SÃO CARLOS/SP - Uma ação da Força Tática resultou na captura de uma mulher procurada pela Justiça na região do Santa Angelina, em São Carlos. A prisão ocorreu durante uma operação de reforço ao policiamento realizada no bairro.
Conforme informações da Polícia Militar, a equipe realizava patrulhamento quando identificou três pessoas reunidas em uma área frequentemente alvo de denúncias relacionadas ao comércio de entorpecentes. Ao notar a presença policial, o grupo demonstrou comportamento suspeito e tentou evitar a abordagem.
Os policiais realizaram a identificação dos abordados e, durante a checagem dos dados, uma das pessoas apresentou informações consideradas inconsistentes. A atitude despertou a atenção da equipe, que aprofundou a consulta nos bancos de dados das forças de segurança.
A verificação revelou que havia um mandado de prisão preventiva em aberto contra a mulher, expedido pela Justiça de Araraquara por envolvimento em furtos.
Segundo o relato policial, após a descoberta, a suspeita confirmou sua verdadeira identidade e reconheceu que tinha conhecimento da ordem judicial. Ela também teria admitido envolvimento em furtos ocorridos recentemente.
A mulher foi conduzida para a Central de Polícia Judiciária, onde a autoridade de plantão tomou ciência dos fatos e formalizou o cumprimento do mandado. A capturada permaneceu recolhida e à disposição do Poder Judiciário.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou, na tarde desta sexta-feira (19/06), a entrega de três novos veículos destinados ao fortalecimento dos serviços públicos de saúde. A cerimônia ocorreu na Praça do Mercado Municipal e reuniu autoridades do Executivo e Legislativo.
Foram entregues um veículo Master, versão Minibus Executive, um Citroën com capacidade para sete lugares e uma motolância, que passam a integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde.
O secretário de Saúde, Leandro Pilha, recebeu oficialmente as chaves das mãos do prefeito Netto Donato, do vice-prefeito Roselei Françoso e dos vereadores Elton Carvalho e André Rebello.
O Minibus Executive, zero quilômetro, foi destinado pelo Governo do Estado. Já o veículo Citroën, no valor de R$ 162 mil, foi adquirido por meio de emenda parlamentar do vereador André Rebello. A motolância, equipada para atendimento de urgência e emergência, também foi viabilizada com recursos de emenda do vereador Elton Carvalho no valor de R$ 100 mil.
Durante a entrega, o vereador Elton Carvalho destacou a importância do investimento no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que completa 20 anos de atuação no município. Segundo ele, a nova motolância representa um avanço significativo na agilidade dos atendimentos, especialmente em ocorrências graves.
O vereador André Rebello ressaltou que o veículo destinado ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) atende a uma demanda antiga da área de saúde mental, ampliando as possibilidades de deslocamento dos usuários para atividades externas e de convivência, fundamentais no processo terapêutico.
O secretário de Saúde, Leandro Pilha, agradeceu os investimentos e destacou os impactos positivos das novas aquisições na rede municipal. Segundo ele, o Minibus vai atender os pacientes da hemodiálise, a motolância vai contribuir para a redução do tempo de resposta em situações de emergência, enquanto o veículo do CAPS amplia a mobilidade das equipes e dos usuários atendidos. “São investimentos que qualificam a rede municipal de saúde e garantem um atendimento cada vez melhor para a população de São Carlos”, ressaltou Pilha.
O vice-prefeito Roselei Françoso enfatizou a importância da integração entre Executivo e Legislativo na viabilização de melhorias para a saúde pública, ressaltando que os investimentos resultam diretamente em benefícios à população. “Quando vereadores destinam recursos para a saúde e a administração municipal trabalha para transformar esses investimentos em serviços, quem ganha é a população”.
Encerrando a cerimônia, o prefeito Netto Donato afirmou que as entregas reforçam o compromisso da administração com a melhoria contínua dos serviços de saúde. Ele destacou ainda que os novos veículos ampliam a capacidade de atendimento, garantem mais conforto aos pacientes e fortalecem tanto a rede de urgência e emergência quanto as ações de saúde mental no município. “O nosso compromisso é trabalhar continuamente para melhorar a qualidade de vida da população são-carlense.
Também participaram da entrega demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos recebeu nesta sexta-feira (19) uma avaliação da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) como parte da etapa de progressão ao Selo Intermediário de Instituição Amiga do Idoso. A visita foi conduzida pela Dra. Cláudia Fló, coordenadora da Área Técnica de Saúde do Idoso da SES-SP e referência estadual em gerontologia.
A avaliação considera a continuidade das ações implantadas desde a adesão à iniciativa, em 2023, e a conquista do Selo Inicial em 2024, além da adequação aos critérios exigidos para o nível intermediário. Durante a visita, foram apresentados indicadores institucionais e observadas práticas assistenciais voltadas à pessoa idosa em diferentes setores do hospital.
As ações são conduzidas por um comitê gestor formado por profissionais de diferentes áreas da instituição. O grupo atua na implementação e no acompanhamento das iniciativas, que envolvem assistência, acessibilidade, comunicação, capacitação e segurança do paciente.
A Dra. Cláudia Fló destacou que o Selo Instituição Amiga do Idoso busca induzir mudanças na forma como as instituições estruturam o cuidado à pessoa idosa.
“A finalidade do selo é mudar a forma como os profissionais enxergam a pessoa idosa. O idoso tem particularidades que precisam ser compreendidas e respeitadas. Queremos que ele deixe de ser invisível dentro das instituições”, afirmou.
Para a diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, o processo evidencia o trabalho conjunto das equipes na qualificação do cuidado à pessoa idosa.
“O mais importante é ver o envolvimento das equipes ao longo desse processo. Profissionais de diferentes áreas contribuem diariamente para qualificar o cuidado à pessoa idosa. O selo representa esse trabalho conjunto que vem sendo construído dentro da instituição”, disse.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos participou, nesta semana, de uma importante ação promovida pela Film Commission São Paulo no Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista. O encontro reuniu secretários e prefeitos de municípios selecionados para integrar o catálogo estadual de locações e tem como objetivo aproximar as cidades das produtoras, diretores e profissionais do setor audiovisual de todo o país e do exterior.
Durante a apresentação, São Carlos teve a oportunidade de destacar seu potencial como destino para produções audiovisuais, apresentando uma ampla diversidade de cenários e características que tornam o município um local estratégico para gravações de filmes, séries, novelas, documentários, comerciais e conteúdos para plataformas digitais.
A cidade foi contemplada para integrar o catálogo oficial da Film Commission do Estado de São Paulo, passando a fazer parte de uma vitrine que facilitará o acesso de produtores às informações sobre locações, infraestrutura e apoio institucional oferecidos pelos municípios participantes.
Hícaro Alonso secretário adjunto de turismo evidenciou os atrativos da cidade. “São Carlos apresentou sua estrutura de receptivos e enfatizamos o capital técnico que possuímos como o curso de Imagem e Som da UFSCar, além das produtoras consagradas que estão na cidade e o potencial que temos para sermos um polo de audiovisual para o Brasil e posteriormente ter um alcance internacional”.
Além dos tradicionais pontos turísticos, foram apresentados locais com grande potencial cinematográfico, incluindo áreas urbanas, espaços industriais, regiões rurais e cenários que, embora não façam parte dos roteiros turísticos convencionais, possuem características únicas e altamente atrativas para produções audiovisuais.
O catálogo da cidade reúne opções de locações públicas e privadas, contemplando prédios históricos, fazendas, parques, áreas naturais, os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia, além de espaços que refletem a identidade e a diversidade arquitetônica do município.
Mais do que apresentar locações, São Carlos demonstrou um dos seus maiores diferenciais: a integração entre o poder público e as instituições locais. O trabalho da Film Commission Municipal envolve diversas secretarias da administração, que atuam de forma coordenada para ser um facilitador, com agilidade, apoio e segurança aos produtores interessados em realizar projetos na cidade.
Essa sinergia entre as áreas da administração municipal, aliada ao apoio das instituições de ensino, do setor produtivo e da comunidade, reforça o compromisso de São Carlos em se consolidar como um importante polo de atração para o mercado audiovisual.
Com sua diversidade de cenários, infraestrutura qualificada e um modelo de trabalho baseado na cooperação entre diferentes setores, São Carlos se apresenta ao mercado audiovisual como uma cidade preparada para receber produções de todos os portes e transformar boas histórias em grandes realizações.
SÃO CARLOS/SP - O município de São Carlos foi oficialmente reconhecido com a certificação de “Município Amigo da Juventude” durante o 9º Conexidades, evento realizado entre os dias 15 e 19 de junho em Campos do Jordão. A entrega do título ocorreu em uma sessão solene dedicada a homenagear as cidades paulistas que se destacam ativamente no desenvolvimento e na implementação de políticas públicas voltadas à população jovem.
A honraria é um reflexo direto do trabalho integrado que a Prefeitura de São Carlos promove em diversas áreas de impacto social. O município conquistou o reconhecimento devido aos investimentos em formação e capacitação profissional, incentivo ao primeiro emprego e ações contínuas de esporte, lazer e inclusão social. Entre as frentes de maior relevância, destacam-se os projetos descentralizados realizados nos Centros da Juventude locais e a implantação da escuta especializada, um serviço essencial voltado à proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O título foi outorgado pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, por meio do secretário estadual Arthur Lima, em uma ação conjunta com a Coordenadoria Estadual de Políticas para a Juventude, representada pelo coordenador Juliano Borges.
Durante a cerimônia, São Carlos foi representada pelo secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, que também atua como coordenador da Microrregião Central do Estado de São Paulo. Ao receber a certificação, Almeida enfatizou o impacto do prêmio para o futuro da gestão municipal.
“São Carlos tem construído políticas públicas consistentes para a juventude, criando oportunidades, promovendo inclusão e fortalecendo a proteção social. Receber esse reconhecimento estadual demonstra que estamos no caminho certo e nos incentiva a continuar investindo no futuro dos nossos jovens", destacou o secretário municipal, reforçando o compromisso contínuo da cidade com o desenvolvimento das novas gerações.
SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) realiza neste sábado (20/06) e domingo (21/06), o seu tradicional Arraiá. A festa junina, aberta a toda a comunidade com entrada solidária - doação de alimentos não perecíveis ou itens de higiene pessoal e limpeza -, acontece das 16h às 22h, no Campus 1 da instituição, localizado na rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery. O evento foi planejado para reunir famílias de São Carlos e região em um ambiente repleto de lazer, gastronomia típica e muita cultura.
Um dos grandes destaques desta edição é a programação de shows, que trará diversas atrações musicais ao longo dos dois dias de festa. No sábado (20), a abertura do palco ocorre às 16h com a apresentação da Orquestra de Violas “Amigos Violeiros de São Carlos”. Na sequência, às 18h, o público poderá acompanhar o show de Betinho Max, conhecido como “O Cara do Piseiro”, seguido pela dupla Rud e Robson, que encerra a primeira noite a partir das 20h.
A festividade continua no domingo (21) com mais três apresentações de peso. Os shows começam às 16h com a dupla Beloti e Viana, trazendo o melhor do sertanejo. Às 18h, o palco recebe o Bando da Sanfona para animar os presentes com ritmos tradicionais, e o encerramento do evento ficará por conta da dupla João Carlos e Bruno, com show marcado para as 20h.
Além dos shows ao vivo, a estrutura do Arraiá contará com praça de alimentação com food trucks e barracas de comidas típicas, além de brinquedos infláveis para a diversão do público infantil. Todos os mantimentos arrecadados na portaria serão integralmente destinados às ações sociais desenvolvidas no município, auxiliando famílias em situação de vulnerabilidade.
SERVIÇO
Arraiá da FESC 2026
• Data: 20 e 21 de junho (sábado e domingo)
• Horário: Das 16h às 22h
• Local: FESC Vila Nery (Campus 1) – Rua São Sebastião, nº 2.828
• Entrada: Solidária (doação de alimentos não perecíveis ou itens de higiene pessoal e limpeza)
• Atrações: Barracas de alimentação, food trucks, brinquedos infláveis e shows ao vivo
Programação de Shows
• Sábado (20/06):
o 16h – Orquestra de Violas “Amigos Violeiros de São Carlos”
o 18h – Betinho Max “O Cara do Piseiro”
o 20h – Rud e Robson
• Domingo (21/06):
o 16h – Beloti e Viana
o 18h – Bando da Sanfona
o 20h – João Carlos e Bruno.
SÃO CARLOS/SP - O Parque Ecológico Municipal “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, em São Carlos, comemorou recentemente o nascimento de mais um filhote de alpaca. A nova integrante do plantel nasceu em meados de maio e é filha do macho Caramelo, o mesmo pai de outro filhote nascido no final de abril.
O primeiro nascimento do ano foi de um macho, com pelagem acinzentada e manchas pretas e brancas, característica que tem chamado a atenção dos visitantes. Com a chegada da nova fêmea, o recinto passa a abrigar seis alpacas: duas fêmeas adultas, cada uma acompanhada de seu filhote, um macho adulto, uma fêmea jovem e a recém-nascida.
Originária da região dos Andes, especialmente do Peru, Chile e Bolívia, a alpaca é um mamífero da família dos camelídeos. Menor que a lhama, destaca-se pela pelagem longa e macia, amplamente utilizada na produção de fibras têxteis. Apesar de ter o hábito de cuspir como forma de defesa ou demonstração de agressividade, é considerada um animal dócil e de fácil manejo.
Segundo o biólogo Francisco Rogério Paschoal, as alpacas são criadas nos países andinos principalmente para a produção de lã e carne. No Brasil, porém, sua presença é mais comum em zoológicos e parques.
“Na América do Sul existem quatro espécies de camelídeos. Duas são selvagens, o guanaco, que é o maior camelídeo selvagem do continente, e a vicunha, considerada a menor espécie. Já a alpaca e a lhama são espécies domesticadas”, explicou.
De acordo com Paschoal, os nascimentos ocorrem anualmente e refletem o sucesso do manejo realizado pela equipe técnica do Parque. Os animais excedentes são encaminhados para criadores parceiros devidamente autorizados.
Nos primeiros meses de vida, os filhotes alimentam-se exclusivamente do leite materno. Com o crescimento, passam a explorar o ambiente e a consumir ração e capim, integrando-se gradualmente ao grupo. No Parque Ecológico, as alpacas vivem no setor denominado Patagônia.
Os dois filhotes já podem ser observados pelos visitantes. O Parque Ecológico Municipal “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2, e oferece visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, e aos domingos e feriados, das 8h às 17h30. Informações adicionais podem ser obtidas pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
SÃO CARLOS/SP - A poucos dias do início dos 68º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, o secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, esteve em Lençóis Paulista para vistoriar o alojamento que receberá a delegação de São Carlos durante a competição, que será realizada entre os dias 4 e 13 de julho.
A delegação são-carlense ficará instalada na Escola Estadual Rubens Pietraróia, local que já recebeu os atletas do município em outras edições dos Jogos Regionais. A visita teve como objetivo verificar as condições de hospedagem e garantir que a estrutura esteja adequada para receber atletas, técnicos e demais integrantes da comitiva.
São Carlos participará da competição com uma delegação formada por 437 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, fisioterapeutas e servidores da Secretaria Municipal de Esportes. Ao todo, o município disputará 21 modalidades esportivas.
De acordo com o secretário municipal de Esportes, Fernando Carvalho, a vistoria faz parte do planejamento realizado pela administração municipal para assegurar tranquilidade e segurança aos atletas durante o período dos jogos.
“Após confirmarmos a participação de São Carlos nos Jogos Regionais, fomos até Lençóis Paulista para conhecer de perto o alojamento onde nossa delegação ficará hospedada.
A Escola Estadual Rubens Pietraróia já recebeu nossos atletas em outras oportunidades e encontramos uma estrutura adequada para acolher a equipe são-carlense. Nosso objetivo é garantir que todos tenham as melhores condições possíveis para representar a cidade com tranquilidade, conforto e segurança durante a competição”, destacou o secretário.
A delegação são-carlense disputará provas e competições de atletismo, basquetebol, basquetebol 3x3, biribol, bocha, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, handebol, judô, karatê, malha, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.
Organizados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Esportes, em parceria com a prefeitura da cidade-sede, os Jogos Regionais reúnem municípios de diversas regiões paulistas e servem como classificatória para os Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”.
Como sede da 3ª Região Esportiva, Lençóis Paulista deverá receber entre 40 e 50 municípios e aproximadamente 5 mil atletas durante a competição.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, participou do III Encontro Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência, realizado na última quinta-feira (18/06), na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. Representaram a pasta a diretora de Inclusão, Ariane Darezzo e a chefe de seção de Assistência Social para as Pessoas com Deficiência, Drieli Ribeiro.
O evento reuniu gestores, especialistas e representantes de diversas regiões do país para compartilhar experiências e discutir políticas públicas voltadas à inclusão, acessibilidade, educação, esporte e empregabilidade das pessoas com deficiência.
Durante a programação, foram apresentados programas desenvolvidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, como o Atleta Cidadão e o Inspiração Paralímpica, além de iniciativas de formação e capacitação do Movimento Paralímpico, que oferecem cursos presenciais e a distância para professores e profissionais da educação, promovendo a inclusão por meio do esporte.
De acordo com Ariane Darezzo, diretora de Inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, a inclusão no mercado de trabalho foi um dos principais temas debatidos ao longo do encontro. “Conhecemos experiências desenvolvidas em Rondônia, com ações de acompanhamento e monitoramento da inclusão produtiva; da Paraíba, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (FUNAD), referência no atendimento e na promoção da inclusão desde 1991; de Santa Catarina, com iniciativas voltadas à educação especial e à preparação para o mundo do trabalho; e Fortaleza apresentou projetos voltados à empregabilidade, empreendedorismo e geração de renda para pessoas com deficiência”.
Também foi apresentado o Programa Meu Emprego Inclusivo (PEI), do Governo do Estado de São Paulo, iniciativa voltada à qualificação profissional, inclusão produtiva e ampliação das oportunidades de trabalho para pessoas com deficiência. O programa foi destacado como uma importante ferramenta para promover a inclusão no mercado de trabalho e será implantado em São Carlos por meio de parceria com o Governo do Estado.
A participação de São Carlos no encontro teve como objetivo conhecer boas práticas desenvolvidas em diferentes regiões do país, fortalecer o intercâmbio entre gestores públicos e buscar iniciativas que possam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas e dos serviços oferecidos à população com deficiência do município.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos aproveitou o Conexidades 2026, que aconteceu até esta sexta-feira (19/06), em Campos do Jordão, um dos maiores eventos de gestão pública do país, para reforçar sua estratégia de posicionamento como “Capital da Tecnologia”. O município levou startups, instituições de ciência e tecnologia e experiências de sucesso, destacando iniciativas que conectam inovação ao desenvolvimento econômico e à atração de investimentos.
A participação institucional da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, permitiu que startups, empresas de base tecnológica e ambientes de inovação ocupassem o espaço institucional de São Carlos no evento, democratizando o acesso e ampliando a integração entre poder público e ecossistema local.
“Durante os dias de programação, representantes da cidade estabeleceram contatos com gestores públicos, investidores e empresas, apresentando soluções tecnológicas desenvolvidas no município”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, que se apresentou no painel “Investimento e Desenvolvimento: Novas Frentes para Fortalecer os Municípios Paulistas”. Ao lado do secretário estadual Jorge Lima e de outras lideranças, Paula discutiu estratégias de inovação, competitividade e desenvolvimento regional. “Participar do Conexidades foi uma oportunidade de mostrar que São Carlos não apenas possui um dos mais importantes ecossistemas de inovação do país, mas também está trabalhando para transformar esse potencial em desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e atração de investimentos. Tivemos a satisfação de levar startups e instituições por meio de um chamamento público inovador e, ao mesmo tempo, compartilhar nossas experiências em painéis estratégicos ao lado de importantes lideranças estaduais e municipais. São Carlos tem muito a contribuir para o debate sobre o futuro das cidades e segue fortalecendo seu papel como Capital da Tecnologia”, afirmou Paula Knoff.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.