigo S. Corrêa; Alzir A. Batista e Javier Ellena (pesquisador correspondente).

Esta pesquisa contou com os apoios da FAPESP, FAPEMIG, CNPq e CAPES.

Confira no link o original desta pesquisa

https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsomega.5c11889

SÃO CARLOS/SP - Lineu propõe política de saúde mental para dependentes de jogos de azar eletrônicos Projeto de lei institui ações de prevenção, acolhimento e tratamento da ludopatia na rede pública do município O vereador Lineu Navarro protocolou na Câmara Municipal um projeto de lei que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental de Pessoas com Transtornos Associados à Dependência em Jogos de Azar (Ludopatia), com ênfase nos jogos eletrônicos e apostas on-line.

 A proposta reconhece a dependência como questão de saúde pública e define a ludopatia como um transtorno de comportamento caracterizado pela perda do controle sobre impulsos relacionados à prática de jogos de azar. Segundo Lineu, “causando prejuízos à saúde mental, às finanças pessoais e às relações sociais das pessoas, desestruturando as famílias”.

 Com base no projeto de lei, entre os objetivos estão a promoção de ações de prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social dos afetados, além da realização de campanhas educativas sobre os riscos e impactos sociais, econômicos e psicológicos associados ao transtorno.

 O projeto também prevê atendimento especializado e humanizado na Rede de Atenção Psicossocial de São Carlos, bem como a capacitação de profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social. "A gente precisa olhar para esse problema com seriedade. A ludopatia não é vício, é doença. E como tal, precisa ser tratada pelo poder público com ações concretas, acolhimento e informação. Estamos falando de saúde mental, de prevenção ao superendividamento e de proteção às famílias", declarou o vereador.

 A proposta autoriza ainda o Executivo municipal a firmar convênios e parcerias com instituições públicas e privadas que atuem na prevenção e no tratamento da ludopatia.

SÃO CARLOS/SP - Uma denúncia de agressão contra uma criança mobilizou equipes da Polícia Militar na noite de quinta-feira (4), na Vila Prado, em São Carlos.

A ocorrência foi registrada em uma residência na Avenida Dr. Teixeira de Barros, onde moradores e testemunhas acionaram a polícia após presenciarem uma situação de violência envolvendo um menino de 11 anos. Segundo informações apuradas, algumas pessoas chegaram a registrar imagens da suposta agressão.

Quando os policiais chegaram ao local, encontraram os responsáveis pela criança e iniciaram os procedimentos de averiguação. Conforme o boletim de ocorrência, os pais apresentavam sinais de embriaguez.

Em um primeiro momento, o garoto negou ter sido agredido. Porém, posteriormente, na presença de sua irmã mais velha, revelou que havia sido vítima de agressões praticadas pelo pai.

O menino apresentava ferimentos no braço e no rosto, além de um dente quebrado. Ele recebeu atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

O homem apontado como autor das agressões foi detido pela Polícia Militar e levado ao plantão policial. Após análise da ocorrência, a autoridade policial de plantão determinou sua prisão em flagrante pelos crimes relacionados à violência doméstica e lesão corporal.

O caso também foi acompanhado pelo Conselho Tutelar, que assumiu as providências necessárias para garantir a proteção da criança enquanto a situação familiar é apurada pelas autoridades.

SÃO CARLOS/SP - Uma ação rápida do proprietário de uma motocicleta furtada contribuiu para a prisão de um suspeito durante a madrugada desta quinta-feira (4), em São Carlos.

Segundo a Polícia Militar, a corporação recebeu informações de que uma Honda Biz 100, alvo de furto, estaria em uma residência na Avenida Hércules Sachi. A denúncia indicava ainda que o veículo poderia estar sendo desmontado no local.

Quando a equipe policial chegou ao endereço, encontrou o suspeito detido pelo próprio dono da motocicleta, que contou com a ajuda de um amigo para impedir a fuga até a chegada da viatura.

A moto foi localizada nas proximidades da residência e reconhecida pela vítima. O homem apontado como autor do crime recebeu voz de prisão e foi levado ao Centro de Polícia Judiciária para os procedimentos legais.

O caso foi registrado como furto consumado, com recuperação do veículo. O acusado permaneceu detido e ficou à disposição da Justiça para as medidas cabíveis.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.