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Com pouco barulho, um Reino Unido dividido parte para o desconhecido Brexit

Escrito por  Jan 02, 2021

MUNDO - O Reino Unido iniciou o Ano Novo fora da órbita da União Europeia na sexta-feira, após encerrar uma tempestuosa ligação de 48 anos com o projeto europeu, sua mudança geopolítica mais significativa desde a perda do império.

O Brexit entrou em vigor na quinta-feira com a greve da meia-noite em Bruxelas, ou 2300 hora de Londres (GMT), no final de um período de transição que manteve o status quo por 11 meses depois que a Grã-Bretanha deixou formalmente a UE em 31 de janeiro, 2020.

“Este é um momento incrível para este país”, disse o primeiro-ministro Boris Johnson, 56, em sua mensagem de véspera de ano novo. “Temos a liberdade em nossas mãos e cabe a nós aproveitá-la ao máximo”.

Por cinco anos, as giros frenéticos da crise do Brexit dominaram os assuntos europeus, abalaram os mercados da libra esterlina e mancharam a reputação do Reino Unido como um pilar confiável da estabilidade ocidental.

Os apoiadores consideram o Brexit o alvorecer de uma “Grã-Bretanha global” recentemente independente, mas o drama enfraqueceu os laços que unem Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

Afinal de contas, um dos eventos mais significativos da história da Europa desde a queda da União Soviética em 1991 passou com pouca fanfarra: o Reino Unido escapuliu, envolto no silêncio da crise COVID-19.

Com reuniões proibidas em Londres e na maior parte do país devido às taxas crescentes de infecção, houve poucas demonstrações externas de emoção quando o Grande Sino conhecido como Big Ben dobrou 11 em um cadafalso na noite de quinta-feira.

Enquanto os líderes e cidadãos da UE se despediam, Johnson disse que não haveria nenhuma fogueira de regulamentos para construir um "porão de barganha da Grã-Bretanha dickensiana" e que o país permaneceria a "civilização europeia por excelência".

Mas Johnson, o rosto da campanha do Brexit, não forneceu detalhes sobre o que ele deseja construir com a “independência” da Grã-Bretanha - ou como fazê-lo enquanto toma emprestado quantias recordes para pagar pela crise do COVID-19.

Seu pai de 80 anos, Stanley Johnson, que votou para que a Grã-Bretanha permanecesse no bloco, disse que estava solicitando um passaporte francês, o que lhe daria direitos e liberdades na Europa agora inacessíveis para a maioria dos britânicos.

“MENTIRAS E FALSAS PROMESSAS”

No referendo de 23 de junho de 2016, 17,4 milhões de eleitores, ou 52%, apoiaram o Brexit, enquanto 16,1 milhões, ou 48%, apoiaram a permanência no bloco. Poucos mudaram de ideia desde então. Inglaterra e País de Gales votaram, mas Escócia e Irlanda do Norte votaram.

“A Escócia estará de volta em breve, Europa. Mantenha a luz acesa ”, disse o primeiro-ministro escocês Nicola Sturgeon na quinta-feira.

O referendo revelou um Reino Unido polarizado sobre muito mais do que a União Europeia, e alimentou uma busca profunda sobre tudo, desde a secessão e imigração ao capitalismo, o legado do império e o que agora significa ser britânico.

Partir já foi o sonho absurdo de um grupo heterogêneo de “eurocépticos” à margem da política britânica: o Reino Unido ingressou em 1973 como “o homem doente da Europa”. Duas décadas atrás, os líderes britânicos discutiam se deviam aderir ao euro. Eles nunca o fizeram.

Mas a turbulência da crise da zona do euro, as tentativas de integrar ainda mais a UE, os temores sobre a imigração em massa e o descontentamento com os líderes em Londres ajudaram os Brexiteers a vencer o referendo com uma mensagem de esperança patriótica, embora vaga.

“Vemos um futuro global para nós mesmos”, disse Johnson, que conquistou o poder em 2019 e, contra todas as probabilidades, fechou um tratado de divórcio Brexit e um acordo comercial, bem como a maior maioria parlamentar conservadora desde Margaret Thatcher.

Os defensores vêem o Brexit como uma fuga de um projeto franco-alemão condenado que estagnou enquanto os Estados Unidos e a China avançavam. Os oponentes dizem que o Brexit enfraquecerá o Ocidente, reduzirá ainda mais a influência global da Grã-Bretanha e o tornará mais pobre e menos cosmopolita.

O presidente francês Emmanuel Macron, em uma transmissão da véspera de Ano Novo, disse que a Grã-Bretanha continuaria um amigo e um aliado, mas o Brexit era o produto de “muitas mentiras e falsas promessas”.

Líderes europeus e muitos britânicos que se opõem ao Brexit há muito acusam Johnson de caricaturar a UE e falsamente culpar Bruxelas pelos problemas da Grã-Bretanha, enquanto fazem afirmações exageradas sobre os benefícios potenciais de deixar o bloco.

REINO DIVIDIDO

Alimentado em parte pelo Brexit, ao qual muitos escoceses se opõem, e em parte pelo tratamento inadequado do COVID-19 pelo governo de Johnson, o apoio à independência da Escócia aumentou, ameaçando a união política de 300 anos entre a Inglaterra e a Escócia.

Sturgeon disse que se seu Partido Nacional Escocês vencer as eleições para o parlamento semi-autônomo de Edimburgo marcadas para maio, um referendo de independência deve ocorrer rapidamente.

Com o Reino Unido agora fora do Mercado Único e da União Aduaneira Europeia, é quase certo que haverá alguma perturbação nas fronteiras. Mais burocracia significa mais custo para quem importa e exporta bens.

Depois de regatear um acordo comercial durante meses, o governo britânico publicou 70 páginas de estudos de caso poucas horas antes de sua partida, aconselhando as empresas sobre as regras a seguir na nova fronteira entre o Reino Unido e a UE.

O Porto de Dover espera que os volumes caiam no início de janeiro. O período mais preocupante, diz ela, será em meados de janeiro, quando os volumes aumentarem novamente.

No terminal de carga no sul da Inglaterra que dá acesso ao túnel da Mancha, os volumes de tráfego foram baixos na sexta-feira, como de costume no primeiro dia do ano. Para o pequeno número de caminhões que passaram pela França, os novos procedimentos funcionaram bem, disse John Keefe, diretor de relações públicas da operadora Eurotunnel.

“Às 11 horas da noite passada, o primeiro caminhão passou pelos novos procedimentos, com a mesma rapidez com que o caminhão da frente havia passado quando não havia nenhum”, disse ele.

 

 

 

*Por Guy Faulconbridge , Kate Holton / REUTERS

Reportagem adicional de Estelle Shirbon em Londres, Ben Makori e Yann Tessier em Folkestone, Clement Rossignol e John Chalmers em Bruxelas

Redação

 Jornalista/Radialista

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