fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 3ª Região (Crefito-3), realizou na última sexta-feira (29/05) uma capacitação em políticas públicas com o tema “Gestão de Filas de Espera e Ferramentas Tecnológicas do Cuidado”. O encontro aconteceu no Paço Municipal e reuniu profissionais da saúde, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e municípios da região.

A capacitação teve como objetivo promover a qualificação dos profissionais e gestores, apresentando estratégias voltadas à otimização do atendimento à população por meio do uso de ferramentas tecnológicas e do aprimoramento dos processos de organização das filas de espera no sistema público de saúde.

Representando o Crefito-3 participaram o presidente da entidade, Dr. Jeferson Gonçalves Azevedo, além das delegadas Dra. Thaís Hiraishi Couto Silva, Dra. Camila Baione e Dra. Carol Martinez, delegada e coordenadora da subsede de Ribeirão Preto.

A atividade também contou com a presença de representantes dos municípios de Araraquara e Santa Lúcia, além de representantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Durante o evento foram debatidas práticas voltadas à modernização da gestão pública, com a apresentação de experiências e metodologias que contribuem para tornar os serviços de saúde mais eficientes, humanizados, acessíveis e resolutivos.

Para a diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Lindiamara Soares, a capacitação reforça a importância da inovação e da qualificação permanente dos profissionais da área.

“Essa capacitação foi uma oportunidade importante para discutirmos soluções inovadoras para um dos grandes desafios da gestão pública em saúde, que é a organização das filas de espera e a ampliação do acesso da população aos serviços. A parceria com o Crefito-3 trouxe experiências e conhecimentos que podem contribuir diretamente para o aperfeiçoamento dos nossos processos”, destacou.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo recebe no próximo dia 22 de junho a Consulta Pública da São Paulo State Film Commission, iniciativa voltada ao fortalecimento da cadeia produtiva do audiovisual, à atração de produções e ao desenvolvimento do setor nos municípios participantes.

O encontro será realizado a partir das 19h, no Centro Municipal de Arte e Cultura (CEMAC), localizado na Rua São Paulo, 745, no Centro. A atividade reunirá profissionais, produtores, empresas, instituições, estudantes e demais agentes ligados ao audiovisual local para um momento de diálogo e construção coletiva.

A consulta pública tem como objetivo ouvir as demandas do setor, apresentar as diretrizes do programa, discutir oportunidades e contribuir para o desenvolvimento da produção audiovisual no município e na região.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, a realização da consulta pública em São Carlos representa mais um passo no fortalecimento das políticas voltadas ao setor audiovisual. Ele lembra que, em março deste ano, o município recebeu a certificação que o integrou oficialmente à rede estadual de cidades-locação.

“A certificação marcou a entrada de São Carlos em um programa permanente de produções audiovisuais em todo o território paulista, abrindo novas oportunidades para que o município se consolide como um polo cultural e econômico. Receber agora a consulta pública fortalece essa política de atração de produções e amplia as possibilidades de desenvolvimento para a cidade”, destacou o secretário.

A participação é aberta a toda a cadeia produtiva do audiovisual e aos interessados no tema. A expectativa é que o encontro contribua para a formulação de ações que incentivem a produção audiovisual, ampliem a geração de oportunidades e fortaleçam o setor cultural no município.

SÃO CARLOS/SP - A Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de São Carlos promoveu sua primeira reunião de trabalho, dando início a uma série de ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de proteção, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher no município.

O encontro reuniu o presidente da Câmara, Lucão Fernandes, e as vereadoras Fernanda Castelano, Raquel Auxiliadora, Larissa Camargo e Cidinha do Oncológico.

Durante a reunião, foram discutidos o mapeamento da rede de atendimento às mulheres em situação de vítimas de violência, envolvendo órgãos como as varas criminais, a assistência social, a Guarda Municipal e demais serviços de proteção existentes na cidade. O objetivo é compreender detalhadamente o fluxo de atendimento e de denúncias, identificar possíveis falhas e construir políticas públicas mais eficientes e humanizadas.

Também foi abordada a aplicação da Lei do Minuto Seguinte, que garante atendimento imediato e integral às vítimas de violência sexual, incluindo a referência aos hospitais de atendimento, como a Santa Casa de São Carlos. As participantes debateram relatos sobre dificuldades encontradas por mulheres no acesso aos serviços previstos na legislação.

A vereadora Larissa Camargo destacou a importância da criação de um Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, reunindo metas, responsabilidades e ações permanentes. 

Já a vereadora Raquel Auxiliadora enfatizou a necessidade de compreender profundamente a realidade local antes de propor novas ações.

Para a vereadora Cidinha do Oncológico, a união entre os órgãos da rede de proteção é fundamental. “Esse primeiro encontro foi essencial para conhecermos os desafios enfrentados pelas mulheres e pelos profissionais que atuam no atendimento. Precisamos fortalecer essa rede para que nenhuma vítima fique sem acolhimento e orientação”, afirmou.

Fernanda Castelano reforçou que o trabalho da Procuradoria estará alinhado às ações de valorização e protagonismo feminino, destacando iniciativas como o prêmio “São Carlos por Elas”.

O presidente da Câmara, Lucão Fernandes, reforçou a relevância do trabalho do CAVID-SC e defendeu a continuidade das reuniões com os responsáveis pelos serviços. “A Câmara tem um papel importante na prevenção, fiscalização e construção de políticas públicas que garantam um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado. Por isso queremos ouvir todos os setores envolvidos”, disse.

Ao final do encontro, ficou definido que novas reuniões serão realizadas com representantes dos diversos setores da rede de proteção, ampliando o diálogo e buscando soluções conjuntas para fortalecer o combate à violência, garantindo mais segurança, acolhimento e dignidade às mulheres de São Carlos.

Telão, troca de figurinhas e clima de festa transformam o Shopping em ponto de encontro para os fãs da Seleção Brasileira durante o Mundial.

 

SÃO CARLOS/SP - A contagem regressiva para a Copa do Mundo de 2026 já começou, e o Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, preparou uma programação especial para reunir torcedores, famílias e apaixonados por futebol em torno de uma das maiores paixões do brasileiro.

A partir do dia 6 de junho, o Shopping inaugura um telão na Praça de Alimentação para a transmissão dos jogos da Seleção Brasileira e das principais partidas do torneio. A estreia acontece com o amistoso entre Brasil e Egito, às 19h, em um aquecimento para a competição que terá início oficialmente no dia 11 de junho.

Pentacampeão mundial, o Brasil chega à Copa do Mundo de 2026 cercado de expectativa. A competição será histórica por marcar a estreia do novo formato, com 48 seleções participantes e um total de 104 partidas, o maior número já registrado em uma edição do torneio.

Na primeira fase, a Seleção Brasileira terá pela frente adversários de diferentes perfis e tradições. A estreia acontece no dia 13 de junho contra o Marrocos, semifinalista da última Copa do Mundo. Em seguida, o Brasil enfrenta o Haiti, no dia 19, e encerra a fase de grupos diante da Escócia, no dia 24.

Além das transmissões, o Shopping São Carlos aposta em experiências que ampliam o clima da Copa entre os visitantes. Um dos destaques é o quiosque da Panini, que se transforma em ponto de encontro para colecionadores e fãs do futebol, promovendo diariamente a tradicional troca de figurinhas.

A programação conta ainda com encontros de troca de figurinhas no McDonald's, de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, incentivando a interação entre colecionadores e torcedores de diferentes idades. “Poucos eventos têm a capacidade de mobilizar tantas pessoas ao mesmo tempo quanto uma Copa do Mundo. É um período que movimenta a cidade, aproxima as pessoas e cria oportunidades para compartilhar experiências. Queremos que o Shopping seja um dos locais onde essa energia possa ser vivida de forma coletiva”, afirma Fábio Maria, gerente geral do Shopping São Carlos.

Para a coordenadora de marketing do Shopping São Carlos, Nancy Araujo, a proposta é transformar cada jogo em uma experiência para o público. “Preparamos um espaço especial para que os torcedores possam acompanhar os jogos da Seleção em um clima de festa e confraternização. A ideia é reunir amigos, famílias e apaixonados por futebol para viverem juntos a emoção da Copa. Vale vestir a camisa, trazer a torcida e aproveitar esse momento que mobiliza o país inteiro”, destaca.

Serviço

Transmissão dos jogos da Copa do Mundo 2026
Local: Praça de Alimentação – Shopping São Carlos

Amistoso

 • 6 de junho (sábado) - 19h - Brasil x Egito

Jogos do Brasil na Copa

• 13 de junho (sábado), às 19h - Brasil x Marrocos

• 19 de junho (sexta-feira), às 21h30 - Brasil x Haiti

• 24 de junho (quarta-feira), às 19h - Escócia x Brasil

Troca de figurinhas Panini: diariamente, no quiosque Panini

Troca de figurinhas McDonald's: de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h

SÃO CARLOS/SP - Uma operação policial resultou na recuperação de dois veículos com registros criminais e na prisão de um homem suspeito de envolvimento em fraudes contra seguradoras.

A ocorrência teve início após informações apontarem que uma Fiat Toro roubada na cidade de Taquaritinga estava parada em uma rua da região. Durante a averiguação, os agentes localizaram o veículo e identificaram um homem que assumiu ter participação em um esquema de golpes relacionados a seguros automotivos.

Na sequência das buscas, os policiais encontraram uma Renault Oroch em uma residência próxima. O veículo possuía registro de furto em São Carlos. Segundo o suspeito, o automóvel também estaria ligado ao mesmo tipo de fraude.

O homem foi levado para a Central de Polícia Judiciária, onde permaneceu detido à disposição da Justiça. As investigações continuam para esclarecer como os veículos eram utilizados e identificar possíveis envolvidos no esquema criminoso.

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que, na quarta-feira, 03 de junho, haverá interdição temporária da Rua Cândido Padim, nos cruzamentos com as ruas Dona Ana Prado e Roberto Símonsen.

A interdição é necessária para a realização de serviços de mudança de ligação de água, com abertura asfáltica na rua Cândido Padim, nas proximidades do número 97. Os trabalhos terão início às 8h, com previsão de conclusão até às 10h.

O SAAE solicita a compreensão da população, orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização no local e a utilizarem rotas alternativas, a fim de garantir a segurança viária durante a execução dos serviços.

Os trabalhos poderão ser reprogramados em caso de condições climáticas adversas.

SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato esteve na manhã desta segunda-feira (01/06) na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Arthur Natalino Deriggi, localizada no bairro Cidade Aracy e que atende 1.200 alunos no Fundamental I e II e na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito, que estava acompanhado dos secretários de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, de Cidades Inteligentes e Transparência, Mateus de Aquino, de Gestão Pública e Integração Governamental, Laurie Lubek, aproveitou para conversar com o diretor da escola, Jacinto da Silva Lima, com professores, alunos e as merendeiras. 

O prefeito Netto Donato destacou que está realizando uma série de visitas aos próprios públicos acompanhado por uma equipe multidisciplinar formada por engenheiros, técnicos, profissionais de tecnologia da informação e especialistas em segurança. Segundo ele, o objetivo é identificar as necessidades de cada local, seja em relação a reformas, manutenção ou ampliação dos espaços.

Durante a visita na EMEB, o prefeito ressaltou a importância de ouvir diretamente alunos, professores e gestores escolares. “As crianças vivenciam o dia a dia das escolas e sabem apontar o que pode ser melhorado. Ao conversar com elas, com os professores e com o diretor, percebemos que muitas demandas se repetem, o que nos ajuda a identificar as prioridades mais urgentes”, afirmou.

Netto Donato explicou, ainda, que a iniciativa faz parte de um trabalho contínuo de acompanhamento das estruturas públicas municipais. De acordo com ele, as visitas serão realizadas pessoalmente, ao lado da comissão técnica da Prefeitura, enquanto os secretários seguem conduzindo as atividades rotineiras de suas pastas. “Quero acompanhar de perto a realidade de cada local e avaliar, junto com nossa equipe técnica, as melhorias necessárias para elevar a qualidade dos serviços oferecidos à população”, concluiu.

O diretor da EMEB Arthur Natalino Deriggi, Jacinto da Silva Lima, destacou a importância da visita do prefeito e defendeu que esse tipo de aproximação com a comunidade escolar aconteça com mais frequência, especialmente em unidades de grande porte. 

Segundo ele, a escola atende cerca de 1.200 alunos, funciona em três turnos e também oferece ensino para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o que demanda atenção constante do poder público.

“É muito importante que o prefeito esteja presente e conheça de perto a realidade da nossa escola. Esse contato direto com a comunidade escolar permite que as demandas sejam ouvidas e compreendidas de forma mais efetiva. As crianças gostam de participar desses momentos e os profissionais também se sentiram à vontade para conversar, apresentar sugestões e compartilhar suas necessidades”, afirmou o diretor.

Ele ressaltou ainda que a presença da administração municipal fortalece o diálogo com a comunidade e contribui para a busca de soluções que garantam melhores condições de ensino e aprendizagem para alunos e educadores.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa que, em razão do feriado de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira (04/06), e do ponto facultativo decretado na sexta-feira (05/06), haverá alterações no funcionamento de alguns serviços públicos municipais. Os serviços considerados essenciais serão mantidos.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Vila Prado, Cidade Aracy e Santa Felícia funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas. Em situações de emergência, a população pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) não terão atendimento na próxima quinta e sexta-feira, retomando as atividades na segunda-feira (08/06), a partir das 7h.

As farmácias das UBSs Cidade Aracy, Redenção, Vila Isabel, Vila São José e Santa Felícia permanecerão fechadas na quinta-feira (04/06) e voltarão a funcionar na sexta-feira (05/06), das 7h30 às 16h. A Farmácia de Alto Custo também ficará fechada no feriado, retomando o atendimento na sexta-feira (05/06), das 7h30 às 14h.

A exceção será a farmácia da UPA do Cidade Aracy, que funcionará na quinta-feira (04/06), sábado (06/06) e domingo (07/06), das 8h às 12h e das 13h às 18h, para a dispensação de medicamentos de uso agudo, como analgésicos, antitérmicos e antibióticos, mediante prescrição médica e conforme disponibilidade. Medicamentos de uso contínuo para diabetes, hipertensão, saúde mental e outras doenças crônicas não serão fornecidos nesse período.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) não terá atendimento presencial nos dias 04 e 05 de junho. Durante o feriado e o ponto facultativo, os usuários poderão entrar em contato pelo telefone 0800-300-1520 ou pelo aplicativo da autarquia. O atendimento presencial será retomado no próximo dia útil.

Também não haverá expediente na Casa do Trabalhador e no Procon nos dias 04 e 05 de junho, com retorno das atividades na segunda-feira (08/06).

Os Ecopontos funcionarão em regime especial. Na quinta-feira (04/06), o atendimento será realizado até as 12h. Na sexta-feira (05/06), as unidades funcionarão normalmente, das 8h às 18h. Já no sábado (06/06) e domingo (07/06), o atendimento ocorrerá até as 12h.

O Mercado Municipal permanecerá fechado na quinta-feira (04/06), reabrindo na sexta-feira (05/06), das 9h às 18h. O comércio também permanecerá fechado no feriado e retomará o funcionamento na sexta-feira (05/06).

Já o Parque Ecológico funcionará normalmente para visitação pública durante o feriado e o ponto facultativo, das 8h às 16h30.

A Guarda Municipal, o Conselho Tutelar e a Defesa Civil poderão ser acionados pelo telefone 153. A coleta domiciliar de lixo seguirá normalmente, sem interrupções ou alterações nos horários.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o SENAI, está com inscrições abertas para o Curso de Construção Civil, voltado à qualificação profissional da população e à geração de oportunidades de trabalho e renda.

Com carga horária total de 304 horas e totalmente gratuito, o curso será realizado entre os meses de junho e dezembro no Centro Público de Economia Solidária de Produção Rosa Sundermann, localizado na Rua Paulo Toyama Riuji, nº 400, no bairro Santa Felícia.

A iniciativa tem como objetivo capacitar os participantes para atuação no mercado formal de trabalho, no exercício de atividades autônomas e na formação de empreendimentos coletivos ligados à Economia Solidária. O programa é destinado à população em geral, com atenção especial à inclusão de mulheres, incentivando sua participação em áreas tradicionalmente ocupadas por homens no setor da construção civil.

As inscrições podem ser realizadas de forma online, por meio de formulário eletrônico, ou presencialmente no Centro Público Rosa Sundermann. O curso oferece flexibilidade aos interessados, que poderão optar pela formação completa ou se matricular apenas nos módulos específicos de interesse.

Cada turma contará com 16 vagas por período, nos turnos da manhã e da tarde. A programação inclui seis módulos de formação prática e teórica: instalação e manutenção de redes de água fria (24h de 13 a 21 de julho) , técnicas para pintura predial (60h de 27 de julho a 19 de agosto), sistema de pintura airless  (32h de 24 de agosto a 3 de setembro), instalação de drywall (48h de 8 a 28 de setembro), montagem de sistemas hidráulicos prediais (60h de 29 de setembro a 27 de outubro) e assentamento de revestimentos cerâmicos (80h de 28 de outubro a 7 de dezembro).

O primeiro módulo será realizado em julho e abordará técnicas de instalação e manutenção de redes de água fria. As demais etapas ocorrerão de forma sequencial até dezembro, contemplando diferentes áreas da construção civil e proporcionando uma formação diversificada aos participantes.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3374-1850 e 2310-1332. As inscrições também podem ser realizadas pelo formulário eletrônico disponibilizado pela organização do curso no link https://forms.gle/gxV441qgZSjAm1A7A.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana informa que a Avenida José Antônio Migliato, na altura do número 242, no bairro Cidade Aracy, terá interdições parciais e totais para a realização de obras de manutenção e modernização da rede de transmissão de energia elétrica.

Os serviços serão executados pela FAAB Engenharia, empresa contratada pela CPFL Energia para a substituição de uma torre de transmissão na cidade. Além da troca da estrutura, também serão instaladas defensas no canteiro central, com o objetivo de aumentar a segurança das torres e dos pedestres que circulam pelo local.

Para a execução das atividades será necessária a realização de bloqueios parciais e totais da avenida, em ambos os sentidos, conforme o cronograma de trabalho. As intervenções contarão com o acompanhamento e apoio da equipe de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana.

 

Confira o cronograma das interdições:

Atividades Civis

- 03 e 04 de junho – Escavação e instalação da ferragem da fundação com bloqueio parcial da via; 
- 05 de junho – Concretagem da fundação com bloqueio parcial da via;
- 20 de junho – Poda de árvores com proximidade da rede elétrica;

Atividades Eletromecânicas

- 27 a 29 de junho – Desligamento da rede para afastamento de cabos e instalação de poste com bloqueio total da avenida nos dois sentidos; 
- 04 a 07 de julho – Desligamento da rede para retirada da torre existente e realização dos ajustes finais da montagem com bloqueio total da avenida nos dois sentidos;

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização implantada no local e, sempre que possível, utilizarem rotas alternativas durante os períodos de interdição. O objetivo das intervenções é garantir a segurança dos trabalhadores, dos condutores e dos pedestres, além de contribuir para a melhoria da infraestrutura de transmissão de energia no município.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.