fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 20 Janeiro 2022

SÃO CARLOS/SP - São Carlos registra mais um óbito por COVID-19 nesta sexta-feira (21/01), totalizando 551 mortes pela a doença no município. Óbito é de um homem de 50 anos, internado em hospital público desde 19/01/22 com comorbidades. O paciente já tinha recebido todas as doses da vacina contra a COVID-19. 

Publicado em Coronavírus

No verão o risco de transmissão da Febre Amarela é maior

 

SÃO CARLOS/SP - A Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias do Departamento de Vigilância em Saúde de São Carlos alerta a população para a chegada do verão, período de maior risco de transmissão da Febre Amarela. Essa preocupação se dá devido ao início do período de férias, com o aumento da circulação de pessoas não vacinadas para áreas recém afetadas pelo vírus e áreas endêmicas de ocorrência da doença, seja dentro do estado de São Paulo ou outros municípios do Brasil, mesmo em período de pandemia de COVID-19. 

Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Toda pessoa que reside em áreas com recomendação da vacina contra Febre Amarela e pessoas que vão viajar para essas áreas devem se imunizar pelo menos 10 dias antes do deslocamento.

O município de São Carlos é área com recomendação permanente da vacina contra a Febre Amarela desde o ano de 2008. A vacina está disponível em todas as unidades de saúde para as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose.

Até o momento, a cobertura vacinal de Febre Amarela no município é de 53,77% (dados 2021).

Com o objetivo de orientar e esclarecer a população, a Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias, vai iniciar a instalação de placas de alerta em pontos definidos como áreas de risco de transmissão de febre amarela, como áreas de mata, áreas de condomínios residenciais próximas a áreas silvestres, caracterizadas pela ocupação humana e desmatamento, como por exemplo, assentamentos, dentre outros.

A Febre Amarela tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti, cujo ciclo de vida se completa em uma semana em criadouros artificiais disponibilizados pelo homem. Vale ressaltar que o Aedes aegypti também é o vetor da Dengue, Zika e Chikungunya, arboviroses urbanas que também apresentam maior incidência no período de verão. Portanto, a população deve redobrar os cuidados para manter o ambiente livre de criadouros do vetor. 

Na cidade não há nenhum caso da doença registrado em 2021. Desde 1942, não há casos de febre amarela urbana no Brasil.

DOENÇA - A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores. A doença possui dois ciclos de transmissão distintos: silvestre e urbano. No ciclo silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta), os mosquitos que vivem nas copas das árvores (Haemagogus e Sabethes) são transmissores e reservatórios do vírus e os primatas não humanos (macacos) são hospedeiros e amplificadores do vírus. Nesse ciclo, o homem participa como um hospedeiro acidental ao adentrar áreas de mata. No ciclo urbano, o homem é o único hospedeiro com importância epidemiológica e a transmissão ocorre a partir de vetores urbanos (Aedes aegypti) infectados.

Os macacos não transmitem a febre amarela. Eles são importantes sentinelas para alerta em regiões onde o vírus da Febre Amarela está circulando. Macacos mortos são analisados em exames específicos para detectar se a causa morte foi Febre Amarela, o que aciona o alerta de cuidado com as pessoas 

Os sintomas iniciais da febre amarela são: início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. A única forma de prevenção da doença é a vacinação. 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde informa que está com 11 pacientes em leitos de estabilização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) do Santa Felícia e da Vila Prado, sendo que 8 estão positivados para COVID-19. Dois acabam de ser transferidos via sistema CROSS para enfermaria do hospital de Descalvado. Os demais pacientes com COVID-19 permanecem nas UPAS, porém nenhum com necessidade de intubação até o momento.

Na tarde desta sexta-feira (21/01), 15h30, vai ser realizada uma reunião na Câmara Municipal com a participação de membros da Comissão de Saúde do Legislativo, Secretaria Municipal de Saúde e do Comitê Técnico para debater a reabertura de leitos especiais para COVID-19 no município. 

EUA - O Batman de Robert Pattinson dirigido por Matt Reeves será o mais longo de todos os filmes já lançados do herói da DC Comics -- e um dos maiores dentre os filmes de super-heróis como um todo.

No total, Batman terá 175 minutos ou duas horas e 55 minutos (2h55), incluindo aproximadamente oito minutos de créditos. A informação foi confirmada pelo Hollywood Reporter.

A título de comparação, confira abaixo a minutagem de filmes anteriores do Batman:

Batman (1989): 2h06 Batman: O Retorno (1992): 2h06 Batman Eternamente (1995): 2h01 Batman e Robin (1997): 2h05 Batman Begins (2005): 2h20 Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008): 2h32 Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012): 2h44 Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016): 2h32

Como você pode reparar, o maior filme do Batman até então era Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge, com 2h44. Na DC (e provavelmente em na categoria geral de filmes de super-heróis), o mais longo já feito é Liga da Justiça de Zack Snyder (Snyder Cut), com 4h02 -- mas lembre-se que ele não foi lançado nos cinemas, e sim na HBO Max.

Publicado em Entretenimento

SÃO CARLOS/SP - Por volta das 21h25min, de ontem, 20, um homem foi encontrado sem vida em uma calçada na Avenida Vicente Laurito, no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

Segundo informações, populares avistaram o sujeito caído e acionaram o SAMU. A USA (Unidade de Suporte Avançado) foi ao local e o médico constatou óbito. Trata-se de Luiz Eduardo Moreira, de 49 anos.

Publicado em Policial

SOROCABA/SP - Parece que nesta sexta-feira, dia 21, começou agitada para Bruno que faz dupla com Marrone. Segundo informações compartilhadas pelo colunista Léo Dias, do Metrópoles, a turbina do jatinho particular que levava o sertanejo estourou e o piloto teve que fazer um pouso de emergência.

Ainda de acordo com o jornalista, o pouso teve que ser feito em Sorocaba, interior de São Paulo e dentro da aeronave estavam a esposa do cantor, Mariane, o filho Enzo e o secretário de Bruno. Eles estavam saindo de São Paulo em direção a Uberlândia.

Enzo Rabelo, filho de Bruno, até chegou a compartilhar em suas redes sociais o susto, mas apagou logo em seguida. No vídeo, ele contava que ele e o pai estão bem.

Publicado em Celebridades

INGLATERRA - Uma onda de casos da variante Ômicron do coronavírus não levou a um aumento nas hospitalizações de idosos, como era esperado, apesar de haver mais casos nessa faixa etária, disseram os consultores científicos do governo do Reino Unido na quinta-feira (20).

“O aumento de hospitalizações, que é previsto após o aumento observado nos casos em idosos, não foi visto até agora”, disse a ata da reunião do Grupo Consultivo Científico para Emergências (SAGE) em 13 de janeiro.

“Isto pode ser devido a níveis mais altos de proteção contra a hospitalização, a uma diminuição mais lenta da proteção vacinal ou ao impacto de comportamentos de precaução entre os mais vulneráveis e aqueles ao seu redor”, afirmaram.

Publicado em Saúde

SÃO CARLOS/SP - Um homem de 38 anos, foi detido por Guardas Municipais na Praça da Independência, em São Carlos. O sujeito é acusado de tráfico de drogas.

O Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal informando da presença de tráfico e uma briga naquela região. Rapidamente uma viatura se deslocou e a abordagem do suspeito foi realizada. L.A.D.S, de 22 anos, ao ser revistado foi encontrado 22 pedras de crack e R$ 28,00 em dinheiro.

Publicado em Policial

SÃO CARLOS/SPOs alunos de todo Brasil já estão se preparando para a volta as aulas e com isso, a preparação com o transporte escolar é uma outra preocupação. No artigo de hoje, trago importantes informações para quem procura  transporte escolar do ensino infantil ao universitário. 

Muitas vezes a preocupação com escolha da escola, matrícula e material,  a contratação ou renovação com transporte escolar acaba ficando por último e como sabemos, toda vez que deixamos para a última hora para resolver questões que exigem atenção, a chance de termos problemas aumenta significativamente.

Levando em conta que os pais e responsáveis não possuem condições de levar e trazer as crianças/adolescentes/jovens nas escolas/universidades, elaborei baseado nos itens exigidos por lei, uma lista  de critérios para serem observados antes da contratação do transporte:

1- Os itens de segurança básicos precisam ser observados, além de confirmar a legalidade da empresa que está fornecendo o serviço.

O veículo e o motorista que prestam serviço de transporte escolar devem ser credenciados na Prefeitura, sendo que o veículo recebe um selo que deve ser colocado no canto superior direito do pára-brisa.

Os pais devem conferir a existência do selo e se ele está atualizado. O selo deve ser do ano atual, no caso 2019;

2- O veículo deve satisfazer as exigências determinadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (DETRAN-SP), que emite uma "placa de aluguel " vermelha por exemplo;

3- É importante verificar se o motorista tem carteira de habilitação profissional tipo "D" ou "E", diferente das convencionais e deve apresentar certificado do curso de treinamento para transporte convencional para crianças e de Crianças com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Decreto 48.603 de 9 de agosto de 2007);

4- Na dúvida se o condutor e o veículo estão autorizados a operar, verifique com a prefeitura de sua cidade, geralmente a Secretaria de Trânsito do Município é a responsável;

5- O transporte escolar pode ser feito por autônomos, empresas ou escolas (no sistema de auto-gestão). Caso a escola possua transporte próprio ou mantenha convênio com algum motorista ou empresa, este deve ser optativo, ou seja, a escolha da melhor opção é dos pais, não podendo a instituição vincular matrícula escolar com transporte escolar;

6- Antes da contratação, pesquise e busque informações sobre a prestadora de serviços do transporte escolar com outras pessoas que já tenham utilizado o serviço, nos cadastros dos órgãos e defesa do consumidor e no Sindicato ou Cooperativa de Transportadores Escolares;

7- Verifique no caso de transporte de crianças, se  além do motorista do veículo,  existirá um assistente para auxiliar na recepção dos alunos e para resguardar a segurança dos mesmos, verificando o uso do cinto de segurança e mantendo os alunos sentados enquanto o veículo está em movimento;

8- Observe as condições de higiene, se existe a disponibilidade de álcool em gel para os alunos higienizarem as mãos, se todos estão usando máscara, bem como o conforto e segurança do veículo;

9- Certifique-se da presença de um cinto de segurança para cada ocupante e do limite de abertura das janelas.

Lembro que de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, as janelas desse tipo de transporte não devem abrir mais do que 15 (quinze) centímetros;

Publicado em Cidadania
Tecnologia desenvolvida por pesquisador da UFSCar otimiza uso já feito por agricultores para diminuir custos

 

SÃO CARLOS/SP - Não é de hoje que agricultores brasileiros usam óleos vegetais - inclusive óleo de soja comprado no supermercado - em motores de tratores e máquinas agrícolas, substituindo o diesel derivado do petróleo, insumo que representa parte significativa dos custos desses produtores. No entanto, a solução não é recomendada pelos especialistas, porque resíduos gerados na combustão do óleo vegetal, dentre outros fatores, danificam esses motores construídos para uso do diesel.
Agora, um motor modificado e correspondente adequação de combustível desenvolvidos por pesquisador do Departamento de Engenharia Mecânica (DEMec) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) podem significar a viabilidade dessa alternativa. O motor, alimentado por óleo de soja aquecido e etanol altamente hidratado - etanol misturado com água -, representaria não só a possibilidade de autossuficiência do produtor rural, mas também uma alternativa ambientalmente mais adequada, por ser de fonte renovável e, também, pela reabsorção de gás carbônico gerado na combustão pela safra seguinte, via fotossíntese.
A tecnologia está inserida em um programa de pesquisa que busca também outras alternativas bioenergéticas para substituição dos combustíveis fósseis, como, por exemplo, a produção de querosene de aviação renovável. Liderada por Márcio Turra de Ávila, docente no DEMec, a pesquisa que resultou no motor movido a óleo de soja foi desenvolvida durante seu estágio de pós-doutorado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).
Uma das possibilidades de substituição do diesel derivado do petróleo é o biodiesel. No entanto, seu processo de produção também tem alto custo. Os óleos vegetais, apesar de mais baratos, apresentam dificuldades técnicas derivadas de sua viscosidade que, na solução desenvolvida pelo pesquisador da UFSCar, foi abaixada pelo aquecimento a partir da rejeição de calor pelo motor. Essa modificação, associada ao uso do etanol misturado com água, resultou, nos testes realizados, em eficiência semelhante à do motor movido a diesel de petróleo, com bom nível de combustão e redução na emissão de quase todos os poluentes.
A tecnologia foi patenteada, e ainda serão necessários os testes em campo, com máquinas em operação por alguns milhares de horas, para comprovação da sua plena viabilidade. No entanto, nos últimos anos, flutuações no mercado internacional associadas às intempéries climáticas e, principalmente, à pandemia, elevaram muito o preço do óleo de soja no Brasil, afastando possíveis parceiros para a realização desses testes. "Além da questão ambiental, da economia e da questão estratégica de dominarmos a produção de energia no próprio país, há também um aspecto social importante, pelos empregos gerados na cadeia agrícola. Por isso, seguimos confiantes no valor da tecnologia", afirma Ávila.
Publicado em Educação

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Janeiro 2022 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31            
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.