Novo espaço amplia o acesso aos serviços do Conselho, oferecendo mais praticidade, proximidade e comodidade aos profissionais.
SÃO CARLOS/SP - O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo inaugura, nesta terça-feira, 16 de junho, um novo posto de atendimento no Poupatempo de São Carlos. A unidade passará a atender profissionais de enfermagem de toda a região da cidade, que somam 3.124 inscritos.
A iniciativa integra a estratégia de expansão e descentralização dos serviços presenciais do Conselho, aproximando o atendimento da realidade dos profissionais. A parceria com o Poupatempo reforça o compromisso com eficiência, qualidade e valorização da categoria.
Segundo o presidente do Coren-SP, enfermeiro Sérgio Cleto, a proposta é facilitar o acesso a serviços essenciais em um ambiente já consolidado e bem avaliado pela população paulista, com índice de aprovação de 98%.
No novo posto do Atende Coren-SP, será possível realizar serviços como renovação e emissão de segunda via da carteira profissional, negociação de débitos e acordos financeiros, além da solicitação de inscrição remida, destinada a profissionais com mais de 30 anos de contribuição.
O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h, horário considerado estratégico para atender profissionais que atuam em regime de plantão.
Com a nova unidade, o Coren-SP reforça sua presença no interior e dá continuidade à política de interiorização do atendimento, ampliando o acesso aos serviços e fortalecendo o suporte institucional à enfermagem paulista.
Serviço
Inauguração do Atende Coren-SP São Carlos
Data: 16 de junho
Horário: 11h
Local: Rua Roberto Símonsen, 51 - Centro, São Carlos /SP
SÃO CARLOS/SP - A proteção animal em São Carlos ganhou um importante reforço com a sanção da Lei Municipal nº 24.295/2026, de autoria do vereador Elton Carvalho. A nova legislação proíbe o abandono de animais domésticos e estabelece regras mais rígidas para combater situações de negligência, garantindo mais segurança e bem-estar aos animais.
Entre os principais avanços da norma está a proibição de manter cães e gatos sem supervisão humana por mais de 24 horas consecutivas. A lei também considera irregular a privação de alimento, água fresca, higiene adequada e convivência social necessária para a saúde física e emocional dos animais.
Defensor da causa animal, Elton Carvalho destaca que a medida representa uma conquista importante para fortalecer a guarda responsável e combater maus-tratos no município. A legislação prevê multa de R$ 2 mil para os infratores, com valor dobrado em caso de reincidência.
Com a entrada em vigor da nova lei, São Carlos dá mais um passo na construção de uma cidade mais consciente, humana e comprometida com o respeito à vida animal.
SÃO CARLOS/SP - Os vereadores Bruno Zancheta e Elton Carvalho, ambos do Republicanos, encaminharam ao Governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, uma solicitação formal para a destinação de recursos visando a implantação de um Hospital Veterinário Público gratuito no município de São Carlos. O ofício foi entregue ao Governador, durante visita à São Carlos, nesta semana, na realização da Caravana 3D.
A iniciativa surge diante do aumento significativo da população de animais domésticos na cidade e da crescente demanda por atendimentos veterinários, consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos necessários para garantir a saúde e o bem-estar de seus animais.
Além de representar um importante avanço na política de proteção animal, o Hospital Veterinário Público também contribuirá diretamente para a saúde pública, auxiliando no controle de zoonoses, na prevenção de doenças e na promoção de melhores condições sanitárias para toda a população.
A proposta prevê a oferta de atendimentos gratuitos ou subsidiados, incluindo consultas clínicas, exames laboratoriais e de imagem, procedimentos cirúrgicos, atendimentos de urgência e emergência, além de ações educativas voltadas à posse responsável e aos cuidados com os animais.
Para os parlamentares, o investimento em saúde animal é uma necessidade cada vez mais evidente e uma demanda legítima da população são-carlense.
Bruno Zancheta destacou a importância social do projeto: "Nossos animais são membros da família, e as pessoas têm priorizado cada vez mais, cuidar de seus animais da melhor maneira possível. Um Hospital Veterinário Público representa dignidade para essas famílias, mais proteção aos animais e um importante instrumento de saúde pública. Estamos buscando o apoio do Governador Tarcísio para transformar esse sonho em realidade para São Carlos."
Elton Carvalho ressaltou o impacto positivo da iniciativa para a cidade: "O Hospital Veterinário Público será um marco para São Carlos. Além de garantir atendimento adequado aos animais de famílias de baixa renda, também fortalecerá as ações de prevenção e controle de doenças, beneficiando toda a população. É um investimento que une cuidado, responsabilidade e saúde pública."
Os vereadores afirmaram que continuarão atuando junto ao Governo do Estado e demais lideranças políticas para viabilizar os recursos necessários e tornar possível a implantação do equipamento público, considerado fundamental para ampliar a rede de proteção e bem-estar animal no município.
SÃO CARLOS/SP - A vereadora Larissa Camargo participou da formação dos 33 novos guardas e guardas municipais da 4• Turma aprovados em concurso público, ministrando uma aula voltada aos Direitos Humanos e à construção de uma segurança pública comprometida com a cidadania, o respeito e a garantia de direitos.
Durante a atividade, foram abordados temas fundamentais para a atuação dos agentes no serviço público, como a proteção das infâncias e juventudes, o enfrentamento ao racismo estrutural, os direitos da população LGBTQIAPN+ e os mecanismos de proteção e garantia dos direitos das mulheres.
A formação buscou fortalecer a compreensão de que a segurança pública deve estar alinhada aos princípios dos Direitos Humanos, promovendo o acolhimento, a prevenção das violências e o respeito à diversidade presente na sociedade.
Para Larissa Camargo, investir na formação dos profissionais que atuam diretamente com a população é essencial para a construção de uma cidade mais justa e segura.
"Os Direitos Humanos não são um tema à parte da segurança pública. Eles são a base para uma atuação responsável, democrática e comprometida com a proteção da vida, especialmente das populações mais vulnerabilizadas", destacou a vereadora.
A atividade integra o processo de capacitação dos novos concursados e concursadas, contribuindo para uma atuação mais qualificada, humanizada e preparada para os desafios cotidianos da Guarda Municipal.
Campanhas orientarão caminhoneiros e
motociclistas sobre comportamentos seguros no trânsito
ARARAQUARA/SP - A Ecovias Noroeste Paulista realizará, nesta segunda quinzena de junho, duas ações de conscientização voltadas à segurança viária na região. As campanhas integram o programa “Vá Seguro”, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), e têm como objetivo orientar diferentes públicos que utilizam as rodovias sob concessão sobre a adoção de comportamentos seguros no trânsito.
“Vá Seguro, Caminhoneiro” - dia 18/06 - Base da PMRv em Araraquara
A primeira ação será o “Vá Seguro, Caminhoneiro”, programada para a quinta-feira desta semana (18/06), das 2 às 4 horas, na base da PMRv localizada no quilômetro 273 da Rodovia Washington Luís (SP-310), em Araraquara. Durante a atividade, motoristas de caminhão e ônibus serão abordados para receber orientações sobre direção segura e a importância do descanso antes de viagens longas.
Além da distribuição de material educativo e kit lanche, a equipe médica da concessionária estará disponível para aferição de pressão arterial e orientações de saúde. Entre as recomendações repassadas aos profissionais estão a manutenção preventiva dos veículos, o respeito aos limites de velocidade, a utilização do cinto de segurança, a proibição do uso do celular ao volante e a importância dos cuidados com a saúde física e mental.
“Vá Seguro, Motociclista” - dia 30/6 - Base da PMRv em São Carlos
No dia 30 de junho, das 7 às 9 horas, será realizada a ação “Vá Seguro, Motociclista”, na base da PMRv no quilômetro 233 da SP-310, em São Carlos. A iniciativa oferecerá orientações sobre pilotagem segura, kit lanche e instalação gratuita de antenas corta-pipas em todas as motocicletas atendidas.
Este equipamento é uma importante ferramenta de prevenção contra acidentes causados por linhas chilenas e com cerol, que representam riscos graves para motociclistas, ciclistas e pedestres. Durante a ação, os participantes também receberão orientações sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), manutenção preventiva das motocicletas e práticas seguras de circulação nas rodovias.
As campanhas educativas “Vá Seguro” fazem parte das ações permanentes da Ecovias Noroeste Paulista voltadas à redução de acidentes e à preservação de vidas. As iniciativas contemplam diferentes públicos, como pedestres, ciclistas, motociclistas e caminhoneiros, reforçando a importância da responsabilidade compartilhada para um trânsito mais seguro.
SÃO CARLOS/SP - O secretário municipal de Cultura e Turismo de São Carlos, Leandro Severo, participou nos dias 9 e 10 de junho, em Brasília, do II Encontro Cidades em Rede pela Cultura, evento promovido pela Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), por meio do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados (FNC), em parceria com a Fundação Itaú.
O evento reuniu gestoras e gestores municipais de cultura de todas as regiões do país, representantes do Ministério da Cultura, e convidados de instituições parceiras.
Cidades em Rede pela Cultura é um formato de articulação do FNC, que reúne os principais atores da política cultural brasileira para discutir desafios, oportunidades e estratégias voltadas ao fortalecimento da gestão pública da cultura.
Nesta edição, o encontro promoveu debates sobre os rumos do fomento cultural, os desafios da pactuação federativa, os avanços relacionados ao novo Plano Nacional de Cultura (PL 5894/2025) e o fortalecimento de políticas culturais orientadas por dados e evidências, consolidando um espaço de diálogo entre municípios e instituições estratégicas do setor.
O secretário de Cultura e Turismo Leandro Severo, se reuniu com Binho Perinotto, Coordenador-Geral de Orientação e Capacitação para Estados, Distrito Federal e Municípios na Secretaria dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), Leonardo Lessa, presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), e também acompanhou a posse da Comissão Intergestores Tripartite do Sistema Nacional de Cultura (CIT), espaço formal de pactuação entre União, Estados e Municípios com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
“O evento foi de fundamental importância no processo de fortalecimento do debate sobre financiamento, o reconhecimento do papel da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) como indutora da arte e da cultura. Também discutimos as estratégias para a valorização da cultura nos municípios e São Carlos esteve presente, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Netto Donato com a política pública cultural. Por isso apoiamos e participamos dessa iniciativa que integra e aproxima os principais atores da política cultural nacional com vistas ao fortalecimento da gestão pública da cultura, especialmente no âmbito municipal”, salienta
Marcos Alves, diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Culturais das Capitais e Municípios Associados (FNC), ressaltou a importância do desenvolvimento de uma política municipalista de cultura, de ampliar o acesso da população aos direitos culturais e da democratização do acesso aos recursos e na consolidação de uma gestão cultural mais participativa".
Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP, agradeceu o apoio da Fundação Itaú ao evento e ressaltou a importância do Encontro.
“Sem a potência da política não há avanço. O fórum fortalecido e em diálogo permanente com os prefeitos é fundamental”, frisa.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, em parceria com o Ministério Público, realiza na próxima segunda-feira (15/06), o Treinamento para Auxílio e Resgate de Animais Silvestres e Domésticos no Pico da Estiagem e Queimadas – Operação Corta Fogo 2026.
A capacitação será realizada das 8h às 12h15, no Centro de Educação Ambiental do Parque Ecológico de São Carlos, com emissão de certificado aos participantes.
O treinamento tem como objetivo preparar profissionais e voluntários para atuar no manejo, contenção, primeiros socorros e triagem de animais afetados por incêndios florestais e queimadas urbanas, garantindo o bem-estar dos animais e a segurança das equipes de campo.
De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, o aumento das ocorrências de queimadas durante o período de estiagem exige planejamento e capacitação das equipes envolvidas no atendimento às emergências ambientais.
A atividade é destinada a integrantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, brigadistas de concessionárias, profissionais da área ambiental e demais interessados.
A programação será dividida em dois módulos. No período da manhã, das 8h às 10h, o biólogo Francisco Rogério Paschoal ministrará palestra sobre captura e contenção de animais silvestres. Entre os temas abordados estão técnicas de captura, contenção física e química, acondicionamento e transporte, identificação dos animais, situações de risco, resgate durante incêndios, acidentes com animais peçonhentos, alimentação e cuidados. O módulo contará ainda com uma atividade prática de manejo de serpentes.
Após o intervalo, das 10h15 às 12h15, o médico veterinário Douglas Jazedje, conduzirá a capacitação sobre captura e contenção de animais domésticos, com atividades práticas voltadas ao manejo de canídeos e equinos.
A iniciativa integra as ações preventivas da Operação Corta Fogo e busca fortalecer a atuação conjunta dos órgãos públicos e entidades parceiras no enfrentamento aos impactos causados pelas queimadas, contribuindo para a preservação da fauna e para a proteção dos animais em situações de emergência.
SÃO CARLOS/SP - Unidades e órgãos públicos de São Carlos estão recebendo cartazes da Campanha 2026 “Cartão Vermelho ao Trabalho Infantil”, iniciativa que integra a mobilização mundial pelo Dia de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado em 12 de junho.
Instituída pela Organização Internacional do Trabalho em 2002 e reconhecida no Brasil pela Lei nº 11.542/2007, a data reforça a importância da prevenção e da erradicação dessa grave violação de direitos. Desde 2023, o município conta com a Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CIPETI), que reúne diferentes secretarias municipais para estimular ações estratégicas.
Além da campanha, estão previstas atividades formativas e de sensibilização voltadas à sociedade civil, crianças e adolescentes. Situações de trabalho infantil podem ser denunciadas pelo site do Ministério Público do Trabalho ou ainda pelo Disque 100.
Segundo a Organização Internacional do Trabalho, cerca de 138 milhões de crianças estão em situação de trabalho infantil no mundo. No Brasil, dados recentes do IBGE apontam aproximadamente 1,6 milhão de crianças e adolescentes nessa condição, sendo que mais de 500 mil atuam nas piores formas de trabalho, como atividades perigosas, insalubres e até exploração sexual. Entre 2007 e 2024, o Ministério Público do Trabalho registrou mais de 45 mil acidentes graves envolvendo esse público.
A secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Gisele Santucci, destacou: “O trabalho infantil compromete o futuro de nossas crianças e adolescentes. Esta campanha é um chamado coletivo para que toda a sociedade se mobilize, garantindo proteção, oportunidades e dignidade. Erradicar o trabalho infantil é responsabilidade de todos nós”.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) abriu oficialmente o processo eleitoral para a escolha dos representantes de educadores e educandos no Conselho de Ensino Unificado (CEU), gestão 2026/2028. As urnas já foram lacradas e preparadas, garantindo a lisura, a segurança e a transparência da votação, que ocorrerá entre os dias 15 e 19 de junho.
O processo eleitoral destaca o propósito da instituição com a gestão democrática e participativa. A presença de professores e alunos é considerada essencial para fortalecer a representatividade e assegurar que as decisões do CEU reflitam os interesses da comunidade acadêmica.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, reforçou a importância do momento. “Este processo eleitoral é uma oportunidade para que educadores e educandos exerçam plenamente sua cidadania acadêmica. A participação de todos é fundamental para consolidar uma gestão democrática e inclusiva, que valorize o diálogo e a construção coletiva”, encerrou.
Programação de junho contempla oficinas, palestras, missões empresariais e encontros voltados ao empreendedorismo, à inovação e à geração de renda
SÃO CARLOS/SP - Empreendedores, produtores rurais e pessoas interessadas em abrir ou fortalecer um negócio já podem se inscrever em mais de 900 vagas gratuitas oferecidas pelo Sebrae-SP durante o mês de junho. As ações serão realizadas em nove municípios da região de São Carlos, com opções voltadas a diferentes perfis e segmentos econômicos.
Ao todo, a programação disponibiliza mais 900 vagas distribuídas entre cursos, oficinas, palestras, missões empresariais e encontros de negócios. As atividades ocorrem em Araras, Brotas, Descalvado, Dourado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Rio Claro e São Carlos, levando oportunidades de qualificação e desenvolvimento empreendedor para toda a região.
Os participantes poderão conhecer ferramentas e estratégias relacionadas à gestão empresarial, finanças, precificação, marketing, inteligência artificial, criatividade, comunicação e comportamento empreendedor. A agenda também contempla ações voltadas ao agronegócio, à economia criativa e à qualificação profissional, em parceria com Senai e Senar.
Entre os destaques estão as missões empresariais para a Hortitec, considerada uma das principais feiras de horticultura da América Latina, além de palestras sobre o uso da inteligência artificial para otimização de processos e aumento da produtividade. As atividades incluem ainda conteúdos voltados ao artesanato, à gastronomia, à construção civil e ao desenvolvimento de novos empreendimentos.
Seja para quem está começando, quer organizar melhor a empresa ou busca novas formas de crescer, a programação oferece conteúdos práticos e oportunidades de aprendizado em diferentes áreas de atuação. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelos links disponíveis para cada atividade.
Serviço
Mais de 900 vagas gratuitas de capacitação em junho
Municípios participantes: Araras, Brotas, Descalvado, Dourado, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira, Rio Claro e São Carlos.
Período: 15 a 30 de junho.
Inscrições e programação completa: disponíveis nos canais de atendimento do Sebrae-SP e nos links específicos de cada atividade.
ARARAS
Seja a direção do seu futuro
Data: 15 de junho
Horário: 14h às 18h
Inscrições: https://forms.office.com/r/NkV72wvgYK
Seja o reflexo de suas melhores qualidades
Data: 16 de junho
Horário: 14h às 16h
Inscrições: https://forms.office.com/r/vbaeGjajxy
Partiu Mercado
Data: 16 de junho
Horário: 16h
Inscrições: https://forms.office.com/r/dXXt9BLWCr
Seja: Como estimular e exercitar sua criatividade
Data: 17 de junho
Horário: 14h às 18h
Inscrições: https://forms.office.com/r/MDyhg5Pjjt
Seja: Comunicação, expressão e assertividade
Data: 18 de junho
Horário: 14h às 18h
Inscrições: https://forms.office.com/r/pykjnTfkNh
BROTAS
Missão Empresarial Hortitec
Data: 17 de junho
Horário: 6h às 16h
Inscrições: https://forms.office.com/r/KbtD16kt1Z
DESCALVADO
Missão Empresarial Hortitec
Data: 17 de junho
Horário: 7h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/1hbbe62RPw
DOURADO
Inova Senar – Processamento Caseiro de Carnes de Ovinos
Data: 15 a 17 de junho
Horário: 8h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/0AneRp1VU6
Inova Senar – Artefatos Artesanais para Datas Comemorativas
Data: 22 a 26 de junho
Inscrições: https://forms.office.com/r/HaqyfCSDbX
Inova Senar – Artesanato com Fibras de Cana-de-Açúcar – Utilitários e Decorativos
Data: 29 de junho a 9 de julho
Inscrições: https://forms.office.com/r/pdcBC4AxqR
LEME
Aprenda a fabricar e vender pizzas e salgados assados
Início: 23 de junho
Horário: 17h30 às 21h30
Inscrições: https://forms.office.com/r/XxQNsvnYA5
PIRASSUNUNGA
Missão Empresarial Hortitec
Data: 18 de junho
Horário: 7h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/0RiDKMVKUB
Loja do Futuro Simplifique: Use a IA para otimizar tempo e aumentar resultados
Data: 18 de junho
Horário: 18h30
Inscrições: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/pj/38617926
PORTO FERREIRA
Jornada Artesanato de Sucesso: Destacando seu talento no mercado
Datas: 23 e 30 de junho, e 7 de julho
Horário: 18h (7 de julho às 19h)
Inscrições: https://forms.office.com/r/aRGNm7xEH0
Loja do Futuro Simplifique: Use a IA para otimizar tempo e aumentar resultados
Data: 23 de junho
Horário: 19h30
Inscrições: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/pj/38618205
RIO CLARO
Inova Senar – Operação de Sistemas de Irrigação por Aspersão
Data: 15 a 17 de junho
Inscrições: https://forms.office.com/r/LJEWDzEAbK
Faça Fluxo de Caixa e Saiba para Onde Vai seu Dinheiro
Data: 29 de junho
Horário: 18h às 22h
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0hvTgWB14pRMsA-jvnVIY7PQUXxxKu20Ag3R_taXB_p-UZw/viewform
Faça o preço certo e não perca dinheiro
Data: 30 de junho
Horário: 18h às 22h
Inscrições: https://forms.gle/y74gCM9vGudR8Uz79
SÃO CARLOS
Encontro de Negócios B2B – Projeto Sicoob Crediacisc
Data: 16 de junho
Inscrições: https://forms.office.com/r/Nzkt9wpvqU
Aprenda técnicas de revestimento em paredes externas
Período: 15 de junho a 2 de julho
Horário: 13h às 17h
Inscrições: https://forms.office.com/r/rebKd9CwB1
Turbine seu Negócio
Datas: 22, 23, 25 e 26 de junho
Horário: 18h30 às 22h30
Inscrições: https://inscricao.sebraesp.com.br/produto/turma/38473559
Mais informações: Escritório Regional do Sebrae-SP em São Carlos – (16) 3362-1820.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.