SÃO CARLOS/SP - Uma mulher de 56 anos que era procurada pela Justiça foi capturada pela Guarda Municipal na noite desta terça-feira (9), na região central de São Carlos.
A prisão ocorreu durante patrulhamento preventivo realizado pelo Grupamento de Apoio Motorizado (GAM) nas imediações das ruas 7 de Setembro e Alexandrina. A ação fazia parte do reforço de segurança desenvolvido na área comercial da cidade, especialmente no horário de fechamento das lojas.
Segundo a Guarda Municipal, os agentes já tinham conhecimento da existência de um mandado de prisão em aberto contra a mulher. Diante da suspeita, foi realizada a abordagem e, após consulta aos sistemas de segurança, foi confirmada a ordem judicial de prisão preventiva relacionada ao crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal.
Após a confirmação do mandado, a mulher foi encaminhada ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde a ocorrência foi registrada.
Na sequência, ela foi conduzida ao Centro de Triagem, permanecendo à disposição da Justiça para as providências legais cabíveis.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos iniciou na última segunda-feira (08/06), uma nova etapa no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. A ação utiliza cinco drones para realizar o mapeamento de áreas de risco e, posteriormente, a aplicação de larvicidas e pastilhas de cloro em locais de difícil acesso.
Nesta primeira fase, os equipamentos estão sendo utilizados para o levantamento e identificação de possíveis criadouros nos bairros Eduardo Abdelnur e Jardim Zavaglia. O trabalho de mapeamento será realizado em todo o território do município e deve durar cerca de dois meses.
Após a conclusão do levantamento, os drones serão empregados no tratamento dos locais identificados, realizando a pulverização de larvicidas e o lançamento de pastilhas de cloro em caixas d'água destampadas, piscinas abandonadas e terrenos com acúmulo de resíduos. Os produtos utilizados possuem recomendação do Ministério da Saúde e são seguros para seres humanos e animais.
A iniciativa foi articulada a pedido do prefeito Netto Donatto e é coordenada pelo Departamento de Vigilância em Saúde.
De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, a tecnologia representa um importante avanço nas estratégias de enfrentamento às arboviroses.
“Iniciamos mais uma vez o uso dos drones como uma ferramenta tecnológica no combate à dengue e outras arboviroses. Nesta etapa, contamos com cinco drones que permitem monitorar áreas de difícil acesso, como telhados, terrenos abandonados, caixas d'água e imóveis fechados, facilitando a identificação de locais com água parada, que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti", explicou.
Segundo Denise, o uso dos drones torna o trabalho mais eficiente e direcionado. “Essa tecnologia nos permite planejar melhor as intervenções e agir de forma mais rápida e precisa. Além do monitoramento, utilizamos drones específicos para transportar e lançar pastilhas de larvicida em locais de difícil acesso, como piscinas abandonadas, contribuindo para reduzir significativamente a população do mosquito e, consequentemente, a transmissão das arboviroses", destacou.
A diretora ressaltou, ainda, que a experiência acumulada nos últimos anos demonstra a eficácia da integração dos drones com outras estratégias de prevenção. “A utilização dos drones, associada à eliminação de criadouros e às campanhas educativas, fortalece as ações de vigilância e prevenção. Trata-se de uma inovação que aumenta a eficiência das intervenções e promove maior integração entre a vigilância, a prevenção e o controle da doença. No entanto, é importante reforçar que o uso dessa tecnologia não substitui a participação da população na eliminação de recipientes com água parada, que continua sendo a principal medida de prevenção", completou.
O prefeito Netto Donatto destacou que a administração municipal tem investido em tecnologia para fortalecer as ações de saúde pública e ampliar a eficiência no combate à dengue. “Estamos utilizando ferramentas modernas para ampliar o alcance das ações de prevenção e combate ao mosquito. Os drones permitem identificar e tratar locais de difícil acesso, tornando o trabalho mais rápido, preciso e eficaz. Mas é fundamental que cada cidadão continue fazendo sua parte", afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforçou que a tecnologia chega para ampliar a capacidade de atuação das equipes, mas que o apoio dos moradores continua sendo fundamental. “Os agentes de endemias continuam visitando as residências, utilizando tablets integrados ao sistema de monitoramento dos drones. Essa união entre tecnologia e trabalho de campo fortalece nossas ações. Porém, nenhuma medida terá eficácia sem a colaboração da comunidade. Cada morador precisa fazer sua parte, eliminando possíveis criadouros", ressaltou Pilha.
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa aos usuários que realizará alterações no formato das contas de água e esgoto emitidas pela autarquia durante os próximos 60 dias, como adaptação, até que retome o modelo definitivo, já como nota fiscal, como exige a nova legislação federal acerca do tema. Portanto, neste período de cerca de dois meses de transição, as contas chegarão no modelo A4, dentro da fase de adequação e, depois, voltarão ao sistema de impressão simultânea normal como era antes.
REFORMA TRIBUTÁRIA SOBRE CONSUMO - A medida decorre da necessidade de adequação às exigências da Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023, bem como às regulamentações federais relacionadas à emissão de documentos fiscais eletrônicos e à implementação do novo modelo de tributação sobre o consumo, que está sendo gradualmente implantado em todo o país.
O SAAE esclarece que a alteração se restringe à forma de apresentação das informações na fatura, podendo incluir novos campos, códigos e demonstrativos fiscais. Salienta, também, que não haverá qualquer mudança nos serviços prestados pela autarquia e nem aumento tarifário decorrente exclusivamente dessa adequação legal. A atualização é obrigatória para os entes públicos e prestadores de serviços abrangidos pela legislação tributária nacional, sendo parte do processo de modernização e padronização fiscal que está sendo implementado em todo o Brasil.
CANAIS DE ATENDIMENTO À DISPOSIÇÃO - Os consumidores poderão observar diferenças visuais nas próximas contas emitidas (veja modelo na foto anexa). Em caso de dúvidas, os canais oficiais de atendimento do SAAE permanecerão à disposição permanente para prestar os esclarecimentos necessários, como o 0800 300 1520, que também é whatzApp, além das cinco unidades de atendimento presencial.
O SAAE deixa claro e reafirma seu compromisso com a transparência, a segurança jurídica e o cumprimento da legislação vigente, trabalhando, sempre, para garantir uma transição organizada e sem impactos aos usuários.
Shopping São Carlos reúne opções de presentes, experiências e a campanha “Amor em Dobro” para celebrar a data.
SÃO CARLOS/SP - Faltando poucos dias para o Dia dos Namorados, o Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, aposta na diversidade de seu mix para atender os consumidores que buscam presentes e experiências para celebrar a data. Moda, beleza, acessórios, chocolates, perfumaria, gastronomia e serviços estão entre as opções disponíveis para quem deseja surpreender na ocasião. Para tornar o período ainda mais atrativo, a campanha promocional “Amor em Dobro” segue até 12 de junho e vai sortear um Hyundai Creta Comfort 0km entre os participantes.
A expectativa para o período é positiva. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, cerca de 93 milhões de brasileiros devem realizar compras para celebrar a data neste ano. Considerado o terceiro período mais importante para o comércio nacional, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Namorados deve movimentar aproximadamente R$ 22,14 bilhões em vendas de produtos e serviços, reforçando sua relevância para o varejo em todo o país. Ainda de acordo com pesquisa, 77% dos consumidores afirmam que presentear é uma maneira de expressar carinho e amor no Dia dos Namorados.
Atento a esse comportamento, as lojas do Shopping São Carlos prepararam coleções temáticas, promoções e sugestões para a data, permitindo que os consumidores encontrem alternativas para celebrar a ocasião em um único local. "O presente deixou de ser apenas uma compra e passou a representar uma forma de expressar cuidado e atenção aos detalhes. Entre os itens mais procurados na Mr. Jones estão as T-shirts Pima, polos, jaquetas e peças em tricô. Mais do que vender roupas, buscamos proporcionar uma experiência diferenciada, tornando esse momento ainda mais especial para quem presenteia", destaca a gerente Layla de Azevedo.
A categoria de beleza e perfumaria também deve ganhar destaque neste Dia dos Namorados. Uma das operações que aposta na data é O Boticário, marca reconhecida nacionalmente e tradicionalmente associada aos momentos de presentear. "Queremos celebrar o fato de sermos uma das marcas mais lembradas quando o assunto é presentear. Estamos preparados para atender tanto quem busca novidades quanto aqueles que preferem presentear com fragrâncias já conhecidas e marcantes. Além dos kits especiais para a data, temos lançamentos, promoções exclusivas e experiências de maquiagem e cuidados com a pele que podem ser transformadas em presente", ressalta Gidalva Mendes Gallo dos Santos, gerente de O Boticário.
Amor em Dobro
Para tornar a experiência de compra ainda mais atrativa, os clientes que realizarem suas compras para o Dia dos Namorados no Shopping São Carlos terão a chance de concorrer a um Hyundai Creta Comfort 0km. Para participar da campanha "Amor em Dobro", basta acumular R$ 500 em compras nas lojas e quiosques participantes, com CPF na nota, e cadastrar os cupons pelo site da campanha (promocao.shoppingsaocarlos.
"O Dia dos Namorados vai muito além da compra de um presente. É uma data que movimenta diferentes segmentos e incentiva as pessoas a criarem momentos especiais. Nosso papel é oferecer variedade, praticidade e uma experiência completa, com opções de compras, gastronomia, entretenimento e benefícios que tornam esse período ainda mais atrativo para os clientes", afirma Fábio Maria, gerente geral do Shopping São Carlos.
Para embalar a celebração do Dia dos Namorados, o Shopping São Carlos promove uma programação especial na Praça de Alimentação. No dia 12 de junho, das 19h às 21h, o público poderá acompanhar um show ao vivo com Amanda Vergara, em uma apresentação que reforça o clima de convivência e torna a experiência da data ainda mais especial para casais e visitantes.
Experiências ganham espaço entre os casais
Além dos presentes, as experiências compartilhadas vêm conquistando espaço entre os consumidores. A pesquisa aponta que 39% dos casais pretendem comemorar a data em casa, enquanto 31% planejam celebrar em restaurantes, demonstrando que o momento vivido a dois tem ganhado relevância na decisão de compra.
Nesse cenário, o Shopping São Carlos também se destaca pelas opções voltadas à celebração da data. Os tradicionais chocolates, um dos símbolos do Dia dos Namorados, podem ser encontrados em operações como Brasil Cacau, Kopenhagen e Super Store Cacau Show. Já para os casais que desejam transformar a ocasião em uma experiência especial, restaurantes e cafeterias como Outback Steakhouse, Mousse Cake, Spoleto e Beco da Torta oferecem alternativas para um almoço, jantar ou encontro a dois em um ambiente agradável e acolhedor.
Serviço
Campanha Amor em Dobro
Período: até 12 de junho de 2026
Campanha: a cada R$ 500 em compras, o cliente recebe um número da sorte para concorrer a um Hyundai Creta Comfort 0km. Compras realizadas de segunda a quinta-feira têm números da sorte em dobro
Cadastro: promocao.shoppingsaocarlos.
Sorteio: extração da Loteria Federal de 17 de junho
Apuração: 18 de junho
Show ao vivo no Dia dos Namorados
Local: Praça de Alimentação
Show ao vivo: Amanda Vergara
Data: 12 de junho
Horário: das 19h às 21h
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) realizam no próximo sábado, 13 de junho, às 9h, no Auditório da FESC, a cerimônia de encerramento da Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas.
O curso foi desenvolvido em parceria entre as instituições e contou com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), fortalecendo a formação de profissionais voltados à gestão sustentável das águas e ao planejamento ambiental. A iniciativa também teve apoio da Prefeitura de São Carlos.
A cerimônia reunirá concluintes, docentes, representantes das instituições parceiras e convidados, celebrando mais uma ação de capacitação voltada ao desenvolvimento sustentável da região.
Segundo o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, “o encerramento marca não apenas a conclusão de uma etapa acadêmica, mas também o fortalecimento das políticas públicas ambientais e da qualificação técnica de profissionais que atuarão diretamente na gestão dos recursos hídricos”.
SÃO CARLOS/SP - Parlamentar usou situação da Praça da Vila Irene como exemplo da realidade encontrada em diversas regiões do município e protocolou requerimento na Câmara Municipal.
O vereador Edson Ferraz protocolou requerimento na Câmara Municipal de São Carlos solicitando à Secretaria Municipal de Gestão e Infraestrutura a retirada imediata de brinquedos, bancos, mesas e equipamentos quebrados das praças públicas de todo o município, incluindo os distritos. O pedido não se restringe a um único endereço. A Praça da Vila Irene, localizada na região do antigo campo do Bangú, foi o ponto de partida, mas o requerimento contempla todos os espaços públicos da cidade que apresentem situação semelhante de abandono e deterioração.
Durante visita à Praça da Vila Irene, o parlamentar registrou em vídeo o que considera um retrato recorrente em São Carlos: ausência de iluminação pública, bancos e mesas quebrados, brinquedos com madeira solta e lascada, ferros expostos e estruturas danificadas que representam risco direto de acidentes, além de acúmulo de lixo na área. O requerimento pede a retirada imediata de todos os itens que apresentem essas condições em qualquer praça ou espaço público do município.
"A Praça da Vila Irene é um exemplo do que encontramos em várias regiões da cidade. O problema é amplo e precisa de uma resposta à altura. Não ter é melhor do que ter quebrado. Um banco com ferro exposto, um brinquedo com madeira lascada ou uma praça sem iluminação não são apenas problemas estéticos. São riscos reais para quem mora no bairro", afirmou o vereador Edson Ferraz.
O parlamentar ressaltou ainda a relação direta entre iluminação e segurança pública. A ausência de luz nas praças facilita a ocorrência de delitos e afasta as famílias dos espaços de convivência. O requerimento tem caráter municipal e abrange todas as praças e espaços públicos de lazer de São Carlos e de seus distritos.
SÃO CARLOS/SP - Os casos de Covid-19 apresentaram aumento em São Carlos no mês de maio, segundo dados divulgados pelo Departamento de Vigilância em Saúde. Foram registradas 1.188 notificações da doença, com 64 confirmações positivas no período.
Em comparação com abril, quando foram contabilizadas 885 notificações e 45 casos confirmados, houve crescimento tanto no número de pessoas investigadas quanto nas confirmações da doença.
Apesar da elevação dos registros, a situação segue sob controle. De acordo com a Vigilância em Saúde, nenhum óbito por Covid-19 foi registrado no município em 2026.
Os números do ano mostram oscilações mensais. Em janeiro foram confirmados 79 casos, seguido por 47 em fevereiro, 34 em março, 45 em abril e 64 em maio.
Embora o aumento recente acenda um sinal de atenção para as autoridades sanitárias, os indicadores permanecem muito abaixo dos registrados nos períodos mais críticos da pandemia. A orientação continua sendo para que a população mantenha os cuidados básicos de prevenção, especialmente pessoas com doenças crônicas, idosos e indivíduos com imunidade comprometida.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) promove, nos dias 20 e 21 de junho, o tradicional Arraiá da FESC, uma festa junina aberta à comunidade que promete reunir diversão, gastronomia e solidariedade. O evento acontece no Campus 1 da FESC, na Rua São Sebastião, 2.828, Vila Nery, das 16h às 22h.
A programação contará com barracas de alimentação, food trucks, brinquedos infláveis e diversas atrações típicas das festas juninas. Além disso, o público poderá prestigiar uma série de shows musicais que vão animar os dois dias de festa. No sábado (20), quem se apresenta é a Orquestra de Violas Amigos Violeiros de São Carlos, às 16h. Betinho Max “O Cara do Piseiro” sobe ao palco às 18h e Rud & Robson fecha o primeiro dia de festa, com apresentação prevista para as 20h.
No domingo (21), a festa continua com Belotti e Viana, às 16h, Bando da Sanfona (18h) e João Carlos e Bruno (20h). A entrada será mediante a doação de alimentos não perecíveis ou itens de higiene pessoal e limpeza. As arrecadações serão destinadas a ações sociais do município.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (08/06), a Portaria nº 06/2026 que estabelece regras e procedimentos para a realização de pinturas e ornamentações temáticas em vias públicas durante a Copa do Mundo FIFA 2026.
A medida busca preservar uma tradição cultural bastante presente nos bairros brasileiros durante o período do mundial, garantindo que as manifestações da população ocorram de forma organizada e sem comprometer a segurança viária.
De acordo com a normativa, as pinturas poderão ser realizadas mediante autorização prévia da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SMSPMU). As intervenções serão permitidas apenas em vias locais predominantemente residenciais e não poderão prejudicar a circulação de veículos e pedestres ou interferir na sinalização de trânsito.
O secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destaca que a iniciativa busca conciliar a tradição popular com a segurança no trânsito.
“A Copa do Mundo sempre desperta um sentimento de união e celebração entre os moradores. Nosso objetivo é preservar essa tradição tão característica dos bairros, mas garantindo que ela aconteça de forma segura e organizada, sem comprometer a sinalização e a mobilidade urbana", afirmou.
A portaria proíbe pinturas em vias arteriais, corredores de ônibus, rotatórias, canteiros centrais, faixas de pedestres, lombadas, cruzamentos e demais dispositivos de segurança viária. Também não serão permitidas intervenções que possam gerar confusão com a sinalização oficial de trânsito.
As pinturas deverão possuir caráter exclusivamente artístico, cultural ou comemorativo, sendo vedadas mensagens ofensivas, discriminatórias, político-partidárias ou qualquer forma de publicidade comercial.
Outro ponto importante da regulamentação é a definição dos materiais que poderão ser utilizados. Serão permitidas tintas à base de água, cal hidratada pigmentada e outros materiais previamente aprovados pela Secretaria. Já tintas de demarcação viária, esmaltes sintéticos, tintas epóxi e produtos de difícil remoção estão proibidos.
Para obter autorização, os interessados deverão protocolar solicitação junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, informando o responsável pela ação, o endereço da via, uma descrição ou croqui da pintura pretendida, o período de execução e um termo de responsabilidade assinado.
Segundo Michael Yabuki, a regulamentação oferece segurança jurídica para os moradores e permite que o poder público acompanhe as intervenções realizadas.
“Estamos estabelecendo critérios claros para que a população possa participar das comemorações da Copa do Mundo de forma responsável. A intenção não é restringir as manifestações culturais, mas garantir que elas aconteçam sem colocar em risco motoristas, pedestres e demais usuários das vias públicas. Quem já fez a pintura deve solicitar a aprovação da mesma", ressaltou.
A Prefeitura também informa que, após o encerramento da Copa do Mundo FIFA 2026, poderá determinar a remoção das pinturas caso haja comprometimento da legibilidade do pavimento ou prejuízo à operação do sistema viário.
Os pedidos de autorização já podem ser protocolados junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, localizada no prédio do SIGA, na avenida Comendador Alfredo Maffei, 3055, no Jardim Ricetti. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1190.
SÃO CARLOS/SP - O Procon de São Carlos divulgou pesquisa de preços realizada em 3 de junho com produtos tradicionalmente procurados para o Dia dos Namorados, como flores, perfumes, chocolates, smartphones e smartwatches. O levantamento apontou diferenças expressivas entre os estabelecimentos e sites consultados.
No segmento de flores, por exemplo, o buquê com seis rosas apresentou variação de até 50% entre os locais pesquisados. Já entre os eletrônicos, os contrastes foram ainda maiores: o smartphone Redmi Note 14 (256 GB) registrou diferença de 113,86% entre o menor e o maior preço; o iPhone 16 (128 GB) chegou a 82,03%; e o smartwatch Redmi Watch 5 teve variação de 87,79%.
Nos perfumes e chocolates, embora os valores sejam mais estáveis, ainda há disparidades relevantes que podem impactar o bolso do consumidor. Em alguns casos, o preço de um mesmo produto pode quase dobrar dependendo do ponto de venda.
O Procon reforça que a pesquisa tem caráter informativo e busca auxiliar os consumidores a fazerem escolhas conscientes. Além de comparar preços, o órgão recomenda atenção às condições de pagamento, prazos de entrega, emissão de nota fiscal e políticas de troca.
Segundo o diretor do Procon, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Justiça, Tiago Nonato de Souza, “nosso objetivo é oferecer transparência e orientar o consumidor para que consiga economizar e evitar transtornos em uma data tão especial”. A pesquisa completa encontra-se no portal da Prefeitura e na página do Procon São Carlos nas redes sociais.
DICAS - Com a proximidade do Dia dos Namorados, o Procon de São Carlos alerta os consumidores sobre práticas essenciais para garantir segurança e evitar transtornos nas compras. Entre os principais pontos, está a recomendação de pesquisar antes de comprar, evitando decisões por impulso e comparando preços e qualidade. Produtos como flores e arranjos podem apresentar grande variação de valores, e ofertas muito abaixo do mercado devem ser vistas com cautela. Nas compras online, é indispensável conferir prazos de entrega e custos de frete.
Outro cuidado importante é com compras pela internet. O Procon orienta verificar a reputação das lojas, desconfiar de sites que aceitam apenas PIX ou boleto e evitar links recebidos por aplicativos de mensagens ou redes sociais. É essencial confirmar se a transação é feita diretamente com a empresa.
Em relação a trocas e devoluções, o órgão lembra que lojas físicas não são obrigadas a aceitar devoluções por arrependimento. Já nas compras online, o consumidor tem direito de desistir em até sete dias após o recebimento. Produtos personalizados não precisam ser trocados por arrependimento, mas defeitos devem ser corrigidos.
Para quem opta por jantares, eventos e experiências, é importante confirmar horários, valores e serviços inclusos, além de verificar regras de cancelamento e possíveis multas. Taxas de serviço e couvert artístico devem ser informados previamente. O mesmo vale para viagens e hospedagens, que exigem leitura atenta dos contratos e políticas de reembolso.
O Procon também reforça a necessidade de guardar comprovantes, como notas fiscais, e-mails de confirmação, prints de telas e recibos. Esses documentos são fundamentais para garantir os direitos do consumidor em caso de problemas.
“Os problemas mais comuns nesta época são atrasos nas entregas, reservas não confirmadas e serviços mal prestados. Planejamento e pesquisa são as melhores formas de evitar transtornos”, finaliza Tiago Nonato de Souza, diretor do Procon.
Qualquer dúvida, o consumidor pode procurar o Procon São Carlos na rua Rui Barbosa, 1.190, no Centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e o telefone WhatsApp é (16) 3419-4510.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.