EUA - O russo Magomed Ankalaev deu um grande passo rumo a uma disputa de cinturão no UFC neste sábado. Na luta principal do evento em Las Vegas, o sexto colocado do ranking peso-meio-pesado correu poucos riscos rumo a uma vitória convincente por decisão unânime (49-46, 49-46, 48-47) sobre o brasileiro Thiago "Marreta" Santos, ex-desafiante número 1. Foi a oitava vitória consecutiva de Ankalaev, que tem apenas um revés em 18 lutas profissionais no MMA.
O russo o fez sem correr muitos riscos. Assim como na sua luta anterior, contra Johnny Walker, Marreta foi cauteloso e esperou muito para atacar em grande parte do combate. Apesar de muitas fintas e estudo, teve dificuldades para encontrar os espaços para atacar e emplacar seus golpes contra o adversário canhoto. Isso permitiu a Ankalaev controlar o espaço de luta e pontuar com chutes baixos e com golpes retos.
Quando Marreta soltava o jogo, o russo foi mais rápido na esquiva e no contragolpe na maior parte do combate. Foi assim que ele bambeou as pernas do carioca ainda no primeiro assalto, com um cruzado de direita no queixo por cima de um cruzado de esquerda do adversário.
A melhor arma de Marreta na luta foi o chute baixo, que acertou a coxa direita de Ankalaev por fora múltiplas vezes e deixou uma marca vermelha na região. Ele também causou um sangramento na canela com um desses chutes no último round.
Mas foi um overhand de esquerda na reta final do segundo round que trouxe o melhor momento de Marreta na luta. O golpe pegou na tampa da cabeça de Ankalaev, que caiu para trás. O brasileiro saltou por cima e tentou definir a luta no ground and pound, mas o russo escondeu bem a cabeça no pouco tempo que Marreta teve por cima.
Outro bom momento do brasileiro foi no início do quarto assalto, quando entrou determinado e atacou combinando cruzados. Ankalaev recuou assustado e Marreta passou raspando com uma joelhada voadora. No entanto, o russo se recuperou, retomou o controle do octógono, derrubou o brasileiro usando seu wrestling no minuto final e o segurou no chão. No quinto e último assalto, Ankalaev pregou o adversário na grade por boa parte do período e acertou joelhadas no corpo e nas pernas para mostrar atividade.
Depois da luta, Ankalaev pediu pela disputa de cinturão, mas não fez nenhum desafio e disse que essa oportunidade "depende do UFC".
Marreta sofreu sua quarta derrota nas últimas cinco lutas. Ele passou por cirurgia nos dois joelhos e ficou mais de um ano afastado após o primeiro revés desta sequência, na disputa do título contra o então campeão Jon Jones.
UFC Marreta x Ankalaev
12 de março de 2022, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL
Magomed Ankalaev venceu Thiago Marreta por decisão unânime (49-46, 49-46, 48-47)
Song Yadong venceu Marlon Moraes por nocaute aos 2min06s do R1
Sodiq Yusuff venceu Alex Caceres por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Khalil Rountree venceu Karl Roberson por nocaute técnico aos 25s do R2
Drew Dober venceu Terrance McKinney por nocaute técnico aos 3min17s do R1
Alex Poatan venceu Bruno Blindado por decisão unânime (triplo 30-27)
CARD PRELIMINAR
Matthew Semelsberger venceu AJ Fletcher por decisão unânime (triplo 29-28)
JJ Aldrich venceu Gillian Robertson por decisão unânime (triplo 30-27)
Javid Basharat venceu Trevin Jones por decisão unânime (30-27, 30-27, 29-28)
Damon Jackson venceu Kamuela Kirk por finalização aos 4min42s do R2
Miranda Maverick venceu Sabina Mazo por finalização aos 2min15s do R2
Cody Brundage venceu Dalcha Lungiambula por finalização aos 3min41s do R1
Guido Cannetti venceu Kris Moutinho por nocaute técnico aos 2min07s do R1
Azamat Murzakanov venceu Tafon Nchukwi por nocaute aos 44s do R3
Por Combate.com