SÃO CARLOS/SP - Está frio aí? A receita que vamos ensinar além de saborosa vai esquentar um pouco e te deixar muito satisfeito, pode acreditar.
Com o frio de agosto é praticamente impossível não implorar por uma comidinha quente, perfeita para ficar debaixo das cobertas. E você já parou para pensar que nessa época do ano a ervilha pode ser um ingrediente essencial? Com ela, você consegue preparar receitas veganas incríveis, sopas, purês, saladas, caldos e muito mais!
O que não vai faltar é sabor e uma alimentação de qualidade. Rico em nutrientes, esse legume versátil resulta em pratos maravilhosos e extremamente saborosos! Gostou dessa opção para um almoço ou jantar quentinho? Vamos la?
Caldo de ervilha com bacon
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de ervilha seca
- 7 xícaras (chá) de água
- 1 folha de louro
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 2 xícaras (chá) de bacon em cubos
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 cenoura ralada
- 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
- Sal e noz-moscada ralada a gosto
- Bacon em cubos frito para polvilhar
Modo de preparo
Coloque a ervilha em uma vasilha, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Escorra, coloque em uma panela de pressão junto com a água, o louro e cozinhe por 25 minutos depois de iniciada a pressão, em fogo médio. Desligue e deixe sair a pressão. Abra a panela, deixe esfriar e bata 1/3 da ervilha no liquidificador até formar um creme. Reserve. Leve uma panela ao fogo médio com o azeite e frite o bacon até dourar. Adicione a cebola, o alho e frite por mais 3 minutos. Junte a ervilha batida e a sem bater, a cenoura ralada, o cheiro-verde, sal, noz-moscada e cozinhe até ferver. Transfira para uma sopeira, polvilhe com bacon frito e sirva em seguida.
*Por: Flávia Gonçalves / GUIA DA COZINHA