fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 18 Março 2021

 

SÃO CARLOS/SP - A Vigilância Epidemiológica de São Carlos confirma nesta quinta-feira (18/03) mais 6 óbitos por COVID-19 no município, totalizando 177 mortes.

Morreram nesta sexta-feira (19/03) um homem de 85 anos, internado em hospital privado desde 17/02; uma mulher de 77 anos, internada em hospital público desde 25/01; um homem de 73 anos, internado em hospital público desde 16/02; um homem de 80 anos que estava em leito de estabilização da UPA Santa Felícia; uma mulher de 63 anos que também estava em leito de estabilização da UPA Santa Felícia e uma mulher de 86 anos que estava em leito de estabilização da UPA Vila Prado. Todos que estavam em leito de estabilização das unidades de pronto atendimento (UPAS) já estavam cadastrados com pedidos de transferência na CROSS.

São Carlos contabiliza neste momento 12.568 casos positivos para COVID-19 (100 resultados positivos foram divulgados hoje), com 177 óbitos confirmados e 124 descartados.

Dos 12.568 casos positivos, 11.832 pessoas apresentaram síndrome gripal e não foram internadas, 19 óbitos sem internação, 718 pessoas precisaram de internação devido a COVID-19, 467 receberam alta hospitalar e 158 positivos internados foram a óbito.11.697 pessoas já se recuperaram totalmente da doença. 29.718 casos suspeitos já foram descartados para o novo coronavírus (165 resultados negativos foram liberados hoje).

Estão internadas neste momento 115 pessoas, sendo 49 adultos na enfermaria (45 positivos e 4 suspeitos). Na UTI adulto estão internadas 62 pessoas (61 positivos e 1 suspeito). Neste momento 4 crianças estão internadas na enfermaria, 1 com suspeita da doença e 3 com resultado negativo. Nenhuma criança está internada na UTI/SUS. 13 pacientes de outros municípios estão internados em São Carlos, sendo 7 em UTI/SUS e 5 em UTI de hospital particular. Ninguém de outro município está internado em enfermaria do SUS neste momento e 1 está em enfermaria de hospital particular.

A taxa de ocupação dos leitos especiais para COVID-19 de UTI/SUS adulto está em 100% (40 adultos estão internados). Na enfermaria/SUS estão internadas 24 pessoas. Na rede particular 29 pessoas estão internadas na enfermaria e 22 na UTI.

O município conta hoje com 44 leitos UTI/SUS, sendo 10 para adultos no Hospital Universitário (HU) e 34 na Santa Casa (30 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica).

 

UPAS/CENTRO DE TRIAGEM – Neste momento 18 pessoas estão sendo atendidas em leitos de estabilização: 4 na UPA do Aracy, 2 na do Santa Felícia, 9 na Vila Prado e 3 no Centro de Triagem do Ginásio Milton Olaio Filho.

 

NOTIFICAÇÕES – Já passaram pelo sistema de notificação de Síndrome Gripal do município 50.613 pessoas desde o dia 21 de março, sendo que 48.525 pessoas já cumpriram o período de isolamento e 2.088 ainda continuam em isolamento domiciliar.

A Prefeitura de São Carlos está fazendo testes do tipo PCR em pessoas que passam em atendimento nos serviços públicos de saúde com Síndrome Gripal (quadro respiratório agudo, caracterizado por pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre - mesmo que referida -, calafrios ou dor de garganta ou dor de cabeça ou tosse ou coriza ou distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos), sendo que 31.649 pessoas já realizaram coleta de exames, 23.670 tiveram resultado negativo para COVID-19, 7.766 apresentaram resultado positivo (esses resultados já estão contabilizados no total de casos). 213 aguardam resultado de exame.

O boletim emitido diariamente pela Vigilância Epidemiológica de São Carlos contabiliza as notificações das unidades de saúde da Prefeitura, Hospital Universitário (HU), Santa Casa, rede particular e planos de saúde.

Publicado em Coronavírus

SÃO CARLOS/SP - Se não é um arsenal é quase, o que foi localizado pela Polícia Militar na Rua Leonardo Foschini, Cidade Aracy, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

Por volta das 8h de hoje, 19, Policiais receberam uma denúncia de que um adolescente estaria andando armado e estava emprestando a arma para indivíduos praticar furtos e roubos na cidade.

Uma viatura foi ao local e os PMs foram recebidos pelo pai do acusado, onde autorizou a entrada dos Militares na residência que encontraram várias armas, munições e uma caixa com apetrechos para recarga de munições. O adolescente não foi encontrado, assim sendo, o pai foi conduzido ao 2º Distrito Policial, onde foi registrado a ocorrência e o armamento apreendido.

APREENSÃO

  • 1 Revolver Taurus cal.38
  • 1 Revolver Rossi cal.22
  • 1 Simulacro de revolver cal.38
  • 2 Espingardas de chumbo 
  • 1 Espingarda de fabricação caseira 
  • 25 Munições de cal.38 
  • 5 Estojo de munição cal.38
  • 19 Munições de cal.22
  • 1 Munição cal.28 
  • 1 Caixa contendo apetrechos para recarga de munição
Publicado em Policial

SÃO PAULO/SP - O WhatsApp parou de funcionar para diversos usuários nesta sexta-feira, 19. A rede social Instagram também apresentou problemas. Ambos os serviços são do Facebook.

Diversas pessoas foram ao Twitter questionar se as plataformas estava conectada e havia mais de 230.000 menções ao app de mensagens.

O problema foi sentido por usuários de diversos países, o que aponta para uma falha global.

O site DownDetector, que agrega incidentes de usuários em serviços digitais, registrou um pico de reclamações sobre o mensageiro e apontou que havia falhas.

Uma queda do WhatsApp é um problema para diversos pequenos negócios, que dependem cada vez mais do serviço como ponto de venda e contato com consumidores.

Grandes varejistas também apostam na ferramenta como forma de interação.

 

 

*Por: EXAME.com

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - O Vice-Prefeito de São Carlos, Edson Ferraz, anunciou em sua página no Facebook, que após uma reunião entre ele, o Secretário de Transporte e Transito de São Carlos, Coca Ferraz, e o coordenador operacional de transporte urbano da empresa Suzantur, Thyago Henrique, ficou decidido que a empresa irá reforçar as medidas de higiene e segurança contra a COVID-19.

A Rádio Sanca já tinha noticiado que passageiros flagraram coletivos lotados, aglomerações dentro dos ônibus e outras situações que atualmente é de risco, por conta da facilidade de contaminação por COVID-19, então esse pedido da Prefeitura vem de encontro com a suplica da população em aumentar a segurança do próprio São-Carlense que depende do transporte coletivo para poder trabalhar e se locomover. 

Edson afirmou que as medidas que serão tomadas pela empresa são: Aumentar o número de ônibus em horários de pico e superlotação, reforçar as medidas de higienização dos ônibus após sua utilização e também aumentar o cuidado da empresa com cobradores e motoristas, que também estão diariamente expostos a aglomerações e possíveis contaminações.

Por fim, Edson afirmou que essa medida é de extrema importância pois neste momento difícil, o mais importante é prevenir o contágio e salvar a vida das pessoas.

Veja o vídeo:

Publicado em Outras Notícias

O estoque de medicamentos é suficiente apenas para os próximos 7 dias. Se o fornecimento não for normalizado, as cirurgias de emergência e os atendimentos na UTI COVID também podem ser prejudicados
 

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos suspendeu todas as cirurgias eletivas nesta sexta-feira (19) por falta de anestésicos. A medida vale para todos os procedimentos SUS, convênios e particulares.

Atualmente, os três medicamentos mais usados são o Fentanil, o Atracurio e o Midazolam. Os dois primeiros são suficientes para os próximos dez dias. Enquanto o estoque do Midazolam já se esgotou.

A falta dos medicamentos se deve à alta demanda em função da pandemia. Para se ter uma ideia, a média de consumo antes da COVID-19 era de 1.300 ampolas por mês. Neste momento, o hospital tem consumido 9.900 ampolas por mês.

“Alguns anestésicos estão com preços 400% mais elevados se comparado ao período anterior à pandemia. Mas mesmo pagando mais caro, os fornecedores não têm esses medicamentos disponíveis para fornecimento. Uma realidade que a gente tem visto ser noticiada em todo o país e que agora está chegando até nós”, explica o Provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Júnior.

A Santa Casa está notificando a Secretaria Municipal de Saúde, o Departamento Regional de Saúde de Araraquara (do qual São Carlos faz parte), o Governo do Estado de São Paulo, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal sobre a falta dos anestésicos e sobre a decisão de suspender as cirurgias eletivas.

“A previsão é de que em uma semana, não tenhamos mais nenhum anestésico disponível para ser fornecido para nós. Por isso, decidimos suspender todas as cirurgias eletivas. Se a realidade não mudar nos próximos dias, corremos o risco de não conseguir realizar nem as cirurgias de urgência e emergência e nem manter os atendimentos na UTI COVID”, ressalta o infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim.

Pesquisa com 142 pacientes foi realizada no Hospital Universitário da UFSCar

 

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa realizada com 142 pacientes internados com Covid-19 no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos, interior do estado de São Paulo, indicou que a presença de comorbidades - como hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares - é de especial relevância para o agravamento da doença em pessoas idosas. O estudo foi aprovado e deve ser publicado nos próximos dias na revista Cytokine, periódico oficial da International Cytokine & Interferon Society.

O estudo foi realizado a partir de amostras de sangue coletadas de 142 pacientes, internados entre julho e outubro de 2020, e investigou a associação entre marcadores sanguíneos de inflamação e a gravidade da doença, conforme a faixa etária dos pacientes e a presença de comorbidades. Os resultados mostraram que idosos com Covid-19 apresentam níveis séricos mais elevados dos marcadores sanguíneos IL-6 e IL-10 (citocinas), em comparação com pessoas abaixo dos 65 anos.

O marcador IL-10 está independentemente associado à idade e à gravidade da doença, mas, no caso de IL-6, os níveis séricos não se mostraram diretamente associados à idade. O índice de comorbidade parece ser o principal responsável, estando significativamente associado aos níveis de IL-6 em pessoas com 65 anos ou mais, além da gravidade da doença.

"O estudo traz novas evidências de que a resposta inflamatória desbalanceada parece ser devida mais ao número de comorbidades que à idade em si", afirma Henrique Pott-Junior, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e um dos autores do estudo. Integram a equipe junto com Pott-Junior o também docente do DMed Rafael Luís Luporini; Márcia Cominetti, docente do Departamento de Gerontologia; e Fernanda de Freitas Aníbal, do Departamento de Morfologia e Patologia, além de pesquisadoras de pós-doutorado da UFSCar - Joice Rodolpho e Ana Carolina Martin - e de Lauro Tatsuo Kubota, docente no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A produção desbalanceada de citocinas - frequentemente identificada como "tempestade de citocinas" - tem sido identificada em cerca de 20% dos pacientes infectados com Covid-19 e, frequentemente, está associada ao agravamento da doença e maior risco de morte. "Nosso estudo vem se juntar a outros indicando o papel dos níveis de IL-6 e IL-10 como preditores de gravidade da doença e, também, mortalidade. No entanto, a maior parte das pesquisas não fazem esta análise de possíveis fatores que intervêm nessa relação, como idade, gravidade da doença e, especialmente, comorbidades", pondera Pott-Junior.

"Esta lacuna situa a relevância da nossa análise, no sentido de indicar a importância de considerar esses fatores na avaliação de risco da Covid-19 em pessoas idosas e, também, de evitar estereótipos que podem, até mesmo, comprometer os cuidados aos quais essas pessoas têm acesso", situa o docente.

Como as interleucinas 6 e 10 (IL-6 e IL-10) têm papéis diferentes e complementares nos processos inflamatórios que acontecem no corpo humano, os autores sugerem que a relação entre os níveis das duas substâncias também pode ser uma ferramenta útil na predição da gravidade da doença, o que precisaria ser confirmado em outros estudos. Outro tópico sugerido é a investigação das vias que regulam a síntese e produção de IL-6, bem como do papel de IL-10 na gravidade da Covid-19.

O estudo do HU-UFSCar segue sendo realizado, e o grupo responsável busca financiamento para investigar estas e outras questões. A pesquisa já realizada contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Publicado em Coronavírus
Sexta, 19 Março 2021 12:06

Jubileu do Queen

EUA - Esqueça Rolling Stones ou Pink Floyd: a segunda maior banda de rock de todos os tempos, depois dos Beatles, chama-se Queen. Nenhum outro grupo foi tão criativo, talentoso e original quanto o quarteto formado pelo vocalista Freddie Mercury, o guitarrista Brian May, o baixista John Deacon e o baterista Roger Taylor. Criada em 1971, a banda vendeu cerca de 300 milhões de álbuns, lotou estádios em todo o mundo inteiro e foi parar até no cinema: o filme “Bohemian Rhapsody” fez sucesso de bilheteria e ganhou o Oscar.

Para celebrar os 50 anos desses ícones da música, o grupo lança em seu canal oficial no Youtube uma série com 50 episódios, um vídeo por semana até março de 2022. O conteúdo seguirá ordem cronológica: começa com cenas históricas em teatros tradicionais de Londres, como o Rainbow e o Odeon, e chega às grandes turnês internacionais. A banda promete ainda sequências inéditas de ensaios, bastidores e depoimentos sobre seus maiores sucessos. Segundo o produtor da série, Simon Lupton, material surpreenderá até os fãs antigos. “A história do Queen é diferente de qualquer outra”, afirma ele.

O grupo acabou em 1991 com a morte de Freddie Mercury em decorrência da Aids, mas voltou à ativa em 2004 com o vocalista Paul Rodgers. Hoje, quem brilha ao microfone é o jovem vencedor do American Idol, Adam Lambert. A banda havia anunciado uma série de dez shows na arena O2, a maior da Inglaterra, mas as apresentações foram adiadas em razão da pandemia. Foi aí que veio a ideia da série no Youtube. Junto com ela, foi lançada outra novidade: o videogame “Rock Tour” para celulares. O governo britânico também não deixou a data passar em branco: apresentou uma coleção de 13 selos comemorativos. “É estranho constatar que nosso sonho virou realidade. Cinquenta anos depois, nos tornamos uma instituição britânica”, brincou o guitarrista Brian May. Enquanto a rainha é apenas da Inglaterra, o Queen tem súditos fiéis em todo o mundo.

 

 

*Por: ISTOÉ

Publicado em Pop & Arte

SÃO CARLOS/SP - Criminosos realmente não tem escrúpulos e agem de forma que deixam as pessoas apavoradas e com medo, e com isso eles conseguem o que pretendem, ou seja, efetuar o crime.

Na última 4ª feira (17), um idoso de 84 anos foi vítima desses bandidos. Segundo relatos da vítima para Policiais do 1º e 4º DPs, por volta das 21h30min um homem ligou em sua residência afirmando ter sequestrado sua filha, o aposentado em desespero, disse que parecia ouvir ao fundo uma voz feminina igual da sua filha.

O bandido em pressão psicológica na vítima, dizia que ia matar a mulher caso o idoso não lhe desse um bom dinheiro. O aposentado disse que as agências bancárias estavam fechadas devido horário e que ele só tinha R$ 5 mil em casa. O meliante aceitou a proposta e disse pro senhor colocar o dinheiro em uma sacola e deixar na calçada em frente à casa, porém o telefone não podia ser desligado e muito menos avisar alguém.

Os bandidos passaram e pegaram a grana e desligaram o telefone. O filho do idoso foi até a casa do pai onde o mesmo relatou o ocorrido e imediatamente ligaram para a mulher que disse estar tudo bem.

O caso foi registrado e será investigado.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - Um rapaz foi detido pela Polícia Militar acusado de tráfico de entorpecentes no bairro Cidade Aracy, em São Carlos, na noite de ontem, 18.

O rapaz de 21 anos, foi flagrado na Rua Professor Sebastião Gomes, e em sua posse tinha 07 pinos de cocaína, 19 porções de maconha, 16 pedras de crack e R$ 136,75 em dinheiro. O que chamou a atenção foi quando o indivíduo foi questionado sobre as drogas, e o mesmo disse: “Estou fazendo isso para comprar um berço pro meu filho”.

Os Policiais encaminharam o sujeito ao Plantão Policial, onde foi autuado por tráfico de drogas e depois recolhido ao Centro de Triagem de São Carlos.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SP - No dia 18 de março de 2020, São Carlos registrou o seu primeiro caso de Covid -19. Nos 9 meses seguintes, 70 óbitos foram confirmados na cidade. Do final de dezembro de 2020 até o dia 17 de março de 2021, foram 98 óbitos confirmados. Em menos de três meses, ultrapassamos a quantidade de mortes de quase um ano de pandemia na cidade.

Os três primeiros meses de 2021 têm sido duríssimos para todo o Brasil. Isso é fruto do despreparo logístico, da negação da ciência e da falta de preocupação com a vida do povo. Bolsonaro é agente do caos e colaborador da pandemia; mas isso não isenta as administrações locais.

Enquanto não houver isolamento social de fato, o número de casos não diminuirá; enquanto não houver testagem em massa, não saberemos onde estão os focos da doença e não controlaremos a contaminação; enquanto não houver articulação regional, não teremos mais leitos; enquanto não houver liderança firme na cidade lutando por vacinação em massa, não tem saída para essa crise sanitária.

Enquanto não houver preocupação com a vida do são-carlense, enquanto não houver ações  que encaminhem as deliberações do conselho municipal de saúde, que desde 25 de Janeiro, pelo lockdown, a situação só vai piorar.
O PT propõe que se instaure o auxílio emergencial municipal, a isenção de impostos municipais e garantia de alimentos para as famílias de baixa renda e a compensação da merenda escolar para as crianças. Precisamos garantir as condições para que o povo fique em casa em segurança sanitária e alimentar. 

O que não se pode mais é não fazer nada! O que não podemos aceitar é deixar a situação como está. Mais de 300 casos por dia, Santa Casa, UPAs e centro de triagem lotados; em pouco mais de 15 dias, mais de 30 mortes. Sem testagem em massa, sem auxílio emergencial municipal, sem liderança. Existem saídas, mas precisamos de prefeito com coragem para fazer! 

Chega de mortes!

Chega de fome!

Cadê as ações do prefeito de São Carlos?

 

*ESTE TEXTO É UMA NOTA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES AO POVO DE SÃO CARLOS

Publicado em Política

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Março 2021 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.