fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

Em reunião da Coalizão Empresarial, Jorge Lima apresentou indicadores econômicos da região e destacou a necessidade de preparar o território para receber novos investimentos

 

SÃO CARLOS/SP - A ampliação de áreas destinadas à atividade industrial foi um dos principais temas discutidos durante a reunião da Coalizão Empresarial, realizada nesta quinta-feira (11), em São Carlos, com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. O encontro reuniu empresários e lideranças regionais para debater estratégias de desenvolvimento econômico e oportunidades para fortalecer a competitividade da região.

O secretário apresentou um panorama da economia mundial, nacional e estadual, além de indicadores econômicos positivos da região central paulista. Segundo informações apresentadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico durante a reunião, a região registrou crescimento de 30% no Produto Interno Bruto (PIB), aumento de 25% na abertura de empresas e expansão de 7% no estoque de empregos nos últimos anos.

Ao abordar os desafios para a continuidade desse crescimento, Jorge Lima destacou a importância de preparar os municípios para receber novos empreendimentos e permitir a expansão das empresas já instaladas. Entre os pontos discutidos esteve a necessidade de ampliar a oferta de áreas destinadas à indústria, por meio de iniciativas do poder público que viabilizem espaços com infraestrutura adequada e custos competitivos para a instalação de novas empresas. 

Para o vice-diretor do Ciesp São Carlos, Emerson Chu, região possui grande potencial econômico e reúne características que favorecem a atração de investimentos, mas precisa de uma atenção especial para essa questão. “O principal desafio hoje é a disponibilidade de áreas para a indústria. Precisamos de espaços que permitam não só a expansão das empresas que já estão aqui, mas também a atração de novos investimentos. E isso exige um esforço grande do poder público, porque áreas planejadas e com custo competitivo são decisivas para que uma empresa escolha São Carlos ou outro município da região para investir”, destacou Chu.

Jorge Lima também ressaltou as vocações econômicas da região, especialmente nos setores industrial, agropecuário, tecnológico e turístico. Outro tema abordado foi a criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento de cadeias produtivas locais, estimulando a conexão entre grandes empresas e pequenas e médias fornecedoras instaladas em municípios próximos.

Além das apresentações, os empresários levaram ao secretário questões relacionadas à retenção de talentos formados pelas universidades da região, ao fortalecimento da inovação e à criação de mecanismos que aproximem a pesquisa acadêmica das demandas do mercado. Também foram debatidas formas de estimular novos arranjos produtivos e ampliar a integração entre diferentes setores da economia.

Ao final do encontro, Lima destacou a qualidade das questões abordadas. “O encontro contou com a presença de importantes empresários e teve discussões riquíssimas. Agradeço ao Emerson Chu, do Ciesp São Carlos, pela organização e pela excepcional reunião”, ressaltou.

A reunião evidenciou o interesse do setor produtivo em participar da construção de estratégias para o desenvolvimento regional, especialmente em temas ligados à atração de investimentos, inovação, geração de empregos e fortalecimento da competitividade.

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, por meio de seu Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP), anunciou a abertura das inscrições para a 5ª Turma da Pós-Graduação em Laser na Saúde, um curso de especialização que vem se consolidando como uma das principais referências na formação de profissionais da área.

Realizado com o apoio do docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Vanderlei Salvador Bagnato e ministrado por pesquisadores da instituição e colaboradores, este curso alcança a sua quinta edição apresentando índices de aprovação superiores a 90% entre os alunos das turmas anteriores.

Segundo o coordenador do programa, Dr. Antonio de Aquino Junior “A especialização tem como principal diferencial a abordagem inovadora das aplicações da laserterapia e da terapia fotodinâmica na saúde, com um conteúdo voltado para profissionais de diversas áreas, proporcionando atualização científica e tecnológica alinhada às mais recentes pesquisas e práticas clínicas”.

O curso também se destaca pela abrangência geográfica de seus participantes. Ao longo das edições anteriores, profissionais oriundos de estados como Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além de diversas regiões do Estado de São Paulo, buscaram qualificação na instituição. Até o momento, cerca de 90 alunos já concluíram ou estão cursando a especialização.

De acordo com a coordenação, a procura pela nova turma já é expressiva, o que levou à adoção de um processo seletivo diferenciado.

Os interessados devem iniciar o contato por meio do WhatsApp do coordenador, pelo número (16) 99172-1127sendo que após uma conversa preliminar, os candidatos recebem o conteúdo programático do curso e são orientados sobre o agendamento de entrevista e a submissão de currículo para avaliação.

As atividades da 5ª Turma terão início nos dias 15 e 16 de agosto, com aulas realizadas no IEP sempre aos finais de semana, em um encontro mensal. A duração total da especialização é de um ano e meio.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 10 de agosto. Entretanto, devido à alta demanda já registrada antes mesmo da abertura oficial das inscrições, a coordenação recomenda que os interessados procurem informações e iniciem o processo seletivo o quanto antes para garantirem participação na turma.

A expectativa é de que a nova edição mantenha o elevado padrão acadêmico alcançado nas turmas anteriores e continue contribuindo para a formação de profissionais aptos a incorporar tecnologias inovadoras em benefício da saúde e da qualidade de vida da população.

SÃO CARLOS/SP - Pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos desenvolveram um método inovador para medir a estabilidade de redes neurais responsáveis por atividades rítmicas fundamentais do organismo.

O estudo, publicado na revista científica “Chaos, Solitons and Fractals”, mostra que o chamado “ruído intrínseco” — pequenas variações naturais na atividade elétrica dos neurônios — pode revelar o grau de estabilidade dessas redes, mesmo diante de alterações significativas em suas conexões.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da Universidade Federal do ABC (UFABC), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) e da University of California San Diego, nos Estados Unidos. O trabalho investigou os chamados “Central Pattern Generators” (CPGs), circuitos neurais responsáveis por gerar ritmos automáticos essenciais ao funcionamento dos seres vivos, como respiração, mastigação e locomoção.

Segundo os autores, compreender a estabilidade desses circuitos é um desafio histórico da neurociência. Embora os CPGs sejam conhecidos por sua robustez — mantendo o funcionamento mesmo diante de perturbações, ruídos biológicos e alterações sinápticas — ainda faltavam métodos quantitativos capazes de medir essa estabilidade com precisão.

Para enfrentar esse problema, os cientistas utilizaram um sistema experimental baseado no circuito pilórico de crustáceos, modelo clássico em neurofisiologia. O estudo analisou neurônios responsáveis pela geração de ritmos digestivos em lagostas da Califórnia, utilizando técnicas avançadas de registro elétrico e manipulação sináptica por meio de dynamic clamp, ferramenta que permite modificar artificialmente conexões entre neurônios em tempo real.

A continuidade dos padrões motores essenciais ao organismo.

Os pesquisadores descobriram que, mesmo após a remoção funcional de uma das conexões sinápticas consideradas mais importantes da rede, o sistema permaneceu estável. Isso indica que os CPG’s possuem mecanismos redundantes capazes de preservar o padrão rítmico mesmo sob fortes perturbações.

O método desenvolvido baseia-se na análise matemática das pequenas flutuações naturais da atividade neuronal. Em vez de considerar o “ruído” biológico como um problema experimental, os cientistas o utilizaram como fonte de informação para estimar a estabilidade dinâmica da rede neural. A equipe também aplicou técnicas estatísticas de bootstrap para calcular intervalos de confiança e validar os resultados obtidos.

Os resultados mostraram que todos os circuitos analisados permaneceram dentro de uma faixa considerada estável, mesmo quando submetidos a fortes modificações sinápticas. Segundo os autores, isso sugere que sistemas neurais responsáveis por funções vitais evoluíram para operar com elevado grau de robustez, garantindo a continuidade dos padrões motores essenciais ao organismo.

Além de ampliar o conhecimento sobre o funcionamento cerebral, o estudo pode ter aplicações em diferentes áreas científicas e tecnológicas. Os pesquisadores destacam possíveis impactos no desenvolvimento de robôs bioinspirados, em modelos computacionais de redes neurais e na compreensão de doenças neurológicas associadas à perda de estabilidade dos ritmos cerebrais. A participação brasileira teve destaque na pesquisa, reforçando o protagonismo do país em estudos de neurociência computacional e dinâmica de sistemas complexos.

Para o cientista do IFSC/USP, Prof. Dr. Reynaldo Daniel Pinto, esta pesquisa demonstra a enorme complexidade presente mesmo nesses pequenos circuitos, formados por pouco mais de uma dezena de neurônios, que apresentam, ao mesmo tempo, estabilidade funcional e flexibilidade para adaptar seus padrões em tempo real. “Essas propriedades antagônicas representam o clássico dilema de engenharia biológica sob o qual o cérebro humano se desenvolveu e é crucial para o desenvolvimento de circuitos artificiais bioinspirados”, explica o cientista.  

O trabalho recebeu apoio da Fapesp, do CNPq e do “National Institutes of Health” (NIH), dos Estados Unidos.

Confira o original deste estudo no link - https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/wp-content/uploads/2026/06/1-s2.0-S0960077926002249-main.pdf

Conectando tradição e invenção com seu canto telúrico e a força da música de rua e dos ritmos pernambucanos, Renata Rosa se apresenta no teatro do Sesc

 

SÃO CARLOS/SP - A cantora, compositora e rabequeira Renata Rosa celebra seus mais de 25 anos de carreira com show no Sesc São Carlos, em única apresentação, dia 18 de junho, às 20h. A apresentação traz momentos marcantes da trajetória da artista, passeando pelo repertório dos seus álbuns e das parcerias especiais com as cantoras do povo Kariri-Xocó e com seu mestre e genial rabequeiro, Luiz Paixão.

Com uma carreira marcada pelo diálogo com a cultura popular, conectando poesia, tradição e invenção, Renata Rosa recebeu, com “Zunido da Mata”, seu álbum de estreia, o Prêmio Choc de l'Année do Le Monde de la Musique, o que a projetou para uma carreira internacional com turnês e multi - premiações. Seu disco Manto dos Sonhos lhe rendeu o Prêmio da Música Brasileira, enquanto Encantações foi eleito Top 10 pela BBC. Desde então, Renata Rosa realizou criações especiais para o Museu do Louvre, para o Theatre de la Ville de Chatelet de Paris, para as Olimpíadas Rio 2016, além de registros especiais para as Rádios Nacionais Holandesa e Alemã. A cantora também foi indicada a Artista do Ano 2018 no Reino Unido, pela Songlines Britânica, que a descreveu como “Uma voz que ondula e voa como uma brasa na noite.”

 

Serviço: 

Renata Rosa - 25 anos de carreira

Dia 18/6. Quinta, às 20h
No teatro do Sesc São Carlos

Ingressos disponíveis on-line e nas bilheterias a partir de 9/6.

Classificação livre.

Programação completa disponível em sescsp.org.br/saocarlos

Com ambiente temático e clima de torcida, o público poderá acompanhar todas as partidas da Seleção Brasileira ao longo do Mundial

 

SÃO CARLOS/SP - A contagem regressiva para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo já começou, e o Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, preparou uma programação especial para que os torcedores possam acompanhar cada lance da competição em clima de festa e integração.

No próximo dia 13 de junho (sábado), o público poderá assistir à partida entre Brasil e Marrocos, válida pela primeira rodada do torneio, em um telão instalado na Praça de Alimentação. O jogo está marcado para 19h, e a proposta é transformar o espaço em um ponto de encontro para famílias, amigos e apaixonados por futebol que desejam viver juntos a emoção da maior competição esportiva do planeta.

A iniciativa integra a programação especial preparada pelo Shopping para todo o período da Copa do Mundo. Além das transmissões, o empreendimento busca proporcionar aos clientes e colaboradores uma experiência diferenciada, marcada pelo clima de torcida, entretenimento e convivência.

"Poucos eventos têm a capacidade de reunir tantas pessoas e despertar sentimentos de pertencimento quanto uma Copa do Mundo. Queremos que o Shopping seja esse espaço de encontro, onde amigos, famílias e clientes possam acompanhar os jogos com conforto, segurança e toda a energia que envolve a torcida pela Seleção Brasileira", destaca Fábio Maria, gerente geral do Shopping São Carlos.

Para garantir ainda mais comodidade ao público na estreia do Brasil, o Shopping funcionará em horário especial no dia 13 de junho, permanecendo aberto até as 23h. A medida permitirá que os clientes possam aproveitar as operações de alimentação, lazer e realizar suas compras após o encerramento da partida.

As lojas do empreendimento também poderão adotar fechamento facultativo durante os jogos da Seleção Brasileira. Nesses dias, os lojistas terão a opção de encerrar suas atividades 30 minutos antes do início das partidas, com retorno obrigatório 30 minutos após o término dos jogos, exceto no dia 19 de junho. A definição ficará a critério de cada operação, respeitando suas estratégias de atendimento.

Mesmo durante os dias de jogos do Brasil, o Shopping São Carlos seguirá funcionando normalmente, oferecendo aos visitantes um ambiente confortável, tematizado e preparado para receber os torcedores ao longo da competição.

Espaço Panini

Para completar a experiência dos torcedores, o Shopping São Carlos conta com um quiosque oficial da Panini, onde os clientes podem adquirir o álbum oficial da Copa do Mundo e os tradicionais pacotes de figurinhas. Ao lado do espaço, uma área especialmente preparada para a troca de figurinhas, com mesas, cadeiras e puffs, se tornou ponto de encontro para crianças, jovens e adultos que compartilham a paixão pelo futebol e o desafio de completar a coleção oficial do torneio.

Também tem encontros de troca de figurinhas no McDonald's, de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, incentivando a interação entre colecionadores e torcedores de diferentes idades.

 

Serviço

Transmissão da estreia do Brasil na Copa do Mundo
Data: 13 de junho (sábado)
Jogo: Brasil x Marrocos
Horário da partida: 19h
Local: Praça de Alimentação

 

Horário especial de funcionamento

13/06 - Shopping aberto até as 23h

 

Funcionamento das lojas durante os jogos do Brasil
• Fechamento facultativo das lojas 30 minutos antes do início das partidas;
• Reabertura obrigatória 30 minutos após o término dos jogos;
• O funcionamento ficará a critério de cada lojista;
• Exceção: a regra não se aplica ao jogo do dia 19 de junho que terá início às 21h30.

Jogos do Brasil na Copa

• 13 de junho (sábado), às 19h - Brasil x Marrocos

• 19 de junho (sexta-feira), às 21h30 - Brasil x Haiti

• 24 de junho (quarta-feira), às 19h - Escócia x Brasil

 

Troca de figurinhas Panini: diariamente, no quiosque Panini

Troca de figurinhas McDonald's: de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h

SÃO CARLOS/SP - Uma importante conquista para a saúde regional foi anunciada nesta semana pelo governador Tarcísio de Freitas durante evento realizado no The Palace, em São Carlos. Na ocasião, foi autorizada a abertura do processo licitatório para a construção do novo prédio do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que passará a funcionar como AME Cirúrgico, ampliando significativamente a oferta de atendimentos especializados para a população.

O novo equipamento de saúde terá capacidade para realizar cerca de 10 mil consultas por mês, além de 4 mil exames e procedimentos cirúrgicos, operando no modelo de Hospital Dia. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 60 milhões, em uma área de 16,6 mil metros quadrados doada pelo município ao Governo do Estado.

Para a vereadora Cidinha do Oncológico (PP), o anúncio representa a concretização de uma luta iniciada há mais de dez anos em defesa da ampliação dos serviços especializados de saúde em São Carlos.

“Recebo essa notícia com muita alegria e gratidão. Essa é uma luta que começamos ainda em 2014, sempre acreditando que São Carlos precisava e merecia um AME Cirúrgico. Foram anos de reuniões, documentos, articulações e cobranças junto ao Governo do Estado para que esse projeto saísse do papel”, destacou a vereadora.

A trajetória em defesa do AME Cirúrgico teve início em 2014, quando foi realizada a doação de uma área de 5 mil metros quadrados ao Estado para a implantação da unidade. Desde então, Cidinha participou ativamente de diversas articulações para viabilizar o projeto.

Entre as ações realizadas estão reuniões com a Diretoria Regional de Saúde (DRS III), solicitações de documentação técnica, emissão de moções e ofícios aos governadores do Estado, articulações junto aos secretários estaduais de Saúde, além de estudos de viabilidade e levantamento das demandas regionais.

Nos últimos anos, a vereadora também buscou apoio de lideranças políticas e técnicas para fortalecer o pleito, culminando na aprovação, pela Câmara Municipal, do projeto que autorizou a doação da área necessária para a construção da nova unidade.

Atualmente, o AME de São Carlos atende não apenas os moradores do município, mas também pacientes de cidades da região, como Ibaté, Descalvado, Porto Ferreira, Dourado e Ribeirão Bonito, beneficiando uma população superior a 400 mil habitantes.

Cidinha ressaltou ainda a importância do anúncio feito pelo governador Tarcísio de Freitas e agradeceu o empenho do prefeito Netto Donato, vice-prefeito Roselei Françoso, Secretário de Saúde, Leandro Pilha e do deputado federal Maurício Neves.

“Quero agradecer ao governador Tarcísio de Freitas por atender essa demanda tão importante para nossa região, ao secretário estadual de Saúde, Dr. Eleuses Paiva, ao prefeito Netto Donato, ao deputado federal Maurício Neves e a todos que colaboraram ao longo dessa caminhada. O AME Cirúrgico vai ampliar o acesso aos procedimentos especializados, reduzir filas e oferecer mais qualidade no atendimento à população”, afirmou.

Com a abertura do processo licitatório anunciada pelo Governo do Estado, o projeto avança para uma nova etapa, aproximando São Carlos da concretização de um dos investimentos mais aguardados da área da saúde nos últimos anos.

SÃO CARLOS/SP - Encontro na Câmara reuniu oito secretarias, forças de segurança, UFSCar, OAB, Cáritas, vereadores, moradores e pessoas atendidas pelos serviços; comitê intersetorial será retomado.

A audiência pública proposta pelo vereador Edson Ferraz (MDB) reuniu, na quinta-feira (11), no plenário da Câmara Municipal, representantes de oito secretarias municipais, Polícia Militar, Guarda Municipal, OAB, UFSCar, Cáritas Diocesana, moradores, comerciantes e pessoas em situação de rua. O encontro debateu segurança pública, saúde e assistência social nas regiões da Cidade Jardim, Tijuco Preto e Rodoviária entre outras e terminou com encaminhamentos concretos.

O principal deles é a retomada do comitê intersetorial de atenção à população em situação de rua, confirmada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania para o segundo semestre, com prazo definido e participação de entidades, associações de moradores por região, usuários dos serviços e vereadores. Ficaram acertados ainda uma visita técnica do vereador à Casa de Passagem e ao Centro POP, a construção de um plano de ação com o Gabinete do Prefeito e providências para o fechamento de terrenos e imóveis abandonados utilizados para práticas ilícitas na região.

A audiência, aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara, contou com a presença do presidente da Casa, vereador Lucão Fernandes, que parabenizou a iniciativa e colocou a Câmara à disposição dos encaminhamentos, e dos vereadores Raquel Auxiliadora, Lineu Navarro, Thiago de Jesus, Bruno Zancheta e Paraná Filho, que reforçaram o compromisso do Legislativo com o tema. A vereadora Fernanda Castellano justificou ausência por compromissos fora do município.

”Nós vivemos, convivemos e sobrevivemos nessa situação e temos que fazer alguma coisa, porque do jeito que está não tem como ficar. A resposta à população se dá mudando a realidade, afirmou o vereador Edson Ferraz, que morou por mais de 50 anos no Tijuco Preto. ”Sempre do outro lado existe um ser humano. Temos que respeitar quantos lados forem necessários" , destacou.

Os dados apresentados na audiência mostram que a rede municipal atende hoje 569 pessoas, com 19.054 atendimentos nos últimos seis meses, enquanto o Censo de 2024 aponta um piso de 235 pessoas em situação de rua e o Cadastro Único registra 437. Durante o encontro, o Executivo anunciou a reabertura dos restaurantes populares com novas hipóteses de gratuidade, o funcionamento da Casa de Passagem em regime de 24 horas e um projeto de reforma do equipamento orçado em R$ 500 mil. O vereador também destacou a Lei nº 23.392/2025, de sua autoria, que reserva 5% das vagas nas empresas contratadas pela Prefeitura a pessoas em situação de rua.

SÃO CARLOS/SP - A pizzaria Bella Capri, promove uma ação nacional “Bella Ajuda”, que está na 12°edição, iniciativa que transforma a venda de pizzas em apoio direto às entidades assistenciais da cidade e no mês de junho e julho, quem é beneficiada pela ação é a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Para participar da campanha, basta adquirir o voucher no valor de R$ 49,90 com as nossas voluntárias, acessar o aplicativo da Bella Capri, escolher a pizza desejada, inserir o código promocional informado no voucher, que garante o desconto na compra de uma pizza tradicional. O valor é revertido integralmente para as instituições beneficentes parceiras.

A campanha alia solidariedade e praticidade, oferecendo uma forma simples de colaborar com o trabalho desenvolvido pela Rede Feminina, que atua há mais de 70 anos com pacientes em tratamento oncológico em situação de vulnerabilidade social.

Fornecemos cestas básicas, suplementos alimentares, medicamentos não disponibilizados pela rede pública, além de apoio social e humanitário às famílias assistidas.

A Rede Feminina São-carlense de Combate ao Câncer agradece à Bella Capri pela parceria e pela oportunidade de fortalecer ações solidárias que impactam diretamente a vida de centenas de pacientes e famílias da nossa região.

Serviço – Bella Ajuda

  1. Compre o voucher com uma de nossas voluntárias;
  2. Baixe o aplicativo da Bella Capri;
  3. Cadastre seus dados pessoais;
  4. Escolha a pizza desejada e faça o pedido;
  5. No carrinho, selecione o campo “Cupom Promocional”;
  6. Digite o código escrito no voucher;
  7. Finalize o pedido;
  8. Retire a pizza na Bella Capri Pizzaria Rua São Sebastião, 2553.

Regras importantes:
- Pode-se usar apenas um voucher por pedido;
- Paga-se a diferença se a pizza for mais cara que o voucher;

-Não há troco se o valor da pizza for inferior a R$ 49,90. Parte superior do formulário

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Grupo Interdisciplinar de Vigilância em Saúde (GIVISA), do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou na tarde desta quinta-feira (11/06), no Paço Municipal, a palestra “Atualizações acerca das Condições Pós-COVID”.

A atividade foi direcionada aos profissionais de saúde da rede municipal e teve como objetivo promover atualização técnica, qualificação da assistência e troca de conhecimentos sobre as condições que podem persistir após a infecção pelo coronavírus, conhecidas como Condições Pós-COVID (CPC).

As apresentações foram conduzidas pelo mestrando Gustavo Diego Magno, pela mestranda Karina Marques Prediger e pela doutoranda Ana Cristina La Scaléa, que abordaram dados epidemiológicos, impactos na saúde da população e estratégias de cuidado e acompanhamento dos pacientes.

Durante a palestra, foram apresentados dados do Ministério da Saúde que apontam que as condições Pós-COVID representam um importante desafio para os sistemas de saúde. Entre os sintomas e impactos mais frequentes estão a redução da capacidade física, comprometimentos da saúde mental, como ansiedade, depressão e alterações do sono, além de limitações funcionais que podem afetar atividades pessoais, domésticas e profissionais.

Também foram destacados os reflexos dessas condições na vida social, familiar e laboral dos pacientes, com prejuízos à produtividade, dificuldade de retorno ao trabalho e redução da qualidade de vida.

Em São Carlos, segundo dados apresentados durante o evento, foram registrados mais de 38 mil casos de COVID-19 entre 2020 e setembro de 2025. A estimativa é que entre 3.800 e 9.500 pessoas possam ter desenvolvido alguma condição persistente relacionada à doença.

Outro tema abordado foi o papel da Atenção Primária à Saúde no acompanhamento desses pacientes. Os profissionais foram orientados sobre a importância do acolhimento humanizado, do monitoramento contínuo dos sintomas, do encaminhamento para atendimento multiprofissional quando necessário e da manutenção dos registros clínicos para acompanhamento da evolução dos casos.

A diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), Lindiamara Soares, destacou a relevância da atualização constante dos profissionais diante dos desafios deixados pela pandemia. “As condições pós-COVID ainda impactam a vida de muitas pessoas e exigem um olhar atento e qualificado da rede de saúde. Capacitações como esta fortalecem o trabalho das equipes, ampliam o conhecimento técnico e contribuem para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente aos pacientes que convivem com sintomas persistentes da doença”, ressaltou.

SÃO CARLOS/SP - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em São Carlos entre os dias 10 e 11 de junho e anunciou um conjunto de obras e investimentos que somam R$ 750 milhões para 26 municípios da Região Central. Do total, aproximadamente R$ 200 milhões foram destinados a São Carlos, o que representa cerca de 26% dos recursos. A visita incluiu encontros com prefeitos e autoridades locais, atendimento à imprensa, inspeção ao Reservatório Simeão, passagem pela Santa Casa e visitas às obras das rodovias SP-318 e Washington Luís. O governador pernoitou na cidade, reforçando a proximidade com a população e a atenção às demandas regionais.

Na área de infraestrutura viária, foram entregues 9,84 km de terceiras faixas e quatro viadutos ampliados na SP-310, além da duplicação de 31 km da SP-318, beneficiando diretamente municípios como São Carlos, Rincão, Américo Brasiliense e Santa Lúcia. Juntas, as obras somam mais de R$ 340 milhões e prometem melhorar a mobilidade, reduzir o tempo de viagem e aumentar a segurança dos usuários.

Na saúde, o destaque foi a inauguração do OncoNova Câncer Center, novo ambulatório oncológico da Santa Casa de São Carlos, fruto de parceria entre Estado e Prefeitura. O espaço de 754 m² recebeu investimentos de R$ 6 milhões e amplia a capacidade de atendimento em oncologia clínica e cirúrgica. “Estamos fortalecendo a assistência oncológica na região com uma estrutura que amplia a capacidade de atendimento e oferece mais qualidade e conforto aos pacientes”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, destacou que o centro representa um avanço na rede pública. “A oncologia é uma das áreas mais sensíveis da saúde. O governo do prefeito Netto Donato destinou R$ 3 milhões para a Oncologia da Santa Casa, o que demonstra compromisso com a saúde pública e reforça a importância de ampliar o acesso ao diagnóstico e tratamento”.

O diretor de estratégia e inovação da Santa Casa, Flávio Guimarães, ressaltou o impacto tecnológico. “O OncoNova Câncer Center foi planejado para integrar inovação e humanização. A proximidade com os setores de quimioterapia e radioterapia permite um fluxo mais eficiente e acolhedor para os pacientes de São Carlos e região”.

Já o provedor da instituição, Antônio Valério Morillas Júnior, enfatizou a relevância regional. “A Santa Casa se consolida como referência em oncologia para mais de 390 mil habitantes da região. Este investimento é um marco para nossa história e para o cuidado com a população”.

Além do ambulatório, São Carlos receberá a construção da UPA Vila Nery, com investimento de R$ 13,6 milhões, e o futuro AME Cirúrgico, orçado em R$ 60 milhões, que funcionará como hospital dia com capacidade para 10 mil consultas mensais e 4 mil exames e cirurgias. Na educação, foi anunciada a Escola Estadual Jardim Santo Antônio, que atenderá 520 estudantes em período integral.

O prefeito Netto Donato celebrou o momento. “São Carlos vive um capítulo histórico. Receber o governador e anunciar investimentos dessa magnitude é motivo de orgulho. O Reservatório Simeão vai resolver um problema crônico de enchentes, a nova UPA ampliará o atendimento de urgência e o OncoNova Câncer Center representa esperança para milhares de pacientes. É um pacote que transforma a cidade e fortalece nossa posição como referência regional”, concluiu.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.