SÃO CARLOS/SP - Policiais militares da Força Tática apreenderam um revólver com numeração suprimida durante uma ocorrência registrada na noite de quarta-feira (17), no bairro Santa Felícia, em São Carlos.
Segundo informações da Polícia Militar, as equipes atuavam com base em informações sobre a possível posse irregular de arma de fogo por parte de um morador da Avenida Bruno Ruggiero Filho. Ao ser abordado pelos policiais, o homem confirmou que mantinha uma arma em sua residência.
Durante a vistoria no imóvel, os agentes localizaram um revólver Rossi calibre .38, cuja identificação havia sido removida, além de 12 munições do mesmo calibre.
A posse de arma com numeração suprimida configura crime previsto na legislação brasileira, sendo considerada uma situação de maior gravidade em razão da dificuldade de rastreamento do armamento.
O responsável foi conduzido à delegacia para as providências de polícia judiciária e, após o registro da ocorrência, acabou recolhido à cadeia pública.
A operação contou com a atuação das equipes da Força Tática I-38013 e I-38010, que realizaram a apreensão do armamento e das munições, retirando de circulação um material potencialmente utilizado em ações criminosas.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal do Clima e Meio Ambiente promove, entre os dias 18 e 21 de junho, o Encontro Municipal de Educação Ambiental 2026, que neste ano terá como tema central “Temas Emergentes em Educação Ambiental”. A iniciativa reunirá educadores, estudantes, gestores públicos, pesquisadores e representantes da sociedade civil para discutir desafios atuais, compartilhar experiências e fortalecer as ações voltadas à sustentabilidade no município.
Durante os quatro dias de programação, os participantes terão a oportunidade de acompanhar palestras, debates e atividades voltadas à reflexão sobre questões ambientais contemporâneas, incentivando a construção de práticas educativas capazes de contribuir para a preservação dos recursos naturais e para a formação de uma sociedade mais consciente e participativa.
De acordo com o secretário municipal do Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim, o encontro busca ampliar o diálogo entre diferentes setores da comunidade, promovendo a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam as políticas públicas de educação ambiental em São Carlos.
“A iniciativa também pretende destacar a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental para enfrentar desafios relacionados às mudanças climáticas, à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável”, ressalta Zanquim.
A programação do evento inclui atividades abertas ao público e ações voltadas a profissionais da área, consolidando o encontro como um espaço de integração, aprendizado e mobilização em prol das questões ambientais.
Confira a programação completa do Encontro Municipal de Educação Ambiental 2026:
Dia 18/6 (quinta-feira):
* 8h: Caminhada Meditativa na Trilha da Natureza (DeAEA/UFSCar)
* 14h: Oficina com projeto BioFuturo (CDCC/USP)
* 18h: Café de recepção (Espaço Primavera - EESC USP)
* 19h: Palestras de Abertura (Auditório Jorge Caron/USP) - Roselei Françoso, Júnior Zanquim, Flávia Torreão Thiemann, Mara Lúcia Figueiredo e Antonio Fernando Silveira Guerra
Dia 19/6 (sexta-feira):
* 9h: Mesa de Discussão: Financiamento da Educação Ambiental (Auditório Jorge Caron/USP) - Adinalsa Diniz de Brito, Dr. Flávio Okamoto e Prof. Dr. Frederico Yuri
* 11h: Roda de Conversa da Rede de Educação Ambiental de São Carlos - X Fórum Nacional de Educação Ambiental (REA – SC) - Facilitadores da REA-SC
Dia 20/6 (sábado)
* 9h: Oficina de Biojóias com sementes florestais do Cerrado (EESC/USP)
* 10h: Costurando Histórias Sustentáveis – Reaproveitamento de Tecidos (EESC/USP)
* 14h: Apresentação de Trabalhos (EESC/USP)
* 16h: Apresentação Musical - Grupo Conversa de Botequim (Auditório Jorge Caron/USP)
Dia 21/6 (domingo)
* 14h: Oficina de Fotografia com Diogo Mar (Praça XV de Novembro)
* 15h: Participação na Feira de Economia Solidária: exposição de painéis do evento (Praça XV de Novembro)
Outras informações sobre o Encontro Municipal de Educação Ambiental 2026 podem ser obtidas pelo Link do evento no https://lets.4.events/bilheteria-C23100E69.
SÃO CARLOS/SP - O Sincomercio São Carlos manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do empresário Paulo Ramires, fundador da tradicional empresa Doces Tiquinho, referência no setor de doces e chocolates, ocorrido nesta quarta-feira, 17 de junho.
Paulo Ramires fundou a empresa em 1977 e, ao longo de quase cinco décadas de dedicação e trabalho, transformou a Doces Tiquinho em uma das marcas mais reconhecidas e respeitadas de São Carlos e de toda a região. Sua visão empreendedora, aliada à constante busca pela qualidade e inovação, consolidou a empresa como símbolo de tradição e excelência.
Além de sua destacada trajetória empresarial, Paulo Ramires teve participação ativa no fortalecimento do comércio local. Atuou como diretor do Sincomercio São Carlos, contribuindo de forma significativa para as causas defendidas pela entidade e para o desenvolvimento econômico e empresarial da cidade e região.
Neste momento de profunda tristeza, o presidente do Sincomercio São Carlos, Paulo Roberto Gullo, em nome da diretoria e de toda a equipe da entidade, expressa solidariedade aos familiares, amigos e colaboradores da família Tiquinho.
“Recebemos com grande tristeza a notícia do falecimento de Paulo Ramires. Sua história de empreendedorismo, trabalho e dedicação ao desenvolvimento de São Carlos deixa um legado que será sempre lembrado. Manifestamos nossos sentimentos à família e a todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”, destacou o presidente.
O legado de Paulo Ramires permanecerá vivo na história empresarial de São Carlos, servindo de inspiração para as futuras gerações de empreendedores. Seu compromisso com o trabalho, com a comunidade e com o crescimento da cidade deixa marcas permanentes e um exemplo de dedicação que transcende sua trajetória empresarial.
O Sincomercio São Carlos se solidariza com todos os familiares e amigos neste momento de dor e despedida.
SÃO CARLOS/SP - O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos recebeu, na tarde desta quarta-feira (17/06), seis toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados durante os jogos universitários Economíadas e Juca. A ação integra uma contrapartida social estabelecida pelo Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, com o objetivo de beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social no município.
A iniciativa foi formalizada por meio de um Termo de Compromisso e Contrapartida firmado entre o Departamento de Fiscalização e a empresa Criativa- Criare Produções, Marketing e Eventos Ltda., responsável pela destinação gratuita dos alimentos ao Fundo Social.
De acordo com o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, para a realização de eventos universitários em ginásios e praças esportivas do município são exigidas contrapartidas voltadas tanto à melhoria desses espaços quanto ao desenvolvimento de ações sociais em benefício da população.
“Além das melhorias realizadas nos locais que recebem os eventos, a arrecadação de alimentos representa uma importante ação compensatória e de retorno para a comunidade de São Carlos”, destacou Penela.
A entrega ocorreu na sede do Fundo Social, na Vila Marina, e contou com a presença da diretora da entidade, Eucimara Jorge Pott e da responsável pelos projetos sociais da Criativa Agência, Milena Maria Pinto. Os alimentos arrecadados serão destinados a entidades assistenciais cadastradas e a famílias atendidas pelos programas sociais da Prefeitura de São Carlos.
Milena Maria Pinto ressaltou que a ação reforça o compromisso social dos eventos universitários.
“Estamos aqui no Fundo Social de Solidariedade de São Carlos realizando a entrega das doações arrecadadas durante o primeiro semestre dos Jogos Universitários realizados na cidade. A Criativa, organizadora dos jogos, possui um setor social responsável por desenvolver campanhas e ações que geram impacto positivo para a comunidade. Essa iniciativa fortalece a relação entre os estudantes, as instituições, as famílias e os moradores da cidade. Além de contribuir com quem mais precisa, a ação reforça a importância da responsabilidade social, conscientizando os jovens sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais solidária e participativa”, afirmou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, destacou a importância da iniciativa e agradeceu o apoio dos organizadores e participantes dos eventos.
“Receber essa quantidade de alimentos representa muito mais do que uma arrecadação. É um gesto de solidariedade que demonstra o compromisso social da Criativa e dos participantes dos jogos com a nossa cidade. Cada doação fará diferença na mesa de muitas famílias que precisam desse apoio. O Fundo Social segue de portas abertas para parcerias que fortaleçam a rede de cuidado e solidariedade”, afirmou.
O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos está localizado na Rua Francisco Maricondi, nº 375, na Vila Marina. Outras informações sobre doações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3362-1014.
SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar, em ação integrada com a Guarda Municipal e o Departamento de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, realizou, nesta quarta-feira (17/06), uma operação de combate a ilícitos penais e administrativos em estabelecimentos comerciais de celulares na região do Mercado Municipal, no centro de São Carlos.
O objetivo foi coibir a receptação de aparelhos furtados ou roubados e verificar a regularidade administrativa dos comércios que atuam na venda e manutenção de celulares.
Durante a operação, seis estabelecimentos foram vistoriados. Três deles receberam notificações por irregularidades administrativas. Além disso, os agentes conferiram a procedência de 30 aparelhos celulares usados, por meio do número de identificação internacional dos dispositivos (IMEI). Nenhuma irregularidade criminal foi constatada.
Os proprietários também tiveram seus antecedentes verificados, como parte da análise documental e da investigação de possíveis ilícitos penais.
De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, a operação foi definida no âmbito do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) e faz parte de uma estratégia contínua de enfrentamento aos furtos e roubos de celulares na cidade.
O diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela, destacou que há um inquérito civil em andamento no Ministério Público do Estado de São Paulo, que prevê vistorias periódicas na região do Mercado Municipal para reforçar a segurança e prevenir práticas ilícitas.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos, já reconhecida como Capital Nacional da Tecnologia, está prestes a consolidar um novo título: o de polo mundial em mobilidade ativa e inclusão. A cidade foi escolhida para sediar o Mobility Unlimited Hub – São Carlos (MUH São Carlos), iniciativa da Toyota Mobility Foundation (TMF) em parceria com o Onovolab, que promete acelerar startups de tecnologia assistiva e conectá-las ao mercado global e apoio da Prefeitura de São Carlos.
O programa, com inscrições abertas até 12 de julho, é voltado para empresas com mais de um ano de operação e soluções em estágios avançados de desenvolvimento (TRL 6 a 9). As atividades começam em agosto e terão ciclos de dois anos, com dez startups selecionadas por ano. A previsão é de cinco anos de duração, com meta de se tornar autossustentável a partir do quinto ano.
Ramon Rogado, gerente de Inovação Corporativa do Onovolab e gerente de projetos da TMF, destacou que o conceito de mobilidade vai muito além de deslocamento físico.
“Quando falamos de mobilidade, não nos limitamos ao transporte. Estamos falando de luvas que reduzem tremores de Parkinson, sensores de casas inteligentes, aplicativos para cegos pegarem carona, inteligência artificial para apoiar pessoas com déficit de atenção. Tudo isso é mobilidade ativa, voltada para autonomia e independência”.
Segundo ele, o objetivo é devolver às pessoas o direito de ir e vir, ampliando sua independência e qualidade de vida.
Um dos pontos centrais do programa é o processo de seleção das startups. Ele acontece em duas etapas. Entrevistas de avaliação com especialistas do Brasil, Canadá e Estados Unidos, além de membros da comunidade de pessoas com deficiência. As inscrições são feitas online pelo site: muh.onovolab.com.
Inicialmente, 20 empresas serão pré-selecionadas. Todas passarão por entrevistas com um grupo multidisciplinar formado por técnicos, especialistas de mercado e representantes da comunidade PCD. Destas, apenas dez serão escolhidas para cada ciclo de aceleração. “Um grande diferencial é que estamos conectando todas as pontes: investidores, empresários e também membros da comunidade. Não conseguimos construir mobilidade ativa que realmente impacte sem envolver quem mais precisa. Por isso, os produtos serão testados em situações reais, com feedback direto dos usuários”, explicou Rogado.
O hub contará com 44 posições fixas em um espaço de 240 m² em São Carlos, mas funcionará em formato híbrido, com atividades presenciais e remotas. A chamada é aberta para toda a América Latina e já atraiu interesse de empresas dos Estados Unidos. “Nosso objetivo é ganho de escala e globalização. Queremos conectar São Carlos a toda a América do Sul e, a partir daqui atingir o mundo inteiro. O impacto não é local, é continental e global”, reforçou Rogado.
O programa terá parceria da AACD, que testará os produtos e fornecerá feedback real, além de conexões com Family Offices e fundos de Venture Capital. A Toyota não fará aportes diretos nas startups, mas garantirá capacitação, mentorias e acesso a investidores nacionais e internacionais.
Além disso, estão previstos Demo Days e Pitch Days em cada ciclo, permitindo que as empresas apresentem suas soluções a potenciais investidores.
O prefeito Netto Donato celebrou a chegada do hub como marco histórico para o município. “São Carlos já é reconhecida como capital da tecnologia. Agora, com o primeiro hub exclusivo de mobilidade ativa do hemisfério sul, damos um passo decisivo para nos tornarmos referência nacional e latino-americana em inclusão e inovação”, comentou.
Ramon Rogado reforça que o projeto também busca encurtar a distância entre laboratórios e mercado, provocando pesquisadores a trazerem suas soluções para aplicação prática. “Muito se cria dentro das universidades, mas a distância até o mercado é enorme. O hub vem para encurtar essa distância e transformar São Carlos em centro de produção de tecnologia inclusiva e assistiva”.
O Mobility Unlimited Hub São Carlos é o primeiro hub focado exclusivamente em mobilidade ativa no hemisfério sul. A expectativa é que, nos próximos anos, a cidade se consolide como referência global em tecnologias inclusivas, atraindo investimentos e exportando soluções para todo o mundo.
Mais do que um programa de aceleração, trata-se de uma iniciativa estratégica que une tecnologia, inclusão e mercado, com potencial de impacto global. São Carlos se prepara para deixar de ser apenas a “capital da tecnologia” e se tornar também a capital da mobilidade ativa, com impacto direto na qualidade de vida de milhões de pessoas e na construção de uma sociedade mais inclusiva.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) deu início nesta quarta-feira (17/06) a mais uma importante iniciativa de qualificação profissional: o Curso de Massagem Relaxante, realizado em parceria com o Senac. A atividade acontece no Campus 1 da FESC e tem como objetivo capacitar os participantes para a aplicação de técnicas voltadas ao alívio de dores e tensões, melhora da circulação sanguínea e promoção da qualidade de vida e bem-estar.
Durante a formação, os alunos terão acesso a conteúdos práticos e teóricos que incluem diferentes manobras de massagem relaxante, avaliação das necessidades dos clientes, uso adequado de ativos cosméticos, princípios fisiológicos relacionados aos tecidos e músculos, além de normas de biossegurança e organização do ambiente de trabalho.
O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, destacou a relevância da iniciativa para a comunidade. “Nosso compromisso é oferecer oportunidades de formação que ampliem as competências profissionais e gerem novas possibilidades de atuação no mercado. A parceria com o Senac reforça a qualidade do ensino e garante que os alunos saiam preparados para atender às demandas reais da sociedade. A FESC vem ampliando sua oferta de cursos voltados ao desenvolvimento de habilidades práticas, sempre em parceria com entidades reconhecidas pela excelência na formação técnica”, concluiu Cotrim.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, assina no próximo dia 22 de junho, às 18h, na sede da pasta, localizada na avenida São Carlos, nº 1.800, no centro, com a presença do secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, três Termos de Cooperação dos programas Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI), Todas em Rede e Centro de Referência do Autismo.
A assinatura representa um importante avanço para o município, ampliando o acesso da população a programas estruturados voltados à inclusão, autonomia, empregabilidade e fortalecimento da rede de atendimento às pessoas com deficiência.
Durante o evento também será assinado o Termo de Cooperação com o Instituto Jô Clemente (IJC) para a execução do projeto "Territórios e Redes: Deficiência, Autonomia e Prevenção à Violência", iniciativa voltada ao fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes com deficiência intelectual por meio da capacitação dos servidores municipais e do aprimoramento das estratégias de prevenção e enfrentamento às situações de violência.
Também está previsto o lançamento do Primeiro Chamamento Público da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos. “Será um marco para a política municipal da pessoa com deficiência esse Chamamento Público. O objetivo é selecionar projetos de Organizações da Sociedade Civil voltados à promoção da inclusão, garantia de direitos, autonomia e participação social das pessoas com deficiência”, explica Rafael Almeida, secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos.
A iniciativa ampliará o alcance das ações desenvolvidas pelo município, fortalecendo parcerias com a sociedade civil e fomentando projetos nas áreas de paradesporto e esporte adaptado, empregabilidade, cultura, lazer inclusivo, conscientização e inclusão no ambiente escolar.
10 ANOS – Durante o evento será comemorado os 10 anos de criação da pasta na promoção da inclusão, acessibilidade, garantia de direitos e fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. Uma programação especial foi preparada para valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência e apresentar importantes iniciativas que contribuirão para o futuro das políticas públicas de inclusão no município.
Entre os destaques da programação estão: apresentação do Coral Além do Olhar, grupo que promove a inclusão social por meio da arte e da música; apresentação de Daniela Caburro, artística plástica reconhecida internacionalmente por sua trajetória de superação e talento, integrante da Associação dos Pintores com a Boca e com os Pés desde 2004 e apresentação do artista Luccas, que por meio de sua expressão e talento contribuirá para a valorização da diversidade e do protagonismo das pessoas com deficiência. A apresentação integra a proposta do evento de destacar histórias, habilidades e capacidades que demonstram a importância da inclusão em todos os espaços da sociedade, reforçando a mensagem de que o respeito às diferenças e a promoção da igualdade de oportunidades são fundamentais para a construção de uma cidade mais acessível e acolhedora.
SÃO CARLOS/SP - No próximo dia 21 de junho, às 14h30, o Ginásio do Zuzão, em São Carlos, será palco de um dos maiores eventos fitness já realizados na cidade. O Studio Aline Solci Kangoo e Bungee celebra seus 7 anos de história com um grande aulão temático inspirado na Copa do Mundo, reunindo alunas, convidados e pessoas interessadas em conhecer de perto modalidades que conquistam cada vez mais adeptos.
A comemoração promete muita energia, diversão e integração, contando com a participação de professores convidados de diferentes cidades e estados, tornando a experiência ainda mais especial. Eventos desse porte são comuns em grandes centros do país, mas chegam pela primeira vez a São Carlos, trazendo uma oportunidade única para o público vivenciar um aulão com diversos profissionais reunidos em um só lugar.
Além de promover saúde, bem-estar e atividade física, o evento também terá um importante caráter social. Para participar, basta levar um kit de higiene pessoal contendo sabonete, absorvente, creme dental e escova de dentes. Todos os itens arrecadados serão destinados a uma instituição feminina, fortalecendo a corrente de solidariedade que faz parte da essência do evento.
Conhecido por realizar comemorações de aniversário em grande estilo, o Studio Aline Solci prepara uma edição histórica que promete movimentar a cidade, reunir pessoas de diferentes regiões e proporcionar momentos inesquecíveis para todos os participantes.
A expectativa é de um ginásio cheio de alegria, cores, música e muita vibração, em uma verdadeira celebração do esporte, da saúde e da união. Seja você praticante, iniciante ou apenas alguém em busca de uma experiência diferente, este é um evento que não pode ficar de fora da sua agenda.
Anote na agenda:
? Data: 21 de junho
? Horário: 14h30
? Local: Ginásio do Zuzão – São Carlos
? Entrada solidária: Kit de higiene pessoal para doação
Prepare sua torcida, vista as cores da sua seleção e venha fazer parte dessa grande festa. São Carlos vai viver uma experiência inédita, e você é nosso convidado especial!
A bola rolou e a emoção tomou conta dos gramados!
SÃO CARLOS/SP - No último sábado (13/06), a Mult Sport Escola de Futebol deu início à edição 2026 do ALCANS MS CHAMPIONS, considerado o maior torneio interno de futebol da região. Inspirado no clima de uma Copa do Mundo, o campeonato reuniu centenas de atletas e famílias nas unidades Vila Prado e Shopping para uma rodada marcada por equilíbrio, competitividade e muitos gols.
Mesmo com as baixas temperaturas, os jogos aqueceram o público presente, que acompanhou partidas disputadas do início ao fim, evidenciando o talento e a dedicação dos jovens atletas.
Com previsão de encerramento em dezembro, o torneio promete uma temporada repleta de grandes emoções e uma celebração especial para coroar mais uma edição histórica.
Mais do que uma competição esportiva, o ALCANS MS CHAMPIONS reforça o compromisso da Mult Sport em promover valores como respeito, amizade, trabalho em equipe e integração social. Há mais de 30 anos, a instituição transforma vidas por meio do esporte, impactando positivamente milhares de crianças, jovens e famílias.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.