fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - Com a chegada do Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, comerciantes e pequenos empreendedores de São Carlos se mobilizam para aproveitar uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre. Setores como floriculturas, perfumarias, lojas de roupas, chocolaterias, restaurantes e serviços personalizados esperam aumento na procura nos próximos dias.

Para muitos empreendedores, o acesso ao crédito pode ser fundamental para reforçar o estoque, investir em divulgação ou melhorar a estrutura do negócio. Nesse contexto, o Banco do Povo Paulista aparece como uma alternativa de apoio para quem deseja ampliar as vendas durante o período.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Carlos desde 2002, o Banco do Povo tem como objetivo facilitar o acesso ao crédito para pequenos empreendedores, tanto formais quanto informais. O atendimento é realizado por agentes de crédito, que orientam os interessados, fazem a análise das informações e encaminham as propostas.

O programa atende microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas, trabalhadores autônomos, produtores rurais, cooperativas e associações legalmente constituídas. Os recursos podem ser utilizados para compra de mercadorias, investimentos em equipamentos, reformas e capital de giro.

Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, o Dia dos Namorados representa uma excelente oportunidade para impulsionar os pequenos negócios e fortalecer a economia local.

“Com a aproximação do Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para o comércio, queremos reforçar aos empreendedores, comerciantes e microempreendedores individuais de São Carlos que o Banco do Povo Paulista é um grande aliado para quem deseja investir no próprio negócio, ampliar o estoque, melhorar a estrutura da empresa ou aproveitar as oportunidades geradas pelo aumento das vendas. O Banco do Povo oferece linhas de crédito com condições diferenciadas e taxas de juros muito atrativas, a partir de 0,35% ao mês, facilitando o acesso ao crédito produtivo e incentivando, sobretudo, o desenvolvimento dos pequenos negócios”, destacou a secretária.

Paula Knoff também ressaltou que a equipe do Banco do Povo está preparada para orientar os interessados. “Nossa equipe está à disposição para atender e orientar os empreendedores na unidade localizada na Casa do Trabalhador. Convidamos todos a conhecerem as linhas de financiamento disponíveis e a se prepararem para aproveitar ao máximo esta importante data para o comércio. Dessa forma, fortalecemos os negócios locais, impulsionamos a economia e contribuímos para a geração de mais emprego e renda em São Carlos”, completou.

O Banco do Povo em São Carlos atende por meio do Departamento do Banco do Povo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida São Carlos, 1.839. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3376-6561 e (16) 3374-1750.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) abre, a partir do dia 10 de junho, as matrículas para as aulas gratuitas da Camerata, projeto que oferece formação musical para jovens e adultos interessados em aprender instrumentos e vivenciar a experiência de tocar em grupo.

Serão disponibilizadas 20 vagas gratuitas para os instrumentos de violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo acústico. As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, das 19h30 às 21h45, na unidade da FESC Vila Prado.

Os participantes terão a oportunidade de desenvolver disciplina, concentração, sensibilidade artística e trabalho em equipe, que são características essenciais para quem deseja mergulhar na prática musical coletiva.

As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (16) 3375-3285 e realizar a matrícula diretamente na unidade da FESC Vila Prado, localizada na Rua Itália, 756.

SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realizou, na manhã desta terça-feira (02/06), a doação de 500 quilos de alimentos para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Carlos e para o Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld.

Para a APAE foram destinados 200 quilos de alimentos, além de 400 prendas para a tradicional festa junina da entidade. Já para o Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld foram entregues 300 quilos de alimentos e 181 litros de leite, reforçando o compromisso da instituição com o apoio às entidades assistenciais do município.

A entrega foi realizada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato. Na APAE, ela foi recebida pela gerente administrativa da entidade, Maria Cristina Duarte Schiabel. Já no Abrigo Dona Helena Dornfeld, a doação foi recebida pela equipe administrativa da instituição.

Os alimentos destinados à APAE serão utilizados na alimentação oferecida diariamente aos alunos atendidos pela entidade, enquanto as prendas irão compor as atividades da tradicional festa junina promovida pela instituição.

Maria Cristina Duarte Schiabel agradeceu a parceria e destacou a importância do apoio recebido. “Só temos a agradecer. O Fundo Social está muito presente nas entidades e essa parceria acontece o tempo todo. É muito importante saber que existe esse olhar e essa atenção voltados para as instituições. Hoje recebemos alimentos que vão nos ajudar muito. Atendemos mais de 500 alunos, sendo que cerca de 350 almoçam aqui diariamente e os demais recebem lanche e café. Toda ajuda soma muito, porque representa um recurso que não precisaremos gastar e garante a oferta de uma alimentação saudável aos nossos atendidos. E as prendas também são fundamentais. Sem esse apoio, seria muito mais difícil proporcionar esse momento de alegria aos nossos alunos durante a festa junina”, ressaltou.

No Abrigo de Idosos Dona Helena Dornfeld, os alimentos e o leite contribuirão para o atendimento diário dos residentes, auxiliando no preparo das refeições e fortalecendo o trabalho de acolhimento realizado pela instituição.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, destacou que apoiar as entidades do município é uma das prioridades do trabalho desenvolvido pelo órgão.

“Nosso objetivo é estar próximo das instituições que prestam serviços tão importantes para a população. Sabemos dos desafios enfrentados diariamente por essas entidades e, por isso, buscamos colaborar sempre que possível. Hoje tivemos a oportunidade de contribuir com a APAE e também com o Abrigo Dona Helena Dornfeld, duas instituições que desempenham um papel fundamental em nossa cidade. São ações que ajudam a fortalecer o atendimento oferecido e demonstram a importância da solidariedade e do trabalho em parceria”, afirmou.

SÃO CARLOS/SP - O Procon de São Carlos, vinculado à Secretaria de Justiça, realizou uma ampla pesquisa comparativa de preços de produtos tradicionalmente consumidos durante as festas juninas. O levantamento foi feito em cinco estabelecimentos da cidade com o objetivo de orientar os consumidores na busca por melhores preços e incentivar o hábito de pesquisar antes das compras.

Entre os itens analisados, algumas diferenças chamaram bastante atenção. A mandioca apresentou a maior variação encontrada, chegando a 330,17%, com preços entre R$ 2,95 e R$ 12,69 o quilo. O gengibre também registrou elevada diferença, com variação de 101,92%, sendo encontrado entre R$ 9,90 e R$ 19,99 o quilo. Outros produtos típicos das comemorações juninas também apresentaram diferenças significativas, como o fubá Yoki (75,88%), o amendoim salgado sem casca Yoki (74,22%) e a cachaça Velho Barreiro (70,48%).

Apesar das grandes variações, o levantamento mostra que alguns itens mantêm preços mais estáveis, como a mistura para bolo de laranja Renata, com diferença de apenas 0,58% entre os supermercados. Já produtos frescos e de alta procura, como milho verde e batata-doce, também apresentaram oscilações relevantes, chegando a quase 94% no caso do milho.

O diretor do Procon São Carlos, Tiago Nonato de Souza, destacou a importância da pesquisa para o consumidor. “Nosso objetivo é dar transparência e orientar a população. A pesquisa tem caráter informativo e reflete os preços encontrados na data da coleta, podendo sofrer alterações posteriores de acordo com a política comercial de cada estabelecimento. Mas o que ela mostra de forma clara é que o hábito de comparar preços pode gerar uma economia considerável, especialmente neste período em que aumenta a procura por ingredientes típicos das festas juninas”.

O levantamento completo está disponível para consulta junto ao Procon São Carlos e nos canais oficiais da Prefeitura. 

Confira os Itens juninos pesquisados:

- Amendoim salgado Yoki (350g): variou de R$ 10,90 a R$ 18,99, diferença de 74,22%;
- Canjica branca Yoki (400g): menor preço R$ 7,95, maior R$ 11,99, diferença de 50,82%;
- Fubá Yoki (500g): oscilou entre R$ 3,69 e R$ 6,49, diferença de 75,88%;
- Milho verde (bandeja): variou de R$ 4,95 a R$ 9,59, diferença de 93,74%;
Gengibre (kg): oscilou entre R$ 9,90 e R$ 19,99, diferença de 101,92%;
Mandioca (kg): variou de R$ 2,95 a R$ 12,69, diferença impressionante de 330,17%;
Paçoca rolha Santa Helena (350g): preços entre R$ 21,29 e R$ 24,70;

Bebidas típicas:

Vinho Chapinha: R$ 16,99 a R$ 17,85;
Vinho Sangue de Boi: R$ 14,89 a R$ 18,45;

Pinga 51: R$ 11,49 a R$ 17,89;
Velho Barreiro: R$ 13,99 a R$ 23,85;
Ypióca: R$ 32,99 a R$ 35,80.

SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de diversas porções de entorpecentes na tarde desta quarta-feira (3), na região do CDHU, em São Carlos. A ocorrência aconteceu na Rua da Paz, no bairro Vila Isabel.

Segundo informações da corporação, os policiais realizavam patrulhamento quando identificaram um adolescente em atitude suspeita. Durante a revista, foram encontrados dinheiro e drogas com o jovem.

Ainda conforme a PM, o menor revelou onde estavam armazenadas outras substâncias ilícitas. Com base nas informações fornecidas, os agentes localizaram mais entorpecentes, além de uma máquina utilizada para pagamentos eletrônicos.

O balanço da apreensão inclui 67 gramas de crack, 75 gramas de cocaína, 330 gramas de maconha, 22 gramas de ice, 16 gramas de dry e comprimidos de ecstasy. Também foram recolhidos um iPhone 11, uma máquina de cartão e dinheiro em espécie.

A ocorrência foi encaminhada ao Centro de Polícia Judiciária. O adolescente foi ouvido e posteriormente entregue à responsável legal, enquanto as investigações prosseguem para apurar a origem e o destino do material apreendido.

SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) iniciou, no dia 1º de junho, na Estação de Tratamento de Água (ETA), um projeto de atualização tecnológica no Filtro 2. A iniciativa prevê a substituição de equipamentos com cerca de cinco décadas de uso por sistemas automatizados de última geração, garantindo maior segurança operacional, eficiência e sustentabilidade no uso dos recursos hídricos.

MODERNIZAÇÃO DA INFRAESTRUTURA – A intervenção representa uma etapa importante e um passo histórico rumo à modernização da infraestrutura da ETA. O ponto central da reforma é a substituição de válvulas antigas por novas válvulas com atuação eletromecânica. Diferentemente dos equipamentos anteriores, que apresentavam maior dificuldade de acionamento e manutenção, as novas peças são menores, mais precisas, fáceis de operar e de manter.

A principal inovação está na inteligência do sistema. Enquanto as válvulas antigas operavam apenas de forma binária, totalmente abertas ou totalmente fechadas, os novos equipamentos permitem abertura parcial, adaptando-se às condições de saturação dos filtros e proporcionando maior controle da vazão.

INOVAÇÃO E EFICIÊNCIA OPERACIONAL – A precisão no controle da vazão impacta diretamente na eficiência operacional e no uso racional da água. Com a nova tecnologia, a equipe técnica da autarquia estima a possibilidade de redução no volume de água utilizado durante as lavagens dos filtros, em razão do maior controle do processo.

A modernização também contempla o painel de controle. A operação passa a contar com um controlador lógico programável (CLP) e uma interface homem-máquina (IHM) touchscreen, que permitem acionar o sistema com mais facilidade, segurança e melhor aproveitamento do potencial operacional.

O Filtro 2 funcionará como unidade piloto desta nova etapa de automação. Com o sucesso da operação, o planejamento prevê a modernização dos outros seis filtros da área, consolidando o compromisso do SAAE com a inovação, a eficiência operacional e a melhoria contínua dos serviços prestados à população.

De acordo com o presidente do SAAE, Derike Contri, a modernização do sistema representa um investimento estratégico na eficiência operacional e na segurança hídrica do município.“Estamos realizando um investimento importante na modernização da nossa Estação de Tratamento de Água, substituindo equipamentos que operam há cerca de 50 anos por tecnologia mais eficiente, segura e sustentável. Essa atualização vai proporcionar mais precisão no processo de filtragem, melhor controle operacional e uso mais racional da água. É um passo importante para garantir mais confiabilidade ao sistema e preparar o SAAE para os desafios do futuro, sempre pensando na qualidade do abastecimento oferecido à população”, destacou o presidente.

SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Guarda Municipal resultou na apreensão de diversas porções de entorpecentes na manhã de quarta-feira (3), no bairro Santa Angelina, em São Carlos.

Durante patrulhamento preventivo pela Avenida João Dagnone, os agentes abordaram dois adolescentes que saíam do canteiro central da via. Nada de ilícito foi encontrado com eles, porém ambos relataram que pretendiam adquirir drogas no local, mas não chegaram a concretizar a compra devido à presença da equipe.

Enquanto realizavam o patrulhamento, os guardas visualizaram dois suspeitos em atitude considerada suspeita. Ao perceberem a aproximação da viatura, os indivíduos fugiram e não foram localizados.

Pouco depois, um homem que conduzia uma bicicleta autopropelida sem capacete desobedeceu à ordem de parada, abandonou o veículo e fugiu correndo. A bicicleta foi recolhida e encaminhada ao pátio municipal.

Como a região é alvo frequente de denúncias relacionadas ao tráfico de drogas, os agentes utilizaram a cadela farejadora Índia para realizar buscas. Durante a varredura, o animal localizou uma sacola escondida dentro de um cano de escoamento de água na calçada.

No interior da embalagem foram encontrados crack, cocaína, maconha, haxixe, skunk, ecstasy e a droga sintética conhecida como “Ice”, totalizando mais de 220 porções de entorpecentes.

Todo o material foi apreendido e encaminhado ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ), onde permaneceu à disposição da Polícia Civil para investigação.

SÃO CARLOS/SP - São Carlos realizou a 1ª Mostra de Cinema Chinês de 28 de maio a 1º de junho, apresentando cinco filmes premiados gratuitamente em diversos espaços da cidade. A iniciativa, fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e o Instituto Confúcio da Unicamp, visou promover o intercâmbio cultural no ano do cinquentenário das relações diplomáticas Brasil-China.

A Mostra passou por locais como CEMAC, USP, FESC, SESC e CÉU das Artes, com destaques como "Hero" e "Nenhum a Menos", promovendo a democratização cultural em São Carlos ao oferecer sessões totalmente gratuitas de filmes aclamados internacionalmente.

A iniciativa buscou fortalecer o intercâmbio cultural entre Brasil e China, aproximando a população de produções premiadas da cinematografia chinesa. A programação itinerante percorreu diferentes espaços culturais da cidade, iniciando no CEMAC com o filme épico "Hero" e uma apresentação musical. Nos dias seguintes, o público pôde acompanhar obras consagradas como "O Carteiro das Montanhas" no Centro Cultural da USP — que incluiu um debate com o curador da Mostra Lucas Chein —, além de "Clã das Adagas Voadoras" ao ar livre na Fundação Educacional São Carlos (FESC),  "O Rei das Máscaras" no SESC e o premiado "Nenhum a Menos" no CÉU das Artes.

O Prof. Dr. Gao Qinxiang, diretor chinês do Instituto Confúcio na Unicamp, pesquisador das áreas de energia, cultura e artes chinesas, celebrou a realização da primeira mostra de cinema chinês em São Carlos como uma oportunidade única para compartilhar semelhanças e desafios entre o Brasil e a China. 

Residindo no país com sua família, o diretor destacou a grandeza de ambas as nações e a importância de aproximar suas culturas por meio da arte. Além das produções cinematográficas, o pesquisador ressaltou a gratificação de apresentar a música tradicional chinesa aos moradores locais. Ele elogiou a recepção calorosa e a simpatia do público presente, reforçando o papel do festival como um espaço de integração, acolhimento e intercâmbio cultural.

O secretário de Cultura e Turismo, Leandro Severo, ressaltou que a 1ª Mostra de Cinema Chinês em São Carlos superou as expectativas e registrou sucesso de público em todas as suas atividades e o evento revelou o interesse da população de São Carlos em conhecer a história, as tradições e a cultura do país asiático, com o qual o Brasil mantém importantes relações comerciais e diplomáticas.

“A programação ocupou diversos espaços da cidade. A abertura contou com uma apresentação musical do Professor Gao, do Instituto Confúcio da Unicamp, além de um debate sobre a história do cinema chinês conduzido por Lucas Chen, do canal Chinacast. Diante do impacto cultural positivo, nós já estamos trabalhando no planejamento da segunda edição da Mostra. A China já é o principal parceiro comercial do Brasil e entender sua história e sua cultura é fundamental para o desenvolvimento das nossas relações”.

O curador Lucas Chen, produtor cultural, coordenador da Mostra de Cinema Chinês, pesquisador de cinema internacional e intercâmbio cultural e apresentador do canal “ChinaCast”, destacou que São Carlos deu um show de interesse cultural.

“Sentimos de perto o interesse do público em conhecer mais sobre as tradições e a história da China na nossa 1ª Mostra de Cinema Chinês. Foi uma oportunidade importante para apresentar a cultura chinesa ao público, promovendo intercâmbio cultural por meio do cinema. Ficamos felizes com a receptividade da população de são-carlense que acompanhou os filmes e participou dos debates sobre a cinematografia chinesa. É uma iniciativa que promove o intercâmbio cultural por meio do cinema e aproxima o público brasileiro de diferentes narrativas, estéticas e experiências da cultura chinesa”,  avaliou o curador da Mostra, Lucas Chen.

Fábio Rodrigues, Lopes, gerente do SESC São Carlos destacou que a Mostra agrega valor para a comunidade. “São Carlos está vivendo um momento especial no campo da cultura e trazer essa Mostra pela primeira vez foi fundamental, é importante esse intercâmbio, trazer uma cultura diferente, o acesso à cinematografia chinesa. Então, nesse sentido, o Sesc também propõe sempre a inovação, as atividades que trazem que agregam que possibilitam novas visões de mundo e a Mostra vem ao encontro a todos os nossos objetivos comuns”, finaliza.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, colocou em operação um novo módulo no sistema eletrônico de gestão tributária destinado às empresas enquadradas no regime de ISS variável. A ferramenta permite que os contribuintes realizem diretamente pela plataforma o fechamento mensal das competências e a emissão das guias para pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS).

De acordo com a administração municipal, a nova funcionalidade integra todo o processo em um único ambiente digital, eliminando etapas manuais, reduzindo a possibilidade de erros e proporcionando maior segurança nos cálculos e registros fiscais.

A Secretaria de Fazenda informa que as empresas optantes pelo Simples Nacional também contarão com uma funcionalidade específica para fechamento de competências nas próximas semanas. O sistema está passando pelos ajustes finais para atender às particularidades desse regime tributário, garantindo conformidade com a legislação vigente e maior consistência das informações.

Outra novidade em desenvolvimento é a funcionalidade para geração dos Livros Fiscais, que deverá ser disponibilizada também em breve aos contribuintes.

Durante o primeiro mês de operação do novo módulo, a emissão do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) avulso continuará disponível como alternativa para situações excepcionais ou eventuais divergências identificadas pelos contribuintes e profissionais da contabilidade.

Segundo o secretário de Fazenda, Leonardo Orlando, a modernização dos processos de arrecadação faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria dos serviços digitais oferecidos à população. “A iniciativa busca proporcionar mais transparência, previsibilidade e eficiência no cumprimento das obrigações tributárias, além de fortalecer o relacionamento entre o Fisco e os usuários do sistema”.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Clima e Meio Ambiente, apresentou, na manhã desta terça-feira (02/06), o Plano Municipal de Arborização Urbana, elaborado em parceria entre o município e a Esalq/USP.

O diagnóstico revelou que a cidade possui cerca de 33 mil árvores distribuídas pela malha viária, com densidade média de 29,84 árvores por quilômetro, mas ainda enfrenta um déficit significativo: 59,4% das calçadas vistoriadas estão sem árvores, o que representa mais de 1.200 berços vazios apenas na amostra inicial. Esse déficit não é apenas paisagístico, mas uma oportunidade de expansão ecológica capaz de reduzir ilhas de calor e melhorar a drenagem urbana. Mesmo com carência, o patrimônio verde atual já presta serviços ambientais expressivos, como a retenção de 1.029,6 m³ de água por evento de 20 mm de chuva, a geração de 51,48 hectares de sombreamento equivalente a 51.480 aparelhos de ar-condicionado, a fixação de 7.341,84 toneladas de carbono e a filtração de 7,72 toneladas anuais de poluentes atmosféricos. Algumas vias se destacam como verdadeiras artérias verdes, entre elas a Avenida Comendador Alfredo Maffei, com 523 árvores e retenção de 16.317 litros de água por chuva, e a Rua Miguel Petroni, com 456 árvores e retenção de 14.227 litros; juntas, essas duas vias interceptam mais de 30 mil litros de água pluvial por tempestade. Outras avenidas como Francisco Pereira Lopes, Getúlio Vargas e Ray Wesley Herrick também figuram entre as mais arborizadas. Em contrapartida, regiões como a área central, a Zona Sul — especialmente nos bairros novos com menos de 15% de cobertura arbórea —, a Zona Oeste e a região industrial apresentam déficit severo e foram classificadas como prioritárias para receber novos plantios. O plano prevê a meta de alcançar 94 mil árvores em até oito anos, com prioridade inicial para um terço das mudas nas áreas mais quentes da cidade.

Para viabilizar esse objetivo, São Carlos busca recursos federais, incluindo parte dos R$ 19 milhões disponibilizados para projetos ambientais urbanos. A coordenadora regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, participou da apresentação do Plano e destacou o papel das escolas. “Nós participamos desde o início das audiências públicas e estamos muito felizes de envolver os jovens. Os estudantes são embaixadores ambientais e disseminadores de informação. É fundamental que aprendam a respeitar cada árvore como uma vida importante”.

Já o secretário de Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim, reforçou a meta ambiciosa. “Temos o desafio de plantar quase 100 mil mudas em cinco anos. Isso exige berços aprofundados para evitar danos às calçadas e conscientização da população. Árvores não são sujeira, são infraestrutura vital contra o aquecimento global”.

O professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, coordenador do plano pela Esalq/USP, sintetizou o desafio. “Não é apenas plantar árvores, é mudar a forma como a cidade respira, se refresca e se protege contra os extremos climáticos”.

O vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou o rigor técnico do plano. “Ele define o tipo de árvore, o porte adequado, o local de plantio e o distanciamento, evitando problemas como plantar um ipê debaixo da fiação. É um plano de primeiro mundo, construído por especialistas e pela sociedade. O Plano de Arborização Urbana de São Carlos é uma estratégia de resiliência climática e infraestrutura verde inteligente. Com participação popular, apoio científico e envolvimento das escolas, a cidade pode se tornar referência nacional em sustentabilidade, transformando o concreto em ecossistema e consolidando-se como modelo de cidade-esponja no Brasil”, afirmou.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.