fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

SÃO CARLOS/SP - O Shopping São Carlos, administrado pelo Grupo AD, preparou uma atração especial para o Dia dos Namorados. No dia 12 de junho, das 19h às 21h, a cantora Amanda Vergara se apresenta na Praça de Alimentação, com um repertório que reúne sucessos do pop, rock e outros clássicos para embalar a noite dos casais.

Com voz marcante e acompanhada pelo violão, Amanda Vergara apresenta um repertório que reúne sucessos do pop, rock e outros clássicos da música nacional e internacional. Cantora e compositora, a artista leva autenticidade e sensibilidade ao palco.

Amor em Dobro

Além da celebração especial, os clientes podem aproveitar os últimos dias da campanha "Amor em Dobro", que termina em 12 de junho. Quem acumular R$ 500 em compras nas lojas e quiosques participantes, com CPF na nota, poderá concorrer a um Hyundai Creta Comfort 0 km. O cadastro dos cupons fiscais pode ser feito pelo site da campanha (promocao.shoppingsaocarlos.com.br) ou nos tablets de autoatendimento disponíveis no empreendimento. Além disso, compras realizadas até quinta-feira têm números da sorte em dobro, ampliando as chances de conquistar o prêmio.

Serviço
Dia dos Namorados no Shopping São Carlos
Atração: Amor & Música com Amanda Vergara
Data: 12 de junho
Horário: das 19h às 21h
Local: Praça de Alimentação
Entrada gratuita

SÃO CARLOS/SP - A passagem da Caravana 3D — Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo — pelo município de São Carlos foi recebida com entusiasmo pelos vereadores da cidade, que destacaram a importância dos investimentos anunciados pelo Governo do Estado para fortalecer áreas estratégicas e impulsionar o crescimento regional.

Durante a visita do governador Tarcísio de Freitas, foi anunciado um pacote de aproximadamente R$ 750 milhões em investimentos destinados aos 26 municípios da Região Central do Estado, contemplando obras e ações voltadas à saúde, infraestrutura, educação, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.

Os parlamentares ressaltaram que os recursos representam uma conquista histórica para São Carlos, especialmente pelos investimentos previstos na área da saúde. Entre as principais iniciativas estão a construção da nova UPA da Vila Nery, a implantação de um novo AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e a inauguração do OncoNova Cancer Center, ampliando o acesso da população a consultas, exames, cirurgias e tratamentos especializados.

Na área de infraestrutura, os vereadores celebraram a ampliação do Reservatório Simeão, obra considerada fundamental para minimizar os impactos das enchentes em regiões da cidade. Também foram destacados os investimentos na malha viária, com melhorias e ampliações nas rodovias SP-318 e SP-310, importantes corredores para a mobilidade, logística e atração de novos investimentos.

Outro anúncio considerado estratégico foi a construção da nova Escola Estadual do Jardim Santo Antônio, ampliando a oferta de vagas e fortalecendo a educação pública no município.

Para os vereadores, a passagem da Caravana 3D demonstra a força do diálogo entre os governos estadual e municipal e reforça o compromisso com políticas públicas que promovam desenvolvimento econômico aliado à melhoria da qualidade de vida da população.

“São Carlos vive um momento importante. Os investimentos anunciados representam mais oportunidades, geração de empregos, fortalecimento da saúde pública e melhorias na infraestrutura. São ações que refletem diretamente no dia a dia da população e contribuem para o desenvolvimento de toda a região”, destacaram os parlamentares.

A expectativa é que as obras e projetos anunciados gerem impactos positivos duradouros, consolidando São Carlos como uma das principais referências em inovação, desenvolvimento e qualidade de vida no interior paulista

SÃO CARLOS/SP - A visita do governador Tarcísio de Freitas a São Carlos foi celebrada pelo presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, que destacou o pacote de investimentos anunciados para áreas estratégicas da cidade, especialmente na saúde, infraestrutura, educação e desenvolvimento econômico.

Para Lucão Fernandes, o conjunto de obras e investimentos representa um marco para o futuro de São Carlos e demonstra a força da parceria entre o Governo do Estado e a administração municipal.

“São Carlos vive um momento histórico. São investimentos robustos que chegam para melhorar a qualidade de vida da população, fortalecer a saúde pública, ampliar a infraestrutura urbana e preparar a cidade para um novo ciclo de desenvolvimento”, afirmou o presidente da Câmara.

Entre os principais anúncios está a implantação do OncoNova Cancer Center, novo ambulatório oncológico da Santa Casa, que receberá investimento total de R$ 6 milhões, sendo R$ 3,05 milhões do município e R$ 3 milhões do Governo do Estado. O projeto ampliará a capacidade de atendimento e oferecerá mais conforto e acolhimento aos pacientes em tratamento contra o câncer.

Outro destaque é a construção do novo Ambulatório Médico de Especialidades (AME), que contará com investimento de R$ 60 milhões e permitirá a ampliação de consultas, exames e cirurgias especializadas para São Carlos e toda a região.

Na área de urgência e emergência, a cidade também será contemplada com R$ 13,6 milhões para a construção da nova UPA da Vila Nery, reforçando a rede de atendimento na região leste.

Os investimentos incluem ainda R$ 128,6 milhões para a construção do Reservatório Simeão, obra fundamental para reduzir os impactos das enchentes e alagamentos, além da implantação de uma nova escola estadual de ensino integral no Jardim Santo Antônio e melhorias nas rodovias SP-310 e SP-318, ampliando a segurança viária e a mobilidade regional.

Lucão também ressaltou uma das conquistas consideradas mais estratégicas para o futuro econômico da cidade: o reconhecimento de São Carlos como o mais novo polo de inovação do Estado de São Paulo.

“Essa é uma conquista extraordinária. São Carlos já é reconhecida nacionalmente pela força de suas universidades, centros de pesquisa e empresas de tecnologia. Agora, com o reconhecimento como polo regional de inovação, teremos ainda mais oportunidades para atrair investimentos, gerar empregos qualificados e receber novas indústrias de base tecnológica. É um passo decisivo para consolidar nossa cidade como referência em inovação e desenvolvimento”, destacou.

Segundo o presidente da Câmara, a iniciativa abre caminho para a ampliação de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo, à pesquisa científica e à instalação de empresas inovadoras, fortalecendo a vocação tecnológica que tornou São Carlos conhecida como a Capital Nacional da Tecnologia.

“Quando Estado e Município trabalham em sintonia, quem ganha é a população. Os investimentos anunciados demonstram compromisso com o presente e, principalmente, com o futuro de São Carlos”, concluiu Lucão Fernandes.

SÃO CARLOS/SP - O presidente do Sincomercio São Carlos e Região e vice-presidente da FecomercioSP, Paulo Roberto Gullo, participou na noite desta quarta-feira (10) do jantar promovido pela Caravana 3D, em São Carlos. O evento reuniu autoridades estaduais, lideranças empresariais e representantes de diversos segmentos para debater ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social do interior paulista.

Aproveitando a presença do governador Tarcísio de Freitas, Gullo apresentou uma reivindicação considerada estratégica para o ambiente de negócios da região: a preservação e valorização dos Postos Regionais da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Segundo o dirigente, a estrutura regional da Jucesp é fundamental para garantir agilidade e eficiência aos processos que envolvem a abertura, alteração e regularização de empresas. Para empresários, contadores e empreendedores, a manutenção desses serviços próximos aos municípios representa mais praticidade, redução de burocracias e estímulo à atividade econômica.

"O fortalecimento dos postos regionais significa fortalecer quem gera emprego, renda e movimenta a economia local. É uma demanda importante para toda a nossa região", ressaltou Gullo durante o encontro.

O jantar também contou com a presença do vice-governador Felicio Ramuth, além de secretários estaduais, prefeitos, parlamentares e representantes de entidades de classe. A iniciativa faz parte da Caravana 3D, programa do Governo do Estado que busca aproximar a administração estadual das necessidades dos municípios por meio do diálogo direto com lideranças regionais.

Para Paulo Roberto Gullo, a participação das entidades empresariais nesses espaços é essencial para que as demandas do comércio e do setor produtivo sejam ouvidas e consideradas nas decisões de governo.

O Sincomercio São Carlos e Região reafirmou seu compromisso de continuar atuando em defesa dos empresários, do empreendedorismo e de políticas que favoreçam o crescimento econômico sustentável, contribuindo para a geração de oportunidades e o fortalecimento dos municípios da região.

SÃO CARLOS/SP - Uma abordagem realizada pelo Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) na noite de quarta-feira (10) resultou na apreensão de mais de US$ 10 mil na Rodovia Washington Luís (SP-310), em São Carlos.

A ação ocorreu por volta das 18h45, na altura do km 226, quando policiais rodoviários abordaram um veículo VW T-Cross ocupado por dois homens. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, durante a aproximação da equipe, o motorista lançou um objeto no canteiro central da rodovia. Posteriormente, os policiais constataram que se tratava de um aparelho celular.

Durante a revista pessoal, nada de ilícito foi encontrado com os ocupantes. No entanto, durante a vistoria no interior do veículo, os policiais localizaram um envelope contendo US$ 10.060.

Questionados sobre a origem do dinheiro, os abordados informaram que retornavam do Paraguai após negociações envolvendo produtos eletrônicos avaliados em aproximadamente R$ 90 mil. Segundo eles, os dólares encontrados seriam parte do pagamento recebido pela mercadoria, que teria sido entregue pouco antes da abordagem em um posto de combustíveis.

Diante das informações apresentadas e das dúvidas sobre a procedência dos valores, a ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Araraquara.

Após análise preliminar, o delegado de plantão determinou a apreensão dos dólares e dos aparelhos celulares dos envolvidos para investigação. Os dois homens foram ouvidos e liberados.

De acordo com a Polícia Rodoviária, nenhum dos abordados possui antecedentes criminais. O caso seguirá sendo apurado pela Polícia Federal.

SÃO CARLOS/SP - O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em São Carlos, nesta quarta-feira (10/06), para anunciar um robusto pacote de obras e investimentos que somam R$ 750 milhões destinados a 26 municípios da Região Central do Estado. O encontro, realizado no The Palace Eventos, reuniu prefeitos, vereadores e autoridades locais, e marcou mais uma etapa da Caravana 3D, iniciativa do Governo que percorre diferentes regiões com foco nos três pilares da gestão: Desenvolvimento, Dignidade e Diálogo. Recepcionado pelo prefeito Netto Donato, pela primeira-dama municipal Herica Ricci Donato, pelo vice-prefeito Roselei Françoso e sua esposa Ana Cláudia Françoso e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, o governador destacou que os investimentos representam um esforço conjunto para atender demandas históricas da população e fortalecer a infraestrutura urbana, a saúde e a educação. Entre os anúncios, São Carlos foi contemplada com obras de grande impacto. A mais emblemática é a ampliação do Reservatório Simeão, na Vila Prado, que terá capacidade final de 132.100 m³ de reservação de águas pluviais, com profundidade máxima de 20 metros. A obra inclui a execução de uma galeria de entrada em Tunnel Liner, com extensão de 556,45 metros e diâmetro interno variando entre 3,35 m e 1,95 m. O sistema contará com cinco bombas de 400 litros por segundo cada, totalizando 2.000 L/s de capacidade de bombeamento. O investimento é de R$ 128,6 milhões, com prazo de execução de 24 meses, e tem como objetivo reduzir os picos de cheia e mitigar os alagamentos na Bacia do Córrego Gregório e sub-bacia do Simeão.

Na área da saúde, o município receberá a construção da UPA Vila Nery (Zona Leste), uma Unidade de Pronto Atendimento Tipo I, com investimento de R$ 13,6 milhões e prazo de 12 meses. Além disso, foi anunciada a abertura de processo licitatório para a construção de um prédio para Ambulatório Médico de Especialidades que passará a ser AME Cirúrgico, que terá capacidade para 10 mil consultas/mês, 4 mil exames e cirurgias, funcionando como Hospital Dia. O investimento previsto é de R$ 60 milhões, em terreno de 16,6 mil m² doado pelo município.

Na educação, São Carlos contará com a Escola Estadual Jardim Santo Antônio, nas imediações do Jóquei Clube, que terá 12 salas de aula, sala de leitura, laboratório, quadra coberta e refeitório. A proposta é atender 520 estudantes em período integral, contemplando os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
Outro destaque da visita do governador Tarcísio é a inauguração do OncoNova Cancer Center, marcada para acontecer nesta quinta-feira (11/06). O novo ambulatório oncológico da Santa Casa de São Carlos, fruto da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura contará com 754,3 m² de área construída. O centro dispõe de dez consultórios, equipe multidisciplinar e espaço para curativos e cuidados com ostomias, além da proximidade com os setores de quimioterapia e radioterapia. O investimento soma R$ 3 milhões do Governo do Estado e R$ 3,05 milhões da Prefeitura. Em 2025, a Santa Casa realizou mais de 10 mil sessões de quimioterapia e 9,6 mil sessões de radioterapia pelo SUS, consolidando-se como referência regional no tratamento do câncer.

Além das obras em São Carlos, o pacote contempla melhorias em rodovias estratégicas da região. A SP-318 (Rincão/São Carlos) terá 30 km duplicados, enquanto a SP-310 (Rodovia Washington Luís) receberá 10 km de terceiras faixas, alargamento de viadutos, além da construção de marginais e passarelas.

Durante o evento, o governador destacou a importância de ouvir as demandas locais e transformar projetos em realidade. “Temos percorrido todo o estado de São Paulo para exercitarmos os três Ds, que são pilares de nossa gestão. O D do diálogo, onde escutamos e observamos quais são as necessidades da população. Temos também o D do desenvolvimento e o D da dignidade. Por onde a gente tem passado, temos conversado muito com os prefeitos, procurado levar recursos, fazer entregas e atender demandas dos municípios. Hoje, temos a oportunidade de celebrar convênios nos municípios, liberando investimentos para obras contra enchentes, para a área da saúde, como a construção de um AME em São Carlos, ampliação do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, novos recursos para hospitais da região, além da duplicação de duas importantes rodovias”.

O prefeito Netto Donato ressaltou o impacto da visita do governador Tarcísio de Freitas , que inclusive pernoitou na cidade. “São Carlos vive um momento histórico. Receber o governador e anunciar investimentos dessa magnitude é motivo de orgulho para toda a cidade. O Reservatório Simeão vai resolver um problema crônico de enchentes, a nova UPA vai ampliar o atendimento de urgência, e o OncoNova Cancer Center representa dignidade e esperança para milhares de pacientes. A construção do novo AME vai ampliar de forma significativa a capacidade de consultas, exames e cirurgias, consolidando São Carlos como referência em saúde especializada. Além disso, as obras nas rodovias SP-318 e SP-310 vão melhorar a mobilidade, garantir mais segurança e impulsionar o desenvolvimento econômico da região, facilitando o escoamento da produção e a integração entre os municípios. Essa parceria entre Estado e município mostra que quando trabalhamos juntos, conseguimos transformar a vida das pessoas”.

Também acompanharam o governador Tarcísio de Freitas, o vice-governador Felício Ramuth e esposa Vanessa Ramuth, a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende de Andrade Ávila, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Roberto Ribeiro Carneiro, a secretária de Turismo e Viagens, Ana Biselli, secretário de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Melo Filho, secretária de Esportes, Claúdia Carletto, secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa e a secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marilia Marton, além do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Fabricio Moura Moreira e secretários executivos de várias pastas.

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado marcou presença, acompanhando a Caravana 3D, assim como os deputados Maurício Neves (Federal), Baleia Rossi (Federal), Capitão Augusto (Federal), Léo Oliveira (Estadual), Dani Alonso (Estadual), Capitão Telhada (Estadual), Itamar Borges (Estadual), Damaris Moura (Estadual), Camila Godoi (Estadual) e Fabiana Bolsonaro (Estadual).

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos recebeu, na última semana, uma maquete da Estação Ferroviária de São Carlos e de seu entorno, desenvolvida na escala 1:200. O modelo é resultado de uma cooperação acadêmica entre a Fundação Pró-Memória, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP (IAU-USP) e a Sapienza Università di Roma, da Itália.

A maquete integra os resultados da pesquisa de pós-doutorado intitulada “Processos Híbridos de Documentação Patrimonial na Valorização de Bens Edificados Locais”, desenvolvida pelo pesquisador Rodrigo Peronti Santiago, sob supervisão da professora Simone Vizioli, do IAU-USP, e coorientação do professor Alfonso Ippolito, da Sapienza Università di Roma.

O trabalho teve início em 2022, a partir do escaneamento tridimensional do conjunto ferroviário. A tecnologia permitiu obter informações detalhadas e, em alguns casos, inéditas, sobre as dimensões e os elementos arquitetônicos e construtivos do edifício, reconhecido como patrimônio histórico e cultural e tombado nas esferas municipal e estadual.
Com base nos dados levantados, a construção da maquete começou em 2024, sendo desenvolvida pela aluna de iniciação científica Ana Carolina Darvin, com o apoio dos técnicos José Dibo e Odinei Canevarollo, do Laboratório de Modelos e Maquetes do IAU-USP.

O resultado é uma maquete de alta precisão e riqueza de detalhes, que contribui para a documentação, preservação e difusão do patrimônio ferroviário de São Carlos. A expectativa é que o modelo passe a integrar a exposição permanente do Museu de São Carlos, ampliando o acesso da população à história e à memória do município.

A iniciativa contou com a colaboração de pesquisadores, técnicos e instituições parceiras do Brasil e da Itália, evidenciando o potencial das tecnologias digitais aplicadas à preservação do patrimônio cultural e ao fortalecimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo IAU-USP.

SÃO CARLOS/SP - As obras viárias para implantação do acesso ao futuro Paulistão Atacadista vão provocar mudanças temporárias no transporte coletivo em São Carlos. A alteração entra em vigor nesta quinta-feira (11), juntamente com a interdição parcial da Avenida Capitão Luiz Brandão.

De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (SMSPMU), as linhas de ônibus que operam no sentido bairro-centro precisarão utilizar um trajeto alternativo enquanto os serviços estiverem em andamento.

O desvio será realizado pela Rodovia Washington Luís (SP-310), com retorno no km 234, próximo à Base da Polícia Militar Rodoviária. Em seguida, os veículos seguirão pelas ruas Cristiano Rodrigues Machado, Júlio Prestes de Albuquerque e Pastor Bento, retomando posteriormente o percurso habitual pela Avenida Capitão Luiz Brandão.

As mudanças são necessárias para garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores envolvidos na construção da nova rotatória de acesso ao empreendimento comercial que está sendo instalado na região da Vila Jacobucci.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até sete dias. Durante esse período, passageiros e motoristas devem ficar atentos às alterações de percurso e aos avisos de trânsito divulgados pelos órgãos municipais.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realiza, no próximo sábado (13/06), das 9h às 14h, mais uma edição da Feira de Adoção de Animais no Canil Municipal. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, em parceria com o Departamento de Controle e Defesa Animal, e tem como objetivo incentivar a adoção responsável e ampliar as chances de novos lares para animais resgatados.

Ao todo, estarão disponíveis 160 cães, sendo um filhote, e 111 gatos, sendo dois filhotes, totalizando 271 animais. Todos passaram por procedimentos de castração, vacinação e microchipagem, garantindo melhores condições de saúde e segurança para os futuros tutores.

De acordo com o Departamento de Controle e Defesa Animal, somente em 2026 já foram registradas 241 adoções, reflexo das políticas públicas voltadas à proteção animal e ao estímulo à guarda responsável. Os interessados devem comparecer ao Canil Municipal para visitar os animais e realizar os procedimentos necessários para a adoção.

Segundo o Departamento de Controle e Defesa Animal, o aumento no número de adoções contribui diretamente para o controle populacional e reforça o compromisso do município com a causa animal. Em 2025, foram registradas 490 adoções.

O Canil Municipal está localizado na Estrada Municipal Cônego Washington José Pera, nº 3.800, na região da Água Fria, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

SÃO CARLOS/SP - A UFSCar tem acompanhado a repercussão do caso envolvendo um pré-candidato a deputado federal que confrontou estudantes e servidores da instituição na última segunda-feira, 8 de junho. Lamentamos e repudiamos o ocorrido e reforçamos o papel histórico de nossa Universidade na defesa da democracia e na garantia de direitos políticos para todas as pessoas.

Os espaços de convívio estudantil sempre serão uma parte muito importante de nossa instituição. É ali que nossa comunidade acadêmica se expressa política e culturalmente. Eles fazem parte da UFSCar tanto quanto nossos espaços de ensino, de pesquisa e de extensão e, infelizmente, têm sido alvo de exposição fora de contexto e intimidação. 

Ter contato com a universidade é compreender que manifestações culturais e artísticas não se separam do desenvolvimento de novas tecnologias na área da educação, da agricultura e de materiais para a indústria, por exemplo. A totalidade da universidade envolve arte, cultura e democracia na mesma medida em que envolve atuação nas redes de saúde e de educação dos municípios em que a instituição se insere e atua.

Nossos estudantes se manifestam nos muros da região tradicionalmente conhecida como “Palquinho” e também realizam ações voltadas para o desenvolvimento social e econômico dos territórios, para a conservação de nossos animais e espécies nativas, para a criação de novas tecnologias, para construção de edifícios, casas e pontes.

Formamos profissionais qualificados em diversas áreas, somos referência em cursos das ciências humanas, das biológicas, da saúde e das exatas e tecnológicas. Estamos entre as melhores instituições brasileiras de ensino superior e seguiremos proporcionando uma formação baseada na excelência acadêmica e no desenvolvimento social. 

Nossa instituição é um lugar para todas as pessoas que queiram conviver em paz e em diálogo. Convidamos todas as pessoas a conhecerem a UFSCar pelo que ela realmente é, um espaço de construção de conhecimento, de excelência no ensino, de produção de arte e cultura, de pluralidade e de respeito.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.