ANTÁRTICA - Um grupo de biólogos marinhos a bordo de um navio de pesquisa fez uma descoberta fascinante, nas profundezas das águas geladas da Antártica.
Trata-se de um animal de aparência "alienígena", com 20 braços. A descoberta foi publicada, recentemente, no Invertebrate Systematics Journal, e fez parte de uma expedição de nove anos, entre 2008 a 2017.
Tal expedição teve como objetivo estudar criaturas marinhas pertencentes à espécie Promachocrinus fragarius, comumente conhecidas como estrelas antárticas de penas de morango. Até que foi surpreendida por novos tipos delas.
“Embora semelhantes a outros animais invertebrados oceânicos, como estrelas do mar e pepinos do mar, as estrelas de penas são distintas tanto em seu grande tamanho quanto em sua aparência sobrenatural quando nadam”, disseram os pesquisadores no artigo.
Estrelas de penas podem habitar uma profundidade de 100 a 1000 metros abaixo do nível do mar.
Além das 20 estrelas de penas antárticas armadas, a equipe identificou sete outras espécies pertencentes à Promachocrinus fragarius, que nunca haviam sido descritas ou nomeadas, anteriormente, pela comunidade científica.
Durante anos, suspeitou-se que os espécimes recuperados de expedições anteriores, embora não confirmados, pertencessem ao grupo de Promachocrinus (estrelas de penas da Antártida) até agora, disse um autor do estudo ao Insider.
O que tornou a classificação possível foi um exame do DNA e da morfologia física dos organismos descobertos.
As descobertas mostram como ainda existem milhares de criaturas marinhas potencialmente desconhecidas, nos vastos oceanos do nosso planeta.
“A exploração abrangente será indispensável para obter até mesmo uma compreensão básica da profusão de vida nas águas antárticas”, conclui o artigo científico.
por Zeleb.es / The Daily Digest