Simplificando, muita coisa precisa ser feita nos próximos nove anos para que o objetivo de Biden seja remotamente alcançável. O carro elétrico precisa se tornar mais acessível. O alcance da bateria precisa aumentar bruscamente. Os postos de recarga precisam se tornar tão comuns quanto postos de gasolina. E o tempo que leva para carregar um carro elétrico precisa se aproximar do que leva para encher um tanque.
Os cubanos, por sua vez, estão limitados a alugar o Chery Arrizo 5e, fabricado na China, de acordo com Carla Bailo, executiva-chefe do Centro de Pesquisa Automotiva em Ann Arbor, no Michigan. E essa não é a única questão. "A geração de energia em Cuba está em crise, dado que a Venezuela está lhe fornecendo a menor quantidade de petróleo de todos os tempos. Nunca vi um carregador elétrico em Cuba", disse Jorge Salazar-Carrillo, natural de Cuba e diretor do Centro de Pesquisa Econômica da Universidade Internacional da Flórida.
Nos EUA, o Colorado é um dos estados mais progressistas quando se trata de estações de recarga em locais mais ermos. No entanto, um artigo recente do "The New York Times" sobre uma viagem para lá em um carro elétrico detalhou um fim de semana de preocupação constante com o próximo lugar para carregar.
"Ansiedade de alcance – isso é uma coisa real que tem de ser resolvida quando as pessoas pegam a estrada", observou Jason Courter, diretor de operações da Bellevue Honda, em Washington, e ex-presidente da Associação Internacional de Revendedores de Automóveis. Ele acrescentou: "Você realmente tem de traçar seu percurso quando dirige um veículo elétrico. Precisaremos ter uma infraestrutura de carregamento muito maior – transformando paradas de descanso em estações de carregamento. A parada média no posto de gasolina leva cerca de dez minutos. Só para obter uma carga são necessários de 20 minutos a mais de meia hora, com menos oportunidades para obtê-la."
Durante essa mudança elétrica, os carros não vão se tornar clássicos, mas podem começar a mostrar a idade em breve. "O veículo médio nas estradas americanas está ficando mais velho, não mais jovem, por isso as pessoas estão se agarrando aos automóveis por muito mais tempo. Os movidos a gasolina vão estar por aí durante um longo tempo, mesmo que cheguem a 50 por cento até 2030", disse Krebs.
É seguro apostar que, daqui a um século, haverá rodovias no céu e todos seremos os Jetsons – se ainda estivermos no planeta até lá. Em um futuro próximo, no entanto, as coisas podem ficar um pouco estranhas, com grupos de F-150 bem preservados cruzando estradas rurais em busca de um posto de gasolina, enquanto suas contrapartes elétricas se abastecem com um suprimento abundante de fios de eletricidade urbanos.
E, a não ser que haja uma revolução, os cubanos ainda estarão dirigindo os carros que nos lembram dos bons tempos, dos carros que nos lembram dos melhores tempos.
c. 2021 The New York Times Company