fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - O vereador Elton Carvalho (Republicanos) denunciou, durante a sessão da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira, a comercialização irregular de fogos de artifício com estampido em São Carlos. Segundo o parlamentar, em menos de 30 minutos foi possível adquirir, com facilidade, produtos cuja venda e utilização são proibidas pela legislação estadual e municipal.

De acordo com Elton, celebrações como a Copa do Mundo, festas juninas e demais eventos esportivos e culturais possuem grande importância para a população. No entanto, ele alerta que a utilização de fogos com estampido pode causar sérios impactos à saúde e ao bem-estar de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), idosos, bebês, pessoas acamadas e animais sensíveis ao ruído, podendo, em situações extremas, provocar graves consequências e até mesmo óbitos.

"É inadmissível que, mesmo com a legislação estadual vigente e com a lei municipal recentemente aprovada, ainda seja tão fácil adquirir fogos de artifício com estampido em nossa cidade. Assim que constatamos a irregularidade, acionamos imediatamente os órgãos de fiscalização e cobramos da Prefeitura uma atuação firme, com medidas exemplares para garantir o cumprimento da lei e a proteção da população mais vulnerável", afirmou o vereador.

Elton ressaltou que não é contrário às festividades populares nem às manifestações de apoio à Seleção Brasileira, mas defende que essas comemorações ocorram de forma responsável e respeitosa.

"Sou favorável às festas, às tradições culturais e também estou na torcida pela nossa seleção. Faço apenas um apelo à conscientização e à empatia. A alegria de alguns não pode se transformar em sofrimento, trauma ou risco para tantas outras pessoas e animais", destacou.

O parlamentar informou que acompanhará o caso junto aos órgãos competentes e continuará cobrando ações efetivas de fiscalização para combater a comercialização e o uso irregular desses artefatos no município.

COMO DENUNCIAR

Em casos de comercialização ou soltura de fogos de artifício com estampido, a população pode registrar denúncia junto à Ouvidoria Geral do Município pelos telefones (16) 3362-1080 ou 0800 770 1552, além do atendimento eletrônico disponibilizado pela Prefeitura.

Situações que demandem atendimento imediato também podem ser comunicadas à Guarda Municipal pelo telefone *153. Em caso de indisponibilidade da linha, estão disponíveis os números alternativos (16) 98849-1151 e (16) 3364-2112.

BRASÍLIA/DF - O Instituto Sou da Paz lançou, nesta terça-feira (9), a campanha Vote pela Paz e a agenda eleitoral “Brasil em Ação pela Paz – Propostas para uma Segurança Pública de Verdade”. O objetivo é qualificar o debate eleitoral e pressionar candidaturas a apresentarem planos consistentes, metas e compromissos reais para reduzir a violência no país. A iniciativa se contrapõe a abordagens baseadas no improviso e no populismo.

“A população está cansada de frases de efeito, improviso e promessas simplistas na área da segurança pública. O que as pessoas querem é resultado concreto, proteção no cotidiano e políticas que funcionem de verdade. O período eleitoral é uma oportunidade importante para elevar a qualidade desse debate”, afirmou Carolina Ricardo, diretora-executiva do Sou da Paz.

Embora alguns indicadores nacionais tenham apresentado melhora, como a queda dos homicídios, o Sou da Paz ressalta que o Brasil ainda enfrenta uma realidade em que mais de 44 mil pessoas são vítimas de morte violentas por ano. Há ainda a expansão do crime organizado, aumento das fraudes e extorsões digitais, medo dos roubos, especialmente de celulares, e crescente violência contra meninas e mulheres.

agenda de propostas apresenta ações aplicáveis nos âmbitos estadual e federal e é organizada em cinco eixos prioritários: proteção de meninas e mulheres; fortalecimento das polícias; enfrentamento ao crime organizado; redução dos roubos; e retirada de armas ilegais de circulação.

As propostas destacam a valorização dos profissionais de segurança, o fortalecimento da investigação criminal, o uso responsável de tecnologia, a integração entre instituições e o combate ao tráfico de armas.

Dados da pesquisa “O que pensa a população brasileira sobre segurança pública”, do Sou da Paz, mostram que 94% da população reconhece algum grau de violência na cidade onde vive, mais da metade (53%) evita sair à noite e um terço (31%) evita o uso de celular na rua, como forma de autoproteção.

“A sociedade quer firmeza, mas quer firmeza que funcione. Existe uma maioria favorável a soluções inteligentes, ao uso de tecnologia, à investigação e à profissionalização das polícias. O desafio agora é transformar essa demanda social em compromisso político concreto”, explica Carolina.  

A pesquisa mostra ainda que, para 82% das pessoas, as câmeras corporais são tecnologias que protegem os bons policiais e produzem provas contra criminosos; 73% acredita que mais armas significam mais mortes e mais violência; e 65% avalia que não é preciso mais policiais, e sim de uma polícia melhor e mais preparada.

Ainda sobre soluções mais eficazes, Carolina destacou a necessidade, por exemplo, de ampliar o olhar sobre o crime organizado, que não se restringe ao tráfico de drogas. “É preciso trazer o sistema financeiro para o debate, fazer investigação financeira e combate à lavagem de dinheiro.”

Crime organizado

Segundo dados compilados na agenda eleitoral, o crime organizado movimentou mais de R$ 350 bilhões nos últimos três anos, incluindo atividades como a venda de combustíveis, garimpo ilegal e contrabando de cigarros e bebidas alcoólicas.

Além de atingir os territórios, segundo o Sou da Paz, o crime organizado ataca o Estado Democrático de Direito ao se infiltrar na administração pública e na política, o que resulta em violência e falta de confiança da população nas instituições.

“Essa presença se reflete num crescimento de 335% de casos de violência política no Brasil nos últimos três anos - somente nos primeiros meses de 2022, foram 45 homicídios”, diz trecho da agenda.

Uma das ações propostas na agenda é o fortalecimento da integração e cooperação entre instituições como Receita Federal, Polícia Federal, Banco Central, Ministério Público e polícias estaduais, além de cooperações internacionais, propiciando estratégias de atuação conjunta contra a lavagem de dinheiro e os diversos mercados ilícitos.

Outra medida é o reordenamento da ação policial, priorizando investigações, investimento em inteligência e fortalecimento de perícias, com objetivo de asfixiar as organizações em suas bases financeiras e de comando. Para o Sou da Paz, as operações de incursão territorial devem ser consideradas de forma excepcional, somente se houver condições de segurança reais para a população e os policiais.

 

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) realizou, na manhã desta terça-feira, 09 de junho, uma ação de reflorestamento em uma Área de Preservação Permanente (APP), localizada na Avenida Dr. Tancredo de Almeida Neves, próxima à rotatória do Cristo. A iniciativa contou com a participação do presidente da autarquia, Derike Contri, e resultou no plantio de 28 mudas de ipê, sendo 14 da espécie ipê-branco e 14 da espécie ipê-roxo.

As mudas utilizadas no plantio foram doadas pelo Horto Municipal Navarro de Andrade, responsável pela produção e distribuição de espécies nativas destinadas ao plantio em residências, áreas públicas e projetos de recuperação ambiental, como a recomposição de mata ciliar.

OBRAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL – A área onde o reflorestamento foi realizado recebeu recentemente importantes intervenções de infraestrutura executadas pelo SAAE, com foco na preservação ambiental e na recuperação do entorno do Rio Monjolinho.

Entre as ações realizadas, a autarquia promoveu intervenções na rede de esgotamento sanitário nas imediações do rio, com o objetivo de garantir o adequado direcionamento e descarte do esgoto, evitando lançamentos irregulares e contribuindo para a proteção dos recursos hídricos da região. Também foi construída uma estrutura de contenção em concreto às margens do Rio Monjolinho, visando reduzir processos de erosão e assoreamento, reforçando a estabilidade do local e a proteção do curso d’água.

Após a conclusão das intervenções de infraestrutura, o SAAE, por meio da Superintendência de Projetos e Operações (SUPO), promoveu a ação de reflorestamento como etapa complementar de recuperação ambiental, com foco na preservação de áreas ambientalmente sensíveis, especialmente no entorno de corpos hídricos urbanos.

De acordo com o presidente do SAAE, a iniciativa reforça o compromisso da autarquia com a preservação ambiental e a recuperação de áreas estratégicas do município. “São ações que unem infraestrutura, saneamento e sustentabilidade, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e para a qualidade de vida da população”, destacou Derike Contri.

SÃO CARLOS/SP - Uma ocorrência de furto mobilizou a Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (8) no Assentamento Nova São Carlos, na zona rural do município.

Os policiais foram acionados pelo Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para verificar uma situação suspeita no local. Ao chegarem, encontraram um homem que estava sendo contido por moradores da região.

Durante a abordagem, o suspeito admitiu ter praticado um furto em uma residência do assentamento e indicou onde havia escondido os objetos levados. Os itens foram localizados em uma área de mata próxima ao imóvel, escondidos junto a uma cerca.

Após a recuperação dos pertences, o suspeito, a vítima e os objetos apreendidos foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de São Carlos para registro da ocorrência.

Depois da análise dos fatos, a autoridade policial elaborou o boletim de ocorrência e determinou a liberação do investigado. Os objetos recuperados foram devolvidos à vítima.

SÃO CARLOS/SP - Mesmo com a interrupção temporária da vacinação contra a dengue com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, a imunização com a Qdenga segue normalmente nas unidades de saúde que participam da campanha do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina continua sendo aplicada gratuitamente em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público definido pelo Ministério da Saúde para a estratégia nacional de combate à doença. O esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a suspensão anunciada pelo governo federal atinge apenas o imunizante do Butantan, que está passando por uma análise preventiva após o registro de eventos adversos considerados graves.

A pasta reforçou que a Qdenga mantém seu cronograma de aplicação sem alterações. Produzida com vírus atenuado, a vacina oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue e continua sendo uma importante ferramenta para reduzir casos graves da doença.

O município informou ainda que seguirá rigorosamente as orientações das autoridades sanitárias nacionais, mantendo a população informada sobre qualquer mudança nas campanhas de imunização.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta (REPUBLICANOS) articulou, junto ao deputado estadual Guto Zacarias, a destinação de recursos para a Escola Técnica Estadual (ETEC) de São Carlos, Paulino Paulino Botelho, reforçando o compromisso com a educação, a qualificação profissional e a formação dos jovens do município.

O investimento representa um importante avanço para a instituição, que desempenha papel fundamental na capacitação de estudantes e na preparação de profissionais para o mercado de trabalho. Os recursos contribuirão para melhorias na estrutura, aquisição de equipamentos e fortalecimento das atividades desenvolvidas pela unidade, ampliando as oportunidades oferecidas aos alunos.

A parceria entre o vereador Bruno Zancheta e o deputado Guto Zacarias tem garantido a busca constante por investimentos em áreas estratégicas para São Carlos, como educação, segurança, esporte e geração de oportunidades. A atuação conjunta demonstra o compromisso de ambos em atender às demandas da população e fortalecer os serviços públicos oferecidos à comunidade. Apenas em 2024 e 2025, o parlamentar viabilizou, junto aos Deputados Guto Zacarias (estadual) e Kim Kataguiri (Federal), quase R$ 5 milhões de reais.

Para Bruno Zancheta, investir na educação técnica é investir diretamente no futuro da cidade: “A ETEC de São Carlos é uma referência na formação de jovens e profissionais qualificados. Uma entidade com quase 100 anos de história. Esses recursos chegam em um momento importante e vão contribuir para que a instituição continue oferecendo ensino de qualidade e preparando nossos estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Agradeço ao deputado Guto Zacarias pela parceria e por atender mais essa demanda em benefício da nossa cidade. Quando unimos esforços, conseguimos trazer resultados concretos para a população”, destacou o vereador.

O Deputado Guto Zacarias também tem se consolidado como um importante parceiro de São Carlos, destinando recursos e apoiando iniciativas que promovem o desenvolvimento do município. A conquista reforça a importância da articulação entre os poderes legislativos municipal e estadual para viabilizar investimentos e melhorias que impactam diretamente a vida da população.

SÃO CARLOS/SP - São Carlos deu mais um passo na implantação do Método Wolbachia, tecnologia inovadora que integra a estratégia do Ministério da Saúde para o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O município foi uma das três cidades do Estado de São Paulo selecionadas, em 2025, para receber a iniciativa, com base nos índices de infestação do vetor registrados na cidade.

A tecnologia utiliza uma bactéria natural chamada Wolbachia, que impede o desenvolvimento adequado dos vírus dentro do mosquito. Quando presente no Aedes aegypti, a bactéria reduz significativamente a capacidade de transmissão dessas doenças. Além disso, a Wolbachia é passada da fêmea para seus descendentes, permitindo que as novas gerações de mosquitos também carreguem essa proteção.

A estratégia consiste na liberação controlada de mosquitos com Wolbachia em áreas previamente definidas. Ao se reproduzirem com a população local, os descendentes passam a carregar a bactéria, aumentando gradativamente sua presença no ambiente. Com o tempo, a população de mosquitos com Wolbachia tende a se estabilizar, tornando o método autossustentável e uma alternativa de longo prazo para o enfrentamento das arboviroses.

Desde o ano passado, equipes da Vigilância em Saúde de São Carlos participam de reuniões técnicas e capacitações promovidas pelo Ministério da Saúde para preparar a implantação da tecnologia. Entre as primeiras etapas realizadas estiveram o mapeamento das regiões com maior incidência de dengue e a análise das condições ambientais e urbanas do município.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o trabalho agora avança para a fase de planejamento operacional e definição das áreas prioritárias para a liberação dos mosquitos, seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Na semana passada, agentes de combate às endemias e profissionais da Vigilância em Saúde participaram de uma capacitação voltada à realização de uma pesquisa de base junto à população dos bairros contemplados pelo programa. Ao todo, 14 agentes foram treinados para aplicar os questionários, além da equipe do próprio departamento.

Segundo Denise Gomide, o levantamento tem como objetivo avaliar o grau de conhecimento da população sobre o Método Wolbachia e identificar a percepção dos moradores em relação à iniciativa, uma vez que a participação popular é considerada fundamental para o sucesso da estratégia.

A pesquisa será realizada entre os dias 8 e 12 de junho e deverá ouvir 602 moradores distribuídos em dezenas de bairros da cidade, incluindo Arnon de Melo, Centro, Chácara São João, Planalto Verde, Santa Angelina, Jd. Acapulco, Jd. Alvorada, Jd. Bandeirantes, Jd. Beatriz, Jd. Centenário, Jd. Cruzeiro do Sul, Jd. Gonzaga, Jd. Medeiros, Jd. Real, Jd. São João Batista, Jd. Martinelli, Antenor Garcia, Belvedere, Presidente Collor, Jd. Santa Tereza, Tangará, Cidade Aracy, Mirante do Bela Vista, Morada dos Deuses, Núcleo Residencial Silvio Villari, Pq. Anhembi, Pq. Paraiso, Maria Stella Fagá, Santa Felícia, Itamarati, Zavaglia, Eduardo Abdelnur, Ipê Mirim, Itatiaia, Romeu Tortorelli, Vida Nova São Carlos, São Carlos I, São Carlos II, São Carlos III, São Carlos VIII, Vila Arnaldo, Vila Brasília, Vila Costa do Sol, Vila Elisabeth, Vila Faria, Vila Jacobucci, Vila Lutfalla, Vila Marques, Vila Mercedes, Vila Monte Carlo, Vila Monteiro, Vila Morumbi, Vila Nery, Vila Rancho Velho, Vila São José e Vila Vista Alegre.

Experiências já desenvolvidas em municípios brasileiros demonstraram resultados positivos após a implantação da tecnologia. Estudos apontam redução significativa nos casos de dengue e outras arboviroses, além da diminuição dos custos relacionados a atendimentos médicos e internações.

O Ministério da Saúde destaca que o Método Wolbachia é uma estratégia segura, sustentável e alinhada às práticas modernas de controle biológico adotadas em saúde pública. A expectativa é que, aliada às ações já desenvolvidas pelo Departamento de Vigilância em Saúde e ao engajamento da população, a tecnologia contribua para reduzir a circulação da dengue em São Carlos.

Apesar da inovação, a diretora de Vigilância em Saúde reforça que a eliminação dos criadouros continua sendo essencial para o combate ao mosquito. Segundo ela, cerca de 85% dos focos do Aedes aegypti são encontrados dentro das residências, tornando indispensável a colaboração da população na eliminação de recipientes com água parada, na limpeza de terrenos e no descarte correto de resíduos.

“Essas medidas são complementares às ações tradicionais de controle do vetor. O sucesso no enfrentamento da dengue ainda depende da participação de todos os moradores”, ressalta Denise Martins Gomide.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC), em parceria com o SENAC, deu início nesta segunda-feira (08/06) ao curso de Manutenção de Micro e Implantação de Rede Local, realizado no Campus 2 da instituição. A iniciativa fortalece o propósito da FESC com a qualificação profissional e a geração de oportunidades para a população, oferecendo formação prática e atualizada em uma área que segue em crescimento e com boas perspectivas no mercado de trabalho.

O curso é gratuito e voltado para pessoas interessadas em aprender, de forma prática, a trabalhar com computadores e redes, ampliando as chances de inserção e aperfeiçoamento na área de tecnologia. Entre os conteúdos programáticos estão testes e configuração de hardware, montagem de computadores, instalação de sistemas operacionais, além da implantação e configuração de redes locais.

Com carga horária total de 60 horas, as aulas acontecem às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30, no Campus 2 da FESC, localizado na Rua Itália, 756, na Vila Prado.  “A parceria entre FESC e SENAC fortalece a oferta de cursos voltados para áreas estratégicas, como tecnologia e inovação, e reafirma o papel da instituição como agente de desenvolvimento local, preparando profissionais para atender às demandas de um mercado cada vez mais competitivo”, disse o presidente da FESC, Eduardo Cotrim.

SÃO CARLOS/SP - Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Carlos promove nesta semana uma ação especial de vacinação com horário estendido. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Vila Isabel e Santa Felícia permanecerão abertas até as 19h nesta terça-feira (9/6) e quinta-feira (11/6), facilitando o acesso da população que não consegue comparecer às unidades durante o expediente convencional.

A vacina contra a gripe está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida busca aumentar a proteção dos moradores contra os vírus respiratórios, especialmente durante o período de temperaturas mais baixas, quando há maior circulação desses agentes infecciosos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, o município ainda registra baixa adesão entre os grupos prioritários da campanha. Entre os dias 28 de março e 3 de junho, foram aplicadas 43.714 doses, sendo 26.687 destinadas aos grupos prioritários, que somam uma população alvo de 66.427 pessoas. Isso representa uma cobertura vacinal de 40,17%, índice considerado abaixo da meta recomendada pelas autoridades de saúde.

Os dados revelam diferenças importantes entre os grupos. Entre as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, apenas 3.518 doses foram aplicadas, o que corresponde a uma cobertura de 22,54%, demonstrando baixa adesão. Já entre as gestantes, foram aplicadas 858 doses, alcançando 47,67% da população alvo. O grupo dos idosos com mais de 60 anos apresentou melhor desempenho, com 22.311 doses aplicadas e cobertura de 45,52%, ainda assim insuficiente para garantir ampla proteção coletiva.

Denise reforça a importância da imunização, especialmente para crianças, gestantes e idosos, que apresentam maior risco de desenvolver complicações decorrentes da gripe. “A combinação de temperaturas mais baixas e ar seco favorece a circulação dos vírus respiratórios e aumenta o risco de agravamento dos quadros gripais, tornando a vacinação ainda mais necessária”, destacou.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e possui alta capacidade de transmissão. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação continua sendo a principal forma de prevenção, contribuindo para a redução de complicações, internações e mortes causadas pela doença, além de diminuir a pressão sobre os serviços de saúde durante os períodos de maior incidência de síndromes respiratórias.

Normalmente, a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs) ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Excepcionalmente nos dias 9 e 11 de junho, as UBSs Vila Isabel e Santa Felícia atenderão das 7h30 às 19h exclusivamente para aplicação da vacina contra a Influenza.

Para receber a dose, basta apresentar um documento oficial com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

SÃO CARLOS/SP - Um estudo internacional liderado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), entre eles cientistas do IFSC/USP, e de instituições francesas revelou, pela primeira vez, como partículas de carbono negro — um dos principais poluentes gerados pela queima incompleta de combustíveis fósseis — são ingeridas e transformadas dentro de organismos marinhos microscópicos.

Publicado na revista científica Environmental Science & Technology, o trabalho utilizou uma avançada técnica de microscopia de dois fótons para acompanhar, em tempo real e sem o uso de marcadores químicos, o comportamento do chamado “black carbon” em copépodes do gênero Acartia, pequenos crustáceos que compõem grande parte do zooplâncton oceânico.

O carbono negro é considerado um importante agente de aquecimento climático e um contaminante amplamente presente nos oceanos. Apesar disso, pouco se sabia sobre a forma como ele interage biologicamente com organismos marinhos.

A pesquisa mostrou que os copépodes ingerem partículas provenientes da fuligem de motores a diesel e que essas partículas sofrem alterações estruturais ao longo do trato digestivo. Segundo os cientistas, o ambiente intestinal dos animais modifica o arranjo molecular do material poluente, transformando agregados sólidos em estruturas mais dispersas e potencialmente mais reativas.

A técnica empregada permitiu diferenciar, com alta precisão, as partículas de carbono negro dos pigmentos naturais presentes nos organismos, criando o que os autores chamaram de “linha de base intestinal livre de pigmentos”. Isso possibilitou observar diretamente a presença do poluente dentro do intestino dos animais vivos.

Os resultados também revelaram alterações fisiológicas associadas à ingestão do material. Os copépodes expostos ao carbono negro apresentaram dilatação intestinal semelhante à observada durante a alimentação natural, indicando que o organismo processa o poluente como se fosse alimento.

Pontos de preocupação

Além dos impactos imediatos observados nos organismos analisados, os pesquisadores alertam para possíveis riscos ambientais decorrentes desse processo. Como o zooplâncton ocupa a base da cadeia alimentar marinha, a contaminação pode atingir peixes, crustáceos maiores e outros animais marinhos, ampliando a circulação do carbono negro nos ecossistemas oceânicos.

Os cientistas destacam ainda que as alterações sofridas pelas partículas dentro do intestino dos copépodes podem aumentar a capacidade de dispersão do poluente na água, favorecendo sua permanência no ambiente e potencializando efeitos tóxicos relacionados ao estresse oxidativo e à presença de compostos químicos derivados da combustão.

Outro ponto de preocupação é o possível impacto sobre o ciclo global do carbono. Como os copépodes desempenham papel fundamental no transporte de matéria orgânica para regiões profundas do oceano, a transformação do carbono negro por esses organismos pode interferir nos mecanismos naturais de armazenamento de carbono e, consequentemente, nas dinâmicas climáticas globais.

Especialistas também apontam que a presença contínua desse material nos oceanos pode comprometer o equilíbrio ecológico, afetando processos de alimentação, reprodução e sobrevivência de espécies marinhas sensíveis à poluição.

Os experimentos foram realizados com partículas coletadas diretamente da emissão de motores a diesel na cidade de São Paulo, sendo que o material foi preparado em diferentes formas — particulada e dissolvida — para avaliar seu comportamento óptico e biológico.

Para a cientista Maria Luiza Vicente, primeira autora do estudo e pesquisadora correspondente junto com o Prof. Dr. Francisco Gontijo Guimarães, ambos do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) a descoberta ajuda a compreender melhor o destino ambiental do carbono negro nos oceanos e o papel do zooplâncton na transformação desse poluente. Ao comentar este estudo, a pesquisadora afirma: “Os resultados obtidos neste trabalho possuem implicações globais, principalmente por se tratar de um ecossistema de influência central na dinâmica mundial: o meio marinho. A parceria internacional envolvida não apenas viabilizou minha dupla titulação no doutorado, mas também promoveu a sinergia entre o estudo dos impactos de poluentes emergentes e técnicas ópticas avançadas, na fronteira do conhecimento”, sublinha a jovem pesquisadora.

Essa interdisciplinaridade, que foi reconhecida pela revista de alto impacto Environmental Science & Technology, demonstra novas aplicações da física em áreas de extrema relevância social e ambiental. No futuro, segundo a pesquisadora, ao somar-se aos avanços das pesquisas ecotoxicológicas, esses dados poderão subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas ao tratamento de poluentes no meio marinho. “A técnica desenvolvida é de fato inovadora, principalmente por revelar formas antes não diretamente estudadas desses contaminantes em meio aquoso, permitindo entender seu processo de transformação in vivo. Acreditamos que este estudo abre caminhos para desvendarmos o destino de poluentes de carbono emergentes e o real cenário do estoque de carbono nos oceanos”, conclui a pesquisadora.

Além dos cientistas do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), esta pesquisa contou com a participação de pesquisadores da Universidade de Toulon, na França, e do Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da USP.

O trabalho contou com apoio da Fapesp, Capes e do programa internacional USP-Cofecub/Campus France.

(Créditos da imagem - Copepod Acartia – Research Gate/Veronica Lundgren)

Para conferir o original do trabalho publicado acesse - https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acs.est.5c18449

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.