SÃO CARLOS/SP - São Carlos foi destaque na 13ª edição do Prêmio InovaCidade Iniciativas 2026, ao ser reconhecida pelo projeto “Sistema Integrado Inteligente de Ecopontos e Valorização de Resíduos com Economia Circular”. A premiação ocorreu nesta terça-feira (16/06), durante a abertura oficial do Smart City Business Brazil Congress, no Expo Center Norte, em São Paulo, evento considerado o mais estratégico da América Latina sobre cidades inteligentes.
O projeto premiado tem como objetivo estruturar um sistema moderno de gestão de resíduos sólidos, integrando ecopontos já existentes e futuros, com suporte tecnológico para rastreabilidade e valorização dos materiais descartados. A iniciativa busca ampliar a eficiência na destinação de resíduos, reduzir impactos ambientais e estimular práticas sustentáveis por meio da economia circular.
O prefeito Netto Donato comemorou o reconhecimento. “Esse prêmio mostra que São Carlos está na vanguarda da inovação. Nossa cidade mais bonita também é uma cidade que cuida do descarte consciente e sustentável. É um orgulho ver o trabalho da nossa autarquia ser reconhecido em nível nacional”.
O gerente de Manejo de Resíduos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Dione Henrique de Souza Daniel, explicou a essência da proposta. “Estamos integrando todos os ecopontos da cidade, atuais e futuros, para gerar economia e rentabilidade com os resíduos. A ideia é reaproveitar e reinserir materiais no mercado, garantindo uma gestão mais eficiente e sustentável”.
O presidente do SAAE, Derike Contri, destacou o impacto da iniciativa. “Aplicar e otimizar da melhor forma os recursos financeiros, instrumentais e humanos é a palavra de ordem no setor público, porque envolve dinheiro da população. É esta demonstração que São Carlos dá para o Estado e para o Brasil. E este reconhecimento, claro, enche de orgulho, mais uma vez, todos os servidores da autarquia”.
O Prêmio InovaCidade recebeu 172 inscrições nesta edição, das quais 47 projetos foram selecionados como vencedores. Criado há mais de uma década, o prêmio é referência nacional e latino-americana em inovação urbana, valorizando soluções capazes de enfrentar desafios complexos e melhorar a qualidade de vida nas cidades.
“São Carlos reafirma sua posição como protagonista em políticas públicas de sustentabilidade e inovação, mostrando que tecnologia e economia circular podem transformar a gestão urbana e servir de inspiração para outros municípios brasileiros”, complementou o prefeito Netto Donato.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória de São Carlos realizou, na noite da última segunda-feira (15/06), a cerimônia de premiação do Concurso de Fotografias 2025, que teve como tema “Turismo em São Carlos: meio ambiente, tecnologia, história, religião e cultura”. A iniciativa reuniu participantes de diferentes faixas etárias e níveis de experiência, incentivando a população a registrar e valorizar os patrimônios e as riquezas do município.
As fotografias inscritas retrataram diversos aspectos da identidade são-carlense, evidenciando atrativos turísticos, culturais, históricos, ambientais, religiosos e tecnológicos. Os trabalhos apresentaram diferentes olhares sobre a cidade e contribuíram para destacar a diversidade que compõe o patrimônio local.
A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, representantes da comunidade, familiares dos participantes e integrantes das comissões organizadora e julgadora. Durante o evento, também foram entregues certificados de reconhecimento aos profissionais responsáveis pela coordenação e avaliação do concurso.
A presidente da Fundação Pró-Memória, Isabel Lima, ressaltou a importância da iniciativa para a preservação da memória coletiva e a valorização do patrimônio cultural do município. Segundo ela, o concurso reforça o compromisso da instituição em incentivar a população a registrar e preservar elementos que fazem parte da história e da identidade de São Carlos.
Os vencedores da edição 2025 foram Maycon César Pedro, que conquistou o primeiro lugar (Estação Ferroviária de São Carlos); Diogo Mantovanelli Rabetti, segundo colocado (Biblioteca Comunitária UFSCar) e Thiago Ferronatto, terceiro colocado (Fábrica de Tecidos da cidade - atual sede do ONOVOLAB).
Além de reconhecer o talento dos participantes, o concurso contribui para a formação de um acervo contemporâneo de imagens produzidas pelos próprios cidadãos, fortalecendo as ações de preservação da memória local e ampliando o diálogo entre a Fundação Pró-Memória e a comunidade.
A Comissão Organizadora foi composta por Leila Maria Massarão, Manoel Virgínio da Silva e Thais Ruggiero Massucio. Já a Comissão Julgadora teve como integrantes Antônio Benedito de Stefani, João Moura Iamarino Leite Ribeiro e Walter José D’Aquino Junior.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, em parceria com o Ministério Público, realizou nesta segunda-feira (15/06), o treinamento para auxílio e resgate de animais silvestres e domésticos no período de estiagem e queimadas, ação integrada à Operação Corta Fogo 2026.
A capacitação aconteceu nas dependências do Parque Ecológico de São Carlos e reuniu profissionais de diversos órgãos e instituições, entre eles integrantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Guarda Municipal, bombeiros civis, funcionários do Parque Ecológico, Defesa Civil e voluntários.
O treinamento teve como objetivo preparar os participantes para atuar no manejo, contenção, primeiros socorros e resgate de animais afetados por incêndios florestais e queimadas urbanas, garantindo a segurança das equipes e o bem-estar dos animais.
A programação contou com atividades teóricas e práticas. Pela manhã, o biólogo Francisco Rogério Paschoal ministrou palestra sobre captura e contenção de animais silvestres, abordando técnicas de manejo, transporte, identificação de espécies, situações de risco e procedimentos de resgate em áreas atingidas pelo fogo. Também foi realizada uma atividade prática de manejo de serpentes.
No período da tarde, os participantes receberam treinamento voltado à captura e contenção de animais domésticos, além de atividades práticas relacionadas ao manejo de equinos, desenvolvidas em conjunto com o Departamento de Controle e Defesa Animal.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, Alexandre Wellington de Souza, a capacitação é fundamental para preparar as equipes para o período mais crítico do ano em relação às queimadas.
“Estamos entrando, no meio do ano, em uma época de agravamento das queimadas, tanto na área urbana quanto na rural. É justamente nesse período que muitos animais são encontrados em situação de risco ou acabam migrando para áreas urbanas em busca de abrigo. Por isso, é fundamental que as equipes estejam capacitadas para realizar a captura e o manejo desses animais de forma segura, garantindo a proteção dos profissionais envolvidos, da população e, principalmente, dos próprios animais”, destacou o secretário.
Alexandre Wellington também ressaltou a importância da integração entre os órgãos participantes. “Mais do que transmitir conhecimento, esse treinamento busca capacitar efetivamente os profissionais e voluntários que atuam na linha de frente das ocorrências, fortalecendo a atuação conjunta dos órgãos públicos e entidades parceiras durante as ações da Operação Corta Fogo”, completou.
SÃO CARLOS/SP - Como parte das ações de manutenção e adequação da rede de abastecimento, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) promoverá uma intervenção na manhã desta quarta-feira (17) em uma das principais vias da região central da cidade.
A obra ocorrerá na Rua Quinze de Novembro, na esquina com a Avenida São Carlos, onde equipes técnicas executarão a mudança de uma ligação de água. Para a realização do serviço será necessária a abertura do asfalto e, consequentemente, a interdição temporária do trecho.
Segundo o cronograma divulgado pela autarquia, os trabalhos começam às 8h e devem ser finalizados por volta das 10h, período em que o acesso ao local ficará restrito.
O SAAE pede a colaboração dos moradores e condutores, destacando a importância da intervenção para a melhoria da infraestrutura do sistema de abastecimento. A autarquia também recomenda atenção às orientações de trânsito e às rotas alternativas indicadas durante a execução dos serviços.
Em caso de chuva ou outras condições meteorológicas que comprometam a segurança da operação, o cronograma poderá sofrer alterações.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos confirmou nesta segunda-feira (15/06) a participação da delegação são-carlense nos 68º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, que serão realizados entre os dias 4 e 13 de julho, em Lençóis Paulista. O anúncio foi feito durante evento realizado no Paço Municipal, com a presença do prefeito Netto Donato, do secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, dos vereadores Edson Ferraz e Thiago de Jesus, atletas e representantes do esporte local.
Neste ano, São Carlos disputará 21 modalidades esportivas e contará com uma delegação formada por 437 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeutas e servidores da Secretaria Municipal de Esportes.
A delegação são-carlense disputará provas e competições de atletismo, basquetebol, basquetebol 3x3, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
O secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, destacou a importância da participação do município na competição.
“Estamos muito felizes em confirmar a participação de São Carlos nos Jogos Regionais de 2026, que serão realizados em Lençóis Paulista. Essa presença expressiva demonstra o compromisso da administração municipal com o fortalecimento do esporte e com a valorização dos nossos talentos. Sabemos da importância dos Jogos Regionais para a formação esportiva e para o desenvolvimento dos atletas, e por isso trabalhamos intensamente para garantir as condições necessárias para essa participação. É motivo de muito orgulho ver
São Carlos novamente ocupando seu espaço em uma das maiores competições esportivas do Estado de São Paulo, contando com o apoio e o incentivo do prefeito Netto Donato e do vice-prefeito Roselei Françoso. Temos certeza de que nossos atletas representarão a cidade com dedicação, garra e espírito de equipe.”
Os Jogos Regionais têm por objetivo favorecer o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios por meio da competição, identificar os melhores atletas e equipes de cada região esportiva para participação nos Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni” e contribuir para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa.
Organizados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, em parceria com a prefeitura da cidade-sede, os Jogos Regionais devem reunir em 2026 cerca de 340 municípios paulistas e mais de 30 mil atletas nas oito regiões esportivas do Estado.
Como sede da 3ª Região Esportiva, Lençóis Paulista deverá receber entre 40 e 50 municípios e aproximadamente 5 mil atletas. A região abrange cidades das regiões de Bauru, Piracicaba, São Carlos e Jaú.
O prefeito Netto Donato ressaltou o esforço da administração municipal para garantir o retorno de São Carlos à competição.
“Ano passado, infelizmente, São Carlos não pôde participar dos Jogos Regionais por falta de recursos. Mas essa realidade não nos desanimou. Pelo contrário, trabalhamos intensamente ao longo de todo esse período para garantir que, neste ano, nossa cidade voltasse à competição com a força e a grandeza que merece. Hoje, temos a alegria de ver
São Carlos representada em 21 das 23 modalidades, com atletas preparados, estrutura adequada e condições dignas para que cada um possa mostrar seu talento, sua dedicação e o orgulho de defender as cores do nosso município. Essa participação é resultado de muito trabalho, planejamento e, acima de tudo, do compromisso que temos com o esporte e com os nossos atletas”, destacou o prefeito.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realizou no último sábado, 13 de junho, a cerimônia de encerramento da Pós-Graduação Lato Sensu em Gerenciamento de Recursos Hídricos e Planejamento Ambiental em Bacias Hidrográficas, no Campus 1 da instituição.
O curso foi fruto de uma parceria entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Prefeitura Municipal de São Carlos, com financiamento do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré (CBH-TJ), por meio de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro).
Voltada para a capacitação de profissionais comprometidos com a gestão sustentável das águas, a especialização abordou temas como governança, legislação, monitoramento ambiental, conservação dos recursos naturais e instrumentos de gestão hídrica.
A cerimônia reuniu autoridades, representantes do CBH-TJ, docentes, coordenadores e alunos concluintes. Os participantes apresentaram pôsteres acadêmicos com os resultados de seus trabalhos, compartilhando experiências e soluções voltadas à sustentabilidade.
O vice-prefeito Roselei Françoso participou do evento. Segundo ele, essa iniciativa destaca a importância da “educação continuada e a formação de especialistas preparados para enfrentar os desafios da gestão hídrica e contribuir para o desenvolvimento ambiental da região”.
Por sua vez, o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, disse que “o curso simboliza a união entre academia, poder público e sociedade civil em prol da preservação dos recursos hídricos. É um passo importante para que São Carlos e toda a região avancem em políticas ambientais sustentáveis”.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com a Electrolux Food Foundation, abriu inscrições para o curso gratuito do Programa Gastronomia Sustentável. A iniciativa é voltada para pessoas desempregadas, em transição profissional ou que buscam uma nova oportunidade na área da gastronomia, seja para inserção no mercado de trabalho ou para empreender.
O curso terá duração de quatro semanas, de 31 de julho a 28 de agosto, com aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30, na sede da Electrolux, localizada na Avenida José Pereira Lopes, 250. São oferecidas 16 vagas, com idade mínima de 18 anos para participação. Para receber certificação, será necessário atingir pelo menos 80% de presença.
A abertura oficial do projeto ocorrerá no dia 31 de julho, na Casa do Trabalhador. As inscrições estarão abertas de 6 a 24 de julho, também na Casa do Trabalhador, na Avenida São Carlos, 1.839, Centro, das 8h30 às 16h. Os candidatos devem apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Este curso tem como objetivo ampliar as oportunidades de capacitação e fomentar práticas sustentáveis na gastronomia.
SÃO CARLOS/SP - A equipe da Associação São-carlense de Atletismo (ASA) foi destaque na 19ª Corrida Unicep, realizada na manhã deste domingo, 15, em São Carlos, reunindo mais de 2 mil atletas nas provas de 5 km, 7,5 km e 15 km.
Correndo em casa e diante da torcida, Miguel Luciano protagonizou uma grande atuação na prova principal. Largando no pelotão de elite, o atleta conquistou o 2º lugar geral nos 15 km, enfrentando um percurso exigente, com subidas, e atletas de alto nível — incluindo um queniano entre os favoritos. Mantendo ritmo forte do início ao fim, com média de 3min19s por quilômetro, Miguel fez uma prova consistente e celebrou o resultado especial diante do público são-carlense.
“Correr em casa depois de tanto tempo teve um sabor especial. Ouvir meu nome durante o percurso foi muito motivador. Agora o foco são os Jogos Regionais”, destacou o atleta.
Nos 5 km, o brilho foi de Micaelli Scatamburgo Guerrero, que garantiu o 1º lugar geral com mais uma performance sólida. Em franca evolução, a atleta segue em preparação para os Jogos Regionais e demonstrou estar muito próxima do auge físico.
“Foi uma prova com muita neblina, mas estou feliz com meu desempenho. Bati quase minha meta e agora é focar nos treinos para os Regionais”, afirmou.
A equipe ACD (Atletas com Deficiência) também teve participação de destaque, com Maxuel Ferreira (DV), guiado por Rodrigo Paschoalin, além de João Vazelli Júnior, que completaram o percurso de 5 km, reforçando a força e a inclusão do esporte são-carlense.
O coordenador Altair Maradona Pereira celebrou o desempenho coletivo e o espírito da equipe.
“Parabéns a todos que representaram muito bem nossa equipe e São Carlos. Parabéns ao técnico Paiutto. Nosso agradecimento à Prefeitura e à Secretaria de Esportes pelo apoio”, afirmou.
Com grandes resultados e desempenho consistente, a ASA mostra que chega forte para os próximos desafios da temporada.
SÃO CARLOS/SP - O Estádio Municipal Professor Luís Augusto de Oliveira (Luizão) recebeu, na manhã deste domingo (14/06), o evento beneficente “Jogo dos Artistas: Pagode versus Sertanejo”. A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e reuniu atletas, músicos e a população em uma ação marcada pela integração, entretenimento e solidariedade.
A entrada para o evento foi solidária, mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Todos os alimentos arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, contribuindo para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Além da partida de futebol, o público também acompanhou apresentações musicais de pagode e sertanejo e participou de momentos de interação com os jogadores. Participaram do evento o secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, e os vereadores Edson Ferraz e Dé Alvim.
De acordo com o secretário Fernando Carvalho, a iniciativa teve como principal objetivo promover a integração entre diferentes estilos musicais e, ao mesmo tempo, incentivar a solidariedade. “Este evento teve dois objetivos principais. O primeiro foi promover a integração entre dois estilos musicais diferentes, valorizando a cultura e incentivando a convivência entre os participantes. Além desse encontro cultural, também tivemos o objetivo de arrecadar alimentos para o Fundo Social de Solidariedade. Sabemos que essa é uma demanda importante em São Carlos e, por isso, buscamos unir esporte, música, cultura e solidariedade em uma única ação”, destacou o secretário.
O secretário também agradeceu o apoio da administração municipal para a realização da iniciativa. “Agradeço ao prefeito Netto Donato e ao vice-prefeito Roselei Françoso, que compreenderam a importância deste evento e deram todo o apoio necessário para que ele pudesse acontecer.”
Segundo Carvalho, novas ações já estão sendo planejadas. “Durante o evento surgiram ideias para realizarmos iniciativas ainda maiores no futuro, como um mini campeonato. A intenção é ampliar esse tipo de entretenimento e proporcionar cada vez mais oportunidades de lazer, integração e convivência para a população”, concluiu.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos se prepara para sediar, no próximo dia 20 de junho de 2026, a XIII Conferência Municipal de Saúde, etapa preparatória da 18ª Conferência Nacional de Saúde. O encontro, marcado para o Hotel Nacional Inn, das 8h às 17h, será um espaço democrático de participação social, reunindo usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviços.
Com o tema nacional “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania – Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, a conferência local terá como foco quatro eixos centrais: Democracia e soberania, financiamento adequado, emergências climáticas e justiça socioambiental.
Entre os objetivos, estão a avaliação da situação de saúde no município, a identificação dos principais desafios locais, a formulação de propostas para fortalecer políticas públicas e a eleição de delegados que representarão São Carlos nas etapas macrorregional e estadual da Conferência. As Inscrições podem ser feitas online no link: https://forms.gle/eGJGE59aVSgyS5ev9 ou presencialmente no dia do evento, garantindo acesso a todos os interessados.
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, destacou a importância da mobilização social. “A Conferência é um momento de escuta e construção coletiva. Precisamos fortalecer o SUS com propostas que reflitam a realidade de São Carlos e que dialoguem com os desafios nacionais. Cuidar da saúde da população é também cuidar da soberania do país”.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.